

Noves fora o circo, Lula foi o único presidente que entendeu a força da fotografia. Um bom fotógrafo oficial é fundamental. Deveria ser escolhido com o zelo de que se nomeia um ministro. Não é exagero. Foi o caso com o fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert. Trata-se de algo corriqueiro nos presidentes das democracias ocidentais. Vide o Pete Souza, retratista do Obama, o mais recente exemplo.
No Brasil, escolhem o porta-voz da presidência com o maior cuidado e o fotógrafo oficial, quase como um apertador de botão. Não entro no mérito da propaganda nem no culto da personalidade, mas boas imagens, é inegável, são favoráveis aos presidentes. Isso é algo que, na maioria dos casos, ainda não foi dado o devido valor e peso.

Qual foi o presidente mais bem fotografado do Brasil? Goste não goste, a resposta é evidente: Lula. Jornais, revistas, sites usam as fotos oficiais sem o menor recuo crítico. O melhor dos mundos para a engrenagem da divulgação oficial.

Não fazem a mesmo coisa com os comunicados dos poderosos. Dissecam. No melhor dos casos, decifram o que está nas entrelinhas. Pois bem, fotografia é igual. No entanto passa fácil. Falta cultura visual e um certo senso de responsabilidade.
Em tempo: faço aqui uma observação puramente técnica. Não é manifestação de simpatia ou apoio ao ex-presidente Lula, réu da Lava Jato. (Por Antonio Ribeiro, no Comunique-se)


OLá gerson, queria publicar seu texto e essas imagens no meu blog triluxtografias. Como faço para pegar sua autorização?
CurtirCurtir
Sem problemas, amigo. Pode apenas dar o crédito ao blog, ok?
CurtirCurtir
Ótimo artigo, parabéns!!!
CurtirCurtir