Meio por acaso, via Twitter, leio notícia do jornal A Crítica que revela a existência de uma Tuna Luso no Amazonas. Sim, é um clube pouco conhecido por aqui, mas que tem atividades normais em Manaus, mantendo várias modalidades. O jornal informa, por exemplo, que o time de futsal Sub-15 da Tuna Luso se prepara desde a primeira quinzena de janeiro para a Taça Brasil de Futsal Sub-15, que ocorre de 12 a 18 de maio em Minas Gerais. Prestes a completar um mês de trabalho, o treinamento passou a ter um padrão “cinco estrelas”, fruto da parceria feita com o Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), que vai oferece médicos, fisioterapeutas, professores de educação física e estrutura de academia a equipe. Curiosamente, ao contrário de sua inspiradora paraense, a Tuna baré tem uniforme negro com um escudo avermelhado.

Que não siga o caminho da nossa Tuna.
CurtirCurtir
Nosso sistema de franquia vai que vai..
CurtirCurtir
rsrs… Te dizer o amigo Harold…
CurtirCurtir
Cláudio,será que lá também tem as aparelhagens.? Hehe
CurtirCurtir
Caros amigos, devo informar que a Tuna Luso de Manaus já eciste há muito tempo e as cores oficiais são as mesmas da tuna de Belém, inclusive a Cruz de Malta, e não negro como anunciado. Esse uniforme negro é apenas uma variação de fantasia, mas se forem buscar em outras pesquisas verão que o verde e vermelho prevalecem. Forte abraços em todos!
P.S. Só não esqueçam que o mundo dá muitas voltas
CurtirCurtir
Amigo Gerardo, de minha parte realmente desconhecia essa Tuna genérica. A intenção foi informar aos baluartes do blog, que em sua grande maioria também não sabiam da existência do clube manauara.
CurtirCurtir
Tomara Von, que numa dessas voltas ele de uma mãozinha para nos lá no Souza..
CurtirCurtir
hehehe…. Esses 2 Tunantes… Te dizer… Amigo Von, torcemos muito para que a Tuna volte a seus dias de glórias, amigo, mas com esse presidente, tá difícil, olha..
CurtirCurtir
A título de informação, o Jogo Águia x Remo, será o jogo da TV Cultura de 5ª feira, com flash do jogo Paysandu x Santa cruz
– Informação colhida junto a amiga Adelaide Oliveira… Cap da Tv Cultura do Pará
CurtirCurtir
Agora a Cultura..jogando Remo x S. Francisco e os patetas mantiveram por quase tres minutos Remo x PFC. Mas nem no tempo da Tv Marajoara aconteciam essas coisas..
Cláudio esse negocio de flash pode complicar o cocuruto deles.
CurtirCurtir
Aliás, amigo Harold, erram em quase todas as escalações… Quando não esquecem o nome de um jogador, como aconteceu ontem, escrevem o nome errado.. Te dizer…
CurtirCurtir
Desde a primeira transmissão que fez do campeonato paraense que a TV Cultura não melhorou em nada o seu trabalho. São replay’s inoportunos, tomadas da torcida, da lua, da chuva enquanto jogadas importantes se desenvolvem no campo de jogo. Estes são alguns exemplos das dificuldades da TV Cultura. A narração e os comentários passam por problemas parecidos. Neste particular, um alento e uma esperança de melhores dias foi a dupla Valmir Rodrigues e Marquinhos Belém que atuou recentemente.
CurtirCurtir
O problema da Tuna, dizem alguns amigos, é que os portugueses em sua maioria migraram para o Grêmio Literário, o que acabou com a força financeira e a pujança do Clube. Aliás, desde a década de 90 que os clubes paraenses como um todo degringolaram, vejo pouquíssimos bons exemplos atualmente.
CurtirCurtir
Eu já sabia que existe a Tuna Luso em Manaus, mas somente no futsal. Deve ter sido criado por paraenses que residem aqui.
CurtirCurtir
Jogadores relacionados do Remo, para o jogo contra o Águia:
Goleiros: Fabiano e Dida.
Zagueiros: Carlinho Rech, Mauro Pastor, Zé Antônio.
Laterais: Alex Ruan, Rodrigo Guerra e Walber.
Volantes: Tony, Jhonnatan e Gerônimo.
Meio-campistas: Ramon, Endy e Diego Ratinho.
Atacantes: Branco, Leandro Cearense, Val Barreto e Fábio Paulista
Curiosidades nesses relacionados: Os 2 alas direito relacionados e 1 ala esquerdo que não vinha jogando, o que prova que o Flávio deve continuar com o Guerra..
CurtirCurtir
Alguma coisa me diz que a Tuna vai reagir no 2° turno.
