POR GERSON NOGUEIRA
Há quem no Remo defenda a tese, a título de apoiar o técnico Leston Junior, de que o time tem ainda muito a evoluir e que a formação atual se consolidará a tempo de fazer boa campanha no Brasileiro da Série C. Pode ser.
A essa altura, é injusto que se condene todo o trabalho desenvolvido até aqui por Leston, apesar dos muitos pontos falhos, pelo simples fato de que o atípico Campeonato Paraense é normalmente muito difícil para técnicos de primeira viagem.
Dado Cavalcanti, há um ano, sofreu bastante com as peculiaridades do torneio e cometeu erros que hoje seguramente não cometeria. Portanto, é perdoável que Leston esteja sofrendo com isso também.
O grande problema para o Remo é que o Parazão não pode ser encarado como uma competição qualquer. Em nome da tradição e da história, o clube já seria obrigado naturalmente a priorizá-lo. Ocorre que razões de ordem prática conduzem à obrigação de vencer a disputa.
Vejamos: o título estadual daria ao Remo presença assegurada na Copa Verde e na Copa do Brasil de 2017, além de significar a manutenção da hegemonia regional com o tricampeonato. Por outro lado, caso não conquiste o cetro máximo, o clube ficará dependendo de arranjos para disputar a Copa Verde e com participação incerta na Copa BR.
Há mais coisa em jogo. Depende decisivamente da conduta do time em campo a rentabilidade do programa de sócio-torcedor (Nação Azul). Nos últimos meses, o programa teve crescimento expressivo, mas é fato que sua força vem das vitórias e títulos no futebol.
Para que o time finalmente entre nos eixos e consiga convencer a torcida será necessária uma mudança de rumos, a partir da própria sistemática adotada pelo técnico. Não é crime utilizar três volantes, Zagallo fazia isso quase sempre, Parreira idem. O problema é arranjar maneiras de fazer com que os marcadores não se limitem a uma faixa do campo. Devem ter liberdade e categoria para auxiliar na criação e na cobertura aos laterais.
O Remo atual – que se atrapalhou todo para vencer o Parauapebas, superar o Independente, esbarrar no Papão e sofrer frente ao Paragominas – joga com três homens que raramente saem da função de protetores da zaga. E, na prática, protegem pouco. Sempre que o time é atacado acaba tendo grandes dificuldades.
Desde as primeiras rodadas, ficou evidente que enquanto não ajustar o meio, Leston terá uma equipe insegura e instável. Com marcação e criação bem arrumadas, o jogo vai fluir naturalmente e todos serão felizes – defesa mais fechada e ataque bem abastecido. Mas, se não há peças para executar essas tarefas, o problema já é outro.

————————————————–
Acordo eleva cacife do Papão
Ainda sem maior detalhamento sobre a natureza do acordo, vale destaque o anúncio feito ontem à noite pela diretoria do Papão quanto à parceria firmada com o canal Esporte Interativo. Os números seriam significativos – informes não oficiais indicam que, a título de luvas, o clube receberia R$ 15 milhões.
O Papão é o primeiro clube nortista e o quinto do país a se associar ao EI para transmissão de jogos no Campeonato Brasileiro da Série A através das operadoras de TV exploradas pelo canal, que pertence ao grupo Turner – o mesmo que é proprietário da CNN e do Cartoon Network.
A associação ao EI permitirá ao Papão se organizar melhor e formar equipe de bom nível para se habilitar a disputar a Série A de 2019 a 2024, período de duração do contrato. O EI dá um voto de confiança quanto à evolução administrativa do clube, capaz de levá-lo à Primeira Divisão até 2019.
Além do bicolor paraense, outras quatro agremiações já firmaram acordo com o EI – Santos, Atlético-PR, Bahia e Ceará. Inter-RS e Vila Nova-GO podem se associar nos próximos dias.
Sem dúvida, mesmo como estímulo, a iniciativa é louvável e só tem a valorizar o trabalho desenvolvido há três anos pelos gestores do clube.
(Coluna publicada no Bola desta terça-feira, 15)
O Papão no rumo certo.. Parabéns..
