Por Gerson Nogueira
O Paissandu sabiamente priorizou a final do returno do Parazão, preferindo escalar contra o Salgueiro, hoje, uma equipe recheada de suplentes. A chamada espinha dorsal ficou em Belém, à espera do clássico de quinta-feira contra o Remo. Charles, João Paulo, Pikachu, Djalma, Augusto Recife e Lima foram poupados pelo técnico Mazola Junior, a fim de que estejam em ponto de bala no primeiro jogo da decisão.
A decisão é sábia porque a Série C é um campeonato ainda na fase inicial. Eventuais tropeços podem ser recuperados mais à frente. Já os clássicos contra o Remo são decisivos e eliminatórios, valendo pelo título estadual. Para o Papão, além da importância natural da conquista, há o fato especial de ser o ano do centenário.
De mais a mais, sem títulos importantes na bagagem, Mazola também corre atrás de uma taça, principalmente depois da perda da Copa Verde.
Sob esse ponto de vista, o confronto diante do Salgueiro torna-se dificílimo, pois o adversário patina nas últimas posições da tabela da Série e obviamente encara a partida como de vida ou morte.
Com o time reserva, o Papão terá que se superar, buscar o contra-ataque e brigar pelo menos pelo empate. Cabe lembrar que, em situação normal, com os titulares, a parada já seria indigesta.
A novidade é a estreia do centroavante Ruan, que chegou na quinta-feira, treinou sexta e ficou à disposição para estrear de cara. Parece disposto a mostrar serviço, o que é bom sinal.
Treino com baixo aproveitamento
O objetivo declarado de Roberto Fernandes era dar ritmo de jogo aos seus atletas, no sábado à tarde, no Baenão, contra o improvisado Ananindeua. Movimentação houve, mas faltou jogo de verdade. Foi, no máximo, um animado rachão.
Sob o forte sol, os dois times mostraram até certa indolência no primeiro tempo, com poucas jogadas agudas. O Remo, com o time considerado titular, buscava chegar através de tabelinhas e arrancadas de Roni pelo lado direito, mas se atrapalhava no excesso de passes errados.
No final do primeiro tempo, Leandro Cearense e Roni marcaram, aos 40 e 41 minutos. E ficou por aí mesmo.
Com times muito modificados no segundo tempo, Leão e Tartaruga ficaram disputando quem errava mais. Sobrava vontade, mas faltava jeito e inspiração. Como saldo, Fernandes deve ter observado apenas que Roni e Cearense são mesmo os titulares do ataque, caso Ratinho não se recupere a tempo. Nas demais posições do time, tudo na mesma. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)
———————————————————
Gols paraenses agitam a Série A
Boleiros paraenses fizeram estragos na rodada de ontem à tarde na Série A. Paulo Henrique Ganso, depois de muito tempo, resolveu ser protagonista de novo e marcou dois gols na vitória tricolor sobre o Flamengo no Maraca. É bacana que volte a jogar bem, mas fica a impressão de que podia ter se espertado um pouco antes, talvez a tempo de merecer uma vaga no escrete de Felipão.
Giovanni Augusto, outro conterrâneo (desconhecido por aqui) também fez bonito na inauguração oficial do Itaquerão, marcando o gol que fez o Figueirense estragar a festança corintiana.
———————————————————
Tropeço compromete planos do Águia
Nas circunstâncias, o empate não foi tão desastroso para o Águia, pois o Treze do segundo tempo estava disposto a virar o placar. Audacioso, para os padrões de Givanildo Oliveira, o time paraibano procurava aproveitar os espaços concedidos pelo Águia e ameaçou diversas vezes. Em termos de campeonato, porém, o tropeço atrapalha bastante o projeto marabaense de acesso à Série B. Continua em 5º lugar, mas a perda de pontos em casa é praticamente irrecuperável numa competição tão parelha quanto a Terceira Divisão. O impacto pelo mau resultado fez com que a diretoria do clube comece a pensar em novo reforço para a meia-cancha: Lincoln, ex-Bahia, ou Marquinhos (Vitória).