Aliás depois que a TV Globo mandou diminuir de forma maciça o n° de participantes na Série A, algumas federações de forma equivocada partram pro mesmo processo, e isso tá anuiquilando o futebol dessas praças.
Exemplos:
CSA de Alagoas andou visitando a 2° divisão de lá.
O Paysandu ano passado esteve ameaçado de cair, e há quem acreditasse que realmente iria pro maldito seletivo.
O Moto Club, o papão do Maranhão de forma audaciosa está vivendo este infortunio.
Lá no Amazonas a gente enm sabe quem é quem, o Naça quer reagir, porem o Rio Negro tomou doril.
Aqui a Tuna corre sério risco de cair pro seletivo, o que não seria trágico se conseguisse se classificar pra fase principal do parazão, mas se não, meu irmão é jogar a Aguia num buraco de 7 metros.
Um time como o Palmeiras quando cai pra 2° nacional é uma coisa.
Agora um time desses quando cai pra 2° do seu estado é prenuncio de falência.
Ou alguêm se levanta e proucura fazer um campeonato com mais clubes ou em pouco tempo a Tuna entrará para aquele grupo que já tem.
União Esportiva, Pinherense, Santa Rosa, Vênus e mais recente São Raimundo e Independente Tucuruí.
CurtirCurtir
Não é inveja, apenas uma observação. Aqui em Belém não tem um Ginásio esportes como esse aí da foto.
CurtirCurtir
Caro Gerson, sei que a intenção foi a melhor possível e agradeço por sua gentileza!
Outras fontes sobre a Tuna Luso de Manaus:
http://globotv.globo.com/rede-amazonica-am/globo-esporte-am/v/tuna-luso-de-manaus-se-prepara-para-a-disputa-da-taca-brasil-de-futsal/2229826/
http://globoesporte.globo.com/rn/noticia/2012/12/tuna-luso-am-conquista-primeira-vitoria-na-taca-brasil-de-futsal.html
http://www.portalamazonia.com.br/editoria/esporte/palas-atenas-e-tuna-luso-vencem-campeonato-amazonense-de-futsal/
CurtirCurtir
O ginásio na foto é a arena Amadeu Teixeira e fica ao lado da futura arena da amazônia. Realmente é muito bonita e tem capacidade para 8 mil pessoas se não me engano. Eu assisti jogos de vôlei da seleção brasileira em um torneio internacional, e lutas de MMA.
CurtirCurtir
Égua, Edson passa essa.sem a Tuna nao há futebol pra mim. Sao varias as verdades em torno da minha gloriosa Tuna, mas ter um olhar profundo na representatividade da mesma no cenário esportivo paraense sao coisas praticadas por poucos..
Qualquer discussão calorosa em torno do momento vivido pela Tuna sao sempre deixadas para depois e depois…
Criticar os dirigentes ?. Nem pensar.se tornaram intocáveis .
CurtirCurtir
Por falar nisso….. Cadê imprensa para fazer campanha (tipo a do Remo) para não deixar a Tuna se acabar?. A Cruz de Malta passou anos sem disputar o campeonato paraense e todos comeram abíu.
CurtirCurtir
Amigo, a simples cobertura regular semanal do clube já é uma tremenda força que o Bola dá à Águia. Não podemos ir além disso, até mesmo pela precária mobilização popular em torno da agremiação, o que a torna diferente da dupla Re-Pa. É preciso entender que campanhas desse tipo têm limites, determinados pela própria situação interna de cada clube e seus dirigentes.
CurtirCurtir
A Tuna precisa se profissionalizar e estabelecer parcerias com investidores para colocar o futebol em outro nivel. O clube tem historia de formacao, infra-estrutura e capacidade para alavancar os investimentos necessarios. Entretanto, isso nao vai acontecer se nao houver lideranca de fato para implementar as mudancas que sao necessarias.
CurtirCurtir
CARA, EU NÃO SOU DO NORTE MAS TENHO QUE DIZER UMA COISA….
O POVIM INVEJOSO ESSE DE MANAUS.
CurtirCurtir
11 anos atrasado mas que fique registrado. Talvez você tenha faltado na aula de história ou até como um tipico “sulista” não se sinta parte do Brasil para fazer questão de saber. O Amazonas já fez parte do Pará. Amazonas e Pará compartilham uma forte herança portuguesa tendo acredito eu ainda, uma grande comunidade portuguesa influente. O que se reflete em clubes homônimos de origem portuguesa. Suas culturas são praticamente idênticas salvo é claro, pelas suas peculiaridades regionais. E apesar de uma rivalidade saudável, não há qualquer motivo para inveja ou desdém para com nossos vizinhos e qualquer um que o faça não passa senão, de uma alma sebosa com pobre fundo de conhecimento.
CurtirCurtir