Sob chuva, um banho de liberdade nas ruas

1016085_623924177620598_1250522465_n

Depois do banho de liberdade nas ruas chuvosas da Mangueirosa, com 15 mil pessoas unidas pelo desejo de protestar e operar mudanças, não há mais dúvida: a juventude não pode mais ser acusada de alienada, como se dizia há até bem pouco tempo. Como nos idos de 1968 (lá se vão 45 luas, meu Deus…), os jovens saíram do imobilismo e se lançaram à ação. Sem violência ou dispersão. Nem mesmo derrapadas que trazem o DNA inconfundível da direita bovina, pregando a derrubada do governo legítimo e constitucional de Dilma Rousseff, prejudicam o conjunto da obra. Para um escriba dinossauro que andava meio descrente, é bonito ver tudo isso acontecer. Parabéns aos insatisfeitos de sempre. Alerta para os partidos sem substância e raiz. E que pena dos míopes e pobres de espírito que não entendem o processo que se desenrola sob a vista de todos. (Foto: Herbert Marcus)

13 comentários em “Sob chuva, um banho de liberdade nas ruas

  1. So espero que essa mesma juventude que esta saindo as ruas, saibam que na proxima eleicao os mesmos podem mudar muita coisa, pois o poder do voto consciente derrota qualquer politico ou governo, como diria o Nilson Chaves em uma de suas musicas “Os velhos de Brasilia nao podem ser eternos, pior que foi, pior que esta, nao vai ficar”.

    Curtir

  2. Verdade parabens a população de Belém que grita contra a Dilma que protesta, que quer melhorias, mas quando chega na eleição elege o Duciomar. Nós escolhemos esses caras temos o direito de protestar sim, mas temos que ter consciencia e sabedoria na hora de votar.

    Curtir

  3. Égua mano, até em movimento popular os caras não se identificam, te dizer! isso é caráter, né não? mas, mudando de pau prá cacete, gostaria de saber do Herbert Marcus, deduzo que o texto seja dele, pelo crédito da foto; essa juventude não é mais alienada ?! mas quando já?!, estavam protestando contra o que mesmo? ah! só porquê em S. Paulo e Rio, ocorreram protestos contra o aumento de ônibus? então tá, prá não ficar sem mídia vamos sacanear com os trabalhadores e protestar contra a inconclusa obra do BRT, legal encontraram a pauta, mas, e daí, deu em quê, qual o resultado? o resultado foi um montão de pessoas pobres e trabalhadores mais pobres ainda, tentando retornar retornar às suas famílias, após mais uma exaustiva e extenuante jornada de trabalho, tomando chuva nos pontos de ônibus da Almirante Barroso e sem poder concretizar esse retorno, por causa de ums rebeldes sem causa, que resolveram sacaneá-los, sacanagem sim, pois a pista do BRT, objeto do protesto, ficou vazia, eles preferiram, tendenciosamente, impedir o transito, travando dessa forma a circulação de veículos, pode?! isso é Liberdade? é Democracia?! é direito constitucional protestar? é!, mas, também não é garantia constitucional o direito de ir e vir?! e como ficam os humildes cidadãos trabalhhadores que tiveram cerceado o direito de retornar para suas residencias? e aí me vem esse cidaddão falar que a juventude não é mais uma alienada, com razão talvez; agora além de alienada ela também é teleguiada, montão de manifestantes, com celular à mão, mas não era pra outra coisa, senão para receber ordens, comandos, de alguém que não estava lá, no calor da passeata, muito provavelmente em seu apartamento, recebendo informações, assisitindo pelos veículos de comunicação, à repercussão da ato, uma mordida num salgadinho aqui, um gole de água geladinha mais adiante, e coisas desse gênero.
    Está ficando mais fácil, manobrar as massas, as telecomunicações e a informática, associadas, estão provando isso; a juventude dos anos 60/70 envelheceu, mas, não se tornou idiota não.
    Mudou a idade dos rebeldes, coisa natural do ser humano, mas a metodologia continua a mesma, qual seja, os pobres e menos favorecidos são sempre os massacrados, quando a greve é contra aumento do preço de passagens no transporte coletivo, o povo fica sem ônibus, os próprios trabalhadores recolhem os veículos às garagens, resguardando o patrimônio do patrão; quando é por uma Belém livre; os usuários do transporte coletivo também ficam sem eles, pois os manifestantes, irresponsávelmente, fecharam a Almirante Barroso.
    A metodologia continua a mesma, FERRAR O MAIS FRACO, PRÁ APRECER DEPOIS COMO O SALVADOR DA PÁTRIA.
    No protesto de ontem, conseguiram pressionar o prefeito de Belém? que não anda de ônibus, ou quem sabe o Governador do Estado, já que a obra do BRT, na Almirante. Barroso, passou para a responsabilidade do Estado do Pará? o governador também não anda de ônibus.
    A metodologia continua sendo a CARACÚ; ontem, os manifestantes entraram com a CARA, e os usuários de transporte coletivo de Belém, COM O RESTO!

    Curtir

  4. Lembrando que dia 1º de julho terá outra manifestação contra a vergonhosa obra do BRT, apelidada de BRTolos. Segundo informações os bens de Duciomar Costa e de dois ex-secretários devem ser bloqueados. Vamos rejeitar a participação de partidos políticos.

    Curtir

  5. Antonio, vc tem razão não foram todos que votaram no dudu, mas da mesma maneira que gereralizam os politicos, existem pouquissimos, mas existem politicos que trabalham em prol da população.

    Curtir

  6. Marcelo, você também tem razão. De fato, ainda que pouquíssimos, realmente existem políticos que se preocupam com a população. Mas, mesmo temendo incorrer em nova e condenável generalização, arrisco dizer que não há nenhum destes entre os autênticos lullopetistas.

    Curtir

  7. Caro Gerson Nogueira, esta copa de 2014 no Brasil, pode não ser do gosto da maioria dos brasileiros, inclusive desse que vos escreve, mas já está sendo um marco na forma de cobrar das autoriades. Pela primeira vez politicos estão na defensiva, o povo está sentindo nas veias a forças que tem.
    A nova ordem advinda do povo, não depende de partidos politicos para se expressarem. Esse modelo arcaico de profissionais pagos por partidos para moblilizarem pessoas a protestarem a seu bel prazer está ficando fora do contexto.
    Percebi pelas imagens das tvs locais que em Belém, nenhuma bandeira de partido foi erguida e sim do Pará e do Brasil ordeiramente. Me emocionei com isso.
    Em outros estados onde ouveram quebra-quebra e percebi muitas bandeiras do PSTU, historicamente sabemos que este partido é radical, criado nos porões da ala radical do PT e que romperam com este partido após a decepção com a mundaça de comportamento do PT.
    Meu ponto de vista: Vejo que este pessoal está infiltrado dentro das manifiestações e parece que são responsaveis por toda a quebradeira existente, não romperam a barreira na forma de pensar, eles acham que podem resolver tudo na porrada. ou seja, estão fora do contexto.
    O que mais me causa espanto, é a Dilma fazer que não é com ela. Está claro para mim que os protestos foram também por causa da saúde péssima, da educação de má qualidade, de toda a violência que assola o Brasil todo e da roubalheira na costrução de todos os estádios da copa, sem entrar no merito do mensalão.
    Estamos amadurecendo como povo e começando a gostar desse negórcio de democracia. Viva o Brasil.

    Curtir

Deixe uma resposta