Enfim, boas notícias para o futebol. A partir desta terça-feira, passa a ser crime passível de prisão de dois a seis anos a manipulação de resultados por juízes de futebol e compra de resultados por cartolas. A lei foi sancionada no começo da tarde desta terça-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no CCBB (sede provisória do governo). A nova regra proíbe explicitamente “solicitar ou aceitar vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não com o fim de alterar o resultado de uma competição esportiva” e “fraudar por qualquer meio ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado da competição esportiva.”
Além de atingir juízes e cartolas, as mudanças no Estatuto do Torcedor miram cambistas, torcidas uniformizadas e torcedores dispostos a irem aos estádios para fazer tumulto. Cambista pego vendendo ingressos estará sujeito à prisão de um a dois anos e ao pagamento de multa. Quem fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete estará sujeito a reclusão de dois a quatro anos e multa. Promover tumulto e incitar a violência nos estádios causará prisão de um a dois anos mais multa, mas na sentença condenatória, o juiz poderá trocar essa pena pela proibição do torcedor assistir jogos nos estádios pelo prazo de três meses a três anos. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado e produzido em consenso pelos ministérios do Esporte, da Justiça, CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e Ministério Público.
Tardou mais chegou a trava para evitar que muitos ganhem nas costas dos clubes. Que seja cumprida conforme manda o figurino e não seja mais uma brecha para a corrupção. Atentos para o jeitinho brasileiro.
CurtirCurtir
Não existe nenhuma lei onde temos o direito de processar os arbitro das partidas por no mínimo “perdas e danos” ou coisa assim, pela sua incompetência durante as partidas de futebol? Isso sim seria ótimo! No resto, como foi citado, sempre vai ter alguém com algum jeito de burlar a lei… normal! Está no sangue do brasileiro!
CurtirCurtir
Oh! Luciano Gemaque, burlar a lei, está no sangue de quem é safado, não está no sangue do brasileiro, como postas; entendo, por isso te recomendo que, avalies antes o que vais escrever e ou, pronunciar, pois se assim não o fizeres, nós que te lemos, pensaremos que o primeiro é Vª. Sª. e talvez não seja.
Acredito que não.
Atenção e juízo, valeu?
CurtirCurtir
Gerson,´o texto legal é esse mesmo ? Será mais uma lei entre outras que já nos animaram e poucas vezes foram aplicadas. Deixarei de ser incredulo passarei acreditar na justiça, nas leis e nos homens.
CurtirCurtir
Ainda hoje foi noticiado que o presidente do Paissandu registrou queixa na polícia pelo extravio de mais de 500 ingressos, o que desfalcou a receita do clube e foi parar no bolso de terceiros.
Consequentemente, como a lei já foi sancionada pelo Presidente da República e pode ir a publicação ainda esta semana, bem que Luiz Omar poderia dar o exemplo e ser o pioneiro em implementar as novas medidas, já no domingo próximo. Que tal?
CurtirCurtir
Já perguntaram a determinados dirigentes(que distribuem ingressos a cambistas) se eles estão de acordo? Aprovam?
CurtirCurtir
Sabe quem vai pagar o pato? Penso que sejam os cambistas.
CurtirCurtir