Papão na hora da verdade

POR GERSON NOGUEIRA

Depois da vitória convincente sobre o Bahia, na última terça-feira, em Belém, o Papão parte hoje para missão mais complicada. Enfrentar o Náutico dentro do Recife é parada sempre indigesta. Cabe observar, porém, que situações desafiadoras exigem atitudes corajosas.

Além da necessidade de pontuar para se manter longe da zona do rebaixamento, o time precisa confirmar a fase de recuperação iniciada nesta semana. Um triunfo hoje serviria para reabrir as esperanças de acesso e eliminar as dúvidas que o torcedor ainda alimenta em relação ao trabalho de Dado Cavalcanti.

unnamed-100Mesmo considerando que o Náutico é um adversário forte em seus domínios, o Papão teve suas melhores atuações na Série B atuando fora de casa – vitórias sobre Vasco, no Rio, e Criciúma, em Santa Catarina.

A má notícia, neste caso, é que os dois jogos não ocorreram nas gestões de Dado. Gilmar Dal Pozzo venceu em São Januário e Rogerinho Gameleira era o comandante contra o time catarinense.

De qualquer maneira, o Náutico atravessa um momento de incertezas e também joga sob pressão. Deixou de ser um dos cotados para brigar pelo G4 para virar integrante fixo do bloco intermediário da competição. Pesa no ânimo dos jogadores o longo jejum de vitórias em casa. Já são sete rodadas sem o sabor de um triunfo no Recife – a última vitória foi sobre o Tupi na 18ª rodada.

Caso consiga manter a mesma formação dos últimos jogos e Tiago Luiz esteja recuperado plenamente, o Papão tem boas chances de surpreender o Timbu. Contra o Brasil e o Bahia, o time se distribuiu melhor em campo, fechou espaços e foi mais criativo nas ações de ataque. Faltou apenas caprichar mais na hora da definição das jogadas.

—————————————————

O enigma do Imperador

O noticiário da semana sobre os preparativos do Remo para a decisão de domingo contra o América-RN revelava até ontem dúvida sobre a escalação de Edno, que se recupera de lesão. É provável que o principal atacante azulino seja confirmado para a confronto, mas a situação traz à tona uma situação curiosa dentro do clube e confirma o excessivo poder que os clubes regionais costumam dar a seus treinadores.

O reserva natural para o comando do ataque seria Luiz Carlos Imperador, que disputou o Parazão e a Copa Verde com bom aproveitamento e tem características muito parecidas às de Edno, exercendo o papel de pivô. Ocorre que o atacante está fora dos planos do técnico Waldemar Lemos, que nunca sequer o relacionou para jogos da Série C.

Tudo motivado, segundo rumores oriundos do próprio Evandro Almeida, por um antigo desentendimento entre Waldemar e Luiz Carlos, que teria ocorrido em outro clube. Não se tem confirmação dessa rusga e se a desavença foi mesmo tão séria quanto parece.

De todo modo, é inaceitável que por um motivo banal (e de natureza particular) o Remo possa ser prejudicado justamente no momento em que busca alcançar a disputa de mata-mata e a chance de obter o acesso à Série B. Um técnico é tão empregado do clube quanto os jogadores. Está – ou deveria estar – a serviço dos interesses da agremiação que o contrata.

Um problema pessoal não pode jamais se sobrepor às necessidades do clube. O fato é que, caso Edno seja vetado, o Remo tem no elenco um jogador que poderia exercer a mesma função tática.

Vale dizer que Luiz Carlos continua a receber salários normalmente, mas, por decisão do treinador, não pode exercer seu trabalho. Com isso, virou hóspede de luxo. Situação parecida com a de Magno, outro atacante de ofício, esquecido por completo no Baenão.

Magno foi um dos melhores atacantes no Estadual, com boa movimentação na área e pelos lados. Curiosamente, não teve uma oportunidade de atuar como titular ao lado de Edno, enquanto Fernandinho é prestigiado mesmo enfileirando atuações bisonhas.

Flamel vive situação menos pior, mas também sem chances de mostrar a que veio. Além da habilidade para manobras junto à área adversária, o meia-atacante é um dos maiores especialistas em cobranças de falta do futebol paraense, com excelente índice de aproveitamento. Na reta final de disputa da Série C, é um trunfo muito valoroso para ser ignorado ou subaproveitado.

