
O Los Angeles Lakers prestou hoje diversas homenagens a Kobe Bryant e Gigi Bryant — que morreram em um acidente de helicóptero no último domingo (26) — antes da partida contra o Portland Trail Blazers, no Staples Center, pela temporada regular da NBA. Quando as luzes foram desligadas no ginásio antes do jogo, a homenagem começou com as camisas 8 e 24 do ídolo local sendo iluminadas no alto. O cantor Usher apareceu no centro do palco cantando Amazing Grace.
A frase “Descanse em paz, Kobe e Gigi” foi exibida no telão, ainda com vídeos de grandes nomes do esporte lembrando da lenda do basquete, inclusive com o momento em que Neymar prestou um tributo a Kobe após gol marcado pelo PSG. Enquanto gritos de “MVP” eram ouvidos pelo Staples Center lotado, o músico Ben Hong apareceu no centro da quadra tocando violoncelo enquanto vídeos de Kobe falando sobre basquete foram exibidos.
“Minha questão é sempre continuar. Você ama o processo! Os momentos agonizantes… se você ama isso, sabe que é verdadeiro. Esses momentos em que você acorda cedo e trabalha duro, fica até tarde trabalhando duro. Isso que realmente é o sonho. E eu dei minha alma para o esporte”, disse Kobe em entrevista realizada após sua aposentadoria, em 2016.
Outro momento tocante foi Kobe falando da família, e da relação próxima que tinha com Gianna, com cenas dele abraçando as filhas e a mulher após ganhar mais um título da NBA e chorando durante a cerimônia em que teve suas camisas aposentadas pelo Lakers.
Na sequência, o nome de todas as nove vítimas do acidente aéreo foram honradas no ginásio e uma contagem regressiva de 24,2 segundos (o número que Kobe e Gianna usavam, respectivamente) dominou o Staples Center, que ouviu os aplausos dos fãs.

Durante o hino nacional norte-americano, interpretado pelos Boyz II Men, LeBron James não segurou as lágrimas. O maior nome atual dos Lakers ainda pegou o microfone para falar um pouco sobre o amigo. “Antes de começar o discurso. Quero lembrar de todas as vidas perdidas no domingo”, disse o atleta, falando o nome de todos que morreram no acidente.
“Agora, eu tenho algo escrito. A primeira coisa que me vem à cabeça é que tudo é sobre família. Estamos todos aqui com o coração quebrado. Quando isso acontece o melhor coisa a fazer é se apoiar na família”, disse LeBron.
Os jogadores da equipe fizeram uma roda antes do início do aquecimento, todos vestindo a camisa de número 8 de Kobe por cima da jaqueta tradicional, que ainda contou com as iniciais “KB” na manga esquerda.
A NBA tinha suspendido os jogos do Lakers por cinco dias diante da morte do ídolo. Nos últimos dias, tanto o Staples Center quanto o centro de treinamentos dos Lakers em El Segundo foram palcos de homenagens dos fãs de Kobe Bryant, que tinha 41 anos.