POR GERSON NOGUEIRA
O Remo fez seu primeiro teste com o novo elenco, venceu por 3 a 1 e Zé Teodoro deve ter tirado suas conclusões sobre a força de que dispõe para o Campeonato Paraense e também para o amistoso de quarta-feira contra o Papão. A movimentação foi boa, a torcida saiu satisfeita e ficou a esperança de que o time venha a dar certo.
Para o clássico, o técnico não vai poder contar ainda com peças recém-chegadas, como Flávio Caça-Rato. São jogadores que estão empenhados em recuperar a boa forma.
Na prática, Zé Teodoro vai lançar neste primeiro compromisso oficial o time que começou o jogo-treino com o Bragantino. Ainda sem Levy na lateral-direita, terá que improvisar e o setor de marcação fica com Ilaílson e Macena. A armação é de responsabilidade de Eduardo Ramos, ajudado por Fabrício, que também terá missão de marcar.
Já o ataque permanece todo concentrado na velocidade de Roni pelos lados do campo e Rafael Paty (ou Val Barreto) no meio da área. Zé Teodoro, pelo menos por enquanto, com os jogadores que tem, não tem muito como criar variações para o setor, a não ser com a eventual utilização de Ratinho, como no início do amistoso de ontem.
Da partida amistosa, ficou a curiosidade de ver Zé Teodoro utilizando de cara o time considerado B: César Luz; Rodrigo Castanhal, Ian, Igor João e Alex Ruan; Nadson, Warian Santos, Marquinhos e Ratinho; Sílvio e Val Barreto.
O pouco entrosamento demonstrado no primeiro tempo, normal a essa altura da preparação do elenco, não quebrou o ânimo da torcida, que viu Joãozinho abrir o placar para os visitantes, batendo pênalti. Muitos passes errados na saída para o ataque e Ratinho tentando solitariamente resolver as coisas no meio deixaram o Remo à mercê do esforçado Bragantino.
A equipe considerada titular entrou em cena na segunda etapa e, como esperado, mostrou mais qualidade. Fabiano; Dadá, Rafael Andrade, Max e Jadilson; Felipe Macena, Ilaílson, Fabrício e Eduardo Ramos; Roni e Rafael Paty. Logo de cara, Macena igualou o placar.
Na criação, Eduardo Ramos deu mais agilidade às ações ofensivas, com passes e lançamentos que serviram para expor as fragilidades do adversário. Em alguns momentos, as triangulações entre Ramos, Fabrício e Roni chegaram a empolgar o torcedor.
Os gols surgiram naturalmente. Dadá desempatou aos 17 minutos e Ramos ampliou aos 44. Como se sabe, nesse tipo de treino o que menos importa é o marcador, mas os dois tempos revelaram as necessidades de ajustes, principalmente à frente da área e algumas indefinições ofensivas.
Até quarta-feira, Zé Teodoro terá que queimar as pestanas para reduzir ao máximo os problemas mostrados ontem para fazer frente ao maior rival no primeiro confronto oficial do ano – este, sim, pra valer. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)
—————————————————
Enfim, a solução para a lateral-esquerda?
Marlon chegou, vestiu a camisa de treino e assumiu a condição de jogador do Papão. Ele foi contratado para resolver um dos maiores problemas do time nos últimos dois anos. O lateral que mais convenceu por ali foi Rodrigo Fernandes na Série C 2012.
Não era brilhante, mas tinha na regularidade seu principal trunfo. Marcava bem e ajudava nas subidas ao ataque. Com sua saída, o Papão viu-se obrigado a improvisar Pablo até que Aírton foi contratado. Instável, nunca conseguiu aplausos unânimes.
Marlon chega sob aplausos gerais, mas com a imensa responsabilidade de resolver um drama antigo. Experiente, sabe que as cobranças virão logo. Com boas passagens pelo Criciúma (2013) e Vasco (2014), obteve dois acessos à Série A, o que é prova de sua eficiência na posição.
Volante por formação, Marlon começou a cair para o lado esquerdo quando jogou pelo Remo e viveu sua melhor fase no futebol paraense. Apesar disso, sofreu nas mãos de técnicos que priorizavam reforços importados.