CurtirCurtir
Série D???? Gerson, por favor, não nos mate do coração rsrsrsrs….
CurtirCurtir
Desculpe, Anselmo. Foi um lamentável lapso na hora de digitar, mas já devidamente corrigido aqui no blog. Abs
CurtirCurtir
A nossa meta está no top VAMOS SUBIR PAPÃO!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Desconfio que o Remo está incorrendo no mesmo erro do Paysandu em anos anteriores: forma um time mais modesto pro regional e deve contratar atletas mais qualificados pra série C. Com calendário definido, imagina que faz economia gastando menos nesse momento em que as receitas são mais modestas. O diabo é que em competições como a Copa Verde e Copa do Brasil o clube acaba disputando com um time menos competitivo.
Quanto ao Papão, parabéns efusivos. A contribuição para fortalecer a perspectiva de quebra do monopólio global, conquistado durante a ditadura e mantido na travessia de um século para o outro, é uma das coisas mais positivas que pode acontecer não só para o futebol brasileiro, mas para a população em geral. A Globo sempre comprou tudo e adaptou ao padrão de sua indústria do entretenimento alienante. O caso mais gritante foram os festivais de música. Enquanto eram eventos espalhados por várias emissoras, proporcionaram o surgimento de compositores e intérpretes que até hoje estão entre os melhores do país. Quando viraram monopólio global foram massacrados até à extinção, surgindo então a famigerada ditadura do sertanojo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Na verdade, Gerson e amigos, o Remo tem que parar de comer sardinha e arrotar caviar…Como sempre fez, pelos menos nos últimos 50 anos… Presidente André, tem que consertar, erros desses anos todos, que citei, em 9 meses e isso, passa por perder alguma coisa( não é deixar de brigar pra conseguir).. Remo, não afundará se perder o Parazão, não será o fim..Com essa diretoria, que tenta implantar o PROFISSIONALISMO no clube, penso que o Remo precisa perder aqui pra ganhar lá na frente..Veja o PSC com a Novos Rumos.. Ganhou 1 campeonato Paraense, foi rebaixado à série C, voltou à B, isso, com Vandick…. Perdeu o Parazão e Copa Verde, pro Remo, permaneceu na B, e hoje, é elogiado por todos, por estar bem administrado e com as finanças em dias… Sempre falo que o torcedor, pra ele, o Remo tem que ganhar tudo, mas pra quem dirige o clube, com profissionalismo, sabe que o Remo precisa mesmo, é ganhar consistência administrativa, pra poder, lá na frente, começar a ganhar tudo…Chega de amadorismo, no Remo.
Digo que, em relação ao Maia, em seu 1º ano, o André começou melhor, porque acertou no técnico, enquanto Maia, errou( e eu avisei) no técnico, Sidney Moraes, e perdeu muito tempo..
REMO DO FUTURO…Leston é o técnico do Remo, pra série C, não tenham dúvidas disso.
Ontem, na Turma do Bate Papo, o preparador físico, Robson Melo, do Remo, falou sobre os melhores condicionamentos físicos do elenco: Michel, Yuri e Levy…
É a minha opinião
CurtirCurtir
Sobre possível interesse de clubes de série A no atacante Ciro.. Ele só poderá sair do Remo, em junho e pagando 150 mil reais ao clube e para um clube da A. É o que consta no contrato
CurtirCurtir
Parceria do PSC com o EI, foi muito bom pro clube…Resta saber se não sofrerá retaliações da Globo, já esse ano na série B…Com ela, tudo é possível, é bom não duvidar
CurtirCurtir
Retaliação? Acho que só se for para não transmitir os jogos do Paysandu pelo SporTV. A globo sabe e perdeu e perderá muito mais lá na frente pois como sempre foi a única detentora dos direitos sobre o brasileiro podia oferecer migalhas a uns e banquetes a uns poucos.
Acredito que com a presença do EI, muitos sairão ganhando.
Maia dando um show administrativamente.
Uma coisa é certa com trabalho sério é profissionalismo o Paysandu tende a se consolidar de vez como o Maior do Norte, sem choro é mi mi mi.