—————————————————-

Leão de roupa nova a partir de hoje

O Remo lança oficialmente hoje, às 17h, na sede social, os novos uniformes para o restante da temporada, celebrando o contrato de três anos firmado com a Topper. O acordo dará ao clube 15% de participação (ao contrário dos 10% a que tinha direito com a Umbro) nas vendas de material esportivo, além do valor fixo de R$ 300 mil. Haverá também uma escala de premiação para conquistas de campeonatos ou acessos.

Dirigentes do clube lembram que a Topper já vestiu o Remo no começo da década de 2000. Era o uniforme oficial na conquista do Campeonato Paraense de 2004, o inédito título 100% invicto.

(Coluna publicada no Bola deste sábado, 17)

118 comentários em “Papão na hora da verdade

  1. Gerson e amigos do boteco, bom dia.
    O torcedor é sempre um esperançoso, quase sempre mais do que a realidade dos números permite ser. Penso que o Papão até pode dar uma arrancada, como sugere a capa do Bola, uma mini arrancada talvez, mas suficiente apenas pra se afastar da Z4 o mais cedo possível e projetar 2017 o quanto antes. Para acesso, imaginemos 62 pts como meta, é o que o “Chance de gol” dá como uma pontuação que leve a 90% de probabilidades de subir. Bem, faltam 13 jogos e o Papão precisa de 30pts, o que equivale a 9, isso mesmo, 9 vitórias em 13 jogos, além de 3 empates e assim podendo perder apenas 1 jogo. Cá pra nós, pra quem conseguiu apenas 7 vitórias em quase o dobro de jogos dos que restam (25 rodadas), é uma meta pra lá de difícil de se atingir. Vale dizer que essa projeção de 62pts já foi mais alta e talvez até caia, dado o equilíbrio e o nivelamento por baixo das equipes, mas ainda assim é focar na permanência porque a Z4 tá fungando no cangote.

    Curtir

  2. Lamento também que Magno, Imperador, e Flamel não sejam aproveitados. No caso do Flamel, gostaria de vê-lo no lugar do ER, mas penso que isso nunca vai acontecer com o Waldemar (o ER “jogou” doente os 90 minutos do jogo contra o ABC). Há informações de que o Waldemar aceitou treinar o Remo por conta da intervenção do pai do próprio ER, e se isso for verdade…A escalação do Fernandinho em detrimento da escalação do Magno e de outros valores regionais pode ser fruto da pressão de empresário ou de algum dirigente… Não é possível que um treinador experiente como o Waldemar Lemos não tenha ainda percebido que a escalação do Fernandinho (e do Allan Dias) é um tiro no próprio pé. Aí tem…

    Curtir

  3. Bom, vamos por parte…Até porque penso que se o Remo briga por classificação até a última rodada,é graças ao bom técnico Valdemar Lemos…

    – Luiz Carlos, joga de atacante como o Edno,mas não faz a mesma função tática e, pior, não marca

    – Também não gosto do Fernandinho, mas será tem no elenco algum jogador que saiba jogar taticamente,além do Ciro? Com a bola nos pés, sabemos que tem vários..Mas o técnico deve ter os motivos dele

    – Flamel, tem muitas dificuldades em jogar em linha fora da posição dele, que é a mesma do Eduardo Ramos(titular absoluto, a meu ver), além de ter dificuldades pra marcar, por isso entra em situações de jogo,no que penso ser correto… Imaginem o Magno… Esse, pior ainda.. não tá bem nos treinos… Jogar no Pebas, é uma coisa, no Remo,é mais embaixo

    É o que sei, Gerson e amigos.

    Curtir

    1. Vou começar pela última observação, amigo Cláudio. Tenho informações muito diferentes das suas. Magno faz bons treinos, mas não está nos planos do treinador. Quem acompanha diariamente o Remo relata isso, como também a boa movimentação do Luiz Carlos desde que se recuperou de lesão. E nem digo que os dois tenham que ser titulares obrigatoriamente, mas é inconcebível que sejam preteridos em função de Fernandinho, Allan Dias e Ciro, todos improdutivos ao longo da campanha na Série B. Flamel, pelo Águia, jogou inúmeras vezes como meia avançado, poderia ser aproveitado dessa maneira no Remo. Quanto ao fato de Luiz Carlos não marcar, Edno também não marca, portanto poderia muito bem ser o reserva imediato, pelas semelhanças de estilo.

