Os donos do mundo

POR GERSON NOGUEIRA

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi duelam pelo troféu Bola de Ouro da Fifa há sete anos. Ninguém conseguiu se intrometer nessa batalha particular entre os dois grandes atacantes. Messi enfileirou quatro conquistas, de 2009 a 2012. CR7 venceu em 2008 e voltou a ganhar em 2013 e 2014.

Sua alegria incontida ao receber o prêmio das mãos de Thierry Henry, ontem, é plenamente justificada. Os planos de pulverizar os recordes do futebol, como um Schumacher dos gramados, estão mais vivos do que nunca.

O ano foi quase perfeito. Faturou quatro títulos, levou para casa 12 prêmios individuais e estabeleceu a impressionante média de quase um gol por partida (61 gols em 60 jogos), tornando-se indiscutivelmente um craque de primeira grandeza. Faltou apenas uma campanha mais convincente na Copa do Mundo.

Ao longo da carreira, os números de Cristiano são monumentais: em 715 jogos, o avante português marcou 460 gols, deu 151 assistências, conquistou três Bolas de Ouro e levantou 17 títulos. Ninguém discute que ele está hoje, ao lado de Messi, entre os principais jogadores da história do futebol moderno.

unnamed (17)O argentino, que acabou recebendo injustamente o prêmio de craque da Copa do Mundo realizada no Brasil, não cumpriu temporada das mais favoráveis. De talento pessoal indiscutível, Messi sofreu os efeitos da queda de rendimento do Barcelona depois da saída de Pep Guardiola.

Em comparação com o rival, La Pulga teve desempenho bem mais modesto. Foram 66 jogos, 58 gols, 22 assistências e nenhum título. Nada disso diminui o brilho de uma carreira fulgurante até aqui. Em pouco mais de 11 anos como profissional, Messi tem quatro Bolas de Ouro em casa, à frente de lendas como Zidane, Ronaldo Fenômeno, Platini e o próprio CR7.

Mais jovem que Cristiano, Messi parece ainda ter fôlego para ampliar seu cartel e a prova mais forte disso é que mesmo em ano ruim (como 2014) ele ainda entrou na lista de finalistas do maior prêmio individual do futebol mundial.

Pelo andar da carruagem, em situação normal, ambos ainda irão dividir o protagonismo de alto nível por mais duas temporadas pelo menos. Só a idade pode afetar essa rivalidade. Num futuro próximo talvez apenas Neymar, Bale e James Rodriguez sejam capazes de entrar na disputa.

Por característica, CR7 é um jogador de explosão e técnica apurada. Fisicamente mais completo, personifica a figura padrão do atleta. Consegue render em qualquer posição do ataque, inclusive o centro, e fazer gols de todo jeito.

Messi, ao contrário, concentra seus trunfos na habilidade e na intuição. Sem o mesmo porte e vigor físico de CR7, demonstra mais capacidade de surpreender. Seus dribles e inversões de posicionamento são quase impossíveis de marcar.

Todo esse encantamento não é capaz de disfarçar a maior frustração na carreira dos dois craques: a fraca contribuição às seleções de seus países. Na comparação com Maradona, por exemplo, Messi fica em flagrante desvantagem. Dieguito ganhou “sozinho” a Copa de 1986. Já Cristiano, que já se ombreia a Eusébio na idolatria dos lusitanos, padece com a histórica dificuldade de Portugal em mundiais.

———————————————–

A aposta que termina em frustração

O ciclo de Leandro Cearense chega ao fim no Remo. Especulações apontam a Curuzu como seu provável destino, mas não há como esconder que sua passagem pelo Evandro Almeida foi bastante insatisfatória. O jogador sai frustrado por não ter conseguido agradar a exigente torcida azulina, principalmente pelo baixo rendimento na Série D 2014.

E o clube alimenta frustração ainda maior, pois o atacante não correspondeu às expectativas que levaram o presidente Zeca Pirão a investir alto na compra de parte de seus direitos econômicos, apostando na possibilidade de negociá-lo com o exterior.

Em mensagem postada no blog campeão, o grande benemérito Ronaldo Passarinho relembra o processo de negociação conduzido pela diretoria passada:

“Há dois anos, o Remo adquiriu 70% dos direitos econômicos do jogador, pela ‘módica quantia’ de R$ 170.000,00, com salário de R$ 20.000,00 no primeiro ano. No segundo, não sei. Àquela época, questionei o responsável pela operação, que me deu a seguinte resposta: ‘Calma, Ronaldo, ao final do campeonato de 2013, vamos vendê-lo para a Grécia, por 1 milhão de euros!’. A minha resposta foi imediata: ‘Para a Grécia? Inventa outro país, pois a mesma está falida’. Convenhamos que a quantia gasta foi um absurdo. LC, pela idade e pelo desempenho, não tem mercado capaz de investir tanto em sua compra. Espero ardentemente, que sob a direção do Pedro Minowa, com o futebol dirigido pelo Albany Pontes e pelo Miléo, não se cometam tantos desatinos”.