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 19)



Paysandu: É por isso que considero o mazola, o cara trabalha com objetivos definidos.
Não conseguiu dois sucessos este ano contra Remo e Brasília pq já sabemos o que houve, mas vai começar a colher o que está platando.
Eu creio!
Remo: Caro Gerson, o que esperar de um time sem divisão e outro que formou um grupo de peladeiros da terra do ananin pra ajudar nesse amistoso?
Nada!
Aguia: Essa fonte de riqueza que surgiu do nada é que me chama atenção, a ponto do prefeito Salame, agora virar até comentarista esportivo, te dizer!
CurtirCurtir
Hahaha… Te dizer amigo Édson… Salame deu show.. Ferreirinha tentou abafar, mas ele deu uma chamada no técnico..
CurtirCurtir
Uma vitória simples do Papão, lhe dará a liderança da chave A, da série C, no saldo de gols… Papão, precisa pontuar nesse jogo de hoje, pra voltar mais tranquilo e se preparar para o RexPa.. Salgueiro, vem em franco crescimento na competição e fará a estreia do atacante Kiros, que já passou pelo PSC… Todo cuidado é pouco nesse jogo..
Provável Salgueiro: Luciano, Marcos Tamandaré, Ayton Alemão, Ricardo Braz e Daniel. Rodolfo Potiguar, Pery, Vitor Caicó e Everton. Kanu e Fabrício Ceará
Provável Paysandu: Paulo Rafael, R.Capanema, Lacerda, Reniê e Airton. Vanderson, Billy, Zé Antônio e Marcos Paraná. Jô e Leandro Carvalho
CurtirCurtir
O Da curuzu colheu os dois insucessos nas duas decisões porque foi incompetente e afrouxou na hora decisiva, inclusive jogando fora o título da Copa Verde na cobrança dos pênaltis, deficiência que já se verificou pelo menos umas 4 vezes na temporada.
CurtirCurtir
Roberto Fernandes, apesar de ainda se atrapalhar de vez em quando, mostra que evoluiu profissionalmente… Quando chegou no PSC, tinha um time pra vencer o Parazão, com tranquilidade, mas resolveu mudar muito, com pouco tempo para o entrosamento, por isso o time caiu de produção e perdeu o título…Um erro crasso, pra quem conhece o futebol… No Remo, pouco mexe, aproveita pra encaixar alguns jogadores, como Ratinho e Rony e deu um traço no Lecheva/Vero, que mereceu todos os aplausos.. É um técnico em crescimento… Aliás, deve mesmo ser o técnico do Remo, para a série D… Se continuar com essa evolução, pode dar certo..
É a minha opinião
CurtirCurtir
Quanto ao Águia, já falei, tem um bom time, não tem é técnico… Vamos ver se a chegada de um desses 2, que o amigo Gerson anuncia na sua coluna, chegam para fazer com que o time ganhe em qualidade.. Podemos sim ter Águia e Paysandu, na próxima fase.. Vamos torcer pra isso.
CurtirCurtir
o Águia deveria mudar de nome e se chamar Cavalo … Cavalo da Série C.
CurtirCurtir
Amigos,
Não sei se foi a escolha correta, como afirmou o amigo Gerson em sua coluna, mas é fato que os jogadores citados estão cansados fisicamente, precisando de um descanso para readquirir um melhor condicionamento físico e, consequentemente, terem um melhor rendimento na competição.
Sobre o jogo de hoje, penso que a parada será difícil, ainda mais com um time mesclado, mesmo assim, acredito que um bom resultado possa vir, pois os jogadores que tem entrado tem encaixado no padrão de jogo.
