Fim de novela: Dentuço é rubro-negro

Acabou o mistério. Depois de idas e vindas, encontros e desencontros, anúncios falsos e dirigentes excessivamente confiantes, na noite desta segunda-feira a novela se desfez: Ronaldinho Gaúcho é do Flamengo. A presidenta do clube, Patrícia Amorim, o irmão e agente do meia, Assis, e o vice de futebol do Milan, Adriano Galliani, fizeram o que faltava para encerrar a mais longa disputa por um atleta da história recente do futebol do Brasil: assinaram o contrato. O acordo de Ronaldinho com o Flamengo é válido por quatro anos, até o fim de 2014. Até lá, ganhará cerca de R$ 1,6 milhão por mês, quantia que deve ser paga com a ajuda de parceiros do clube carioca, entre eles a Traffic. (Com informações da ESPN e Globoonline)

Messi e Marta são os melhores do mundo

Pelo segundo ano consecutivo, o argentino Lionel Messi foi eleito o melhor do planeta na escolha da Fifa. Pela primeira vez, desde que foi criado pela entidade, no início da década de 90, o prêmio de melhor jogador do mundo em um ano de Copa não foi dado a um jogador da seleção campeã. Em dia glorioso para o Barcelona, que teve os três finalistas, Messi derrotou seus colegas de clube Xavi e Iniesta, os dois principais nomes da Fúria na conquista da Copa da África do Sul. O anúncio foi feito pelo treinador do três no Barça, Pep Guardiola, que se atrapalhou na hora de abrir o envelope e deixou que todos vissem o nome do argentino antes da revelação oficial. Messi fez cara de surpresa ao ser anunciado como vencedor, e confirmou no discurso de agradecimento que imaginava ver um dos dois colegas de time premiado: “Eu não esperava vencer hoje, é uma felicidade muito grande e queria compartilhar isso com meus companheiros. É um dia muito especial para mim”.

No troféu do futebol feminino, a brasileira Marta foi a vencedora. A alagoana nascida na cidade de Dois Riachos superou as alemãs Fatmire Bajramaj e Birgit Prinz e recebeu o prêmio pela quinta vez consecutiva – desde 2006 ela é eleita a melhor entre as mulheres. Além disso, Marta também havia ficado em terceiro na votação de 2004 e em segundo em 2005. Muito superior tecnicamente às jogadoras do seu tempo, a brasileira, 24, teve uma temporada rica em conquistas. Neste ano, ela conquistou o título da WPS, a liga de futebol dos Estados Unidos, com o FC Gold Pride, clube dono do passe da atleta. (Com informações da Folha SP e ESPN)

O melhor time do ano

Seleção ideal do ano, segundo a Fifa: Casillas (Real Madrid), Puyol (Barcelona), Piqué (Barcelona), Lúcio (Inter de Milão), Maicon (Inter de Milão), Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona) e Sneidjer (Inter de Milão); Cristiano Ronaldo (Real Madrid), David Villa (Barcelona) e Messi (Barcelona). Senti falta de Diego Forlán nesse time.

Special One leva prêmio da Fifa

Como já havia especulado a imprensa européia nesta segunda-feira, o técnico português José Mourinho superou Vicente Del Bosque e Pep Guardiola e faturou o prêmio de melhor técnico do mundo pela Fifa. A entrega do prêmio ocorreu nesta segunda-feira à tarde.

Rock na madrugada – Black Rebel Motorcycle Club, Complicated Situation

Lennon já dizia que a gaita de boca é tão essencial ao rock quanto a guitarra. Essa não declarada homenagem do BRMC a Dylan confirma isso.

Coluna: Tiagos dominam torneio

Funcionou como excelente aquecimento para o campeonato estadual que começa daqui a duas semanas. Mais importante: os dois mais populares clubes paraenses retomaram uma rota que era quase obrigatória nos anos 70. A disputa do torneio internacional do Suriname pode se tornar parte do calendário de Remo e Paissandu a partir de agora, contribuindo para vitaminar a combalida receita de ambos. 
Para o torcedor, porém, o que vale é a conquista do título. O Paissandu, mais objetivo e determinado, tanto no primeiro jogo quanto na decisão, levou a melhor na disputa de penalidades máximas. Tecnicamente, pouco se viu de inovador na formação dos dois times. Como era mais ou menos esperado, Tiago Potiguar – premiado como melhor jogador da decisão – apresentou-se muito bem, consolidando seu papel destacado no time alviceleste. Nos 90 minutos, o Remo teve certa superioridade, mas não em dose suficiente para afirmar que o desfecho foi injusto. 
Além disso, Sérgio Cosme deve ter ficado satisfeito com as atuações de Nei, Claudio Allax, Marquinhos e Rafael Oliveira, atletas que se sobressaíram nas duas partidas. Em termos de preparação, o torneio serviu como laboratório para a definição da equipe titular para o campeonato, mas é certo que o desenho tático e a dinâmica de jogo devem ser profundamente alterados com a inclusão de Vânderson e Alex Oliveira, recém-contratados, além de Sandro, que se recondiciona.  
No Remo, o também estreante Paulo Comelli teve a oportunidade de testar jogadores novos e avaliar as condições de alguns de seus indicados. Com base na observação dos companheiros Geo Araújo e Paulo Caxiado, da Rádio Clube, os que mais se destacaram foram Elsinho, Rafael Morisco, Marlon, Tiaguinho e Tiago Marabá.  
Por sinal, o torneio foi amplamente dominado por Tiagos. O do Paissandu foi o melhor dos três, mas os dois azulinos tiveram boa desenvoltura, principalmente Marabá, que pode ter assegurado uma vaga no time titular para o Parazão. Tiaguinho carece de melhor condicionamento, mas é bom organizador.
 
 
No Bola na Torre de ontem, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Sahid Xerfan, expôs com clareza a real situação do estádio Edgar Proença, tão depauperado que dificilmente poderá ser palco do primeiro Re-Pa do campeonato, marcado para 13 de fevereiro. Ao mesmo tempo, confirmou a boa notícia da isenção da taxa de aluguel do Mangueirão para os clubes. E fez prognóstico ousado quando ao futuro complexo esportivo no entorno do estádio: para Xerfan, a obra não terá paralelo na América Latina. A conferir. 
Sobre o contrato entre os clubes e a Funtelpa, evidenciou posição contrária à transmissão para Belém de jogos realizados na cidade. Acha, como este escriba baionense, que esse acordo é danoso para os clubes. (Fotos: TARSO SARRAF/Bola-DIÁRIO)

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 10)