51 comentários em “Tombamento do Baenão. Vote aqui…

  1. Contra por razão simples. Tombado não poderá ser descaracterizado. O Baenão precisa passar por alterações. Estruturais inclusive.

    Curtir

  2. Foi com grande tristeza que soube da impossibilidade da venda do Estádio Baenão em virtude da iniciativa revanchista do promotor de Justiça Wilson Benedito Sá, que deve ter o seu nome eternamente lembrado como um dos responsáveis pela decadência do Clube do Remo.

    Não tenho dúvida quanto ao grande passo que daria o Leão de Antonio Baena para alcançar o nível de profissionalismo que tanto se almeja para o clube que possui uma numerosa e fanática torcida.

    Mas o que mais deixou triste é a pequenez de alguns conterrâneos (Gerson Nogueira, Benedito Sá, Hamilton Gualberto, Jones Tavares). Ah, como é difícil ocorrer mudanças significativas neste Estado. Como somos provincianos. Como temos dificuldades em acompanhar o crescimento de outros estados…

    Afinal, alguém poderia me explicar qual o valor arquitetônico que o Baenão tem para a cidade? Quem se orgulha, independente de que camisa veste, de ter um estádio sujo, pichado e sem perspectivas de melhoramento no centro da cidade. Aqueles que conhecem outras praças esportivas, até mesmo em cidades pequenas do nosso país, sabem que o Baenão não passa de uma grande quantidade de concreto armado, que não oferece o menor conforto e segurança aos seus freqüentadores, sejam eles torcedores, cronistas e atletas. Várias vezes fui indagado por colegas de outros estados que ao passarem em frente ao estádio indagaram: “É esse o estádio do Remo? Não acredito”

    Admitindo os argumentos utilizados pelo agora não tão nobre promotor, Manaus e Natal não seriam sedes da Copa do Mundo, uma vez que não poderiam implodir o Vivaldão e o Machadão, respectivamente para construírem novos e modernos estádios.

    Promotor Benedito Sá, caso o Clube do Remo não consiga concretizar a venda do seu envelhecido estádio, não estará deixando apenas de crescer, estará, também, perdendo um torcedor que durante 28 anos esteve sempre ao lado dos seus sucessos e fracassos. Faço isso, não pelas inúmeras tristezas que o clube tem me proporcionado nos últimos anos, muito menos pela sua atitude irresponsável e egoísta, mais, fundamentalmente, pela falta de perspectiva de crescimento que assolará o meu querido clube por muitos e muitos anos.

    Sem mudanças estruturantes Remo e Paysandu continuarão navegando contra a maré. Não podemos esquecer que atitudes irresponsáveis como a do Promotor Benedito Sá, além de impedir a modernização do clube, arrefecem ações como as do Sócio Torcedor, afinal muitos torcedores se associaram, como eu, empolgados com a esperança de um confortável e moderno estádio.

    Acordem! O maior patrimônio dos clubes paraense que são as suas torcidas estão envelhecendo. Não está havendo renovação entre os seus torcedores. Poucos adolescentes de nossa cidade continuam dando preferência aos times da terra. Se nada for feito, o futebol paraense será apenas uma boa lembrança

    Aos cronistas como Gerson Nogueira, Hamilton Gualberto e Jones Tavares, o fim do futebol local representará, também, o desemprego de vocês, afinal poucos terão a paciene de ouvi-los por muito tempo narrando ou comentando Remo x Santana e Paysandu x Rio Branco.

