Dilma é vaiada ao abrir a Copa das Confederações

15junho2013---a-presidente-dilma-no-centro-discusa-na-abertura-da-copa-das-confederacoes-ao-lado-de-joseph-blatter-1371323315146_615x300

A presidente Dilma Rousseff foi muito vaiada momentos antes do início da abertura da Copa das Confederações. Anunciada pelo alto-falante do estádio, ela fez caras de poucos amigos e limitou-se a dizer uma única frase no microfone, enquanto Joseph Blatter, presidente da Fifa, deu uma bronca na torcida pelo comportamento.

“Por favor, onde está o fair play de vocês”, disse o cartola, que também foi vaiado pelo público. Dilma, por sua vez, foi sucinta e ignorou os protestos. “Declaro oficialmente aberta a Copa das Confederações 2013”, disse ela, atropelando as vaias.

O momento embaraçoso repete uma outra história polêmica do país em grandes competições. Em 2007, na cerimônia que abriu o Pan do Rio de Janeiro, Lula estava no Maracanã e foi vaiado em todas as vezes que apareceu no estádio ou foi citado. Até por isso, ele quebrou o protocolo e não fez o pronunciamento tradicional de abertura.

“Na minha vida política, a vaia e o aplauso são dois momentos de reação do ser humano. A única coisa que eu, particularmente, fico triste é que eu fui preparado para uma festa. É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença lá”, afirmou Lula após o episódio, no programa “Café com o Presidente”. (Do UOL Esporte) 

Cada público dá o que tem…

23 comentários em “Dilma é vaiada ao abrir a Copa das Confederações

  1. È muito triste e também constrangedor para um brasileiro que mora fora do país explicar essa situação de um governo ser vaiado num momento desse, um momento de festa e confraternização mundial. Acho que o povo brasileiro deve lavar as suas mazelas internamente e não aproveitar uma abertura de um mundial pra fazer essas manifestaçôes inoportunas dentro de um evento com essa grandeza…eu ainda sou da antiga…roupa suja se lava em casa.

    Curtir

  2. Acho que em vez de tornar-se constrangedor para um brasileiro que mora no exterior, isso deveria ser é motivo de orgulho ele perceber que o povo brasileiro esta amadurecendo e não suporta mais atitudes politiqueiras. O brasileiro, está, ao poucos tomando consciência e percebendo que político no Brasil é sinônimo de safadeza.
    Afinal, que confraternização mundial é essa, onde tantas pessoas passam fome na África? que confraternização é essa onde as Baianas do Acarajé são proibidas de vender as iguarias por causa do McDonald´s?.
    Estádios superfaturados, pagos com dinheiro público pra uma minoria encher os bolsos e ainda por cima ter de tomar bronca do, vejam só, Joseph Blatter??… Como dizem aqui em Recife: “DÁ PA TÚ?” (É MOLE?).
    Não tem nada de fraternal em um evento desse. Tudo é movido a dinheiro.
    Entretanto estou gostando de uma coisa: Estou começando a me orgulhar novamente de ser brasileiro. Estou vendo nosso povo começar a perceber a safadeza que se instalou no nosso país, e estão começando a mudar isso!

    Li e gostei de uma frase numa faixa em Brasília:

    “Vai rolar a bola, mesmo sem saúde, mesmo sem escola”

    Perfeito!

    Curtir

  3. Égua Hilário,essa festa está sendo realizada onde? o protesto não tem hora nem local, tem vontade, é manifestação pública e reflete o descontentamento do povo ao seu governante que nesse episódio, entregou o país à FIFA, por meros momentos de exposição ao mundo, devaneio puro e populismo explícito; mas, o recado está sendo dado, outubro de 2014, se aproxima, POPULISTAS, DEMAGÔGOS, cuidem-se.

    Curtir

  4. Tudo orquestrado pela Vênus Platinada, e os atuais “excluidos”, que podem frequentar o estádio, fazendos seu protesto e só podia ser em Brasília aonde são maioria.

    Curtir

  5. Sobre a vaia a Presidenta…. alguns vão dizer que política e o esporte não se misturam, outros vão falar que foi a elíte que estava no estádio, mais acho que a coisa é muito maior que um aumento tarifário de transporte coletivo, o povo já não aguenta mais tanta corrupção instalada, e o país está virando um barril de pólvora pronto a explodir ainda mais com eventos dessa magnitude onde entregamos tudo a Fifa e ao Coi e não teremos deixado nenhum legado ao povo.

    Curtir

  6. Desculpe-me Srs. Claudio Santos e Hilário Haber mas, um governo não tem dinheiro para saúde, educação, segurança e tantos outros ítens necessários à vida do povo mas tem dinheiro a mancheias para gastar em estádios, muitos deles que serão inúteis após a copa e os senhores ainda acha que o povo é que é mal educado. Tenhamos a santa paciência……

    Um povo que não tem escolas, hospitais etc… pode ser educado?

