Tribuna do torcedor

POR RONALDO PASSARINHO

“Amigos azulinos, como todo o torcedor que só quer o bem do Remo e consequentemente do futebol paraense, atrevo-me a fazer algumas observações. Todos sabemos que o carro chefe de um clube de massa como  o Remo, é o futebol. Cada jogo do nosso time é um, sofrimento pavoroso. Um só exemplo contra o Salgueiro: qualquer analista de futebol, não pode atribuir nota ao goleiro do Salgueiro, que não foi ameaçado em momento algum pelo nosso time. O modelo atual de contratações, há muito está falido. Temos no campeonato brasileiro, 2 séries ‘fortes’; A e B, cada uma com 20 times. Cada time, por baixo, precisa de 30 jogadores. Somados, temos 1.200 em ‘atividade’. O que sobra para a série C? Jogadores em fim de carreira, ou medíocres que só vão aumentar o nosso desespero financeiro. Provo com um fato irrespondível : a última grande vitória que tivemos contra o PSC, foi no primeiro jogo da decisão do campeonato de 2014. Ganhamos de 4×1 com: Mike Douglas, Levy, Igor João, Max e Alex Ruan; Dadá, Ilailson, Jhonatan e Eduardo Ramos; Roni e Val Barreto. 8 jogadores locais, sendo que 5 vieram da nossa base. No segundo jogo, com a volta dos ‘craques’ que estavam suspensos, PSC 2X0. O Remo não tem condições de ter uma folha salarial de mais de 450.000,00. Graças a destruição do Baenão, somos obrigados a jogar no Mangueirão onde as despesas são bem maiores. Com adverti diversas vezes, sem que ninguém me ouvisse, todos os nossos patrocínios estão bloqueados, e as rendas, caindo a cada jogo. Antes de tudo o Remo precisa de Gestão. Só temos êxito hoje em dia no Marketing. O Conselho Fiscal não apura os desmandos da gestão 2014/2015. E a “venda” dos direitos federativos e econômicos do Roni, com foro contratual para dirimir dúvidas em …Recife? Antes que o nosso patrimônio seja todo atingido é preciso que os dirigentes exerçam a máxima da Gestão, que aplicada também, em nossas famílias: NÃO GASTAR MAIS DO QUE ARRECADA”. 

15 comentários em “Tribuna do torcedor

  1. O Clube do Remo esta cercado de gente VAIDOSA. A juventude remixta precisa se manifestar.

    As velharias não largam o osso e a desunião afunda mais o clube.
    A torcida tem que se manifestar, não com violencia. Precisam fazer uma mobilização como aquela em que conseguiram eleicoes diretas.

    Comseguiram tirar as mumias, mas foi provisório. Dessa vez tem que ser definitivo.

    Curtir

  2. Aliás, perdi as contas de quantas vezes falei de um time caseiro, formado por jogadores da base azulina e jogadores locais.
    Gerson, não sei se te lembras mas ano passado eu vivia falando aqui e na página oficial do clube do remo de que o remo deveria montar um time cabano e dar subsídios pra que esse time desenvolvesse um bom trabalho, alertei que 2016 seria um fiasco caso o Remo não adotasse essa linha, pois bem, olha só o que já aconteceu, o que está acontecendo e não espere que melhore pelo que virá. Talvez uma zebra colossal possa acontecer, afinal o futebol é imprevisível, mas se utilizar-mos da lógica e da racionalidade chegaremos a conclusão de que a mera manutenção na série c deveria ser comemorada como um título dada a quantidade de lambanças ditas como “planejamento” pelos diretores azulinos.
    Francamente, entra ano, sai ano e a burrice continua! O pior é a não aceitação do óbvio, resultado de decisões de dirigentes medrosos.

    Curtir

  3. Permitam-me fazer uma síntese desse time azulino do Dr. Ronaldo. em primeiro é necessário se dizer que esse time do Remo não rebaixa porque quem tem River e Confiança como adversários na mesma chave, só for uma tragédia 3 vezes maior que aquela de Cuiabá 5×1. Porém subir como querem e sonham os azulinos num REXPA em 2017, só se ocorrer um milagre tão grande, 3 vezes maior que aquele que ocorreu em 2005. Porém não esquecer que no milagre azulino de 2005, muito candidato estranho contribuiu com o time de do estádio de lajotas para chegar onde chegou: O Governo comprou 40 mil ingressos de 2 jogos mata mata do Remo e distribuiu para os azulinos por um kl de alimento. Aí 20 mil que entraram com ingresso do kl de alimento,mais os da carteirada e mais os pagantes de ingresso a preço popular, ocorreu lotação nos jogos mata mata, onde fizeram a maior propaganda(enganosa de fenomeno azul) . Aí o resto da torcida pegou corda e no quadrangular final lotaram em todos os jogos só para fazer média com o Paysandu que estava na primeira divisão capengando. A RBA TV também contribuiu abraçando a causa, comprando a transmissão dos jogos e passando direto, fazendo um forte marketing. O Roberval Divino era um bom treinador na época, tirou leite de pedra num time muito limitado pior que esse que está aí. O time tinha presidente forte na época, Rafael Levi, que não se envolveu em picuinha e nem pegou corda de marginais organizadas em torcida e administrou bem o time com profissionalismo. O time do remo não tinha dinheiro para contratar mais ninguém, porém não tinha carreta de dívidas que tão cedo não serão quitadas. Mas hoje em dia com esse presidente amador de amadorismo, com esse plantel, com esse treinador, sem seu campo para jogar, pagando aluguel, e com um galpão de dívidas, querer chegar na série B e ter REXPA 2017, é sonho de ícaro. O Biafra manda lembranças
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

