Belém 400 anos, apesar dos danos…

Esta música, de Chico Senna, na voz de Walter Bandeira, resume tudo o que se pode dizer da Belém dos primórdios – romântica, generosa e bela. “Flor do Grão Pará” tem pouco a ver com a Belém de hoje, cujos habitantes se preocupam mais em escapar das balas perdidas do que em admirar seus muitos encantos.
Mas, independentemente dos danos que lhe foram impostos por sucessivos picaretas, a Cidade Morena permanece viva em nossos corações e será sempre amada por todos.
Viva Belém!!

5 comentários em “Belém 400 anos, apesar dos danos…

  1. Belém, 400 anos e eu estou aqui ainda neste Planeta Terra e nesta terra de Nossa Senhora de Nazaré para comemorar, celebrar o quarto centenário desta querida cidade. Ninguém pode estar mais feliz do que eu. Desculpem a exaltação, mas quando afirmo isso é porque sei que a cidade está maltratada pelo tempo e pelo descaso do governo e da população, mas eu a amo assim mesmo. Não tem jeito. daqui não saio. daqui ninguém me tira. Por isso me julgo o mais feliz de todos. Para mim não interessa, as Londres, New Yorq, Paris e Roma da vida. Meu negócio aqui. Eu penso igual ao Nosso Senhor jesus Cristo, o qual também jamais saiu muito longe de sua cidade. Meu sonho é aqui. Acredita na cultura, no benefício da interação com outros. Mas nunca pensei em sair. Minha felicidade é aqui. Sei que tem muitas cidades maravilhosas por aí a fora, limpinhas, com transportes de qualidade, sem engarrafamento, no trânsito, sem esgoto a Céu aberto, sem baderna, assaltos a qualquer hora , dia e lugar, para lhe tirarem a vida. mas daqui não saio, daqui ninguém me tira . MINHA VIDA É AQUI.

    Curtir

  2. Belém 400 anos, parabéns para vc minha amada tão sofrida. Mas vc não tem culpa de nada. Por isso te amo de qualquer jeito. Se eu pudesse e papai do Céu me desse o poder, quem sabe eu não seria o governante de seu sonho Belém do Pará. Pelo menos iria tentar realizar um sonho de criança, nos meus tempos de estudante, quando pegava e revisava livros de geografia e lá naquele tempo eu ficava encantado com fotos vistas do alto de algumas maiores e mais ricas Metrópoles do Mundo( Londres, Paris, Roma, Moscou Tokio, Estocolmo etc. onde já naquele tempo eu sonhava que minha Belém pudesse ser um dia uma cidade igual ou melhor. Sonhei muito, mas questões de força maior nunca me debandei para o lado da política, para um dia tentar ser governo desta querida Belém e realizar meu sonho de torna-la excelência no mundo. A única coisa que fazia era sonhar que alguém de direito tivesse também esse amor por Belém e tentasse realizar esse sonho. Naquele tempo como eu não tinha muito a fazer a não ser sonhar sonho de criança, eu costumava apanhar um ônibus, no meu bairro e ia dar a volta em redor da cidade, só pelo prazer de nosso corredores de Mangueiras, Nossos mais importantes monumentos arquitetônicos que hoje estão deteriorados pelo tempo e desprezados, admirava nossas principais ruas e avenidas e naquele momento eu me sentia uma fagulha de sonho que estava numa das maiores Metrópoles do mundo. A realidade dura, triste e cruel voltava aos montões quando dava uma passada na periferia e via aquele caos e que minha querida Belém, estava carente de muita melhoria. Só me restava abrir os livros de geografia, ver fotos de grandes metrópoles e sonhar que um dia Belém pudesse ser até melhor. Acredito que vou embora dessa vida sem ver realizado esse sonho. Se minhas filhinhas conseguirem ver esse sonho realizado de uma Belém linda e melhor entre as metrópoles mundiais para mim já terá valido a pena sonhar. Por enquanto só resta amar Belém do jeito que ela é.

    Curtir

  3. Não existe lugar melhor, posso andar, ver, viajar, admirar as cidades americanas, mas minha querida Santa Maria de Belém do Grão Pará é única. Costume dizer aos meus amigos americanos, Goianos, Mineiros, Paulistas, Mexicanos, Colombianos, Uruguaios, Etc. que minha cidade é um País dentro do Brasil, nossa comida, nossas frutas, cheiros, rios, praias de água doce e salgada, só nós temos, minha amada Belém pode estar maltratada, abandonada, mas este teu filho jamais vai te abandonar. Parabéns! Belém! Cidade das Mangueiras.

    Curtir

Deixe uma resposta