Deve estar, a essa altura da carreira, saboreando o fato de que seu futebol só passou a ser enaltecido por dirigentes, imprensa e torcedores paraenses depois que mostrou qualidades lá fora.
Não tenho dúvida: essa renitente vocação vira-lata ainda vai acabar com o futebol papachibé. Que Marlon resolva os problemas do Papão e ajude, em campo, a calar a boca de muitos críticos do passado.
—————————————————
A supremacia Messi
Números nem sempre expressam a grandeza de um jogador. Às vezes até passam uma falsa impressão. No caso específico de Lionel Messi, porém, eles servem para referendar um super craque, um jogador que já se nivela a Cruyff e Maradona e supera grandes craques do passado recente, como Platini e Zidane.
Ao longo da carreira, em 548 jogos ele marcou 427 gols, acumulou 23 títulos e conquistou quatro Bolas de Ouro. Só pelo Barcelona foram 451 jogos e 382 gols assinalados.
Nenhum outro jogador em atividade conseguiu reunir em tão pouco tempo números tão espetaculares – nem mesmo seu arquirrival Cristiano Ronaldo. Messi talvez só venha a ser atrapalhado por futricas de ordem financeira.
Desenrola-se no momento uma luta silenciosa para que se transfira para um clube use uniformes assinados pelo seu patrocinador, a Adidas. O ocorrido com Figo, ídolo do Barcelona que se transferiu de armas e bagagens para o Real Madri, é sempre relembrado pela imprensa espanhola.
Esquecem apenas de um detalhe importante: Figo era apenas um bom jogador em grande fase, Messi é bem mais que isso.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 19)



Amigos do Blog Campeão. ..
Hoje, Turma do Bate Papo, 20hs, na Rádio Clube, direto na Churrasco do Paraíba, na Augusto Montenegro, em frente ao Mangueirão.
É a minha estréia de fato no programa, aproveitando esse oportunidade que me foi dada pelos amigos Gerson Nogueira e Guilherme Guerreiro…Espero não decepcionar aqueles que sempre confiaram em mim.
Muito obrigado a todos vocês, sem exceção
CurtirCurtir
Vá lá e arrebente, amigo Cláudio. Nem precisa agradecer, conhecimento você tem de sobra. Abraços.
CurtirCurtir
Sr. Gerson Nogueira, bom dia.
Eu sei que este post é sobre esporte, mas peço sua licença para esclarecer uma inverdade que os jornais estão divulgando nestes últimos dias.
Os jornais da capital, inclusive o Diário do Pará, estão informando que somente uma estudante obteve a nota Máxima em todo o estado do Pará, esta informação não é verídica, meu filho, Allyson Luiz Duarte, também obteve a nota máxima, 1.000 e caso haja interesse em comprovação, eu posso enviar a impressão do resultado divulgado no site.
Acredito ainda na possibilidade de mais estudantes terem obtido nota máxima.
Seria muito bom para a credibilidade do Jornal e respeito aos leitores, dos quais eu faço parte, que essa informação fosse corrigida. Lógico, sei que o jornal não é de sua propriedade, mas sei que faz parte desse veículo de comunicação.
Atenciosamente,
Luiz Duarte
CurtirCurtir
Bom dia, Gerson, Cláudio e demais colegas.
Não acham que esses amistosos foram muito precipitados ?! E a 50, reais, as 21h, o Pa x Re ?! Hum, hum…
CurtirCurtir
Concordo com os técnicos, amigo Heleno. Amistosos que atrapalham o planejamento desenhado por eles e atropelam a preparação dos jogadores. Tomara que pelo menos compense financeiramente.
CurtirCurtir
Muito bacana, amigo Cláudio ! Eu sabia que tu ainda serias contratado pela Rádio Clube do PA ! rsrs Mas não quero que sejas contratado, não, pois és exclusivo deste Blog, ainda mais que não acharíamos outro a tua altura. rsrs
Cláudio, não alivies, no Programa, não. Mandes ”bala” em tudo o quê se fizer necessário. rsrs Abraço e soa sorte !
CurtirCurtir
É isso aí, amigo Heleno. Cláudio não pode desprezar este espaço aqui, já falei com ele rss… Seu passe pertence ao blog, por contrato vitalício.
CurtirCurtir
Parabéns Claudio. Boa sorte.
