Por Gerson Nogueira
A Justiça paraense finalmente dá sinais concretos de que não vai tolerar os crimes praticados pelas famigeradas gangues uniformizadas. A determinação tornada pública ontem pelo juiz Flávio Sanches Leão, da Vara de Inquéritos e Medidas Cautelares da Capital, já pode ser vista como histórica. Pela primeira vez, delinquentes que tumultuam o ambiente de clubes de futebol são enquadrados judicialmente.
Três desses baderneiros, identificados como pertencentes a uma das facções uniformizadas mais violentas de Belém, não poderão frequentar estádios durante jogos do Remo ao longo dos próximos três anos.
Os torcedores lideraram a invasão do estádio Evandro Almeida para interromper um treino dos jogadores do clube no sábado (26 de abril), alguns dos quais chegaram a ser agredidos e ameaçados verbalmente. Além de xingamentos, o grupo disparou rojões em direção aos atletas.
O juiz Flávio Sanches Leão tomou a decisão depois de analisar e concluir o procedimento legal que indiciou os três integrantes da facção uniformizada. O processo será distribuído a uma das varas judiciais de Belém para instrução e julgamento pelo crime de explosão.
No depoimento à Polícia, um dos indiciados disse ser sócio-torcedor do Remo e que tomou a iniciativa de invadir e tumultuar o treino para “cobrar mais empenho e vontade dos jogadores”. Apesar das evidentes intenções belicosas, o líder do grupo negou ter sido violento. É como se tivesse se mobilizado, com rojões e pedaços de pau, para um simplório piquenique no Baenão.
Com base nos relatos de dirigentes e jogadores do clube, em declarações à imprensa, o magistrado considerou o crime “de natureza grave, já que envolve violência em estádios de futebol, necessitando de ação efetiva do Poder Judiciário, a fim de coibir essas práticas e evitar nova ação violenta”.
O juiz se baseou na legislação e jurisprudência sobre o poder geral de cautela, avaliando ser “necessária a aplicação de medida cautelar diversa das presentes no rol das do art. 319 do CPP (Código de Processo Penal)”.
Concedeu alvará de soltura e isentou o trio do pagamento de fiança, acolhendo a alegação de que os torcedores não tinham condições financeiras. Em liberdade, os indiciados deverão manter bom comportamento, com recolhimento domiciliar noturno e nos dias de folga, além de serem obrigados a comunicar mudança de endereço e a obrigação de comparecerem sempre que forem chamados pela Justiça.
Como é prática no futebol europeu, assimilada depois de crimes envolvendo torcedores turbulentos, o juiz Flávio Sanches Leão determinou que os indiciados devem se apresentar na Seccional de S. Brás/Central de Flagrantes uma hora antes e sair uma hora depois dos jogos do Remo.
Pelo bem do estropiado futebol, os verdadeiros torcedores esperam que a oportuna decisão não seja reformada e que de fato seja cumprida. É a garantia de que os estádios de Belém estarão livres de pelo menos três baderneiros de carteirinha.
Já é um bom começo.
Papão enfrenta nova decisão
Depois do insucesso na final da Copa Verde, o Paissandu entra em campo hoje à noite contra o S. Francisco para uma nova decisão. É a definição da semifinal do returno, que habilitará o vencedor a decidir com o Remo a segunda etapa do campeonato.
Sem Charles, seu melhor zagueiro, Mazola Junior manterá seu já tradicional esquema de três volantes, que não altera sob nenhuma hipótese. O S. Francisco, mergulhado em crise interna, está sem técnico efetivo e tem desfalques. Além disso, precisa vencer por dois gols de diferença.
Mesmo com seus 300 volantes, o Papão é favoritíssimo.
———————————————————-
O dia D para a Seleção Brasileira
Só para refrescar algumas memórias, a 37 dias da Copa do Mundo, cabe observar que o Botafogo é ainda o clube brasileiro que mais cedeu jogadores ao escrete nacional em mundiais. Foram 46 jogadores convocados ao longo das 19 Copas. Só em 1934, a segunda edição do torneio de seleções, foram chamados nove jogadores botafoguenses.
Dentre os atletas alvinegros que envergaram a amarelinha, alguns gênios da bola, como Mané Garrincha, Nilton Santos, Didi, Jairzinho e Amarildo. Todos campeões e jogadores destacados nas campanhas nacionais na Copa do Mundo.
Neste mundial, que será o maior de todos os tempos, o goleiro Jefferson representa as glórias botafoguenses. Ainda não é titular, mas a Seleção Brasileira ainda terá algumas semanas de preparação e essa situação pode mudar. Felipão, que anuncia a lista definitiva na manhã desta quarta-feira, já deve saber que os três primeiros títulos mundiais do Brasil tiveram decisiva participação de craques da Estrela Solitária.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 07)

Que a decisao do juiz paraense sirva de exemplo a ser seguido em outros estados, e assim seja criada a jurisprudencia necessaria ao banimento desses marginais que infestam as arquibancadas Dos estadios brasileiros.
As leis existem, basta vontade e coragem de bem aplica-las, enfim alguem acendeu a luz no fim do tunel…
CurtirCurtir
Lembrando que até 1950, a seleção brasileira era uma espécie de seleção carioca, o que talvez explique essa grande afluência de botafoguenses na seleção brasileira, turbinada evidentemente pelos anos dourados botafoguenses, que produziram duas gerações espetaculares de extraordinários craques formados no clube da estrela solitária. Apesar de Zagalo, em 1958, e Brito, em 1970, quando convocados ainda term vínculo empregatício com o Flamengo.