CurtirCurtir
Em tempo: Comentário 06.. Chegue e não chegam, como falei
CurtirCurtir
Pra quem ainda não sabe, jogo Salgueiro x Paysandu, será mostrado, apenas, pelo Canal EI… Fechado e aberto ( 17 )
CurtirCurtir
O problema é o Vanderson e Zé Antonio juntos contra times do nordeste que correm que nem moto-boy entregador de pizza, com estes dois o Papão fica igual carteiro do Correios, que só entregam atrasado. E o Da remocinha vai virar canja quinta feira.
CurtirCurtir
Salgueiro 0x2 Papão
CurtirCurtir
Ser remista é ruim mesmo, quer dizer, deve ser, nunca experimentei nem desejo. Até amistoso tem que arrumar enquanto esperam uma folga na agenda do Papão. E as contas vão atrasando, e vem a Copa, e a série D não chega, e o técnico já vai, o 33 idem, e nada de camarote na “arena”, só mato e tapume. Eu hein, que sina escrota!
CurtirCurtir
Sina escrota é o time passar o centenário sem ter nada. Parece que manter-se na C já vai ser um grande título para o centenário.
CurtirCurtir
Uma pergunta só: Quem foi o campeão paraense em 2005, ano do centenário do mico azul?
CurtirCurtir
É o Remo é escroto mesmo…
Se não fosse, o listrado não estava se tremendo de medo de no jogo da quinta ter de enfrentá-lo, mesmo sendo o Remo um clube cujo time está apenas treinando há mais de 15 dias.
E o medo é tanto que acabou logo com aquela pavulagem de que não liga pro estadual e cuidou de poupar metade do time.
Tem que se esforçar para ao menos participar da decisão do campeonato, posto que do contrário passará o centenário sem ganhar nada, nem um mero turno do regional que antes era pretensiosamente esnobado.
Agora é o Mais Querido, quem, com toda a razão, esnoba.
Já tá na decisão do campeonato e já acessou a série D. Agora, pode usar o restante do segundo turno para treinar pra finalíssima da competição e pra serie D. Se der pra ganhar logo antecipadamente tudo muito bem… Se não der, paciência. Vamos, então, à finalíssima.
CurtirCurtir
Amigos comentaristas, o Águia fez 2 x 0 com Valdanes e Aleílson nos minutos finais do primeiro tempo. Com um futebol irregular, cedeu terreno ao Treze que empatou. A nota destoante foi do atacante Danilo Galvão, que entrou para reforçar o ataque aguiano. Irresponsavel e infantil nas duas faltas(uma em que foi vítima e outra em que foi autor) que ensejaram sua expulsão. De 1 em 1 ponto perdido em casa o Águia vai se complicando. Em 19.05.14, Marabá-PA.
CurtirCurtir
Antônio, o papão não é um time qualquer um clubinho qualquer, é Paysandu Sport CLUB, um CLUBE de verdade, que tem compromisso com seu torcedor e com sua história.
O Papão nunca ficou sem divisão, e no período que ficou 5 anos sem ser campeão paraense, estava de boa no brasileirão, série A e série B.
No momento o papão está cheio de compromissos, diferente do seu time, que só está parado, por causa, justamente dos compromissos do papão.
O bicho Papão sabe que precisa se manter no topo do nosso futebol, e como é bom saber que estão dando o devido interesse a esta competição, que embora só tenha times fuleiras,ele como único destaque ainda aceita participar, pois é o que manda nesse estado.
Teu time é escroto estando no lixão no futebol?
Então, tenho plena certeza que vc deve pensar coisa boa do meu papão.
Antônio, aqui quem manda é o Papão, ele não é escroto não, ele é u cara bacana!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Esse Edson e Antonio Oliveira…
Papão fez uma escolha, optou por poupar os jogadores para a final e principalmente para o perigoso jogo contra o Botafogo da Paraiba.