    Os franceses, ingleses, portugueses, espanhóis, enfim europeus em geral quando fazem suas badernas em manifestações públicas são civilizados e educados. Nunca eles se manifestaram publicamente contra seus governos?

    Os brasileiros que vivem no exterior (muitas vezes sendo discriminados por serem latinos) que troquem de nacionalidade se tiverem vergonha de ser o que são: BRASILEIROS.

    Desculpem-me se fui intemperado.

    Curtir

  7. Hilário, com todo o respeito, acho que é muito fácil para quem mora fora do país fornecer a explicação: basta que telefone para seus parentes e amigos que estão no Brasil como vai a segurança, a educação e a saúde em nosso país.

    E não deve haver dificuldade para que os nacionais de outros países entendam, pois devem também enfrentar suas dificuldades com seus próprios governos, ainda que de outro gênero ou espécie. pelo menos é o que mostra a midia em termos de manifestações contra autoridades públicas ao redor do mundo. Eles estão habituados, daí não haver motivo prá constrangimento.

    Sem contar que a roupa suja foi lavada em casa, sim. A vaia foi para a presidente do país. A circunstância do fato ter sido globalizado pela mídia é algo inevitável nos tempos de hoje. Mas, isso também não quer dizer muita coisa. Deveras, situações semelhantes a esta acontecem no mundo todo. No próprio Brasil de há muito que tal já ocorre. O Lulla já foi vaiado no PAN. Tanto que há uma frase cunhada pelo Nelson Rodrigues, segundo a qual, ‘no Maracanã se vaia até minuto de silêncio’. Acredito que ruim mesmo foi ter de ouvir cobrança de um desqualificado como o Blatter.

    Enfim, cada público dá o que tem e cada governo recebe a manifestação que merece.

    Curtir

  8. Cabra bom esse Lula….
    Foi sábio ao enquadrar os arruaceiros…
    Quanto a presidente Dilma a vaia foi desrespeitosa. Ela representava o Pais no evento. Vaiaram o País? Coisa de oposição cabeça de vento.
    Todos tem direito de apoiar ou não o governo, porém desrespeito não deve ser tolerado e nem incentivado.
    Vaia para quem vaiou a representante da Nação

    Curtir

    1. Disse tudo, amigo Inocêncio. E vou além: criticamos o imperialismo americano e a boçalidade ianque, mas se há algo que eles prezam e respeitam são as instituições. A presidente, por mais críticas que alguém tenha a fazer contra ela, merecia respeito principalmente num evento de alcance mundial.

      Curtir

  9. A vaia não foi pra Dilma, a vaia foi pro Brasil!

    Quanto ao seu comentario amigo Cláudio, desculpe, mas fale somente por você.
    Eu não sou mal educado, mas vaiaria da mesma forma
    !

    Curtir

  10. Alem do mais,
    O Blatter, em plena capital da república, não sendo brasileiro e ainda por cima pedir Fair Play!! Já é querem demais!!
    Dinheiro publico desviado, e o cara pedindo que sejamos complacentes!
    Assim não dá não!

    Curtir

  11. Amigos, entendo as vaias como RECIPROCIDADE, ora, os governos achincalham os seus governados, praticando políticas prejudiciais à maioria, em detrimento sempre dos poderosos, como algumas situações em outros posts elencadas, como o povo brasileiro é muitíssimo ordeiro e não sai por ai guilhotinando, tampouco, decapitando governos tiranos e déspotas, travestidos de “populares” só nos resta vaiar.
    A vaia, é legítima sim e acima de tudo, é direta ao opressor, dessa forma, não cabe a meu ver, tanto puritanismo, só porque a presidente é do pt!? aí não cabe amigos, saibamos separar, na prática, o Joio, do Trigo

    Curtir

  12. O governo diz nao ter dinheiro pra saúde, educação, etc. Mais todo o povo brasileiro não queria a porra da copa do mundo? O povo paraense não queria também? O problema e a porra da hipocrisia que está instalada em cada um dos 250 milhões dos brasileiros.

    Curtir

  13. Realmente o Brasil não tem dinheiro pra educação, saúde, segurança, etc, e teve e está tendo pra contruir estádios pra essa copa do Mico. A Europa tem “seguranca, educação, saúde e muito mais”. Porém e um continente vivendo um grande crise mundial financeira. E olhem que eles tem “educação” e nos aqui do Brasil não temos, no entanto não estamos sofrendo crise nenhum, falo por mim, nao tô sofrendo nada! Mais se tiver alguém assim que apareça.

    Curtir

Deixe uma resposta