A confirmação do pesadelo

FBL-WC-2014-BRA-DUNGA-PRESSER-PRESENTATION

Por Gerson Nogueira

A apresentação do novo técnico confirmou nossos piores temores. Marin & cia. confirmaram não ter compreendido de fato a dimensão do buraco em que o Brasil se meteu depois daquele vareio de bola em Belo Horizonte. Aparentemente tranquilos e sem culpa, os dirigentes da CBF comportaram-se como se nada de grave estivesse acontecendo. Sorridentes, trocaram afagos entre si e apresentaram o personagem já conhecido, razão maior dos pesadelos de quem ainda crê no futuro da Seleção Brasileira.

À vontade, Dunga repetiu as caretas de sempre, repetiu o estilo capitão do mato e ensaiou apenas um mea culpa pelo ríspido modo de lidar com imprensa e estranhos em geral. Mas, depois de alguns minutos de entrevista, repetiu o mesmo jeitão de refutar opiniões contrárias às suas.

Pareceu preocupado em relatar conversas e “troca de experiências” com Arrigo (que chamou de Enrico) Sacchi, Gullit, Arsene Venger e outros técnicos europeus ao longo da Copa do Mundo, como forma de demonstrar reciclagem e busca de novos conhecimentos.

Ao analisar os adversários brasileiros no Mundial acabou derrapando. Voltou a dizer que prevaleceu um esquema de marcação rígido, mostrando não ter sido um bom analista do torneio. Ignorar que a Alemanha jogava compactada, mas sempre ofensivamente, é passar atestado de miopia. Bem como deixar de lado as surpreendentes performances de Colômbia e Chile, ambas entregues a técnicos argentinos.

Fiquei com a impressão de que Dunga, esforçando-se para abraçar uma persona “paz e amor”, não terá a desenvoltura de antes. Mais ainda: sem a companhia de Jorginho, seu Sancho Pança de 2010, perde muito da escolta que seu estilo briguento exige.

Sob o manto protetor do amigo Gilmar Rinaldi, Dunga terá pelo menos um ano para trabalhar sem maiores sustos, até que comecem as espinhosas eliminatórias sul-americanas. Escapou, porém, da casca de banana do torneio de futebol olímpico, desde já sob a responsabilidade exclusiva de Alexandre Gallo.

Quanto a Marin e Del Nero, ficaram devendo um pedido público de desculpas pela fracassada campanha brasileira na Copa das Copas. Podia ser um exercício de humildade, acompanhado de uma apresentação formal do novo plano de trabalho para o futebol brasileiro – e não apenas para a Seleção.

Ficaram na muda, não foram suficientemente provocados a respeito (com honrosas exceções) e demonstram a sem-cerimônia de quem está com a convicção do dever cumprido. Durma-se com um barulho desses.

———————————————————-

Desafio do Papão na Copa do Brasil

Além da dificuldade natural de enfrentar o Sport (PE) em seus domínios, o Papão se debate com outros problemas para a partida de amanhã, válida pela Copa do Brasil. O técnico Vica não pode contar com os atacantes Jeferson Maranhense, Gabriel Barcos e o meia Raul, que não puderam ser inscritos na competição. Não terá também Djalma e Pablo, que já haviam desfalcado o time contra o Cuiabá. Uma das alternativas é a utilização de Marcos Paraná no meio-de-campo ou mesmo como atacante.

De maneira geral, porém, o que preocupa Vica é a anunciada intenção do Sport de entrar com força máxima. Até então, o que se especulava é que o time pernambucano não tinha interesse em prosseguir na competição, fato mais ou menos delineado pela escalação de uma equipe reserva no primeiro jogo, em Belém, vencido pelo Papão por 2 a 1.

Apesar da vantagem do empate, o Papão terá que atuar com cautela, pois o Sport cumpre boa campanha na Série A, vindo de bons resultados em casa e brigando para chegar ao G4.

———————————————————-

10552484_725726787474832_4036374335980482099_n (1)

Real abre o cofre por James

O que um golaço não pode fazer pela carreira de um jogador. James Rodriguez, 22 anos, foi alçado ao topo do futebol mundial depois de marcar o gol antológico contra o Uruguai nas oitavas de final da Copa do Mundo. Desde então, a cotação internacional do jovem craque disparou, cabendo ao Real Madrid a primazia de ficar com o talentoso camisa 10.

Chama atenção no negócio a disparidade entre os valores pagos por Rodriguez e por Neymar. Enquanto o brasileiro foi vendido ao Barcelona por algo em torno de 57 milhões de euros (cerca de R$ 170 milhões), o Real pagou R$ 240 milhões pelo colombiano.