    Thiago Rodrigues
    81448420

    Curtir

    1. TIAGO,

      NÃO INDUZI, NÃO INSTIGUEI, NÃO ORIENTEI E NEM FUI O AUTOR DA INICIATIVA DO TOMBAMENTO DO ESTÁDIO EVANDRO ALMEIDA. COMO UM BOM REMISTA QUE ACREDITO SER, APENAS E TAO-SOMENTE GUARDEI SIGILO DESSE TOMBAMENTO SOLICITADO EM FEVEREIRO E INÍCIO DE PELO EX-PRESIDENTE JOSE LICINHO DE CARVALHO EXATAMENTE PARA QUE NÃO PUDESSE ME ACUSASSEM DE ESTAR TUMULTUANDO O AMBIENTE AZULINO, RESPONSABILIZANDO-ME, AO MESMO TEMPO, PELO INSUCESSO DE NOSSO FUTEBOL NO PARAZÃO 2010, COMO DE FATO ACONTECEU. MINHA PARTICIPAÇÃO SE RESUMIA APENAS A ISSO: GUARDAR SIGILO DESSA INICIATIVA DESSE TOMBAMENTO. NÃO SE SE A MELHOR PROPOSTA FOI O TOMBOAMENTO SOLICITADO, BEM COMO NÃO SEI SSE SERIA A VENDA TÃO LONGAMENTE ANUNCIADO. SE ISSO LHE CAUSOU TRANSTORNO AO PONTO DE UTILIZAR O BLOG DO GERSON PERES PARA ME OFENDER, DE PÚBLICO LHE PEÇO DESCULPAS.

      Curtir

    2. NÃO INDUZI, NÃO INSTIGUEI, NÃO ORIENTEI E NEM FUI O AUTOR DA INICIATIVA DO TOMBAMENTO DO ESTÁDIO EVANDRO ALMEIDA (BAENÃO) E D A ÁREA DO CARROSSEL . COMO BOM REMISTA QUE SOU, APENAS E TÃO SOMENTE GUARDEI SIGILO DESSAS POSTULAÇÕES QUE OCORRERAM NO FINAL DE FEVEREIRO E INÍCIO DE MARÇO DO CORRENTE ANO, RESPECTIVAMENTE, POR INICIATIVA DO EX-PRESIDENTE JOSE LICINHO DE CARVALHO, PARA QUE NÃO ME ACUSASSEM DE ESTAR TUMULTUANDO O AMBIENTE AZULINO, RESPONSABILIZANDO-ME, AO MESMO TEMPO, PELO INSUCESSO DE NOSSO FUTEBOL NO PARAZÃO 2010, COMO DE FATO ACONTECEU. MINHA PARTICIPAÇÃO SE RESUMIU APENAS A ISSO: GUARDAR SIGILO DO TOMBAMENTO SOLICITADO. NÃO SEI SE ESSA SERIA A MELHOR PROPOSTA, ASSIM COMO NÃO SEI SE AVENDA TÃO LONGAMENTE ANUNCIADA SERIA A SALVAÇÃO DO LEÃO. SE ISSO LHE CAUSOU TRANSTORNOS AO PONTO DE UTILIZAR O BLOG DO GERSON PERES PARA ME OFENDER, DE PÚBLICO LHE PEÇO DESCULPAS. (TEXTO CORRIGIDO)

      Curtir

  3. Senhores comentarias e cronistas do futebol paraense, a não modernização do futebol paraense poderá implicar no desemprego dos conservadores de plantão. Jones Tavares, Hamilton Gualberto e Gerson Nogueira não reproduzem o pensamento da nação azulina. Não esqueceremos os seus nomes caso a venda não seja efetivada.

    Curtir

  4. Apesar de ser contra a venda (esclareço que sou contra a venda pelos interesses escusos que envolve a transação), sou contra, também, o tombamento pelas mesmas razões citadas pelo Tavernard. Não há necessidade de chegar a esse extremo para evitar esta venda.

    Curtir

  5. Tombar é um despropósito. Até quem é contra a venda sabe disso. E a enquete está muito simplista. Você pode ser contra o tombamento e contra a venda também.

    Curtir

  6. THIAGO: Acho que és pau mandado da diretoria. Não vês que esse tombamento é simplesmente para evitar essa negociata (sabes o que é negociata?). Para o tombamento é necessário até anos para concretização, tempo necessário para a saida dessa diretoria. Sabes qual o valor dessa área? 52 milhões. Então por que entregar por 32 milhões. O terreno que vão comprar é de 6 milhões, quando existe, com o mesmo tamanho, por 450 mil. Acho que tu és muito ingênuo. Esses cronistas que mencionas são remistas e conhecem bem esse tipo de maracutaia. Com certeza não frequentas estádio. Se vais, te prepara para ir para Marituba, onde estão as maiores invasões de pessoas desempregadas. Irás? até podes ir, mas voltar…….Acho que tu és aquele cego que não quer ver.

