Bresser: ricos têm ódio de Dilma e do PT

B_AoiN4WwAEVVbZ

Do economista e ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, fundador do PSDB, que está lançando o livro “A Construção Política do Brasil”, em entrevista à Folha neste domingo:

(…)

Surgiu um fenômeno que eu nunca tinha visto no Brasil. De repente, vi um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, contra um partido e uma presidente. Não era preocupação ou medo. Era ódio.

Esse ódio decorreu do fato de se ter um governo, pela primeira vez, que é de centro-esquerda e que se conservou de esquerda. Fez compromissos, mas não se entregou. Continua defendendo os pobres contra os ricos. O ódio decorre do fato de que o governo revelou uma preferência forte e clara pelos trabalhadores e pelos pobres. Não deu à classe rica, aos rentistas.

B_AoiPkXAAAm0se

 

14 comentários em “Bresser: ricos têm ódio de Dilma e do PT

  1. Agora o Bresser é um filósofo, é?
    Eu não sou e nunca fui rico e tenho nojo do ptralha, logo, essa frase não tem sentido algum.
    FORA DILMA E LEVA O PT JUNTO.

    Curtir

  2. Rapaz, os petistas estão tão desnorteados, sem rumo e desequlibrados que não sabem mais nem argumentar. O único argumento deles quando recebem crítica e tentar alijar,eliminar os críticos taxando de loucos, otários, direitistas, ricos e poderosos que querem tomar o poder das mãos deles pestistas que são “humildes, santinhos, honestos ao extremo, estão fazendo o melhor governo de todos os tempos e não merecem críticas só elogio”. HITLER NA DITADURA ALEMÁ FAZIA MUITO ISSO. TENHO DITO. Francamente não sei nem o que dizer diante de tanta aberração desse ex ministro que quando na ativa, foi ministro do Collor ou no regime militar daquele tempo do caos econômco antes do Plano Real, se não me falha a memória, e portanto não tem moral algumas para opinar sobre economia. Lembro que tem até trabalhadores que estão até hoje buscando indenização por perdas salariais justamente no período desse ministro, no BISONHO PLANO BRESSER PEREIRA SE NÃO ME ANGANO TAMBÉM. Peço que algum amigo que não esteja aluicinado pelo PT me confirme isso. Outra é que não tenho ódio do PT, e não sou rico, Sou um trabalhador assalariado e cidadão, e não sou bobo ou otário de ser partidário político onde meus ataques constantes são contra o modelo economômico e os desmandos na administração federal petista que está deixando o país um caos social e ninguém pode negar. Não sou cego e Contra o partido não tenho absolutamente nada contra porque se tivesse estaria dando uma de HITLER, o qual quando assumiu e implantou a ditadura na Alemanha, a sua primeira atitude como ditador foi eliminar todos os outros partidos políticos e deixar so seu na tiva, onde para Hitler esse era o melhor de tdoso e não precisava de opositores. PÔ, QUANDO POSTEI AQUI COMPARANDO O BRASIL DE HOJE TENDO UMA SEMELHANÇA COM ALEMANHA DO HITLER, o bloguista amigo e muitos comentaristas de tendências petistas me impultaram críticas severas. Mas vejam se não tenho razão. Tirem essa venda petista do olho e analisem a situação. Pessoal se um governo petista em qualquer esfera de governo me convencer com bom governo eu voto nele traquilamente sem pensar duas vezes. O que não posso é poiar diante desse caos. Mas ja percebí que vcs petistas são tão ranzinzas que se o HITLER e fosse petista e brasileiro, teria apoio incondicional de vcs no governo federal. AMIGOS SE VCS PENSAM ASSIM É MELHOR QUE APROVEITEM ESSES 16 ANOS DE PODER E PAÇAM PARA A DILMA FAZER O PROJETO DO UNIPARTIDARISMO POLÍTICO E DEIAXAR SO O PT, que único que presta na opiniao de vcs. ASSIM É DIFÍCIL A CAMINHADA!!

    Curtir

  3. O PT e o governo têm que sair do canto do ringue, convocar a classe trabalhadora e os explorados desse país e ir às ruas para conter a sanha dessa elite ordinária, manipuladora e exploradora, que hoje deixou de mamar despudoradamente nas tetas do governo, ao contrário do que acontecia à época do subserviente FHC. É só olhar a foto para ver a cara cínica dos representantes dessa elite aproveitadora e golpista. O Diário do Pará deste domingo, no caso do crime de sonegação envolvendo locadoras e revenda de veículos no Amazonas, Amapá e Pará mostra fotos de sonegadores retiradas de colunas sociais. É esse tipo de gente que prega o ódio ao governo e ao PT. Cínicos.