Ou a conta dos rivais não está devidamente explicada ou o melhor jogador brasileiro de fato não é bem avaliado pelos europeus.

———————————————————-

Direto do Facebook

“O problema de Dunga não é ser marrento. Eu acho legal o cara ser marrento, mas precisa ser bom no que faz. Cristiano Ronaldo e Romário são marrentíssimos, mas são bons pra carvalho. O problema é quando o cara é marrento e burro, despreparado pra função, fechado para novos conhecimentos. Pra piorar, depois do fracasso na Seleção e no Inter, ainda ganha um prêmio: a Seleção Brasileira, de novo. Valha-me quem?”.

De Stefani Henrique, à beira de um ataque de nervos com a confirmação da volta do Capitão do Mato.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 23)

34 comentários em “A confirmação do pesadelo

  1. Dunga é retrocesso.

    Gilmar é esquizofrenia.

    Marin e Del Nero não importam-se com futebol (importam-se apenas com grana).

    James não fez apenas o gol da copa. Ele foi o artilheiro da mesma. Fez uma copa muito melhor que Neymar “boy-Band”, que brilhou apenas no jogo contra a pior seleção da copa, Camarões.

    Curtir

  2. Em pensar que tem gente que afirma que Neymar pode ser o segundo maior jogador da história do futebol brasileiro… Essa é uma das grandes sandices que tivemos que ouvir na copa. Neymar é bom, mas está no nível de alguns bons valores e muito distante ainda dos melhores da Europa.

    Curtir

  3. Com a recontratacão do dunga, os brasileiros já estão copiando os alemães, haja visto que à torcida torcida alemã não via com bons olhos a dupla kllisman e Joaquim, mas a federação do pais existiu na continuidade e deu no que deu, campeões. Rsrsr, claro que não se pode comparar.

    Curtir

  4. Gerson vc deve ter visto outra copa, James não fez apenas um golaço, foi artilheiro da mesma com belos gols, inclusive, um muito bonito contra o Japão. E o mesmo já vinha tendo belas atuações pela Europa no Porto ao lado de Jackson Martines. Sem duvidas investir nele é bem melhor do que investir num cai cai que nem neymascara

    Curtir

  5. E que moral tem esse ex dirigente azulino para criticar o Dunga, se esse senhor está sendo processado pelo TJ do Pará por improbidade administrativa e foi expulso do time do remo: valha-de Deus.

    Curtir

  6. Examinando o máximo possível da opinião dos cronistas sobre a escolha do técnico da Seleção, quer me parecer que a cbf acertou em cheio na sua escolha para concretizar o único objetivo que pode ter quando resgatou o Dunga: lançar uma cortina de fumaça nos seus cada vez mais indisfarcaveis desmandos. Deveras, com uma única exceção, o Paulo Vinicius Coelho, todos partiram pro ataque explícito não só da escolha em si ou do que ela representa ou deixa de representar, como também, e principalmente, do próprio escolhido. Um deles, o José Trajano, chegou ao cúmulo de, numa declaração penetrada do mais enfezado rancor, dizer que vai ser inimigo do Dunga. Enfim, me parece que a manada de estripulias da cbf novamente vai poder atravessar o rio de um lado, enquanto o Dunga vai pro sacrifício do outro.

    Curtir

  7. Opinei sobre a escolha do Dunga e correspondente repercussão, mas fiquei na moderação. Quanto ao James, acho que o refino de seu futebol revelada no golaco e a têmpera de competição que o levou a ser artilheiro da copa, forjaram o conjunto da obra que resultou na aquisição milionária, alem é claro no institinto consumista do Real Madrid.

    Curtir

  8. Quanto ao listrado, se o Sport jogar com o time completo já é um problema grande, problema maior ainda é o desacerto em que se encontra o proprio time que com os reforços recém adquiridos já não se encontra, avalie sem poder contar com eles.

    Curtir

  9. Ainda sobre o Dunga, creio que se pode dizer, com acerto, muita coisa, e destas, várias que depõe contra suas credenciais para ser ‘premiado’ com o comando da Seleção, menos que ele é burro, que não conheça futebol e coisas assim. A propósito, há, creio, no Brasil e no mundo, técnicos muito melhores do que ele. Mas, nenhum destes, mais cedo ou mais tarde, estaria livre da virulência daqueles que se sentem os únicos verdadeiros conhecedores de futebol no país e da disseminação desta virulência entre os torcedores.