CurtirCurtir
Amigo Claudio, boa sorte na estréia e, que o sr. entre de “carrão de sena” no Bate papo da Clube!
CurtirCurtir
A Audiência no horário vai a pique. Vou estar ligado na clube e torcendo por voce, amigo Cláudio de outras datas.Rs…..Dizem que estreante sempre paga a conta, fora isso siga em frente.
CurtirCurtir
Parabéns, Luiz Duarte.
CurtirCurtir
Desde já torcendo por você amigo Cláudio. Sucesso, é o que lhe desejo!
CurtirCurtir
Em Roma como os romanos! A César, o que é de César! e ao amigo Cláudio, o que é de Cláudio!
Parabéns ao amigo pelo reconhecimento e a toda a direção da Rádio Clube, o homem conhece muito, é antenado com as novidades do mundo da bola e fará bonito na estréia.
Estarei online na escuta do programa com toda a certeza. Só não sei como fazer as perguntas ao vivo!
Boa sorte e manda ver, Cláudão!
CurtirCurtir
Parabéns Claudio, sabia que um dia iria conseguir uma vaga em algum programa. Certeza que a audiência irá aumentar e não esqueça da galera de Val de Cans, seu bairro hehehe. Abraço e otima estreia.
CurtirCurtir
Parabéns amigo Cláudio, você nos representa nesta mesa de bate papo… Quem vai participar do programa? Gostaria de mandar uma pergunta pelo Cláudio.
CurtirCurtir
Parabéns Cláudio, você merece e representa todos os amigos do blog. Parabéns, também, ao Luiz Duarte…….seu filho Allyson é mais um paraense a brilhar na educação!!!
CurtirCurtir
Nossa! Muito boa notícia,amigo Cláudio.
Arrebente,e não esqueça dos abraços aos amigos de blog.rsrs
Aniversário do meu velho,mande um abraço a ele. Ronaldo. Sessentão hoje.rsrs
CurtirCurtir
Parabéns Cláudio por esta conquista, com certeza vc é merecedor. Infelizmente não poderei acompanhar o programa pois estarei viajando na hora.
Os sócios torcedores terão direito a entrar no repa? Algum canal vai transmitir???
CurtirCurtir
Parabéns mesmo, Cláudio. Este reconhecimento é merecido. Infelizmente perdi o programa, mas espero que tenha lhe rendido ainda outros convites. Grande abraço e sucesso!
CurtirCurtir
Parabéns, Cláudio. Você merece.
Aqui do Paraná estaremos antenados.
CurtirCurtir
Sucesso Claudio Santos, mas não nos abandone. Estaremos muito bem representados. Mande abraços pra nós e mostre personalidade nas suas intervenções, pois conhecimento futebolístico tu tens o suficiente para enriquecer os debates.
CurtirCurtir
Obrigado a todos os amigos do blog…É difícil mandar abraços, programa é muito corrido, mas se houver possibilidade, mando sim..Em todo caso, Parabéns ao seu Ronaldo pelos 60 anos de idade…Saúde, paz e felicidades a ele, amigo Charles…
Imagine, se um dia largaria o blog…rsrs.. Amigo Gerson sabe que nunca faria isso, independente de onde estiver.. Sou muito grato ao Gerson ao Guerreiro e a todos os amigos do Blog, por esses momentos de alegria…
Abraço a todos.
CurtirCurtir
Valeu,amigo Cláudio…
Ouviremos o programa hoje, com certeza.
CurtirCurtir
Daqui a pouco o Columbia estará no Bola na Torre!
CurtirCurtir
Parabéns Amigo Claudio, manda ver Columbia.
Alias o que está achando desse time do Remo, as contratações e o papel do Zé Teodoro ?
CurtirCurtir
Parabéns amigo Claudio, to na escuta do programa.
CurtirCurtir
Estou a muito tempo sem escutar radio, e fico sabendo por aqui desta boa novidade, deixo meus parabéns ao Gerson primeiramente, pois merece o credito de ter revelado o Claudio, e ao Claudio, por sempre ter se mantido neutro e buscando auxiliar em informações este Blog.
CurtirCurtir
Ao amigo do ENEM, penso parceiro que teve diferenciadas notas, a geral, a de matematica e da Redação.
Parabéns ao seu filho
CurtirCurtir