    Curtir

  4. Os pobres já se voltaram contra a presidenta também, depois dos tarifaços e das “reformas” que cortaram benefícios. Quem ficar viúva agora vai receber apenas metade da pensão. Está condenada à miséria.

    Será que o Bresser ficou gagá? Ele não vê a corrupção institucionalizada pelo pt? Ja existe contra o governo dilma o mesmo repúdio que havia contra a ditadura, senão pior.

    * No decorrer da semana, vem aí os nomes dos políticos envolvidos na lava-jato.

    * Mais adiante virá à tona o esquema das empresas de energia, Belo Monte no meio (presos da lava-jato já se dispuseram a depor).

    Com mais quatro anos desse governo que já nasceu morto o Brasil perderá de vez o bonde da história. Bem feito.

    Curtir

    1. E o mais curioso, Davi, é que quem atira pedras na presidente Dilma e golpeia seu mandato é quem menos tem direito ou altivez moral pra isso. PSDB, acumpliciado com a velha mídia, ataca sem tréguas o governo desde o dia da eleição, com boatos e atos sórdidos. Nunca se viu isso na jovem democracia brasileira: uma conjunção de forças conservadoras ensandecidas pela perda de mais uma eleição. Os pobres a que você se refere não se voltaram contra a presidenta, engano seu. Quem está contra ela é a elite e os derrotados de sempre, dispostos até a recorrer ao golpe. Mas não passarão. (se fosse você não confiaria com tanta esperança na lista dos políticos envolvidos com a Lava Jato, pois pode se entristecer)

      Curtir

  5. Amigo Gerson Nogueira, já percebí que estou já sofrendo retaliações de comentaristas por motivo de minhas constantes postagens contra o modelo econômico do governo petista e sua forma de governar. Muitos petistas estão partindo para a ofensa e isso não é uma atitude inteligente. VC mesmo não gosta e destesta minhas opiniões. Diante disso antes que eu seja alijado geral do blog o qual frequento há muito tempo e sou fã, prefiro ser alijado de falar contra o governo petista. Se VCS queriam isso conseguiram, porque a partir de agora so vou comentar masmo sobre esporte PORQUE SOBRE POLITICA, qualquer que seja o assunto, não opinarei jamais.

    Curtir

    1. Nélio, “retaliações” é um termo extremamente pesado e inadequado. Responder aos seus comentários é um direito de todos. Chama-se a isso de debate democrático. Não vi até aqui ninguém a lhe ofender ou insultar por esse motivo.

      Curtir

  6. Trabalhadores de verdade trabalham, suam, ganham seu dinheiro honestamente. Mas existem aqueles, minoria, que fazem acordos espúrios com os patrões para serem demitidos e, assim, sacarem indevidamente o FGTS e receberem o seguro-demprego(recursos do FAT) continuando empregados ou simplesmente ficando no ócio temporário, recebendo sem trabalhar. Minoria, mas que dão um enorme prejuízo ao país. Por outro lado, nenhuma sociedade responsável concede simultaneamente aposentadoria e pensão a uma mesma pessoa ou aposentadoria ou pensão integral a inativo como se trabalhando estivesse. Agir contra esses crimes e benesses é agir em favor da sociedade e do verdadeiro trabalhador. Isso não caracteriza retirar direitos, mas agir a favor da verdadeira moralidade, tão reivindicada pelos derrotados nas eleições, mas que não passa de jogo de cena, pois entre eles estao os sonegadores, exploradores e os rentistas do país. O candidato deles, o politico profissional em que depositaram seus votos, nunca teve registro de trabalhaor, nunca soube o que é suar para ganhar o pão de cada dia e, quanto à sua conduta, basta fazer uma pesquisa no Google para o conhecermos melhor. Espera-se a lista completa dos sonegadores com contas na Suíça, cujos recursos foram lavados com ajuda do HSBC. Certamente que, nessa lista, pobres e trabalhadores não constarão.