    Curtir

  7. Um pequeno esclarecimento. Gerson Nogueira é bicolor e petista. Este blog e suas manifestações são a prova cabal. Quanto ao tombamento do Baenão é mais uma insanidade de alguém que não merece ser chamado de AZULINO. Ao contrário, deve ser bicolor e petista como nosso amigo Gerson. Ambos estão à serviço da choldra bicolete.

    Curtir

  8. Thiago, vc deveria se sentir feliz por td isso , nao sei se vc acompanhou a grande discussao por aqui neste sitio a respeito dessa venda, mas o Gerson sempre colocou os fatos de forma clara, e sempre buscou mostrar o lado ruim dessa venda”entrega”.

    Curtir

  9. Um detalhe que deve ser lembrado e repensado é que com o tombamento do imóvel (no caso do Baenas) o patrimônio perde valor, queira ou não, justamente por não poder descaracteriza-lo.

    Curtir

  10. O Marcelo e o Berlli, acertaram, na mosca. Penso do mesmo jeito. É aquilo que falo, algumas pessoas, querendo atingir o Amaro (quer pela pessoa dele ou por ser de partido político contrário), não percebem que, com atitudes como essa, o mais atingido, é a instituição.

    Curtir

  11. Antes de qualquer coisa gostaria de informá-lo que nunca troquei uma palavra com qualquer dirigente do Remo. Sou apenas um torcedor, ou melhor, um verdadeiro torcedor que assiste os jogos nas arquibancadas duras e cheias de limo do Baenão. Sou apenas um torcedor que perde entre 10 a 20 minutos de jogo, todas as vezes que preciso correr para debaixo das arquibancadas para me proteger da chuva enquanto a bola rola. Sou apenas um torcedor que, invariavelmente, pisa no mijo todas vezes que precisa sair do estádio quando o juiz apita o fim da partida.

    Superada a dúvida quanto a minha identidade, gostaria de informá-lo, também, que não ignoro o processo de tombamento como sugeriste. Não desconheço que a possibilidade de tombamento do Baenão, além de impedir qualquer venda desse patrimônio, irá amarrar qualquer direção, mesmo aquela que você apóia, a realizar qualquer tipo de melhoria visando o conforto e comodidade dos torcedores. Não desconheço que essa irresponsável atitude irá impossibilitar qualquer negociação, mesmo sendo a mais vantajosa do mundo, como, por exemplo, construção de um estádio para 100.000 expectadores em pleno bairro do Umarizal, haja vista que nenhuma grande empresa se interessará mais pelo local.

    Entretanto, Luiz, não podemos deixar de admitir que pelo menos uma coisa boa ocorrerá com o possível tombamento: não precisaremos mais nos preocupar com o leilão do estádio, afinal quem comprará o Baenão pelo valor que os conservadores de plantam acham justo, sabendo que não poderão demolir um degrau das arquibancadas umedecidas e esburacadas.

    Gostaria muito de acreditar que o Remo conseguiria resolver todos os seus problemas sem precisar se desfazer de nenhum patrimônio. Mas como isso ocorrerá? Quantas diretorias passaram pelo clube e não resolveram o problema? Você contribuirá com alguma coisa? Tenho certeza que não. Mas não se envergonhe, eu também não darei nada. Acredito que os torcedores têm de pagar o ingresso do jogo, e nada mais. É assim que funciona em todos os grandes clubes.

    A minha defesa pela venda do Baenão deve-se, fundamentalmente, por conhecer outras praças de futebol pelo Brasil. Você não imagina o quanto é triste comparar o Baenão com estádios de times como Avai, Figueirense, Criciúma, Joinvile, Vitória-BA. Estamos anos luz atrás de times que há pouco tempo eram inferiores ao Clube do Remo.

    Quanto ao valor abaixo do de mercado, não tenho dúvida que a possível diferença é menor do que os prejuízos que o Clube do Remo tem tido nos últimos 5 anos e que continuará tendo nos próximos anos pelas crescentes dívidas trabalhistas.

    É lamentável acreditar que apenas uma boa administração vai ser suficiente para ganhar títulos importantes que resgatam o orgulho de torcer pelo clube, bem como para pagar os 8 milhões de reais que o clube deve.

