
A festa do Oscar 2018 foi dominada por premiações e atitudes politicamente corretas, além de clara preocupação da Academia em premiar filmes latinos e transnacionais. O curioso “A Forma da Água” foi premiado como Melhor Filme no Oscar 2018 e com outras três estatuetas. Na cerimônia deste domingo (4), em Los Angeles, uma profusão de feitos inéditos: vencedor mais velho, primeiro vencedor estrelado por trans, primeiro roteiro original de um negro… “Se esta noite você é um candidato que não está fazendo história, que pena para você”, tirou onda o apresentador Jimmy Kimmel.
Veja um breve resumo da noite:
- “A Forma da Água” ganhou quatro prêmios. O drama mostra a relação de uma mulher muda e uma criatura misteriosa.
- “Dunkirk” teve três estatuetas. “O Destino de uma Nação”, “Blade Runner 2049” e “Três Anúncios para um Crime” levaram dois.
- Guillhermo del Toro (foto acima) garantiu a quarta vitória de um diretor mexicano nos últimos cinco anos por “A Forma da Água”.
- Gary Oldman foi Melhor Ator por “O destino de uma nação” e Frances McDormand foi a Melhor Atriz por “Três anúncios para um crime”. Oldman, em discurso emocionado, dedicou o prêmio à mãe de 99 anos, recomendando que ela preparasse o chá porque “estou levando um Oscar pra casa”.
- A cerimônia teve vários discursos sobre inclusão e representação em Hollywood. Frances McDormand convidou todas as mulheres indicadas na premiação a ficarem de pé. Os exageros de Frances no agradecimento não diminuem o mérito pelo prêmio por sua atuação em “Três Anúncios para um Crime”.
- “Uma Mulher Fantástica” se tornou o primeiro filme estrelado por uma pessoa transexual a levar um Oscar. O longa chileno com Daniela Vega foi o Melhor Filme Estrangeiro.
- Com 89 anos, James Ivory virou o ganhador mais velho de um Oscar na história pelo roteiro adaptado de “Me Chame pelo seu Nome”, obra de temática gay que também disputou o Oscar de Melhor Filme.
- Jordan Peele se tornou o primeiro negro a ganhar o Oscar de Roteiro Original, por “Corra!”.
- Muito aplaudido, o diretor de fotografia Roger Deakins, de 68 anos, finalmente saiu da fila ao ganhar seu primeiro Oscar na 14ª indicação.
- Até Kobe Bryant, jogador de basquete, levou seu Oscar, pelo curta “Dear Basketball”. Ele é roteirista e narrador do filme.

- Gal Gadot, a “Mulher Maravilha”, e Margot Robbie, indicada ao prêmio de Melhor Atriz, foram as mais exuberantes e fotografadas estrelas da noite.
- Eddie Vedder cantou a canção-tributo aos atores e personalidades do cinema mortos no último ano.
- Após a gafe no ano passado, os envelopes deram pouco espaço para erros. O nome de cada categoria aparecia em tamanho gigante. Funcionou, evitando desastre deste tipo em 2018. Faye Dunaway e Warren Beatty, protagonistas do clássico “Bonnie & Clyde” e que foram os atrapalhadores de 2017, voltaram a fazer a entrega, sob aplausos.