O saxofonista dos Rolling Stones, Bobby Keys, morreu na manhã desta terça, 2, na casa dele, na cidade de Franklin, no Estado norte-americano do Tennessee. Ele tinha 70 anos e foi reconhecido pelo trabalho com artistas como John Lennon, George Harrison, Ringo Starr, The Who e Eric Clapton, além da banda de Mick Jagger.
A informação foi confirmada ao Nashville Scene por Michael Webb, tecladista do grupo com o qual o saxofonista se apresentava, Bobby Keys and the Sufferin Bastards. Poucos detalhes em relação à morte de Keys foram divulgados, mas sabe-se que ele sofria de cirrose, uma doença crônica no fígado.
Os primeiros indícios de que Keys estava com problemas de saúde foram dados pelos Rolling Stones, no site oficial do grupo, quando foi informado que o saxofonista não teria condições de participar dos shows da banda na Austrália e na Nova Zelândia, no mês de outubro.
Rolling Stones convidam: veja lista de artistas que já dividiram o palco com a banda britânica.
“Por conta de alguns probleminhas de saúde, Bobby Keys não tocará com os Stones na Austrália e Nova Zelândia”, disse o comunicado. “Bobby está sob cuidados médicos e com ordens de descansar um pouco. Ele espera poder ver todo mundo em breve.”
Keys tocava com os Rolling Stones desde 1969, quando participou do disco Let It Bleed – incluindo a marcante contribuição em “Brown Sugar”. Ele colaborou com todos os álbuns da banda entre 1969 e 1974. Em turnê, o saxofonista acompanhou os Stones desde o começo dos anos 1980.
Veja abaixo vídeo de “Brown Sugar”, clássico dos Stones, com participação destacada de Keys.