    Curtir

  10. Não entendo porque essa rejeição ao Dunga, será porque ele não compactua com o show que a imprensa global quer fazer e o corporativismo domina? Querem fazer o que bem entendem promovendo bagunça, não aceitando normas e querendo impor as suas. Sera que é porque ele rechaça com veemência os deboches e faltas de respeito que viraram habito em todos os meios da imprensa nacional? É gorducho, bocudo, capitão do mato, rolando lero, cepo de açougue e outros impublicáveis… Sou da turma do Dunga onde bateu levou, e tem que levar muito mais forte p não voltar, tenho dito.

    Curtir

  11. Amigo Antônio Oliveira, remista que não sabe o que é uma primeira divisão, desde o tempo que o Gueiros estava vivo e era tarado pela doca.

    Vou ser peremptório, o papão só se classifica, se o SPORT tiver mesmo mais interesse na Sulamericana, e assim jogar um me engana que eu gosto, contra o nosso Paysandu.

    Fora isso, é zebra o papão se classificar.

    Curtir

  12. Minha homenagem ao Ruy Guimarães da Radio Clube, A PODEROSA.

    Mazola junior a frente do Bragantino, classificou o clube paulista pra jogar contra o São Paulo na próxima fase da COPA BRASIL.

    Aqui pro papão ele não servia…te dizer!

    Quem não serve pra nossa querida radio Clube é esse sr.

    Eliminou nos penais o Figueirense em Floripa

    Curtir

  13. Amigo Edson, sempre aferrado ao passado, cada vez mais passado, me responda uma coisa: quer dizer que você acha que são remotíssimas as chances do listrado avançar é? Conseguir mais um vice então, nem pensar, né?!

    Curtir

  14. Antônio esse papo de conquistar alguma coisa quando se faz 100 anos é muito covarde com a história que foi construída até se chegar aos 100 anos.

    Paysandu e Remo quando chegaram aos 100 anos, o primeiro tem para o 2° uma diferença colossal, e o nobre sabe muito bem disso,

    Ser vice, ao mesmo passo que não é grandes coisas, em outro ponto de vista, é algo que vc chegou.

    Mas concordo, ser vice de time medíocres e anêmicos, como remorto e Brasília é pra se lamentar mesmo.

    Curtir

  15. Não me interessa a seleção, o que me preocupa é o futuro dos campeonatos nacionais, que de fato, sustentam a nossa paixão pelo futebol. Preocupa-me a defasagem do futebol paraense que levou porrada do Rio Branco-AC logo após a inauguração da Arena da Floresta, já está atrás do futebol mato-grossense, reforçado com as obras da copa, e não duvido que em breve fique atrás também do amazonense.

    Curtir

  16. Será que o Dunga se tornará um robô nas mãos desses senhores da Globo e CBF? vamos aguardar pra ver. Quanto ao futebol paraense em geral, do jeito que vai vamos morrer abraçados levando “porrada” dos Maranhenses, Manauaras, Paraibanos e por ai vai.é DOSE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  17. Barreto, além de não me inspirar a expectativa de que possa ser capaz de levar o time brasileiro a fazer uma boa campanha no ciclo 2014/2018, o que me preocupa do que li nos escritos do autor do “furo” que revelou o nome do Dunga como o escolhido da cbf, é que ele, o Dunga, se tenha deixado amestrar pela globo, o que pra mim ainda seria pior.

    Curtir

  18. Felipe, há certa altura da entrevista, quando se falava da relação tempestuosa dele com a imprensa, mais exatamente com a globo, o Dunga disse alho assim como ‘o que é combinado não é caro’ e que ele, em 2010, em 2010, cprira o combinado. Isto é, minha compreensão é que o Dunga paga até hoje porque acabou com os privilégios da globo naquela copa. Estranho é que os demais veículos que sempre criticaram e criticam estes privilégios que se repetiram significativente em 2014, também tenham embarcado nesta canoa corporativa, indo além das críticas estritamente técnico-táticas onde o Dunga merece recebê-las tanto quanto as mereceriam outros.

    A propósito, estou curioso para saber se o Dunga manterá esta linha isonômica no tratamento da crônica. Tomara que sim, mas cultivo alguma dúvida.

    Curtir

  19. Seria uma bobagem ainda ficarmos dedicando nosso tempo a acompanhar os amistosos da Seleção Brasileira… Perdeu a graça, com tanta sacanagem da CBF. Vou te contar…

    Curtir

  20. Égua da diretoria incompetente! Não bastasse no Paraense peder o prazo de inscrição para os reforços da ocasião,conseguem repetir o mesmo erro. MEU DEUS!

    O papão tá uma bagunça!

    Fora,Vandick!

