
Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos e divulgada hoje aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida presidencial com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada — quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 31%. Depois de Lula e Bolsonaro aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) tem 3%, o deputado federal André Janones (Avante), 2% e a senadora Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Avila (Novo), 1% cada. O restante dos nomes testados não pontuou.
Para a pesquisa, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 eleitores entre os dias 2 e 4 de maio. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03473/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
A possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno continua presente na pesquisa, pois a soma dos demais candidatos chega a 46% contra 44% do petista, sendo que a margem de erro é 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Cenário estimulado de primeiro turno:
Lula (PT): 44%
Bolsonaro (PL): 31%
Ciro (PDT): 8%
Doria (PSDB): 3%
Janones (Avante): 2%
Tebet: 1%
d’Avila (Novo): 1%
Nenhum/não iria votar/branco/nulo: *
Não sabe/não respondeu: 2%
Para um eventual segundo turno, Lula e Bolsonaro apresentaram os mesmos números da pesquisa anterior. O petista ganharia contra qualquer um dos adversários testados, enquanto o atual presidente perderia também para Ciro e empataria tecnicamente com Doria.
Cenários de segundo turno:
Cenário 1:
Lula (PT): 54%
Bolsonaro (PL): 34%
Nenhum, branco e nulo: 12%.
Cenário 2:
Lula (PT): 52%
Ciro (PDT): 25%
Nenhum, branco e nulo: 23%
Cenário 3:
Lula (PT): 55%
Doria (PSDB): 19%
Nenhum, branco e nulo: 26%
Cenário 4:
Bolsonaro (PL): 38%
Ciro (PDT): 45%
Nenhum, branco e nulo: 17%
Cenário 5:
Bolsonaro (PL): 39%
Doria (PSDB): 37%
Nenhum, branco e nulo: 24%