
A Câmara de Vereadores de Belém sofreu uma renovação de 50% nesta eleição. Uma das novidades é o goleiro e ídolo do Clube do Remo, Vinícius, que se elegeu pelo partido Republicanos, recebendo 7.079 votos – foi o único candidato do segmento esportivo que conseguiu se eleger. Aos 36 anos, ele está no Evandro Almeida desde 2017, conquistando a torcida com o estilo sóbrio e seguro. Tornou-se ídolo também pelo perfil de grande profissional.
Neste período, ele disputou 118 jogos e se tornou titular absoluto da equipe. É Vinícius e mais 10, costumam dizer os torcedores. A idolatria surgiu pela quantidade de vezes que o goleiro salvou o Leão de situações difíceis, garantindo vitórias e conquistas.
Através de seu perfil no Instagram, o goleiro agradeceu aos torcedores pela votação expressiva que fez dele o 11º vereador mais votado nesta eleição e prometeu trabalhar “exaustivamente” para retribuir o apoio.

“A toda população de Belém, em especial ao Fenômeno Azul: muito obrigado!!! Foram 7.079 votos de confiança, para que eu possa trabalhar por essa cidade que acolheu a mim e a minha família de maneira tão calorosa. Tenham certeza que me dedicarei exaustivamente para recompensar com muito trabalho todo esse apoio. Obrigado!!!”, escreveu Vinícius.
Um dos receios da torcida é com relação à carreira do goleiro no clube, já que ele tem contrato até 2022 e terá que se dividir com as obrigações do mandato. Nas redes sociais, um torcedor disse estar “feliz e preocupado” com esta possibilidade. Vinícius, no entanto, respondeu garantindo que vai conciliar os dois trabalhos.
“Será possível conciliar o trabalho na Câmara dos Vereadores com a função de atleta profissional de futebol, dentro da legalidade e com embasamento jurídico”, respondeu o goleiro.
O ídolo remista fez uma campanha modesta, com poucas aparições na TV e no rádio, contando mais com o apoio dos torcedores nas redes sociais. Ele é natural de Goiânia (GO) e já defendeu o Vila Nova-GO, Criciúma-SC, Boavista-RJ, Duque de Caxias-RJ, Flamengo-RJ e Novo Hamburgo-RS.
Outros candidatos, denominados “candidatos do esporte”, que disputaram a eleição e não obtiveram sucesso, com as respectivas colocações:
Vandick Lima (45°)
Zé Augusto (69°)
Agnaldo (99°)
Dr. Silvério (117°)
Paulo Caxiado (120°)
Jorge Anderson (237°)
Dewson Freitas (275°)
Marquinho Belém (452°)