“A Copa premiou quem foi ao ataque e jogou para vencer. Quem não fez isso ficou pelo meio do caminho. O futebol apenas destrutivo morreu”
Do ex-atacante holandês Ruud Gullit
“A Copa premiou quem foi ao ataque e jogou para vencer. Quem não fez isso ficou pelo meio do caminho. O futebol apenas destrutivo morreu”
Do ex-atacante holandês Ruud Gullit
À beira da extinção, informação e curtição sem perder o sinal do Wi-Fi.
futebol - jornalismo - rock - política - cinema - livros - ideias
Assino embaixo, Gerson.
CurtirCurtir
Espero que Ricardo Teixeira assine também.
sds
MF
CurtirCurtir
Gostaria de ver se o nosso futebol fosse bi vice mundial(quem sabe tri), se a nossa imprensa acharia que os nossos craques seriam referência para os outros.
CurtirCurtir
Caro Pedro, nosso craques a meu ver são referência sim, para todos ou outros. O que não são referência para os outros são os nossos técnicos. Um bando de bundões, cabeças de bagres e medrosos, gostei muito de ver o técnico Holandez, pois ele colocou em campo desde o ínicio da copa, uma seleção pra frente, com jogadores abilidosos e de qualidade, alguns aqui ate citaram que eles jogam um futebol pragmático, eu já não acho, eu já acho eles bem cautelosos, onde em outras copas que eu tive a felicidade de ver, outras seleções holandezas, onde eles tinha qualidade, mais partiam sem muita direção rumo ao gol, ou seja meio estabanado, com exceção a seleção de 74.
Mais a de 86, 94 e 98, contava com grandes jogadores, mais essa atual conta com um grande técnico, que a meu ver soube bem trabalhar a cabeça de seus jogadores……..
CurtirCurtir
Sinceramente Gerson, não consigo entender o porquê, de tantas criticas a seleção do Dunga, tem um texto no blog do Fernando Sampaio que é bastante esclarecedor, inclusive deixei um comentário similar a este aqui, na verdade já estou me tornando até repetitivo.
Assiste a quase todos os jogos da copa, e não vi nenhuma seleção que encantasse, alias desde 86 (a seleção de um homem só) nenhuma seleção mostrou um futebol de encher os olhos… Falcão ontem na transmissão do jogo, disse que a Espanha “joga um futebol maravilhoso de toque de bola”… Deus, eu fico imaginando o que não estariam falando da seleção Brasileira, se nós chegássemos a final com uma derrota e apenas 7 gols marcados, os Espanhóis realmente tocam muito bem a bola, mas não vejo nada de bonito nisso, chega a ser até irritante a falta de contundência deles. O Uruguai tinha uma seleção muito aguerrida e só. A Holanda é uma seleção pragmática e de longe a mais catimbeira da copa. A Alemanha que vinha jogando um belo futebol, sabe-se lá porque Diabos resolveu jogar na retranca contra a Espanha. Bom, pelo menos uma coisa essa copa teve de bom, a bola na maioria das vezes, puniu quem jogou de maneira covarde, ponto para jabulani rs… Concluindo, acho que você e alguns dos seus colegas pegaram pesado demais, com o time do Dunga, podia não ser um escrete maravilhoso, mas tinha lá as suas virtudes, e pode ate parecer clichê, mas a verdade é que o futebol é um jogo de detalhes, perdemos nos detalhes, paciência… Esperemos 2014.
CurtirCurtir
Discordo de você! Caro James, pois a seleção de Dunga, vou dizer dele, pois minha seria outra é com certeza, chegaria a final. Acho que a única virtude dessa seleção que fracassou, foi o comprometimento com o treinador, nada mais que isso, pois tinha dentro do grupo, um ex-melhor do mundo Kaka, este voltando de contusão, é estava pessimo em seu clube, que a meu ver se não fosse a essa copa da Africa, sua ausência não seria sentida, mais como ele era a nossa única esperança de qualidade no meio de campo, granças as convocações que não foram feitas pelo nosso ex-treinador, é diga-se de passagem. Já vai tarde e sem deixar saudades para grande maioria do povo brasileiro, agora so resta, esse mesmo povo, torçer para o ditador presidente da CBF, não chamar outro aspirante a técnico, ou levar mais um discipulo de Parreira, no mais espero dias melhores……..
CurtirCurtir
Concordo, James, pra mim o Brasil iria ser campeão, não fosse o acidente de duas bolas paradas da Holanda, que não jogou no ataque contra o Brasil de maneira nenhuma. Dunga fez um belo trabalho, a seleção era sólida e tinha jogadas mortais em velocidade e pra frente, time bem equilibrado no esquema mas infelizmente não no emocional, e ainda com a infelicidade de não poder contar com Ramires e Elano. Dunga realmente falhou ao não chamar uma alternativa pro Kaká, seria o Ganso, e seu descontrole passou pros jogadores no jogo contra a Holanda, mas continuo achando que éramos favoritos contra qualquer outra seleção.