CurtirCurtir
Com um anúncio deste contrato com o EI uma hora destas os fakes devem estar loucos e se mordendo de inveja. Kkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amigos,
Sobre o acordo, minha única questão é: ele só vale se estivermos na série A? Caso não cheguemos a série A até 2019, teremos que negociar com a Vênus platinada?
CurtirCurtir
Vamos aguardar o detalhamento do acordo de parceria, que a Diretoria ficou de dar a partir de hoje.
CurtirCurtir
Égua, contrato mãe Diná kkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Banana pra Adidas, agora banana pra Globo. Tá dando gosto de ver o meu Papão. Isso se chama independência, caminhar com as próprias pernas, algo que depende de muita seriedade, trabalho honesto e credibilidade. Palmas pra diretoria.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mais uma grande sacada da melhor administração da história do Maior do Norte.
CurtirCurtir
O acordo firmado com o Esporte Interativo mostra o quanto o Paysandu progrediu administrativamente.
O presidente Maia e a diretoria estão de parabéns!
CurtirCurtir
Respeito as opiniões, mas não posso me calar quando vejo remistas sinalizando que o Clube do Remo, o maior CLUBE( e não apenas TIME de futebol) do Norte do Brasil deva “copiar”, seguir a mesma receita administrativa do PSC. Desculpem, mas isso não fica bem para azulinos de raiz; a meu ver, é pensar muito pequeno; o dia que nós acharmos que o rival deva ser baliza, exemplo, modelo administrativo para nós, sinceramente, pra mim , é melhor parar. O Clube do Remo tem uma marca indelével no desportismo nortista, que é o seu inegável pioneirismo em todas as questões e ações esportivas, com poucas coisas fugindo a essa perspectiva. Inclusive a eleição direta, que os listrados realizaram, elegendo Wandick; o projeto azulino de eleição direta era anterior, mas foi convenientemente esquecido pelas “múmias”. Gente, vamos pensar alto, pra frente. Profissionalismo de verdade é outra coisa;não precisamos e nem devemos seguir a cartilha de quem nunca foi exemplo para ninguém. Se tiver que seguir algum modelo, que seja de quem realmente mereça nossa admiração pelo exemplo, correção e honestidade. O Leão deve aproveitar esse momento para varrer todos os vestígios deixados pelas figuras nefastas que sempre acharam que o clube era propriedade deles, olhando para a frente e em consonância com todos que queiram o bem maior do clube, projetando um futuro vitorioso e glorioso, que nos encha de orgulho, como sempre nos orgulhou. Abraços fraternos aos torcedores do Leão, ao Fenômeno Azul, à maior torcida do Pará, do Norte do Brasil e da Amazônia Brasileira; por isso nós sempre seremos o Maior do Norte. O maior patrimônio de um clube é a sua torcida, por isso nós somos o maior patrimônio do Clube do Remo, nós somos a “estrela”da nossa agremiação; por isso, nenhum jogador, nenhuma conquista, nenhum título é maior do que nós, nada nos sobrepuja, nada nos ombreia, nada se nos compara. Eu tenho muito orgulho de torcer pelo Remo, é diferente, é especial ser remista. Nunca abandonamos nosso clube, nas piores situações, e nunca abandonaremos, mas temos que batalhar pelo seu crescimento contínuo e preservação do clube. E sempre tendo em mente que não podemos pensar no clube como uma empresa; um clube não é uma empresa. Saudações azulinas!
CurtirCurtir
Não se preocupe, atormentado azulino. Seu presidente que também sofre de prepotência aguda já escolheu caminho diverso.
Boa sorte.
CurtirCurtir
Cléber Miranda, é aquilo que o amigo Cláudio falou, o remo e seus torcedores comem sardinha e arrotam caviar, porque não seguir o mesmo passo de um clube que também estava desestruturado e agora está se acertando, porque esse clube é rival? isso é pensamento de quem não tem humildade, lamentável!!!