Para um atleta que chegou sob tamanha expectativa de lucro, Cearense sai com o Remo se contentando em deixar de ter despesas com ele – embora o jogador alegue que o clube lhe deve salários e gratificações.

————————————————-

Baião promove campeonato sub-20

O I Campeonato Baionense Sub-20 foi vencido pela seleção de Joana Peres, em finalíssima realizada sábado à tarde, no simpático estádio do Norte América (antigo campo da Aviação).

O placar de 2 a 1expressa o equilíbrio técnico entre as equipes. A competição foi uma iniciativa do Conselho Municipal da Juventude, que já planeja promover um torneio feminino da modalidade.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 13)

 

22 comentários em “Os donos do mundo

  1. Tenho dúvidas se essa rivalidade saudável há de perdurar, a julgar pelo fim da temporada passada e início desta para Lionel Messi, muito abaixo do que rendeu quando reinou. Hoje, os ascendentes citados parecem muito mais candidatos à disputa contra o CR7, ainda que em flagrante desvantagem, do que o argentino. Só acrescentaria nessa lista uns dois ou três nomes do Bayern de Munique que podem fazer parte dessa lista, caso a carruagem teuta siga nesse nível. Müller, Lewandowsky e principalmente Robben são jogadores que vêm muito bem e um deles pode entrar para esse grupo.

    Curtir

  2. Olhando os votos, penso que a eleição da FIFA beira a brincadeira, Cristiano Ronaldo, por exemplo, votou apenas em jogadores de Real Madri (Sergio Ramos, Benezema e outro que não me recordo), ou seja, optou por não votar em concorrente, já o técnico da seleção alemã optou por votar apenas no jogadores da Alemanha, o que convenhamos é patriotismo demais… Em síntese, hoje, para ser melhor jogador do mundo deve-se jogar bola (Ronaldo e Messi, tem isso, bem como Roben e Muller) e ter um forte apelo de marketing coisa que Ronaldo está na frente de Messi no momento, ja que o Barça caiu e o Ronaldo não tem Mourinho no Real para querer dividir atenção com ele.

    Curtir

  3. – Penso que em 2015, Neymar possa entrar nessa briga e até levar…

    – Quanto ao Leandro Cearense, fica difícil explicar a não renovação de contrato dele, que foi artilheiro no Remo, bem como a renovação de contrato do Val Barreto, que foi seu eterno reserva….Olha amigos, como os dirigentes do Remo continuam dando show de incompetência, podem apostar que o L.Cearense tá saindo porque perdeu aquele gol contra o Brasiliense….Coisa de dirigente amador, mesmo…Te dizer..

    – Que Baião revele bons jogadores para o nosso futebol, amigo Gerson

    Curtir

  4. Ainda quero entender os critérios da diretoria azulina. Mesmo sendo esta que o dispensou diferente daquela que o contratou, Leandro Cearense não teve maior culpa no desempenho do time de 2014. Antes, Roberto Fernandes, que mexia demais no time, e errado em muitas vezes, teve papel mais importante na frustrante campanha pelo retorno à série C. Leandro Cearense foi de longe o melhor atacante da temporada e uma exigência da torcida, aborrecida com Leandrão, além do próprio Val Barreto. Aliás, Val Barreto parece permanecer por alguma espécie de superstição de dirigentes pelos gols importantes que marcou, mas houve atuações sofríveis que deveriam indicar sua negociação. Tudo bem que Val Barreto tem a força física que o coloca em condições de trombar com zagueiros e chute forte, que permite o arremate de fora da área, mas o resultado líquido disso é pouco perto das oportunidades que teve. Sem dúvida nenhuma, permaneceria com Cearense, se tivesse que optar por um ou outro. Tomara que as coisas passem a dar certo em 2015 para o Leão Azul de Antônio Baena.

    Curtir

  5. O problema, amigo Cláudio, não foi o gol que ele perdeu contra o Brasiliense, foram todos os gols perdidos ao longo do ano.

    O Leandro Cearense tem técnica mais apurada e preparo físico melhor do que o Val Barreto, sem dúvidas, mas pecava demais nas finalizações.

    Quando formou o ataque com o Rony, então, meu deus do céu, era um festival de gols perdidos que pouca vezes eu vi ocorrer lá pelo Baenão.

    E quando se tem um time limitado, com dificuldade na criação, essas oportunidades não se podem deixar passar batido. Ainda mais quando das poucas vezes que o Val Barreto entrava dava mais resultado (se alguém quiser fazer a média de gols por tempo de jogo…)

    Enfim, pelo valor que o atleta recebe, é muito mais interessante dar um aumento pro Rony, que com ajustes pode nos dar futuro tanto no campo quanto financeiramente, do que investir um jogador já rodado com poucas perspectivas de ganhar algum dinheiro no futuro.

    Curtir

  6. Acho que no futuro os possíveis ganhadores da bola de ouro serão nessa ordem: neymar, james, bale, Müller e hazard. Agora essa eleição é brincadeira, como explicar thiago silva e iniesta na seleção da fifa?

    Curtir

  7. O LC é um jogador peladeiro, não teve base, é só um jogador esforçado, não é jogador de time grande. Continuo dizendo, não acredito no interesse do PSC nele, seria o cúmulo do amadorismo, o Maia tá ficando doido? Volta Vandick!!!