CurtirCurtir
Peraí, James, nós perdemos para a Holanda, porque ela jogou melhor.Ponto.A Espanha tá na final porque jogou melhor que a Alemanha.Ponto.O problema é que o brasileiro não sabe perder.Outra coisa: quem garante que o Brasil vai ganhar a copa em 2014?Tudo pode acontecer…
CurtirCurtir
Peraí meu amigo Marcio rs
acho que você teve um pequeno problema de interpretação, em nenhum momento eu disse que o Brasil foi injustiçado, ou que Holanda e Espanha não mereciam estar na final, e muito menos que o Brasil vai vencer em 2014… em relação as duas seleções que vão fazer a final, apenas coloquei, que elas não tem nada de espetacular, e não tem… e antes que você pergunte “e quem tem então? Brasil e Argentina?”…também não… só acho que a seleção do Dunga não foi essa catatrofe toda, que alguns querem mostrar.
CurtirCurtir
Realmente as duas seleções que estão na grande final, não tem nada de espetacular mesmo, mais ambas, jogam melhor que nossa seleção, é não so elas como as outras que passaram para as semi-finais, foram melhores, porque avançaram de faze, é porque mostraram um futebol se não brilhante como todo brasileiro gosta de ver, mais ao menos, não mostraram-se covardes dentro de campo a mando de um treinador que não sabe de nada fora dele!
CurtirCurtir
James! Vc parte do pressuposto que a tal seleção do Dunga era a única possível? Somente partindo desse pressuposto podemos te dar razão.
Exatamente porque essas equipes que sobraram não são maravilhosas é que nós poderíamos estar lá.
Dói perceber ao final que essa Copa poderia ser barbada para o Brasil!!! Mas, negócio é negócio – inclusive em 2014.
CurtirCurtir
Concorde em parte com o James.
Discordo no sentido que não isento Dunga de culpa pela derrocada na copa, pois até para o menos entendedor de futebol (como Serena Wiliams do tênis) é impossível imaginar uma seleção que troca “craques” como Gaúcho, Ganso, Neymar, Diego, Pato e Alex por jogadores medianos e até mesmo ruins como Julio Batista, Felipe Melo, Kleberson, Grafite, Josué, Michel Bastos e Gilberto. Neste quesito a culpa é exclusivamente de Dunga, ja que é ele que convoca, logo é ele que, baseado nas suas convocações, cria condições de mudar uma partida (contra a Holando ficou claro que não tinhamos como mudar o jogo por falta de banco).
Ja quanto a Espanha… Bem a Espanha não é essa coca-cola cantada em verso e prosa pela imprensa europeia (em especial a espanhola que pensam ter o rei do futebol na barriga esperando para ser gerado) e por parte da imprensa brasileira que tem medo de falar a verdade.
Como James disse, temos um time (a Espanha) na final que marcou apenas 7 gols em 6 partidas, uma rídicula média de 1,1 gols por jogo, sendo que desses 7, 5 gols foram marcados por Villa.
Venceu a Alemanha jogando bem. Com certeza, apesar do erro claro do treinador alemão que optou por marcar no campo de defesa quando deveria ter marcado sobre pressão na saída de bola do time Espanhol, como fez o time do Paraguai.
Vale lembrar que o Paraguai foi claramente garfado no jogo contra a Espanha, ja que teve um gol claro dado como impedimento, creio que aquele gol mudaria a história da partida e, também acredito, que impediria a Espanha de chegar a final, mas como os jogadores do Paraguia não tem quase expressão mundial o juiz fingiu que não foi com ele.
Tal procedimento do Paraguai fez com que a Espanha fosse obrigada a trocar bolas de longa distância (o que não gosta), logo veio um elevado número de passes errados (o que facilita a marcação) e um falso domínio, ja que o Paraguai foi melhor durante quase toda a partida (somente depois do gol a Espanha se impôs). Era isso para o time alemão fazer, mas não fez o não soube fazer.
O que quero dizer com isso. Sinceramente, o Brasil deixou de ganhar uma das copas mais fracas dos últimos 20 anos, por pura incopetência do treinador que não convocou os melhores. Pior que isso, Dunga não deixou legado algum, ja que a maioria dos jogadores que disputaram essa copa não poderão jogar a próxima devido a idade.
Espanha chegou ao final, chegou. Ótimo. Mas não foi a melhor equipe. A copa é um torneio, não um campeonato. Um torneio não premia sempre o melhor. Vale dizer que nem sempre o melhor chega, nesse caso o melhor… Nem sei quem foi diante de tantos jogos sofríveis (mesmo quando emocionantes).
Agora apostando na final, acredito na Holanda. Vou ser bem simples. Os Holandeses estão estudando seus adversários. Aposto que no início do jogo a Holanda fará o que fez o Paraguai, com uma enorme diferença, o Paraguai não tinha Snejider e Robenn (não sei como se escreve) por se tivesse estaria na semi.
CurtirCurtir
Também penso que andam enchendo demais a bola da Espanha. Tem bom toque de bola? Tem. Mas tem também excesso de toque de bola, chega mesmo a ser irritante a falta de objetividade deles na hora de concluir para o gol.