CurtirCurtir
Isso mesmo, amigo Celira… Problema é, ao que parece, o contrato da globo com a B, termina este ano…Soube a pouco..O que poderá ser muito bom pro PSC e pro torcedor que gosta do bom futebol, em horários dignos
CurtirCurtir
Cleber Miranda, até entendo sua prepotência. Contudo, lamento informar que torcida não ganha jogo e muito menos títulos. Vide vários percalços na história futebolística do Brasil. Agora, o que adianta ter “torcida” e não ter dinheiro pra pagar a Celpa ?
CurtirCurtir
Deus lhe ouça, amigo Miguel
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sem clubismo, dizer que o Remo é o maior do norte é loucura demais. Um clube, para ser grande de verdade tem que ter titulos, a nivel nacional… então acho que o Remo tá bem distante dessa realidade… e enquanto pensarem dessa forma nunca sairão dessa lama. O grande problema desse clube é que todos querem ser o “pai da criança”. Enquanto muitos no Paysandu fazem pelo clube, de forma que não se vê na mídia, quando no Remo se coloca um tijolo, aparece vários “responsáveis” por tal atitude. E isso vem de uma cultura, desde dirigentes a torcedores. A humildade é o 1* título de verdade que o Remo precisa!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Cleber Miranda.. Se torcida fosse alguma coisa, China e Índia teriam participação garantida em todas as Copas do Mundo..
CurtirCurtir
O amigo Cláudio sempre certeiro em seus comentários e para confirmar um torcedor azulino aparece imediatamente arrotando todo o ovo consumido pensando que é caviar.
Ainda bem que o presidente azulino pensa diferente de certos indivíduos pois ele quer o bem do clube.
É uma pena que ainda vemos no nosso Pará a discriminação cegando o caolho torcedor, mas vejo isso e torço para que seja pontual, pois com os dois grandes se destacando no cenário nacional só quem ganha é o estado do Pará.
Enquanto permanecer esta ideia de um ser melhor que o outro, um ser maior que o outro, só quem perde é o estado.
O Rio Grande do Sul superou este sentimento mesquinho adotando, inclusive, torcida mista no maior clássico gaúcho!
Saudações bicolores ao preconceituoso torcedor azulino!
CurtirCurtir
Acácio, me dirigi à galera remista, mas já que te dirigiste a mim, vamos lá: atormentado deve estar você, meu caro; o estado mental que você supõe que me acometa remete a preocupação, aflição, mortificação, que definitivamente não é o meu caso; prepotência casa bem mais com vocês do PSC, não acha, com sua arrogância injustificada ? Reflita. Ao Marcelo: amigo, eu como sardinha(gosto muito) e arroto sardinha mesmo. Só comi caviar uma vez na minha vida, era adolescente, não gostei e, hoje, já com 37 primaveras nas costas, não tenho a menor vontade de comer novamente ;meu favorito é tucunare assado na brasa . Seu conceito de humildade deve ser diferente do meu; tenho defeitos, tenho errado e posso errar, não estamos imunes a isso, mas repito:não é por ser rival, mas sou convicto de que o PSC não pode, de maneira nenhuma, se constituir em exemplo, em baliza para o Clube do Remo, em “seguir seus passos”.Penso que meu clube deva seguir seu próprio caminho, desenvolver seu projeto , programa, de maneira singular, que conceba idéias próprias, preferencialmente, que enseje propostas realmente inovadoras, com originalidade, singularidade e criatividade, e não copiando o PSC. Acho que pensar assim não é lamentável; se você acha que seu time é exemplo a ser seguido, muito bem; é direito seu pensar assim. Eu penso diferentemente e também tenho o direito de querer uma via, um caminho diferente para meu clube. E isso não é arrogância ou orgulho desmedido. Grato !
CurtirCurtir
No futebol, nada se cria, tudo se copia. Penso que o Paysandu tá copiando coisas certas. Quem quiser copiar o América do Rio, o Guarani, a Tuna, beleza. Agora, reconheço que singularidade e criatividade é com o Remo. Já vimos escudo marretado na calada da noite, projeto de arena perto do lixão, estádio destruído e venda de camarotes imaginários. Pena que nada deu certo. O que dói é que o PSC foi criado “para superar o grupo do remo” e conseguiu. Como a vaidade vai deixá-los reconhecer tal fato? Tem sim que calçar as sandálias da humildade e reconhecer que estiveram na nossa frente como agremiação social e desportiva até os anos 70, inclusive como maior torcida. De lá pra cá entraram em franca decadência. A geração Libertadores tá crescendo e logo procriando, enquanto a atual geração série B pay-per-view vai mantendo o embalo. Pelo andar da carruagem logo, logo não precisaremos fazer pesquisa pra saber qual a maior torcida do norte.