    Talvez esteja enganado. Vai que o Gerson Nogueira, em parceria com o Hamilton Gualberto e Jones Tavares, ganhe na Mega Sena. Tenho certeza que eles não se furtarão em ajudar o mais querido do Pará. Você não concorda comigo, moço de boa visão?

    antonio.bastos@cohab.pa.gov.br

    Curtir

  12. THIAGO: Obrigado por merecer uma resposta sua. Mas para começar eu me sinto jovem de cabeça, mas muito velho de experiência com esse tipo de dirigente. Eu ainda sou do tempo de Jorge Hage e Nabor Silva, que davam de seu bolso gratificações aos jogadores por uma vitória. O que você vê hoje: só interesse pessoal, político e financeiro. Eu pedi para que lesses todos os comentários, para evitar de repeti-los. Eu não analiso as coisas com o coração, mas com a razão e fundamentalmente com a lógica. Talvez não tenhas tido tempo para pensar nessa negociata. Como bem disseste, não conheces as pessoas responsáveis por esse embrólio. Inclusive, não me respondeste se irias numa quarta-feira à noite lá para Marituba assistir a um jogo do Remo. O papel aceita tudo, resta-nos com razão e lógica, averiguar se a coisa é viável. É preciso que tu entendas que essa dívida sempre houve e haverá, pois os dirigentes gastam da maneira que entendem, certo ou errado. Para mim a venda pode ser feita, desde que me seja ofertado, como torcedor, melhor conforto. Por que não compraram terreno dentro de Belém, até que fosse em Icoaraci. Eu me calaria. O Clube é de Belém, e não de Marituba. Sabes como o Figueirense e outros que citaste conseguiram seus estádios, através do sócio torcedor, que bem elaborado, o sócio pode até ter bons privilégios, mas é preciso dirigentes honestos e inteligentes. O Raimundo Ribeiro vendeu a sede campestre e o advogado apenas solucionou 6 pequenas causas. Olha a Curuzu, em que meia dúzia fizeram uma pequena reforma, que melhorou em muito por lá. O Paysandu tem as mesmas dívidas e pegunta se o Omar quer vender a Curuzu. Ele mesmo, que é bocudo, disse que jamais faria um negócio desse. Só o Amaro que está certo? Convoque a galera remista, e verás que ela estará pronta a contribuir, desde que o negócio seja transparente. Talvez você seja daqueles que confia no que te dizem, mas se der errado, aí você vem jogar pedra. Aí já é tarde, meu amigo. O Remo, em Marituba, sofrerá queda de futuros torcedores. É difícil de entender? Qual é mais útil, a séde social ou o Baenão? Pra que ficar com a séde se só serve para os velhinhos tomarem sua cachaça. Tanto o Gerson, Gualberto, e Tavares, que pensam como eu, são profissionais que conhecem esses bastidores que nós não temos acesso.

    Curtir

  13. Analisando as opiniões acima, só me resta esperar o dia em que o sócio torcedor tenha direito a voto no clube. Só assim as decisões serão tomadas com base na vontade da maioria. Enquanto isso, contentemos com a nossa mera existência!

    Curtir

    1. Porra, Acácio e Luis Sergio, sacanagem, deixa os caras resolverem os problemas deles…a gente não tem nada que se meter! Hahahahaha…

      Curtir

  14. THIAGO: Eu também um dia espero votar, como sócio torcedor. Mas até lá muita água vai rolar. Mas temos que dar o ponta pé inicial. Eu tenho um projeto, onde a prestação de conta é feita para todos sócio. É o sócio que determina onde gastar, bem como sugere opiniões. Ele é feito na base de quantidade de sócio, para que com qualquer quantia haja participação. Não temos qualquer interferência de dirigentes. Tenho certeza que em 2 anos o Baenão seria uma arena multifuncional, moderna, diferente do que querem fazer em Marituba. Desculpe-me se fui um pouco grosseiro, mas este assunto está me deixando nervoso. Mas valeu, porque vc pode pensar um pouco nessa realidade, que dirá o futuro do nosso Clube.

    Curtir

  15. Na hora da derrubada do chiqueirão azul, chamem o LOBO MAL para fazer o serviço. Vó te comer, Vó te comer, Vó te comer, Vó te comer!

    Curtir

  16. Histórias infantis:

    A Leoa azul, pergunta ao lobo mal! O que você vai fazer?