      Curtir

  4. Magno,Imperador,Flamel ainda tem muito mais futebol do quer Ciro,Fernandinho,Alan Dias o Marco Goiano ano passado subiu com o Tupi tem esperiencia em acesso deixaram ele sair pra ficar com Alan Dias quer só fez gol contra Confiança Marco Goiano quer fez alguns gols pelo remo ser não jogou o futebol quer todo mundo esperava mais ainda deu pro gasto podia fazer a diferença na Série C o WL continua temoso espero quer isso não faça o Leão pagar o pato

    Curtir

  5. Amigo Maurício, eu particularmente, não creio em acesso, opino que brigar para pontuar o máximo possível e manter o Z4 cada vez mais longe.
    O Timbú é um adversário difícil ainda mais jogando em seus domínios, porém, joga com um peso nas costas de não ter vencido ninguém a bastante tempo. Espero que o Paysandu não resolva facilitar isso.
    Estaria em Recife mas por razões alheias a minha vontade ficarei torcendo aqui mesmo de João Pessoa.
    Aguardo um jogo truncado onde o treinador mais esperto vencerá, grandes chances para o Givanildo que é um grande conhecedor de futebol.

    Curtir

  6. Golaço do Pikachu na vitória do Vasco ontem. Aos poucos o garoto bom de bola, vai se firmando no cenário nacional. Quanto ao paysandu, acredito que traga um bom resultado no jogo de hoje. O Remo, amanhã, se classifica na quarta colocação, se vai subir são outros quinhentos. Todavia, com essa torcida, pode acontecer o que muitos não acreditam.

    Curtir

  7. Pensar em acesso é muito otimismo. O foco tem de ser a permanência, pois, com esse elenco, somente um milagre para isso acontecer.

    Sabe-se notoriamente que o planejamento foi equivocado e as contratações péssimas e bisonhas, exceto a do Tiago Luiz.

    Curtir

  8. ESCALAÇÕES – 16.30hs – PPV
    NÁUTICO – Julio César. Joazi, Adalberto, Rafael Pereira e Gastón. João Ananias e Renan Oliveira. Marco Antônio, Bergson, Vinicius e Rony.
    Técnico – Givanildo Oliveira
    Banco – Rodolpho, Hayner, Igor Rabello, Matheus Muller, Negretti, Eurico, Esquerdinha, Jeferson Nem, Leo Santos, Thiago Adan e Yuri Mamute.
    PAYSANDU – Emerson. Roniery, Fernando Lombardi, Gilvan e João Lucas. R.Capanema. Jhonnatan, Augusto Recife, Tiago Luiz e Lucas. Leandro Cearense
    Técnico – Dado Cavalcante
    Banco – Marcão, Edson Ratinho, Gualberto, Rodrigo Andrade, Rafael Costa, Raí, Mailson e Rivaldinho
    ARBITRAGEM
    Árbitro: Gleidson Santos Oliveira-BA
    Aux 1- Dijalma Silva Ferreira Jr-BA
    Aux 2- Jucimar dos Santos Dias-BA

    Curtir

  9. 16min – Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll éééééééééééééé´do Náuticooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Viniciuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus 1 x 0

    Curtir

  10. 21min Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllléééééééééééé´do Náuticoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Viniciuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuusssssssssssssssssssssssssss 2 x 0

    Curtir

  11. 41 min – Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllll éééééééééééééé´do Papãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Jhonnataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaan 1 x 2

    Curtir

  12. 42 min – Emersooooooooooooooooooooooooooooooooooon queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee defeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa quaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaseeeeeeeeeeee Ronyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaz ufaaaaaaaa

    Curtir

  13. Gerson e amigos, como falei, tô com problema nas imagens da claro, que tá travando… Mas deu pra perceber alguns erros cometidos pelo time do PSC, nesse 1T… Tiago Luiz, tá sempre longe da área, chegando de trás e muitas vezes com marcação sobre ele,por isso pouco rendeu… Lucas,não está bem no jogo e, ao lado do Recife, já levou o terceiro amarelo e penso que um dos 2 já deveria sair nesse intervalo, pra entrada do Mailson… Você entra pensando mais no adversário do que no seu próprio time, dá nisso… PSC,se jogar o que vinha jogando,ganha esse jogo,mas, se ficar nesse jogo de bolas alçadas e vacilar com os contra ataques do Náutico,vai perder esse jogo… Dado,não era pra ter mudado o que vinha dando certo… Papão, jogou muito pouco nesse 1T e graças ao Emerson,saiu perdendo apenas de 2×1… Náutico, também não joga bem,mas foi eficiente e tem em Rony, seu atacante mais lúcido..Náutico,não assusta, Falta o PSC jogar o que vinha jogando pra vencer…Todo cuidado é pouco com os contra ataques do Timbu, apenas… É o PSC marcar e fazer seu jogo.