Quanto ao Jefferson, pouco provável. Excelente goleiro, em grande fase. No entanto, no conjunto da obra, perde para Julio Cesar porque este têm mais habilidades com os pés e isso é fundamental nos dias de hoje em que a marcação muitas vezes acontece dentro da área do adversário. Lembremos da patética performance do Pinto(arghhh), pelo Barcelona, na atual Copa Européia, quando os atacantes do Atlético de Madri o pressionaram e ele deve ter mandado algumas centenas de catalães cardiopatas aos hospitais, por conta de seus dribles bizarros.
CurtirCurtir
Gerson e amigos, aturar Alan Kardec no ataque é dose… Everton Ribeiro é muito melhor jogador.
Lista ja vasou nas redes sociais.
Bom dia amigos!
CurtirCurtir
Perdão pelo trocadilho e pela dúvida à veracidade da informação, mas acho que essa lista é espírita.
CurtirCurtir
Minha seleção:
Goleiros: Vitor, Fabio e Jefferson;
Laterais: Jonhathan (Inter de Milão), Daniel Alves, Marcelo e Felipe Luis;
Zagueiros: Dante, Tiago Silva, David Luis e Miranda;
Meio de Campo: Ramires, Hernanes, Oscar, Willian, Paulinho, Luiz Gustavo e Felipe Coutinho;
Atacantes: Luis Fabiano, Neymar, Fred, Jo e Hulk,
CurtirCurtir
Muito boa Jorge. Também espero que seja uma lista espírita.
CurtirCurtir
Sendo espírita ou não, na verdade está entre as 05 piores seleções que o brasil já produziu.
Em relação a punição dos torcedores, branda demais sem efeito nenhum.
CurtirCurtir
Felipão já disse que o torcedor brasileiro já conhece 22 dos 23 convocados, o que leva a crer que o vigésimo terceiro, seria um jogador que nunca foi convocado por ele até hoje… Ainda aposto em Ganso..
Papão joga pela sua classificação, e isso acontecendo, o Remo conquista, por antecipação, sua vaga à série D 2014… SF vai sem Ricardinho, pelo 3º amarelo e o Papão, sem Charles, contundido… Acredito em Papão, 5 x 0
Provável PAYSANDU: Paulo Rafael, Djalma, J.Paulo, Pablo e Airton. Augusto Recife, Zé Antônio, Bruninho e Yago. Lima e Jô.
SÃO FRANCISCO, escalado: Labilá, Alef, Perema, Bruno Everton e Gerson. Boquinha, Marcelo Pitbul, Pedro Henrique e Caçula. Jerferson Monte Alegre e Nenê Apeú.
CurtirCurtir
Amorin, discordo de vc num ponto, antes da era Zico, quem do Flamengo de destaque foi chamado pra Seleção.
O Botafogo era tão bom que foi apelidado de Selefogo. Merecimento.
Muito boa essa punição aos torcedores e sócios do Remo, e melhor ainda, pois um deles se dizia líder.
Uma luz no fim do túnel realmente.
O papão tem a obrigação de se classificar vencendo hoje.
CurtirCurtir
Minha seleção:
Goleiros: Vitor, Fabio e Jefferson;
Laterais: Jonhathan (Inter de Milão), Daniel Alves, Marcelo e Felipe Luis;
Zagueiros: Dante, Tiago Silva, David Luis e Miranda;
Meio de Campo: Ramires, Hernanes, Oscar, Willian, Paulinho, Luiz Gustavo e Felipe Coutinho;
Atacantes: Luis Fabiano, Neymar, Fred, Jo e Hulk,
CurtirCurtir
Em tempo: 23º jogador, nunca teria sido convocado ou bem pouco convocado..
CurtirCurtir
Parabéns ao juiz Flávio Sanches Leão pela sentença. Sua Excelência está fazendo jus ao sobrenome.
CurtirCurtir
Nada de Ganso, amigo Cláudio. Surpresa foi o zagueiro Henrique, chamado a tempos atras…
CurtirCurtir
Henrique somente foi convocado por que jogou com ele no Palmeiras. Bola mesmo o referido zagueiro não tem… Felipão tem dessas… melhor dizendo, todos somos assim…
CurtirCurtir
Meu caro Edson. Em nenhum momento fiz qualquer reparo aos botafoguenses que serviram a seleção como Garrincha, Didi, Amarildo, Roberto Fratura, Paulo Cesar Caju, mestre Nilton Santos todos inscritos na história do nosso futebol e lá no topo. Assim como seria um idiota completo se não fizesse veemente crítica à convocação de Chiquinho Pastor, um medíocre zagueiro do Flamengo, convocado por Zagalo apenas por ser de seu time. Minha observação foi apenas em relação à quantidade citada pelo Gerson, resultado evidente do bairrismo que assolou a CBF por muitas décadas.
CurtirCurtir
Tem toda a razão, Celira. Se o Felipão tivesse trabalhado no Corinthians, provavelmente o convocado seria o Leandro Castan, da Roma.
CurtirCurtir
Amigos comentaristas, realmente inédita decisão do Sr. Juiz. Esperamos que a “punição” de fato seja cumprida. Porém, pelo que se tem visto, não acredito em resultado prático. Os meliantes, e candidatos a tal, como é o caso, inventarão mil desculpas para justificar – ou tentar – o “descumprimento”. E, não há material humano suficiente(policiais) para fiscalizar o “real” cumprimento das penas. Luz no fim do túnel ? Sim. Mas acho que tende a se apagar. Em 07.05.14, Marabá-PA.
CurtirCurtir