    Curtir

  4. Eu concordo em partes como Ronaldo Passarinho

    -Concordo quando ele diz que o Remo precisa se organizar administrativamente (gestão). Estabelecendo metas financeiras de gastos e arrecadação, de forma que não se comprometa mais as finanças do clube.

    -Discordo quando ele fala de um time local seria a melhor solução, posto que, mais do que um time local é preciso ter planejamento no futebol, de modo que as contratações funcionem para o elenco e para a competição. Se a solução fosse jogadores locais, o Águia não teria caído em 2015 e o São Raimundo e São Francisco (Águia também) estariam voando na série D de 2016. Dito isso, penso que o erro do Remo é prioridade nas competições. No momento, campeonato paraense e copa verde deveriam ser segundo e terceiro plano.l, pois, o momento é de reorganização do futebol do Remo visando primeiro manter-se na série C e posteriormente ascender a B com condições financeiros mais saudáveis.

    Curtir

  5. Ronaldo passarinho ! Grande profissional do mais alto conceito peçolhe desculpa com perdão por telo colocado no patamar dos desonestos e corruptos que estão emterrando o nosso amado remo. Em criticas direcionadas aos coveiros do remo ao qual vc sempre honrou com sua dedicação e sensatez ao remo lembro. me perfeitamente quando os jogadores so eram dispensados quando estavam quites . Com o remo para não colocar na justiça. Mais vc imcomodou o desonesto e incompetente Sergio cabeça. Saqueador da escola técnica do pará presidente na ocasião . Ronaldo parabéns pela competência na área jurídica ! Pra vc eu tiro o chapéu 🎩 e a cartola. com certeza certa abraços de um fã seu e admirador valeu RONALDO PASSARINHO!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  6. Ronaldo os dirigentes parecer quer tem raiva dos jogadores da base e do interior a base eu não digo porque quando eles estão em campo acabam jogado mesmo com vontade até parecer quer já são esperientes os do interior 90% acabam tremendo a camisa acaba pesando e desaprendido a jogar e depois eles reclamam quando não ganho chance quando tem acabam desperdiçando eu mesmo sou a favor de um time caseiro mais os dirigentes gostam de gastar.

    Curtir

  7. Completando a síntese do time azulino, e levando em conta o passar dos tempos, chego a conclusão que o problema crônico hoje é administrativo onde os outros problemas(financeiros, estruturais etc.) são, apenas as consequências dessas crises administrativas. Quem ainda comanda e manda no remo hoje, são na maioria senhores hoje idosos que comandaram o time a 60 anos atrás e comandaram bem, e fizeram história no azulino. Tem um que é até dito marechal de vitória. Só que o tempo deles passou. Não resta dúvida alguma. Eles continuam comandando e mandando numa época que não é mais deles. Eles tem de se conformar e deixar time para os mais jovens na ideia e na idade. Não se administra mais futebol hoje como a 60 anos atrás. Mas é o o como os idosos ainda estão comandando o time Remo. Eles não largam de jeito nenhum, motivados pela paixão pelo clube e no saudosismo dom que fizeram pelo time a há muitos anos atrás. Ainda tem agravante que os últimos jovens que entraram na diretoria com suas ideias foram , amadores aos extremos, mais torcedores que dirigentes, vieram mais para sacanear com maior rival que erguer o time deles, através de ideias de jerico que trouxeram e por isso nenhum vingou, o time continuou estagnado. Aí tiveram de recorrer aos idosos remistas que já estavam conseguindo de desligar do time, aí veio MINOWA, M RIBEIRO, DIAS , ETC todos na faixa dos 80 anos, e conseguiram dar uma gloriazinha subindo o time depois de 7 anos sem divisão, daí se sentiram importantes de novo e agora fora os que a torcida não quer no clube, os outros idosos estão a todo vapor, e não pensam em largar. Soube ha pouco que o marechal ribeiro 82 anos será candidato a presidente. Isto é a era paleozóica se eternizando na vida do sofrido time azulino.

