Papão se defende e traz empate

Por Gerson Nogueira

Não foi das melhores jornadas do Paissandu na temporada. Jogou na conta do chá, visivelmente de olho no empate, investindo pouco no ataque e cedendo muito terreno ao apenas esforçado CRB. Mas, no fim das contas, o resultado não foi dos piores, garantindo a vice-liderança do grupo A da Série C 2014, invicto e sem sofrer gols. O lado ruim é que permitiu ao Fortaleza a oportunidade de assumir a dianteira.
unnamed (72)O primeiro tempo em Coruripe foi de baixíssimo nível técnico. Os times mostravam absoluta incapacidade de se impor e o confronto vivia de esporádias tentativas individuais. As poucas chances pertenceram ao time alagoano, que concentrava esforços no lado esquerdo da ofensiva, com o lateral João Vítor e o bom atacante Tiago Leal. Paulo Rafael andou se destacando, com pelo menos duas defesas importantes.
Ainda na primeira etapa, o Papão perdeu o artilheiro Lima, lesionado. O jogador já havia viajado na base do sacrifício, atuou muito abaixo de suas condições habituais e terminou desfalcando a equipe antes do intervalo.
Marcos Paraná entrou em seu lugar, povoando o meio, mas deixando o time sem atacantes. Quando avançava, o Papão dependia das investidas de Pikachu e Djalma pela direita. Na prática, o time se mantinha com com os três volantes de sempre – Vanderson, Augusto Recife e Zé Antonio -, reforçados por Bruninho e Paraná.
Com melhor distribuição no segundo tempo, o Paissandu passou a marcar melhor o ataque do CRB e cresceu ofensivamente com a entrada de Jô no lugar do lateral Aírton. Apesar disso, quem ameaçou primeiro foram os alagoanos, em perigosa chegada de Diego Rosa.
O Papão controlava as ações no meio, distribuía bem as jogadas, mas só chegou perto do gol nos instantes finais. Jô cruzou com perfeição bola na área, Marcos Paraná testou para baixo, mas o goleiro Júlio César espalmou evitando o gol. Logo em seguida, Paraná foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. O goleiro salvou novamente, evitando que a bola passasse para Pikachu, que estava livre na pequena área.
O torcedor alviceleste deve ir se acostumando com a estratégia preferencial do técnico Mazola Junior para confrontos fora de casa. Defesa e meio-campo dominando a cena, ataque só quando fizer bom tempo. É uma opção arriscada para quem busca o acesso, mas tem lá suas chances de dar certo.

—————————————————–

Com time entrosado,
Águia vence a primeira

Dario Pereyra conquistou ontem sua primeira vitória como técnico do Águia. O adversário era o sempre encardido Salgueiro (PE). Com grande atuação de Valdanes, Gilmar e do estreante Aleílson. O placar de 3 a 0 reflete bem o que houve no estádio Zinho Oliveira.
Com a vitória, o Águia alcançou a quinta colocação no grupo A, melhorando seu saldo de gols e superando um visitante incômodo. O primeiro gol saiu logo aos sete minutos, com Aleílson, em lance rápido na área. Aos 12, Valdanes ampliou. No primeiro tempo, o Águia foi hegemônico e poderia ter feito mais gols.
A situação mudou na etapa final, pois o Salgueiro avançou a marcação e criou situações de perigo para a zaga marabaense. O Águia resistiu à pressão inicial e esperou o momento de liquidar a fatura. Isso aconteceu aos 28 minutos, quando Gilmar construiu bela jogada para Valdanes definir.
Dario Pereyra dá mostras de que encontrou a melhor formação e vai ajustar o Águia para brigar pelo acesso. A chegada de Aleílson tornou o ataque mais rápido e talhado para o contra-ataque. No meio, Gilmar e Felipe Baiano se encarregam da organização.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 5)

53 comentários em “Papão se defende e traz empate

  1. Time fraco, time fraco, o paisandu e um time fraco todo ano a mesma coisa formando o time no campeonato em andamento. Sem falar que os caras que vem ainda tem de entrar em forma para jogar, haja amadorismo.

    Curtir

  2. Amigos, temos um time limitado tecnicamente e esforçado taticamente (prestem atenção que falo do time em relação ao brasileiro), daí que é difícil cobrar ousadia, pois, outras áreas poderão ser descobertas caso o time opte pelo ataque.

    Claro que, como apreciador do bom futebol, gostaria de ver um PSC para frente e envolvente, todavia, os times que disputam a série C (e mesmo a série B) valem-se mais da aplicação tática do que da técnica (vejam o time do Icasa ano passado que quase subiu para série A pela aplicação tatica, ja que, tecnicamente era apenas um time regular).

    O que quero dizer com isso?

    Que a aplicação tática em um campeonato tecnicamente fraco pode ser crucial para que o PSC fique classificado entre os quatro… assim espero.

    Curtir

  3. Sobre a vitória do Águia, penso que o mesmo cumpriu o dever de casa diante de um time que até o momento tem-se mostrado fraco (Salgueiro mostrou muita fragilidade contra o Fortaleza em Pernambuco).

    Cumprir o dever de casa é fundamental para a manutenção na série C e, também, alimentar o sonho de ficar entre os quatro para disputar o mata-mata derradeiro.

    Curtir

  4. Também gostaria de um Paysandu mais preocupado em atacar, e acredito que com um pouco mais de ousadia dava pra trazer a vitória, mas se o Papão mantiver a média de 4pontos por jogo é certeza de estar entre os 4 melhores ao fim da fase classificatória.

