Por Victor Thadeu A.Ferreira (dr.victorthadeu.odonto@hotmail.com)
Nobre amigo Gerson Nogueira , sou fã de seus comentários nos programas esportivos e redes sociais. Todos nós vimos o vergonhoso confronto entre os marginais que se dizem torcedores na quarta passada. Todos nós já sabíamos do confronto, anunciado em redes sociais e bastante divulgados nos jornais de nossa capital. Todo mundo já sabia. Por que o batalhão de choque não estava presente desde o início dividindo as torcidas?
Concordo. Tudo foi divulgado amplamente pela imprensa e os responsáveis pela segurança parecem preferir o REPRESSIVO ao PREVENTIVO.
Hoje, depois de tudo que aconteceu quarta as coisas devem ser mais tranquilas.
CurtirCurtir
Esse problema de briga de torcida é muito sério com o agravante que está piorando e ninguem faz nada para coibir. Ao contrário tem gente que ainda contribui para esses excessos como os dirigentes que cedem ingressos de graça para os vândalos e até algumas pessoas da imprensa que reclamam da ações policiais quando a policia age com mais rigor. Lembro que certa vez um radialista famoso em Belem denunciava e reclamava aos montes em seu famoso programa matinal da ação da policia que tinha detido varias vandalos da remoçada e terror bicolor que estavam em pe de guerra na almirante barroso prox ao entrocamento antes de um REXPA lenvando perigo para todo mundo. A policia pegou uns 60 vandalos, deu umas bosdoadas e colocou eles sentados na beira da vala com as mãos na cabeça a espera do camburão para levalos até uma delegacia. O famoso radialista bradava que queria providencias do MP contra os policiais que segundo ele tinham se excedido. Derrepente, os vandalos passaram de baderneiros para a vitima e os policias para vilão. pode um negocio deste?? O radialista so não disse se tinha algum conhecido no meio daqueles. Então é isso que acontece. Todo mundo ajuda esses vandalos, inclusive torcedores ditos de bem mas que cantam aquela musicas de guerra dentro dos estádios junto com eles. Alem disso tem a questão da justiça que diz não ter meios para punir os vandalos por falta de legislação mesmo tendo um enorme estatuto do torcedor a vista. Aliais que esse estatuto do torcedor é muito parecido ou igual ao estatuto do adolescente, ou seja, so veio para beneficiar criminosos ou infratores. Ou pelo menos so ta servindo para isso no momento. Ja frisei que esses vandalos se sentem os donos do mundo quando estão naqueles bandos no meio de cerca de 100 machos fedorentos e piriguetes fedorentas portando a as camisas com os emblemas ridiculos de suas facções e cantando as suas músicas de guerra e facilmente identificaveis. Fora isso, são verdadeiras bonecas inofensivas. Então a solução da policia ja deveria começar por aí, agarrando esses vandalos antes de entrarem nos estádios mesmo se não estiverem em conflito e levarem para as delegacias para as devidas averiguações porque o simples ato de andarem bandos de 50 a 100 integrantes ja indica que vão para brigar e roubar e jamais para torcer. Vandalos que fossem pegos com algum tipo de arma deveriam ser enquadrados criminalmente como tentativa de homicidio e impedidos definitivamente de entrarem em qualquer estádio de futebol. Essas seriam apenas uma das ´muitas providencias que podem ser feito para o bem do verdadeiro torcedor e dos clubes porque esses vandalos alem de entrarem de graça nos estádios ainda impedem que milhares de verdadeiros torcedores paguem ingressos para prestigiarem e ajudarem seus clubes.
CurtirCurtir
Será que o Acácio é parente do Edwal Elleres?
Gato quando tá no cio vc pode jogar até água quente que o danado não desiste do que ele quer.
Estes “meninos” estão no cio, estão loucos, doidinhos pra se agarrarem, a “pobre” da Policia que não é babá, concerteza não medirá esforços para que estas “criançinhas”, se cometerem travessuras aos seus olhos peguem uns cascudinhos.
Sinceramente o que eu queria era ver, é eles na hora em que estão no êxtase do cio, a PM chegasse borrifando aquele Spray de pimenta. Se bem que no dos outros pimenta é refresco…
Por isso amigo Victor, eu entendo que a coisa está descontralada.
O que falta são leis para criminalizar estes arruaceiros.
Aí vc ia ver como eles iam perder a força, já que nem todo mundo que tá lá é tão marginal assim, apenas estão envolvidos como se tudo isso fosse rivalidade de torcida, o que não é, é guerra de bandidos e assassinos mesmo.
Se fizer isso vai ser separado o joio do trigo e só vai sobrar os marginais de verdade.
Te digo isso pois tenho um amigo que é bicolor fanático, super gente boa, mas não me ouve quando digo pra ele parar de assistir jogo no meio da terror.
CurtirCurtir
No confronto do ano passado entre as gangues travestidas de torcedores, antes do jogo Paysandu e América de Natal, foi a própria polícia que levou os americanos recheados de membros da remoçada para frente da curuzu. Eles iam entoando cânticos de guerra contra a terror na cara dos PMs. Portanto…
CurtirCurtir
Do Mangueirão twitei que todos sabiam, TODOS, a imprensa divulgou em massa que estavam planejando aquele confronto e a oilícia despreparada não previniu.
CurtirCurtir
Eu continuo com a mesma tese, de que torcida não ganha jogo! Ela pode ate ajudar, mais não faz ganhar os jogos, quem ganha os jogos são os jogadores, claro que o estimulo de ver um estádio lotado, faz com que os caras tentem se superar dentro de campo.
Um exemplo maior de que torcida não ganha nada, foi no jogo envolvendo o PSC é o BOCA Juniors, tanto lá na Argentina, quanto aqui em Belém, ambos os estádios estavam LOTADOS, é ambas equipes, foram derrotadas em seus resctivos paizes, com a AJUDA de seus torcedores, no caso do BOCA, o fato e ainda mais CURIOSO, pois eu nem lembrava de tão estasiado quando aconteceu o jogo, mais ontem revendo o jogo no canal FOX, pude constatar, de que não há torcida igual a torcida argentina dentro de um estádio de futebol, os caras não param um só minuto de gritar, cantar, incentivar, por mais que o time não esteja ganhando, isso e que e torcedor de verdade e, não um monte de bestas que acham, que por LOTAR um estádio, pensam que são TORCEDORES DE VERDADE.
Ainda tem outros, que ao invés de irem incentivar o time, vão para os estádios, afim de brigar, roubar e matar pessoas.
CurtirCurtir