    Curtir

  8. Por essa tragédia exposta, até mesmo o mantra do ajuste fiscal é posto em xeque. Se não há receita, mas apenas a necessidade da sobrevivência do futebol, como gastar menos do que arrecada?
    Por outro lado, se é para ser austero por que não vender um imóvel a fim de dar partida pra renegociar esse gigantesco passivo?
    Talvez, o que o Remo precise é de menos sisudez encenada entre quatro paredes e mais exposição pública onde estejam envolvidos aqueles que podem tirar o clube dessa situação: os torcedores. E aí há exemplos mundo afora da arrecadação através de campanhas que tiraram clubes de situações semelhantes a ora vivida pelo Remo.
    Ou, então, fazer como Silvio Berlusconi, o Temer italiano, que anunciou a venda do outrora todo poderoso Milan por 400 milhões de euros a investidores chineses.

    Curtir

  9. O elenco remista é mediano, porem tem jogadores rodados e velhacos, isso mesmo velhacos, nao receberam e fazem corpo mole, time totalmente contaminado por velhacos. Melhor seria pedir para nao jogar por nao receberem, mas jogar ou melhor fazer de conta que jogam, por isso digo que sao velhacos. Assim como os do listradinho, fizeram corpo mole pra derrubar o tecnico.
    Voltando ao que é importante, o mais querido, so vejo uma solucao, arrumar dinheiro para por em dia os salarios, senao vai ser essa moleza ate o final do campeonato. E todos sabem disso…

    Curtir

  10. É sempre muito difícil avaliar uma gestão quando ela ainda está em vigor. Pirão, por exemplo, parecia estar construindo um novo Remo, mas na verdade ajudou a fazer o que parecia impossível: elevou de forma vertiginosa uma dívida trabalhista já impagável. Já o fim da gestão Manoel Ribeiro teve o mérito de fazer acordos para estancar os leilões dos patrimônios, porém foi nela que aconteceram o sumiço de mais de R$ 400 mil. André está fazendo uma gestão fraca no futebol, mas até o momento parece ser mais austero com os gastos. Não há notícia de ninguém que tenha colocado o Remo na Justiça do Trabalho este ano. A contratação de Waldemar, por exemplo, foi fruto de um esforço para não fazer irresponsabilidades. Lisca, por exemplo, pediu R$ 200 mil de premiação em caso de acesso. De onde o Remo tiraria esse dinheiro? Hoje, com patrocínios bloqueados, rendas fracas e com 30% destinado à Justiça do Trabalho, a realidade é que fugir do amadorismo não é tarefa tão fácil quanto parece. A necessidade de vencer para conseguir dinheiro de bilheteria força o Remo a permanecer no século XX, ou seja, um time que depende exclusivamente de sua torcida para pagar salários. A menos que apareça algum escândalo, penso, por incrível que pareça, que o pior já passou e que há tentativas de acerto na diretoria. Se o Remo não desapareceu quando ficou sem divisão, não some mais.

    Curtir

  11. Alexandre, Remo e Paysandu pelas imensas torcidas que possuem e pelas pessoas influentes no meio social, político, empresarial, midiático, imprensa etc jamais sumirão seja qual a crise for. Não existe como. Porém o que está ruim pode sim ficar pior. E uma dessas pioras pode ser o tempo mais longo ainda para um time tipo o remo sair da crise. Olha o exemplo da Tuna e outros pelo Brasil. No caso desse time do Remo com essa dívida e sem solvência para pagar, os valores vão aumentar cada vez mais porque os juros estão abusivos. O time pode ir pendurando tudo e sustando leilão de bens, mas vpode ficar durante anos estagnado porque ninguém perdoa dívidas, e no exato momento que o clube mais tarde conseguir de alguma forma um bom saldo financeiro proveniente de algum ganho, a JT vem e confisca tudo. Então esse time pode levar anos nessa agravante. Inclusive isto já vem ocorrendo onde em 2015 depois daquela subida espantosa onde dizem que time ganhou 2 milhões em uma semana, e então para foi essa grana ????as dívidas só dobraram, a crise também a pesar dos títulos e do acesso. Inclusive foi talvez essa mesma situação que levou os dirigentes a tentarem esconder 423 mil da JT e guardaram um armário velho porque se vai para o banco a justiça confisca. Mas dizem que desgraça pouco é bobagem quando ja está instalada, vieram os gatunos e levaram a grana. seria cômico se não fosse trágico a vida do azulino

    Curtir

Deixe uma resposta