CurtirCurtir
Remo maior do Norte e mais querido são coisas que a maré levou faz tempo
O proprio Minowa filosofou
Assim como o Atlético Mineiro está se tornando o maior time do Brasil
Pois se estruturou de verdade.
O papão que de 80 pra cá passou o remo em torcida
Com as conquistas e participações na série A e uma na Libertadores, tbm se tornou o Maior da Amazônia
E agora com a Novos Rumos, se profissionalizou e busca se estruturar
Quando tiver seu CT…sai da frente
Até penso que ter um CT de verdade e próprio é mais prioritário que subir pra serie A
Paysandu o maior e mais querido time da Amazônia
O time do povo e de grandes conquistas.
CurtirCurtir
papaum precisar de doação pra ter dinheiro kkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
O Leão quer é o Mais Querido lá vem Edson querer chamar o papum de mais querido kkkkkkkkkkkkkk esse é Edson é uma comédia kkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Alessandro Indio, escreva sobre o seu remo
Seria interessante saber seu raciocínio
CurtirCurtir
Cleber não ligar pra quer eles falam eles falam conquistas o Leão tem também 3 Copa Norte 1 Copa -Nordeste Série C é Parazão mais ainda um Titulo Internacional é mais goleadas sobre o rival 1926 o primeiro 7 x 0 é depois em 1939 7 x 2 mais o tabu 33 é 258 vitórias 30 a mais quer o rival kkkkkkkk
CurtirCurtir
papum parecer caridade viver de ajuda pra ganhar dinheiro bricadeira o Léo Rosas está irregular hoje teria o jogo agora perdero dinheiro salve são esporte interativo kkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Olha o câncer do blog!
Ele já esqueceu q escreveu aqui no blog “foleira”
CurtirCurtir
Eis o jogo para o Leston iniciar com Potita, Leo Paraíba e Ciro. Essa escalação permitiria a variação entre 4-5-1 e 4-3-3.
Arriscaria: Douglas Borges; João Victor, Max, Igor João, Levy; Yuri, Chicão e Eduardo Ramos; Leo Paraíba, Potita e Ciro.
Obs: Douglas Borges, Max e Igor João precisam se movimentar.
CurtirCurtir
Realmente , em seguida ao meu comentário, o que se verificou foi uma sequência precipitada e infrutífera de comentários que primam pelo tencionamento no intuito de desqualificar minha explanação,distorcendo-a e atribuindo ao meu discurso um sentido completamente contrário áquele em que estão assentadas as bases de seu real significado,completamente diverso.Simplificando: isso é deturpação,inversão de idéias,distorção do pensamento.Uma luta encarniçada para ver quem diria mais bobagens,para quem se manifestasse da forma mais pueril;páreo duro,disputa equilibrada.È impressionante o tendenciosismo com que as pessoas tentam conduzir os debates,procurando descaracterizar;esse é um vício difícil de ser corrigido.Eu me dirigi,primeiramente,à minha torcida,fazendo um alerta à Nação Azulina,exortando-a,conclamando-a,fazendo um contraponto a uma linha de pensamento e ação que considero totalmente errática.Não me dirigi direta e especialmente a vocês em nenhum momento,meus caros.O cerne da minha explanação,portanto,se sumariza em um alerta, uma exortação,uma conclamação à torcida do Clube do Remo,a MAIOR torcida do Pará,do Norte do Brasil e da Amazônia Brasileira.Depois responderei às provocaçôes,pois agora estou atarefado.Grato!