Aquele Pedro poderia ter matado o jogo naquele contra-ataque, mas não, preferiu driblar uma, duas, três vezes até perder a bola. Que raiva que deu!
Aliás, penso que a Alemanha facilitou e muito a vida dos espanhóis ao jogar covardemente. Fiquei decepcionadíssimo com o treinador que come meleca. Se ele deixasse o time jogar como vinha jogando, duvido muito que os espanhóis estivessem na final.
Penso que com a Holanda será bem diferente.
CurtirCurtir
Disse logo após o jogo contra a Holanda que Dunga não é de todo culpado pelo inssucesso da seleção, afinal que culpa tem o cara com as trapalhadas de Júlio César e Felipe Melo. O primeiro tempo foi só elogios e futebol para matar a parada aí vem o 2º tempo rídiculo e o desequilíbrio emocional de todos, inclusive do Dunga. Não esqueçam que Ricardo Teixeira, na minha opinião o maior culpado, saiu ileso e continuará a frente da CBF só Deus sabe até quando.
CurtirCurtir
A Espanha está na final com méritos, contraditório seria a Argentina e a Alemanha que eram falsa imprensão, pelo menos a Espanha provou isso.
CurtirCurtir
Caro Berli, a culpa de Teixeira foi aventurar em Dungadas. Mas vale dizer que nunca na história da seleção um treinador teve tanto poder quanto Dunga. Dunga na seleção erá desde médica, passando por assessor de imprensa, terminando como treinador. Diante disso, Dunga para mim foi o culpado (vide a insistência em Felipe Melo).
CurtirCurtir
Berlli, detalhe o primeiro tempo foi bom (não espetacular). Dominamos e imprensamos a laranja. Mas o time (mesmo vencendo) demonstrava uma grande inquietação no jogo (mesmo no primeiro tempo). O gol, que foi falha de Julio (não vi falha do Melo no lance) apenas foi o estopim para o pavio começar a queimar e, consequentemente, o time se perder em campo.
CurtirCurtir
Eu acho que a copa não foi dos jogadores, mas sim dos técnicos. O técnico da Holanda soube neutralizar o nosso ataque, assim como fez a Espanha contra a Alemanha. E a mim me parece que essa copa foi arrumada, pois a forma com que os costumeiros vencedores jogaram é de estranhar. Portanto eu aposto no Brasil em 2014,. da mesma forma que aconteceu em 98, para vencermos em 2002, aconteceu em 2010. E vai dar Espanha dia 11, pois em cada jogo ela joga de forma diferente, surpreendendo o adversário.
CurtirCurtir
Berlli,
“A Espanha está na final com méritos, contraditório seria a Argentina e a Alemanha que eram falsa imprensão”.
Não entendi… Copa é torneio. A Alemanha teria mperitos se chegasse a final. Foi a única que jogou contra dois times que ja foram capeões mundias. Méritos tinha, não foram competentes.
CurtirCurtir
Quis dizer que a Argentina era só oba, oba, a qual a Alemanha goleou e se sentiu mais poderosa que antes, mas quando se viu envolvida pelo melhor futebol praticado pelos Espanha, mostrou ser apenas uma seleção competitiva. Resumo: A Espanha jogou muito mais que antes e a Alemanha bem menos que prometia.
CurtirCurtir
Já ouvir comentariasta dizer que faltou maturidade para a Alemanha, antes a juventude era só elogios.
CurtirCurtir
De minha parte, continuo a considerar o time de Löw uma belíssima equipe. Perdeu porque não foi mais ousado, principalmente no primeiro tempo, mas jamais por “excesso de juventude”.
CurtirCurtir
Mas não era os argentinos que jogavam pra frente?
CurtirCurtir
Brasil jogou com arrogância, quem pega gol de Tanzânia e Coréia do Norte (ainda não goleia), já deixava a minha mala pronta, para qualquer mometo voltar pra casa.
Alemanha jogava um belo futebol, na minha opinião os 4 semifinalistas, mereciam onde estão ou até a final, por suas virtudes.
O Brasil tem a melhor defesa do mundo, levou gol no pior momento. Kaká fora de forma, baita jogador e unica esperança. Falta de opções no banco. O Dunga era contra a improvisações, motou um Brasil improvisado com Michel Bastos (Meia no Lyon) jogando na lateral, Gilberto (Meia no Cruzeiro) jogando de lateral, Daniel Alves (lateral Barcelona) jogando de volante, robiho que jogava de atacante, improvisando no meio-campo, cadê a coerência? Planejamento? Se fosse apenas nos amistosos, contudo fazer estes testes a hora errada, veja no que deu.
Holanda dominou o 2o tempo, não foram 2 lances, eles tiveram um aproveitamento melhor, isto se chama produtividade, bola na trave não se ganha jogo e nem escanteio, vou pedir ao Dunga restaurar o famosissimo Torneio Início.
Os grandes guerreiros não ganharam batalhas por sua valentia e compromentimento, e sim por sua inteligência e sagacidade, o Brasil foi soldado, não um guerreiro de verdade.
sds
MF
CurtirCurtir