Antes de alguns dos maiores ídolos do futebol mundial fazerem os torcedores vibrarem na decisão entre Brasil e Espanha, ícones da música popular brasileira prometem emocionar e levantar o público na cerimônia de encerramento da Copa das Confederações da FIFA, marcada para as 17h25. Com o tema “Juntos num só ritmo”, o espetáculo contará com Arlindo Cruz, representando o samba, Victor & Leo (sertanejo), Ivete Sangalo (axé) e Jorge Ben Jor, além da bateria da Acadêmicos do Grande Rio.
A cerimônia de encerramento terá duração de 18 minutos e tem como principal objetivo mostrar o espírito alegre do brasileiro e a força agregadora do futebol. Para isso, os artistas contarão com o apoio de 1.250 voluntários, selecionados entre 7.011 candidatos. Para o jogo deste domingo, marcado para as 19h, os portões serão abertos às 15h, uma hora antes em relação às outras duas partidas no Estádio do Maracanã.
As autoridades locais reforçam a necessidade de utilizar o transporte coletivo. Quem estiver com bilhete na mão para a grande final entre Brasil e Espanha não pagará passagem se optar pelo metrô ou pelo trem. As linhas de ônibus também serão reforçadas, as ruas do entorno do estádio estarão fechadas para facilitar a movimentação dos pedestres e será proibido estacionar naquela região. Os torcedores serão recepcionados por voluntários, que com simpatia e bom humor os indicarão o portão de acesso referente ao assento que consta no ingresso comprado (veja o mapa em anexo).
Além dos 930 voluntários trabalhando no Estádio do Maracanã, 1.300 agentes de segurança privada trabalharão dentro e no perímetro externo imediato do Estádio do Maracanã. A primeira identificação do ingresso é visual e as filas são divididas entre cadeirantes/pessoas com necessidades especiais, espectadores com bolsa pequena ou sem bolsa e espectadores com bolsa grande. Para agilizar o processo, aconselha-se não levar bolsa ou mochila. Os espectadores passam, então, pela checagem de segurança, que consiste em pórticos detectores de metais e aparelhos de raios-x para bolsas, numa operação semelhante à que ocorre nos aeroportos. Não é permitido levar, por exemplo, comida, garrafas, sinalizadores e instrumentos musicais. A lista completa está disponível no link
Após a checagem de segurança, os espectadores passarão pela checagem eletrônica dos ingressos, nas catracas. Nesta etapa, as filas são divididas entre público geral, cadeirantes/obesos e idosos/pessoas com necessidades especiais. É importante lembrar que crianças também precisam de ingresso para acessar o estádio. Ao chegar nas arquibancadas, os torcedores encontrarão voluntários e agentes de segurança privada treinados para orientá-los a encontrar os assentos marcados nos ingressos. A venda de cerveja no estádio será encerrada aos 30 minutos do segundo tempo.
Os portões serão abertos às 15h, uma hora antes em relação às outras duas partidas da Copa das Confederações disputadas no Maracanã. A partida começará às 19h. As autoridades locais reforçam a necessidade de utilizar o transporte coletivo. Quem estiver com bilhete na mão para a grande final não pagará passagem se optar pelo metrô ou trem. As linhas de ônibus também serão reforçadas, as ruas do entorno do estádio estarão fechadas para facilitar a movimentação dos pedestres e será proibido estacionar naquela região. Os torcedores serão recepcionados por voluntários, que indicarão o portão de acesso referente ao assento que consta no ingresso comprado. Veja o esquema completo de acesso ao estádio.
CurtirCurtir