Poupou meio time por que confia em jogadores qualificados como Vanderson (terceiro zagueiro), Billy (volante com saída de bola superior a de Zé Antônio), R. Capanema (melhor volante cabeça-de-bagre do futebol paraense), Marcus Paraná (titular do Oeste na série B ano passado), Leandro Carvalho (revelação do futebol paraense)…
Nesse sentido, engana-se quem pensa que o Papão será presa fácil no jogo de hoje. Eu, como PSC, estou confiante que venceremos eainda realizaremos um grande jogo…
Amigo Antônio, o esquema é o mesmo do jogo contra o Sport…
CurtirCurtir
Na verdade tudo mudou, só que não. O remo já tem calendário, ora vivas, mas pra variar está fazendo amistoso no meio do ano com um time que não vai começar a próxima competição oficial, exceto os papa-chibé, com um treinador que vai rasgar. Comemorar centenário só se for voltando pra série B, pois o parazinho só vale pela peia no rival e por vê-los inteirar 7 anos na fila, mas nunca como uma conquista que marque. Se dizer que o regional é treino lava a alma, nós sabemos bem o que é isso. Por outro lado, seria muita burrice priorizar a série C na quarta de dezoito rodadas sabendo que não deixará o G4 mesmo perdendo. E cuidado que o Papão pode ganhar lá com os reservas e aqui com o os cansados.
CurtirCurtir
Cruel, Edson.
CurtirCurtir
Dewson apita o 1° Paysandu e Remo
Joelson apita o 2°.
Sorteiot feito agora pouco definiu arbitragem cabana nas finais do 2° turno.
Ótimo
*******************************************************************************
Mauricio e Celira, sempre tenho que tá colocando o Antônio e o seu time no seu lugarzinho.
Ele perde as estribeiras, as vezes, e esquece que o time dele se no passado prestou, não ganhou nada, no presente, idem!
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkk a mucura nunca ficou sem divisão kkkkkkk já esqueceu do senador kkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
O Edson é realmente um piadista.
Estando o time dele na terceira divisão, depois de ser rebaixado por passar a temporada anterior quase que inteirinha na lanterna, devendo muita grana só para aquelas “duas” pessoas que todos conhecem, ele ainda achar que é time diferenciado, só pode ser piada, e de português. kkkkk
Sobre perder as estribeiras, basta fazer uma breve pesquisa no blog que se vai verificar quem perde as estribeiras por aqui aqui.
Quanto ao lugarzinho, o Morsa, o Cajuru e o Abner já globalizaram qual o Da curuzu ocupa.
Sobre ficar sem divisão, talvez se ele passasse na “fonte” um pouquinho da milagrosa “banha de bicho”, aquela multiuso homeopatia marajoara, ele certamente iria lembrar melhor da história do time dele, e não omitiria fatos importantes. Afinal, iria recordar que nem só de títulos “quitados” perante o juiz é composta a galeria do Da curuzu.
Pois bem, o que eu penso do rival Da curuzu é isso: tá com muito medo, tá apavorado mesmo, tá tremendo nas bases. Enfim, seu grande estresse é eventualmente não ganhar nada no ano do centenário. Por isso poupou mais da metade do time.
CurtirCurtir
Maurício, nos últimos tempos, os clubes de Belém, não têm se notabilizado por comportamentos que possam ser reputadas inteligentes em prol do clube. Ou têm?
No mais, não há o que o torcedor bicóla possa dizer que seja capaz de negar os fatos resultantes dos atos praticados pelos dirigentes. o campeonato paraense, ao contrário do que diziam os torcedores vaidosos do listrado, tem muita importância pro rival. O medo dos dirigentes e do treinador, deu um choque de realidade nos torcedores os obrigando a engolir a pavulagem.
CurtirCurtir
Celira, eu não disse que o rival seria presa fácil.
Quanto ao esquema, agora que já assistimos ao jogo, já podemos dizer que não foi nunca o mesmo aplicado contra o Sport. Foi o mesmo dos jogos anteriores ao Sport, retraído, recuado, retranqueiro, etcetcetc
Se tivesse ousado um pouco mais desde o início do jogo, só a metade do que se permitiu quando o jogo já estava 2 a 0, mesmo com os reservas, poderia até ter vencido o jogo, eis que o futebol jogado pelo adversário deu margem para tanto.
CurtirCurtir