    Curtir

  21. O Mazola tirou “leite de pedra” com o time do Paysandu,resta saber se o bom Vica também fará o mesmo.

    Opiniões 17 e 20 sobre o futuro da seleção , a contratação de Dunga e a defasagem do futebol paraense, foram perfeitas.

    O problema da seleção não é o técnico,mas sim quem a gerencia.

    Curtir

  22. Para mim, a escolha do técnico é o menor dos problemas e os comentaristas caíram direitinho na armadilha da cúpula da CBF, o que tem que mudar é toda estrutura do futebol nacional, TODA. A seleção é o topo da pirâmide e não se fala na base. Tem que estruturar todo o futebol, desde o infantil até a profissional.

    É muito pequeno reclamar somente do técnico, para mim não interessa quem seja, interessa sim mudança de mentalidade o que não se viu nem se verá pelo andar da carruagem.

    Até apoio Dunga, pelo menos tem forca e sabe se impor e ter comando.

    E a torcida também tem que mudar a mentalidade, pensar em termos de longo prazo, veja no mundo, o tecnico alemão esta há 10 anos por lá e só agora teve um titulo, nos outros anos ficou entre os 4 melhores sempre.

    E o reflexo de tudo isso se vê aqui no Pará também. Temos as mesmas reclamações sobres os clubes estaduais. A mesma reclamação e isso é reflexo do nacional, então todas as federações tem que mudar a mentalidade urgentemente, senão paramos no tempo.

    Curtir

  23. Babel, e este aspecto que destacas é importante porque na coletiva o Dunga foi bem claro quando revelou a natureza do projeto que foi contratado para comandar: ‘a preparação para a disputa da copa de 2018. E que, por isso, não terá como se dedicar à preparação de jogadores para dar resultado daqui a 10 anos’.

    Quer dizer há um grande erro de bater no Dunga porque ele não se enquadra num projeto de renovação do futebol brasileiro, se ele não tem a pretensão de assumir esta empreitada, até porque não foi contratado para assumi-la, e, sim, para outra, de extensão e complexidade bem menor, não obstante seja também muitíssimo difícil.

    Enfim, se há tanta preocupação com o futuro do futebol brasileiro, se a conquista da copa de 2018 é tarefa de somenos importância para o futuro do futebol brasileiro, o alvo das críticas não pode ser o Dunga, ou preferencialmente o Dunga, ou majoritariamente o Dunga.

    Agora, será que concentrar as críticas preferencial e majoritariamente na cúpula da cbf, deixando de lado a Seleção, ou criticá-la só pontualmente, limitando-as à importancia apenas relativa que tem no contexto, interessa ao jornalismo especializado e dedicado ao futebol?

    Curtir

  24. Caro Cláudio, anteontem, perguntei-te qual formação tática do PSC, no jogo passado, havias gostado mais. Só depois li um comentário teu, dizendo que gostaste muito da equipe do 1o tempo. Mas, com 3 atacantes, no 1o tempo, o PSC praticamente nem ameaçou fazer gol. Só o fez no 2o tempo, com 2 atacantes e 2 meias.

    Curtir

  25. Cláudio, por favor, se entrares em contacto com o Vica, pergunte-lhe o porquê dele ter colocado a jogar um goleiro que estava SEM JOGAR, desde JANEIRO. Se esse goleiro jogar amanhã, não sei, não… Vou te contar…

    Curtir

  26. Vamos por parte amigo Heleno…rs

    – Não é que o Paysandu tenha melhorado com 2 atacantes, é que o meia que entrou(e esse foi o problema do PSC a meu ver) entrou melhor que o Héverton que nada jogou… Papão pecou pela ligação… Tomou conta do jogo, mas o meio, não funcionou..

    – Na minha modesta opinião, Douglas não falou em nenhum dos gols.. Me pareceu um bom goleiro…

    * No 1º gol o Capanema ao invés de se antecipar ao atacante, se abaixou;

    * No 2º, o Héverton deu a bola de presente, o jogador do Cuiabá chutou de longe e o Douglas estava na bola, quando subiu, graças ao montinho artilheiro e ele só poderia fazer o que fez;

    * No 3º, perceba que o Gilsinho errou o chute e bateu no zagueiro do PSC, por isso pegou ele no contra pé, daí não ter se mexido…

    Curtir

  27. Amigo Edson,

    Apenas agora vi seu comentário. Na verdade não duvido do potencial de Neymar, todavia, compará-los a craques consagrados soa um desespero de determinada parte da crônica brasileira em ter um grande ídolo mundial novamente.

    Agora que o garoto parece um boy Band parece… Ele é melhor que Roney e pior (ainda) que Cristiano.

    Curtir

Deixe uma resposta