Consolo nas arquibancadas

POR GERSON NOGUEIRA

Depois da eliminação na Série C, com o empate em casa diante do América-RN, domingo passado, chegam números que servem para amenizar a dor dos leoninos. São os índices que confirmam a impressionante média de público da torcida remista na competição.

unnamedO time pode ter sido incompetente para alcançar a classificação, mas a massa torcedora não negou fogo: esteve sempre junto, apoiando e alegrando as arquibancadas, atitude inversamente proporcional ao comportamento claudicante da equipe de Waldemar Lemos.

No ranking agrupado de média de público dos 128 clubes participantes das quatro divisões nacionais (A, B, C e D), o Remo desponta como o décimo colocado, atrás apenas de clubes que disputam a Primeira Divisão, segundo levantamento do site Sr. Goool. Posição das mais nobres pois é superior a de todas as demais 118 agremiações.

O Remo obteve, em nove partidas como mandante na Série C, média de 14.068 torcedores, totalizando 195.837 pagantes. A marca foi alavancada pelos 31.906 torcedores que prestigiou o time na 18ª rodada da primeira fase, justamente no fatídico 0 a 0 com o América-RN.

Na Série C, o Remo tem seis dos dez maiores públicos da divisão. Antes da rodada do fim de semana, o Ceará Sporting era o clube de melhor público fora da chamada elite nacional, com média de 13.293 torcedores.

Acima do representante paraense estão os seguintes clubes da Séria A: Palmeiras, com média de 32.810 pagantes, seguido de Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Flamengo, São Paulo, Atlético Mineiro e Atlético-PR.

A média azulina é tão significativa que supera clubes tradicionais, como o Santos (12.610) e o Santa Cruz (10.174), um notório arrasta-povo. Outras glórias do desporto nacional, como Fluminense, Botafogo e Vasco, vêm muito abaixo do Leão.

Os números coletados pelo Sr. Goool indicam ainda que, no âmbito da rivalidade com o Papão, os azulinos levam ampla vantagem no Campeonato Brasileiro deste ano. Em função da campanha decepcionante na Série B, o clube alviceleste mantém a média de 6.480 torcedores, muito aquém de sua conhecida popularidade. O Papão ocupa a 24ª colocação do ranking agrupado.

Curiosamente, a média obtida pelo Remo se assemelha à da própria Série A. O campeonato apresenta média de 14.550 torcedores. Mas, quando comparada com as médias das demais séries, a marca remista é avassaladora. A Série B tem média de 4.465, a Série C tem 3.320 de média e a Série D fica com 1.578).

No caso do Remo, pode-se reafirmar sem medo de errar que cada vez mais se revela uma torcida que lidera um clube, e não o contrário. Pena que tamanha força popular ainda seja tão mal explorada em benefício de conquistas dentro de campo.

—————————————————-

Série C: à espera dos desdobramentos do imbróglio

Até a noite de ontem ainda reinava um quê de incerteza quanto à ação do América-RN denunciando suposta irregularidade cometida pelo Botafogo-PB nos termos do contrato de um jogador (o volante Sapé).

Dirigentes do clube potiguar viajaram ao Rio de Janeiro na segunda-feira, contrataram um dos escritórios mais conceituados na seara esportiva e devem ingressar com ação reclamatória nesta quinta-feira.

A medida, que é acompanhada de perto pelo Remo, depende agora dos apertados prazos da corte máxima da Justiça desportiva brasileira. A primeira rodada do mata-mata da Série C já está marcada e atrasos na apresentação de pleitos podem ser fatais para o êxito da iniciativa.

De toda sorte, a empreitada está cerca das habituais dúvidas quanto ao embasamento da ação e à interpretação do STJD. Nem mesmo os experts na matéria arriscam palpites categóricos. Por óbvio, sabe-se que o lado político também tem um peso considerável nesse tipo de pleito.

Resta aos torcedores a febril expectativa pelos rumos do imbróglio, um castigo a mais para os azulinos, já agastados com a frustrante participação do time no derradeiro jogo decisivo dentro de casa.

—————————————————

Austeridade da gestão explica renascimento da Estrela Solitária

De candidatíssimo ao rebaixamento desde os primeiros jogos do campeonato, o Botafogo irrompeu nas últimas 10 rodadas da Série A para uma campanha quase heroica de ressurreição, com vitórias consecutivas e um futebol solidário, convincente e aguerrido. Tivesse tido um pouco mais de felicidade em alguns jogos, como contra o Santos na penúltima rodada, já estaria até brigando por um lugar no G4.

Tudo sob a batuta do jovem Jair Ventura, descendente de ninguém menos que Jairzinho, o Furacão da Copa e único goleador que marcou gols em todos os jogos de um mundial de futebol. Sem esquecer a política de austeridade da atual diretoria, que combateu as sequelas da terra arrasada do ex-gestor – um certo dentista sacripanta – com salários modestos e pagamento em dia.

Para tornar tudo mais alvissareiro, o time sub-20 conquista o inédito Campeonato Brasileiro, derrotando o Corinthians na Arena Itaquera. O ano está terminando bem.

(Coluna publicada no Bola desta quinta-feira, 22)

4 comentários em “Consolo nas arquibancadas

  1. Pesquisa SPC BRASIL divulga no globoesporte a 3 dias atras

    maiores torcidas das capitais: 19º Paysandu….
    maior parte da torcida se concentra entre os jovens de 19 a 34 anos.

    OHHHHH Lobooooooooooooooooo

    Curtido por 1 pessoa

  2. Estranho o comportamento do dirigente do Botafogo da PB dizendo que está tranquilo quanto a essa questão da ação dos clubes na CBF, ao mesmo tempo ameaça América e Remo de entrar com uma ação por danos à imagem, caso não obtenham êxito no recurso.

    Curtir

Deixe uma resposta