    Vamos ao 2T

    Curtir

  14. 27min -Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa traaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee quaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaseeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Ranannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn Oliveiraaaaaaaaaaaaaaaaaa faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaz queeeeeeeeeeeeeee ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Curtir

  15. 29 min – Chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuteeeeeeeeeeeeeeeee do Mailsoooooooooooooooooooooooooon poooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr ciiiiiiiiiiiiiimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ahhhhhhhhhhhhh Mailsoooooooooooooooooooooon capriiiiiiiiiiiiiiiiichaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Curtir

  16. 49 min – Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooollllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll éééééééééééééé do Náuticoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Viniciuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuusssssssssssssssssssssssss 3 x 1

    Curtir

  17. Outro que o Paysandu reabilita. Essa é nova!

    Dado, apesar das terríveis limitações do time, insiste em jogar com 3 volantes que não sabem dar um passe e a mexer demoradamente, mas isso já não é novidade alguma. Sem contar que o Mailson há muito tempo está matando no ataque, prende demasiadamente a bola e o pior de tudo, não sabe finalizar, não consegue acertar um mísero chute a gol e olha que é profissional. E a avenida João Lucas permanece insubstituível. Por que não colocar Lucas ou Raí na esquerda?

    A sorte é que o Bragantino perdeu e na próxima rodada será confronto direto, com isso o time poderá abrir 8 pontos da zona e ficar bem perto de se livrar do descenso. A luta do Paysandu no momento, é exclusivamente distanciar-se do Bragantino, que é seu adversário direto, a meu ver.

    Curtir

  18. Tchau, Dado.
    É a única chance de não cair.
    E junto com ele têm de sair aquelas pencas que todo mundo já sabe.
    Diretoria está brincando com coisa séria.
    2017 poderá servir para sedimentar o Paysandu na Série B e com a garantia da Sul-Americana.
    A organização administrativa, visibilidade, patrocínios, só demonstra os acertos fora de campo.
    No futebol, porém, esse plantel é horrível e não vai haver mudança significativa, pois sob o comando do Dado nunca conseguiram jogar três partidas apresentando um bom futebol.
    Não há, como nunca houve, padrão de jogo, aproximação entre os atletas. Um time que depende de individualidades e no qual o único destaque capaz de desequilibrar era o Pikachu, está fadado ao insucesso.
    Será pesdimo para os jogadores locais, pois os demais, com altos salários em dia (obrigação do Clube) e fazendo parte do Elenko, já estão estão com 2017 garantido.
    Enquanto isso, a Série C está de braços abertos.
    Já passou a hora das mudanças.

    Curtir

  19. Olha,Gerson e amigos, venceu quem criou mais, no jogo todo e com merecimento…Náutico venceu porque o PSC nada jogou, essa é a verdade…Como você vem embalado com 2 apresentações boas, vai crescendo na competição e muda de uma hora pra outra, e pior trocando o seu homem de velocidade(Mailson), por um volante e, pior ainda, afastando seu homem gol da área(T.Luiz)? Quem não joga pra vencer, acaba perdendo…Elementar… PSC, só Melhorou um pouco,após a entrada do Mailson… Olha amigos, pelas oportunidades criadas, 3×1, foi pouco…Marco Antônio, deitou e rolou no meio campo,ditando o ritmo do jogo…Olha, é mais um jogo pro torcedor do PSC esquecer e já pensar no próximo… Papão tem que saber que, se conseguir 15 ptos, permanecerá na B, que deve ser o objetivo… Papão, tem 6 jogos em casa e 6 fora e tem que buscar essas 5 vitórias dentro de casa,pra não cair em desespero ao ter que buscar ptos,fora de casa… É amigos, hoje, foi complicado…Papão que volta a jogar dia 26, uma 2ª feira,em casa, contra o Bragantino e terá, por enquanto, 4 desfalques,certos… Roniery(Expulso) e Lucas, Capanema e Recife, suspensos pelo terceiro cartão… Eu hein

    Vida que segue, Papãooooooooooooooooooooo

    Curtir

  20. Dado Cavalcanti no comando do Paysandu na Série B 2016:
    14 jogos

    3 vitórias
    3 empates
    8 derrotas

    De 42 pontos disputados, apenas 12 conquistados. Ou seja, um desempenho ridículo sob o comando do Dado.

    Curtir

  21. Fiquei feliz com as suspensões de Roniery, Lucas, Capanema e Recife. Esses caras não estão jogando nada. E somente assim para o teimoso treinador mexer nesse time. Tava torcendo pro João Lucas ser expulso também. Gostaria de ver o Pablo ou Rai no lugar dele.

    Curtir

Deixe uma resposta