    O lobo diz, vó te comer, vó te comer, vó te comer, vó te comer, vó te comer, vó te comer!

    Curtir

  17. Só se for a ‘vó’. Lembro de um Re-Pa em 1993, aquele em que o Biro Biro fez um gol de costas lá no estadio do Chaco. O jogo foi interrompido pq o muro caiu. Precisou de outro jogo no Mangueirão, que estava em reformas, para ganharmos de novo do rival. Não se conformavam com apenas uma derrota, queriam repetir a dose. Gol de Agnaldo de cabeça. Coisas que o torcedor do rival não gosta de lembrar. Cair muro, alambrado e desligarem a luz era coisa comum lá no estádio do Chaco (digo ‘chaco’, só pra quebrar o galho, pois o outro nome que rima com palavra chula é coisa imunda).

    Curtir

  18. Não quero me aprofundar nesta discussão que até acho infantil, mas citar queda de muro, de alambrado, liga deslida luz (Manoel Ribeiro era mestre), que foram primazias no ex- estádio do Remo é no mínimo não conhecer o passado do Remo. Até tiro foi ouvido naquele jogo conta o Ubelândia pelo brasileiro de um ano que nem lembro. Então Valentim, reformula este teu repertório que já é um delito.

    Curtir

  19. Manoel Ribeiro não foi nada em comparação a Rabelo, Morbach, Pinho e Tourinho. Só para ficar nesses nomes. Aliás um estádio com nome de coisa imunda só pode atrair ‘gente’ dessa laia.

    Curtir

    1. Sobre nosso caldeirão, só rancores blasfemam e acusam as origem do autor. Dizem que a maior dor é a do parto, por isso o Baenão está sendo parido. (vendido, desfeito ou tombado) com queira.

      Curtir

  20. Não adianta você ficar nervoso que não vai mudar a história. Entre esses citados que você citou tem ganhadores de títulos e até conduziu o clube a uma libertadores. Cite um do teu lado que vez alguma notariedade?

    Curtir

  21. Não adianta você ficar nervoso que não vai mudar a história. Entre esses citados tem ganhadores de títulos e até conduziu o clube a uma libertadores. Cite um do teu lado que vez alguma notariedade?

    Curtir

  22. BERLLI: Comprando todo mundo. Sabes que foi o único projeto da Sudam que deu certo? Pergunta ao Licínio Carvalho de que forma Wélber e Balão atravessaram a avenida e que ajudaram essa coisa a ser campeão dos campeões, que na verdade não tinha campeões. Todos os times estavam fazendo pre-temporada, ou seja, todos ainda formando seus times.

    Curtir

  23. Há de se preservar a memória do chiqueirão, senão como lembrar o leão vestido de alvi-azul em 2001?

    Como lembrar os dois 4 X 0 que o Campeão dos Campeões enfiou no mesmo ano lá dentro?

    Como lembrar o jogo (3 X 1) de 1976 da estréia do Bira com a camisa bicolor em que eles correram para o túnel fugindo de campo?

    Se eu for elencar os motivos que justifiquem o tombamento, ficarei um bom tempo aqui e acabarei por convencer muita gente, inclusive o Amaro Barnnes (Simpson), o padreco e todo o resto.
    TOMBAMENTO JÁ!

    Curtir

  24. Tá bom, chega, agora bora falar da Curuzu.
    Qual o jogo mais marcante? Papão 1 x 1 Americano, vitória e acesso à primeira nos pênaltis em 1991 com última cobrança do César pernil. Mais emocionante que o título de 2001.
    E o Re x Pa? Papão 3 x 1, com Albertinho deixando um tal de Dias no chão antes de marcar e o Jobson fazendo um golaço de fora em 2001.
    Queda de muro mais famosa? Papão x ABC, com zagueiro Ary marcando aos 41 do segundo em 1991.
    Como vender um estádio que é um símbolo, um templo?

