Baião encerra hoje festança de Santo Antonio

foto (1)

Desde o dia 1º de junho a população de Baião, município da região do Baixo Tocantins (a 300 quilômetros de Belém), festeja Santo Antônio, o seu padroeiro. Depois do Círio e da romaria fluvial que abriram a festividade, hoje é o dia da procissão de encerramento em homenagem ao santo.

Milhares de devotos acompanharam o Círio, saindo do bairro Limão até o centro da cidade no primeiro sábado de junho. A multidão volta a acompanhar hoje a imagem de Santo Antônio, carregada em andor pelas principais ruas do centro da cidade até a igreja, onde terminam as homenagens religiosas.

Após a procissão, será celebrada na igreja matriz pelo padre Francinaldo, pároco de Baião. À noite, haverá a festa popular no grande arraial da praça central, com shows musicais, apresentação de quadrilhas e brincadeiras tradicionais da época junina. As barracas irão oferecer pratos e quitutes da culinária baionense, como mingau (munguzá) de milho, pamonhas, canjica, arroz-doce, aluá e doces diversos.

Neste ano, a festa registrou um incremento na participação dos moradores de Baião e localidades vizinhas graças ao esforço pastoral de padre Francinaldo, que reorganizou a paróquia e valorizou as novenas junto às comunidades. Segundo ele, “povo que reza e é fiel aos compromissos com sua Igreja é mais feliz”.

2 comentários em “Baião encerra hoje festança de Santo Antonio

Deixe uma resposta