    Curtir

  8. Lembro-me do gol que esse marmanjo do Cearense perdeu em um jogo contra o independente, numa tarde onde o LEÃO deveria golear para seguir vivo na competição…
    …Compatriotas, o Baenão inteiro suspirou incrédulo!
    Sem falar na peleja contra o Flamengo, onde este carinhosamente faturou o título de “delegado”, ou no malfadado duelo contra o Brasiliense, quando perdera o gol que “até vovó faria”.
    Pois então eu vos digo, irmãos de sangue azul, o Remo é maior que esses jogadores! Leandro deixa algumas lembranças boas (Especialmente suas atuações no derby mais jogado no mundo), mas a imagem de um atleta de pouco carisma com a torcida e contumaz perdedor de gols também fica.

    Curtir

  9. Para as “viúvas do Cearense”, ainda exponho a seguinte idéia:
    O Remo possui Paty, cujos predicados são o cabeceio, o oportunismo e seu posicionamento.
    O Remo também possui Barreto, desengonçado, mas é o atacante com mais explosão e potência do Pará.
    O Remo ainda conta com Rony, exímio velocista, aos moldes do foguete Marcelo Maciel.
    …Mas, Cearense? Sempre ouvi de sua “técnica”, mas nunca verdadeiramente a constatei. E digo mais: Nenhum dos atacantes acima teve tantas chances quanto ele na temporada passada. Ser o artilheiro do time foi consequência!!!

    Curtir

  10. Alberto Maia acabou de falar em uma rádio que Leandro Cearense é um jogador que interessa, mas que espererará o final do contrato com o rival, para ver se o mesmo se enquadra na política financeira do Papão… Rapaz, como diz o amigo Cláudio: me tirem o tubo!

    Curtir

  11. Ouvir o presidente de um clube que pretende ser competitivo na Serie B, dizer que gosta do futebol do Leandro Cearense (se é que se pode dizer, com todo respeito que este rapaz jogue futebol), chegar ser estarrecedor. ele não tem a menor noção da total disparidade entre as competições em que este jogador foi testado, não se destacou na fraquíssima Serie D, e quando teve a oportunidade de disputar a Serie C não era se quer relacionado no Vila Nova-GO, com todo respeito ao profissional, mas o atleta foi dispensado do Remo sendo preterido pelo já limitado Val Barreto, marcou míseros 2 gols na segundinha do Parazão. Sinceramente é muito desalentador e desestimulante para o torcedor mais próximo.

    Contratando Elanardo, Leandro Cearense o desinteressado Rogerinho é pedir para ser rebaixado para Serie C. Novamente.

    Curtir

  12. Para um campeonato paraense serve tranquilamente,até por ele ser acostumado aos campos pesados e enlamaçados do nosso Pará.Lembrem que Cearense se destacou pelo Cametá,atropelando o Remo no famoso “gramado” do Parque do Bacurau em 2011.Para o PSC,que pensa em série B,é muito pouco,apenas jogador para compor elenco,se é que chega pelo menos a esse nível.

    Curtir

  13. Olha, amigos bicolores, pode ser que estamos julgando os erros do Maia e sua trupe muito cedo, mas que pelo que observamos até aqui, o time a ser montado é para descer até de divisão no parazão.
    Estou muito triste com as contratações e visto que os concorrentes da série B estão se preparando para a série B com alguns jogadores de nível A. Acho que estão gostando de ser o boto da Amazônia, uma ano da B e um outro na C… Meu estímulo pelo bicolor amazônico cai pela metade neste início de temporada. Uma lambança atrás da outra.
    Heverton, também, já deu o que tinha que dar, pois era um jogador que vivia mais no departamento médico e detalhe, nas decisões principais sempre esteve de fora! Eu não o queria de volta, de jeito nenhum.
    Mas infelizmente, Maia e o seu circo montado, ao meu ver, levarão o Paysandú a uma das piores campanhas da sua história.
    No vizinho Maranhão, com uma torcida muito menor que a nossa o Sampaio está se fortalecendo para a temporada. Acorda Maia, ainda estais dormindo e sonhando com a carreira de presidente bicolor.

    Curtir

  14. Apenas para reforçar o que digo. Ceará,Sampaio, Náutico, Santa Cruz, ABC e América-RN montando equipes fortíssimas, não só no papel, mas pelo que os seus contratados fazem hoje dentro de campo. Papão, com um mistão de jogadores rejeitados por outras praças mais os do time sem divisão, como querem alavancar o Sócio Torcedor? Durma-se com um barulho destes. Tomara eu esteja totalmente enganado, mas meu coração bicolor já sente que vem muita merd…por ai! Depois não querem escutar as gozações!

    Curtir

  15. Égua tu “vice” as contratações da mucura? Falam tanto do “sem divisão”, mas sonham com seus atletas pra reforçar o time listrado…Jonathas, Leandro Cearense, Marlon… O importante é terem sido do Leão…Tu “vice”? kkkkk.

    Curtir

Deixe uma resposta