    Curtir

  25. Só sei que o tal de BAENÃO É UM FEDOR SÓ E PRETO DE SUJO…Para ser tombado deve sofrer reformas e enquanto isso isso quem vai tombamdo LADEIRA ABAIXO É O TIMECO DE QUINTA…QUE VAI DISPUTAR A QUARTA.Hilario…Enquanto isso o papão vai começar a subir os degraus…aguardem perifericos…

    Curtir

  26. correção; tombando.Dificil a lingua portuguesa hein?Imagine um periferico desses da vida ter que se mudar pro estrangeiroe falar e escrever em outro idioma se eles sequer são capazes de entender os fatos…

    Curtir

  27. Prezado cronista Gerson Nogueiro, o resultado da sua enquete não é válido. Dezenas de torcedores da porcaria estão votando a favor para não verem o seu clube atrás do Remo. Cronista de merda. Deixei de ouvir a rádio clube por sua culpa

    Curtir

    1. Essa é nova. Ficar atrás de quem é o último, só na cabeça e genialidade de quem não sabe que rumo tomar na vida. Sua ausência será um favor por nada acrescentar. Com sua licença vou puxar a descarga.

      Curtir

  28. É PRECISO SABER QUAIS SÃO AS REIAS INTENÇÕES DE ALGUNS DIRIGENTES AZULINO NA VENDA DO BAENÃO, POIS FICA CLARO QUE QUANDO HA PLANEJAMENTO SERIO COM RESPONSABILIDADE UM GRANDE NEGOCIO PROSPERA, VEJAMOS O CLUBE DO REMO, PASSOU 12 ANOS SEM NUNCA TER RECEBIDO UMA AJUDA FINANCEIRO DO GOVERNO ESTADUAL, COMO PATROCINIO, NÃO ESQUECENDO QUE O ATUAL PRESIDENTE DO CLUBE ERA SECRETARIO DO GOVERNO PASSADO, E NEM POR ISSO FOI PRECISO CHEGAR A ESSA ATITUDE, POIS BEM PELOS CALCULOS ANUNCIADOS O REMO RECEBE MENSALMENTE 280 MIL REAIS DE PATROCINIO, NÃO SERIA A OPORTUNIDADE DE INVESTIR NO SOCIO TORCEDOR DO VICE PRESIDENTE ORLANDO FRADE, VISTO QUE O MESMO JA ARRECADA UMA IMPORTANCIA DE 100 MIL POR MES, É PRECISO QUE HAJA UM INVESTIMENTO EM PROPAGANDA PARA CHAMAR A TENÇÃO DA GRANDE NAÇÃO AZULINA QUE 2005 FOI A MAIOR TORCIDA DO PAÍS.

    Curtir

  29. Parabens ao Nicinho, verdadeiro azulino, e verdadeiramente uma ANTA. è por isso que estamos na quarta divisão.
    è muita visão futurista deste cidadão.
    É por isso que os ouros crescem (vitoria, avai, etc) e nós sempre para gtrás,
    Viva a imprensa esportiva do PARÁ!!!!!!
    Viva a Federação Paraense!!!!!!

    Curtir

  30. BERLI: E por que o Tourinho até hoje não prestou conta? Tu não sabes o que acontece nos bastidores de Remo e Paysandu. Faça um raciocínio lógico nos seus comentários.

    Curtir

    1. Luiz Antônio, tem os que roubam e fazem e os que só roubam. Ex: Tourinho e RR, respectivamente. Também tem o que nada fazem, mas no futebol só aconteceu na Tuna, quase extinta por falta de apoio.

      Curtir

  31. Vejam como a votação mudou radicalmente, por que quem vota, analisa primeiro os prós e contras. E o tombamento está vencendo, para que o Frade fique louco. Célio, se o Remo recebe 380 mil por mês, não entendo essa ansiedade em vender o Baenão.

    Curtir

  32. Discussões à parte, acho que o tombamento do BAENÃO foi mias uma manobra infeliz de nossos políticos “porcos” e de algumas pessoas(se é que podem ser chamados de pessoas) pequenas; que se acostumaram a viver na pequenez em que nosso estado e nossa gente são submetidos. Estas pessoas brigam para tombar este estádio velho e não lembram que o CLUBE DO REMO pode inclusive falir, se é que ja não está falido, em função deste ato impensado.
    Quanto aos comentários insanos dos torcedores do PSC (pinico da santa casa), gostaria de lembra-los que a situação deste clube (PSC) não é nada confortável, e que ele tambem pode ser tombado, mas pelo vento e pelas chuvas, pois o mesmo está tão ou mais deteriorado que o BAENÃO.

    Curtir

Deixe uma resposta