“A tendência democrática de escola não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, mas em que cada cidadão possa se tornar governante”.
Antonio Gramsci
“A tendência democrática de escola não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, mas em que cada cidadão possa se tornar governante”.
Antonio Gramsci
À beira da extinção, informação e curtição sem perder o sinal do Wi-Fi.
futebol - jornalismo - rock - política - cinema - livros - ideias
Disse tudo.
CurtirCurtir
Para que assim seja, deve ser incluído no currículo escolar as disciplinas Chefia e Liderança e Ética do poder. Sem não houver passadas de mãos na cabeça, em média 90% não conseguirão passar de série. Querer não é poder, tem que nascer com o carisma para tal. Capacitação profissional não é tão simples assim, mas com bom aproveitamento conclusivo.
CurtirCurtir
Veja bem, Ferdinando, Antônio Gramsci falou sobre educação também, mas não apenas. A frase para ser bem entendida, dispensa superstições do tipo nascer com carisma, ou sofismas como passar a mão na cabeça, e sem outras pieguices e clichês do gênero. Concordo que ética seja algo que possa (aliás, que deva) ser ensinado em toda escola. É preciso analisar cada termo. Primeiro, note, Gramsci fala em “tendência democrática”, o que significa que a democracia não garante uma escola democrática. Em segundo lugar, mesmo assim, Gramsci dá um rumo a essa escola, o de que ela não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, e um operário qualificado, bem entendido, é aquele que pode apertar um botão, manobrar uma empilhadeira, limpar vidros nas alturas, soldar, trabalhar em ambientes insalubres, etc. Isso é pouco para que uma escola seja democrática, e para que haja mais candidatos a líderes. Gramsci aponta o caminho para a escola democrática. Quarto, daí que para cada cidadão possa se tornar governante, para que haja a possibilidade de cada qual aventara política, é preciso que as mesmas oportunidades de educação dadas às crianças de elites econômicas sejam dadas a todos. Quer dizer, oportunidades iguais a todos é aquilo que vai realizar plenamente os direitos políticos constitucionalmente previstos, de votar e ser votado, com consciência e participação no processo democrático. É tudo isso uma premissa marxista e comunista. O termo comunismo se dirige ao comum, ao cidadão do proletário, e uma escola comunista, que é a escola que torna todos comuns, digo, e digo bem, todos iguais, não é a súplica de que as escolas de elites devam se tornar tão ruins quantos as escolas destinadas aos futuros operários, pelo contrário, pela oportunidade de não se tornar mais um operário, é que a criança, toda criança, merece a escola democrática, de alto nível e que ajude na formação do cidadão crítico e consciente dos próprios deveres e direitos.
CurtirCurtir