CurtirCurtir
Os remistas têm é que ser mais humildes e reconhecer a Quilométrica distância que separa os dois. Hoje um é o primo pobre e o outro é o primo rico ! Não adianta filosofar,mostrar que sabe mais,se os números mostram o contrário. Admitam a realidade ! É muito simplies !
CurtirCurtir
Junior Niko não te preocupar porque o Remo tem um Titulo Internacional é o teu time só apenas um torneio quer foi jogado no Mangueirão quer comparar o Titulo Internacional do Remo com Copa dos Campeões quer foi jogada apenas em Belém é Fortaleza nem Flamengo , Palmeiras não considero titulo importante Copa dos Campeões kkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Vai vender coxinha kkkkkk
CurtirCurtir
Vamos lá responder ao festival de besteirol listrado . Será difícil, pois o volume é considerável, e um comentário longo torna-se, para a maioria, enfadonho, mas por vezes necessário. Jr.Kiko:o Remo tem a Série C, o Norte-Nordeste de 1971, que à época tinha um caráter nacional. Talvez não conheças a história desse torneio; da Série C sabes, mas finge que esquece e isso não é honesto no debate.Mas o maior absurdo é afirmar que existiria uma “cultura” a qual faríamos parte. Que cultura é essa, amigo ? Podes explicar ? De antemão, porém, lhe digo que não pertenço a ela, indubitavelmente. Cada cabeça é uma sentença, parceiro, e eu não me associo a nenhum dirigente remista dos últimos 30 anos, em termos de comungar sobre métodos e idéias, à exceção de Israel Vasconcelos e Rafael Levy. No quesito torcida, não adianta brigar com a realidade, amigos. Queiram vocês ou não(e a maioria admite tranquilamente isso) a torcida do Leão é a maior da Região Norte, isso é algo irrefutável, inquestionável, notório, estatístico, factível;e, para os idiotas da objetividade, que acham que ” torcida não ganha jogo “, digo o seguinte:relativize esse pensamento; ela não entra em campo, mas ajuda a ganhar, muitas vezes ela é o diferencial, torna-se o “estopim da bomba”; a torcida do Flamengo é o exemplo mais significativo do futebol nesse particular, não pode haver maior exemplo. No Brasileiro de 1992, não fosse a fantástica participação da torcida, o Mengo não teria abocanhado o título, mesmo com um fora de série no time(Júnior),contra um Botafogo muito superior. Pergunte ao Gerson, ilustre botafoguense, se não foi assim; não precisa ir pro Sudeste, aliás:a participação da torcida azulina na Série C de 2005 éeemblemática nesse sentido. Michelangelo “Buonarotti”:você poderia expor, como um outro acima, o seu “argumento” de uma forma menos vulgar, grosseira . Você sim é preconceituoso, pois quando menospreza e deprecia alimentos de consumo popular para associar tal idéia a um estado mental, está diminuindo e rebaixando a importância deles, em detrimento de uma iguaria elitista, de restrita aquisição. Eu gosto de ovo; se for com sardinha, melhor ainda, e com bastante farinha, pois sou um nortista tradicionalista. Quanto ao caviar, para encerrar essa bobagem, recomendo o pagode do “filósofo contemporâneo” Zeca Pagodinho.Agora, me diga:onde a mesquinharia, onde a discriminação, onde o preconceito ? Mas, por favor:argumente, e não distorça as coisas. Já visitei a região Sul e não verifiquei isso que afirmaste;ao contrário: posso lhe garantir que a rivalidade lá chega a ser maior que aqui;Heider, meu amigo particular e revelado no PSC tricampeão de 80/81/82 e que jogou 3 temporadas no Inter (87,88,89)afirma isso; a questão da torcida mista foi apenas um exemplo de civilidade, dentro de um contexto particular, de tolerância, pela conjuntura agressiva de então.Te lembras da torcedora gremista que teve que ir à Delegacia por manifestação racista ? Aquilo sim é preconceito, discriminação, paradizer o mínimo; cite outro exemplo:esse, definitivamente, não se coaduna com a realidade factual.Ah, estou esperando a explicação de onde se verifica meu suposto preconceito e discriminação. Estarei esperando e depois responderei às outras sandices.Grato !
CurtirCurtir