Figo lança candidatura à presidência da Fifa

Joseph Blatter ganhou mais um concorrente na eleição presidencial da Fifa deste ano: o ex-jogador português Luis Figo. O meio-campista com passagens por Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão revelou sua intenção em entrevista à CNN, nesta quarta-feira. Assim, ele se junta ao ex-jogador francês David Ginola, ao ex-dirigente da própria entidade Jerome Champagne, ao vice-presidente da Fifa Ali Bin Al Hussein e ao presidente da federação holandesa, Michael van Praag, na concorrida disputa contra Blatter, que tenta ser eleito pela quinta vez como mandatário.

622_6141454d-309c-3dfb-af8d-cbc44360d436“Eu tenho conversado com muitas pessoas importantes no futebol – jogadores, técnicos, presidentes de federações -, e eles todos pensam que algo ter que ser feito. No ano passado fui à Copa do Mundo, eu estava no Brasil e vi a reação de todos os torcedores quanto à imagem da Fifa, e eu pensei que algo tem que ser feito”, falou.

“Mudança na liderança, na governança, na transparência e na solidariedade, então eu penso que esse é o momento para isso”, afirmou Luis Figo. Para ser candidato à presidência da Fifa, ele precisará ter o apoio de ao menos cinco federações nacionais (o que ele garantiu à CNN já ter, mas sem citar quais são os apoiadores) além de ter tido um cargo diretivo em dois dos últimos cinco anos.

O português de 42 anos, eleito melhor do mundo e com títulos nacionais e internacionais no currículo, revelou que a investigação sobre a possível compra de votos nas eleições que escolherem Rússia e Catar como sedes das Copas de 2018 e 2022, respectivamente, também o motivou a concorrer. Ele reclamou que o relatório conduzido por Michael Garcia deveria ter sido divulgado publicamente, o que a Fifa não deixou. (Da ESPN)

9 comentários em “Figo lança candidatura à presidência da Fifa

  1. Era o melhor jogador do rebaixado Vila Nova(GO), passou um tempo no estaleiro e o time desandou a perder fazendo a pior campanha da B do ano passado. Trata-se de excelente reforço e um líder do tipo do A. Recife.

    Curtir

  2. Confesso minha ignorância em relação à performance de tantos jogadores que circulam pelo futebol brasileiro em suas quatro divisões. Fica difícil para mim acompanhar 10, 5 ou 3, que sejam, jogos de equipes da série B ou C para aqui abalizar este ou aquele, entre dezenas ou centenas de outros. Nem sei se a televisão chegou a transmitir tantos jogos assim da B para que eu possa estabelecer parâmetros. Sempre digo, porém, que a qualidade apresentada por um jogador em cada jogo é proporcional à qualidade do adversário.
    Portanto, é difícil saber se é opinião ou apenas torcida.
    Com relação aos que chegam para o Clube do Remo, só me restar torcer para que produzam bom futebol e ajudem o clube a se soerguer.
    O tempo dirá.

    Curtir

  3. Quanto à candidatura de L. Figo, torço por ele. Creio que o esporte ganha quando administrado por gente que dele entende.
    Nesse sentido, torço para que pessoas como Artur, Dico etc, se interessem em administrar o Clube do Remo. Lamento, porém, as campanhas apresentadas pelo Vasco da Gama, de Roberto Dinamite, dando chance para fantasmas do passado retornassem à cena. Penso que ele fez o que era possível dentro da decência, não apelando para miguelismos extra-campo.

    Curtir

  4. É mais conhecido por ser noivo da Viviane Araujo do que por seu futebol. Mau sinal. Mais um exemplo do marketing distorcido que se faz por aqui (Heverton é outro). Estava jogando no prestigioso futebol do Irã. Outro mau indício.

    Curtir

Deixe uma resposta