Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj-PA) repudiam a falta de decoro do vereador Joaquim Campos (Podemos), durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, na Câmara Municipal de Belém. Campos chamou de “vagabunda” a jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, interrompendo grosseiramente o pronunciamento do vereador Toré Lima (PRB). Da tribuna da CMB, Toré Lima criticava o presidente da República Jair Bolsonaro pelas ofensas à jornalista, que tentou desqualificá-la com expressões de cunho sexual.
“Sem nenhum respeito ao trabalho dos jornalistas, apesar de atuar como comunicador, Joaquim Campos discutiu com quem o criticou, proferindo expressões de misoginia, machismo e total falta de decoro no plenário do Parlamento Municipal.
Ele foi confrontado também pelos vereadores Nazaré Lima (PSOL) e Fernando Carneiro (PSOL). Apesar da postura arrogante, mal educada e desrespeitosa, recebeu apoio da vereadora Simone Kawage (PRB), 2ª vice presidente da CMB, que presidia a sessão e também do vereador Sargento Silvano (PSD).
Exigimos que o presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Mauro Freitas (sem partido), a presidência do Podemos em Belém e no Pará tomem providências quanto ao comportamento do vereador. Também iremos estudar quais medidas jurídicas podem ser tomadas em relação ao fato”, diz a nota.