    Curtir

  7. Sempre que é questionada sobre os sucessivos escândalos envolvendo a Petrobras, Dilma alega que os “malfeitos” aparecem porque ela própria “manda investigar”, como se o TCU, a CGU e a PF dependessem de ordem direta da Presidência da República para cumprir suas obrigações constitucionais.
    Ao contrário de “mandar” investigar, o governo tem feito o contrário, tentando, por exemplo, esvaziar o trabalho das duas comissões de inquérito do Congresso ou vetando medidas profiláticas como as sugeridas pelo TCU.
    O vínculo do PT com a corrupção na gestão da coisa pública não se explica apenas pela vocação de notórios larápios, mas principalmente pela marota convicção de que, num ambiente dominado pelos famosos “300 picaretas”, é indispensável dispor sempre de “algum” para ajeitar as coisas. Em outras palavras: a governabilidade exige engrenagens bem azeitadas.

    Curtir

    1. Amigo, feio é olhar para o Brasil e diagnosticar enfaticamente que a corrupção começou e tem vínculo exclusivo com o partido que está no poder. Ou é desmemória ou desinformação mesmo, talvez os dois casos. Para um país que teve um engavetador-geral bancado pelo próprio presidente da República em passado recente, bancando e escondendo todas as falcatruas, é um significativo avanço institucional ter um mandatário que não interfere nos passos de PF, MPF, CGU e Procuradoria Geral da União. O que é visto hoje como liberdade de ação desses órgãos é simplesmente um elogio ao respeito institucional que Dilma (como Lula) a eles devota. Temos, enfim, presidente da República de fato democrático, ao contrário das trevas do período FH. A comparação, que tanto incomoda a direita personificada no PSDB, é pertinente e obrigatória. Dilma tem sido, acima de tudo, uma verdadeira estadista e tal mérito ninguém lhe pode negar, a não ser os malucos e descerebrados que vociferam frases golpistas a não mais que dois meses da posse para o novo mandato.

      Curtir

  8. Como qualquer enfermidade infecto-contagiosa, o petismo, em sua origem, e enquanto ainda não atingiu seu ápice de devastação moral, tem grandes possibilidades de cura. Essa doença ataca, preferencialmente, dois órgãos vitais: o coração, onde, ao se instalar, causa a perda irremediável da lucidez intelectual, e o cérebro, neutralizando a capacidade intelectual de discernir entre o “certo” e o “errado”, causando uma confusão mental irreversível, que o acompanhará até o fim de seus dias.

    Curtir

  9. Apesar do PT defender de forma demasiada seus corruptos (corruptos há em todo lugar e sempre existiu desde quando o homem passou a viver em coletividade), muitos srm justificativa. Penso que a fala de Bresser (foi ministro de Sarney e do santo FHC) sobre economia e relação social foi muito pertinente (em que pese ser generalista), no mais, o texto completo é muito interessante, pois faz uma análise geral do Brasil com críticas a todos.

    Curtir

  10. A histórica disputa burguesia vs. proletário sempre foi visível aqui e em todo mundo. Jamais defenderia a corrupção, como jamais culparei que políticas públicas sociais que reduziram a pobreza e melhoraram a qualidade de vida de muitos brasileiros, como nunca antes havia sido feito, sejam a causa da crise. Nosso mercado interno aumentou, assim como o salário. São sim ganhos significativos para os mais pobres, pois é exatamente o oposto das políticas econômicas de FHC, de forte arrocho salarial. Muitos me dizem que os bancos estão rindo a toa e que o PT seria amigo dos banqueiros. Isso é um exagero. O crescimento dos bancos não se deve às tarifas abusivas da SELIC, mas à própria circulação de riqueza no mercado interno, que aumentou, aumentando a circulação de dinheiro emprestado e das compras a prazo. O banco ganhou como tem que ganhar o banco, dando crédito a quem precisa, como ocorre em qualquer lugar do planeta. Se os bancos cresceram tanto, é porque o mercado produziu e consumiu bastante, cresceu. Agora que estamos em um período de crise, agora que começamos a sentir mais a crise do capitalismo, tendemos a crucificar Dilma e o PT. Acho tudo isso natural, mas isso mostra que tivemos muito mais paciência com FHC que com o PT. Este já deu resultados muito positivos para o povo enquanto aquele deu muita dor de cabeça para o povo. Prefiro esperar o desenrolar da crise porque acredito que quando retomarmos o crescimento, a economia dará melhores resultados para o povo: geração de empregos e renda, e aumento do consumo, por exemplo.

    Curtir

Deixe uma resposta