    Curtir

  5. Ao menos no papel o Águia montou um bom time, se não ficar entre os primeiros, pelo menos, esse ano, não briga pra cair.

    Curtir

  6. Celira, você diz que seu time é limitado tecnicamente e esforçado taticamente, mas ressalva que está falando em relação ao campeonato da serie c.

    Como assim? Esta constatação sobre as potencialidades do bicolor não valem para o paraense ou para a CB?

    Curtir

  7. Amigo Antônio Oliveira, para o paraense temos um bom time tecnicamente e taticamente (considerando os padrões técnicos do nosso campeonato).

    Se considerarmos apenas Copa do Brasil, o Paissandu tem um time fraco tecnicamente e regular taticamente, principalmente se comparadmos o PSC com os principais candidatos ao título.

    Para a série C, que hoje é um campeonato forte para os padrões regionais, daí a dificuldade do PSC e Fortaleza subirem imediatamente para série B, o PSC tem um time esforçado taticamente (raçudo/brigador) e limitado tecnicamente, pois, tem poucos jogadores com capacidade de fazer a diferença no decorrer do jogo (veja como nossos jogadores tem um controle ruim de bola)…

    Em síntese, cada competição tem um nível diferente (tecnicamente e taticamente), cabe ao PSC qualificar seu plantel para ganhar em competitividade.

    Curtir

  8. Lamento que o Remo tenha perdido o Aleilson para o Águia. O E. Ramos já vai tarde, pois nunca justificou o salário absurdo que ganha. Quanto ao time do papinha, é limitado e deve apenas se manter, com sorte, na série C. O Águia tem reais chances de subir.

    Curtir

  9. Amigos esta série C se dividirá em duas etapas.

    Antes da copa do mundo e pós copa do mundo.

    A estratégia do papão é vencer todas em casa e não perder fora até antes do inicio do grande evento futebolístico do planeta.

    O Aguia até agora alcançou 50% dos pontos disputados, um jogo neutro e outro em casa, verdadeiramente ainda não jogou fora.

    O Papão tem 75% de aproveitamento, fruto de uma vitória em casa ( longe da torcida ) e um empate fora.

    Em resumo, não temos um super time e devemos admitir isso e parar com esse chilique de achar que o time deveria atacar, atacar, atacar. Ganhamos um ponto e impedimos um concorrente direto de conquistar mais dois. Série C é isso.

    Agora é claro, isso perde o valor se tropeçarmos em casa, em casa o é VAMOS PRA CIMA PAPÃO!!!!

    Minha modesta opinião

    Curtir

  10. Remista é um bicho que não é desse planeta.

    O cara define que o Paysandu é um time limitado.

    Pra mim é um time que se reforçado será um dos 4.

    Agora o time dele que está sem divisão, atolado no marasmo há 8 anos. ele deve definir como o Remodrid.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Cada torcedor merece o time pra quem torce

    Curtir

  11. A verdade é que a dupla Ferreirrinha/João Galvão deu um banho competência na dupla Wandisk/Aguilera nesse início de série C. Os primeiros fizeram boas contratações e trouxeram jogadores em forma, prontos para jogar no dia seguinte, enquanto a dupla bicolete continua transformando o seu clube em SPA. Convenhamos!

    Curtir

  12. No Papão, o maior do Norte, ainda tem umas pustemas que não querem jogar, tem que mandar embora e contratar jogador que esteja interessado em contribuir.
    Penso que com boa vontade do Mazola, dá para aproveitar melhor o Leandro Carvalho.

    Curtir

  13. Amigo Edson, você usou outras palavras, entretanto, disse o mesmo que eu.

    Do que adianta optar por atacar e num vacilo perder o jogo? Quantas vezes vimos isso ano passado? Quem não lembra de jogos como contra a Chapecoense e Atlético Goianiense?

    Como ja falei em postagem anterior, em uma competição onde o nível técnico é baixo, a força da marcação prevalece… vale dizer que, mesmo não realizando um grande partida, o PSC poderia ter saído com a vitória se Paraná tivesse cabeceado como um centroavante (Bola para o chão).

    Sobre o Águia não posso falar muito. Não vou fazer afirmações ufanistas (como os torcedores cama-leões) dizendo que o time é isso ou aquilo.

    Como ja disse em postagem anterior e baseado no jogo que vi pela TV, repito (assisti ao jogo Salgueiro x Fortaleza), o Salgueiro mostrou, até o momento, ser um time fraco… Pode mudar? Claro que pode. O campeonato é longo. Vale lembrar o rebaixado ABC ano passado que não caiu…

    Curtir

  14. Classificação e Probabilidades

    Pos Time Pts J V E D GP GC SG Probab. de
    classificação Probab. de
    rebaixamento
    1 Fortaleza 6 2 2 0 0 3 1 2 97.6 % quase 0 %
    2 Paysandu 4 2 1 1 0 2 0 2 42.2 % 1.4 %
    3 Botafogo PB 4 2 1 1 0 5 4 1 85.1 % 0.05 %
    4 Cuiabá 3 2 1 0 1 4 3 1 56.1 % 0.5 %
    5 Águia de Marabá 3 2 1 0 1 3 2 1 51.7 % 1.0 %
    6 ASA 1 1 0 1 0 1 1 0 18.4 % 7.2 %
    7 CRB 1 1 0 1 0 0 0 0 36.6 % 2.1 %
    8 Treze 1 2 0 1 1 3 4 -1 8.6 % 14.6 %
    9 CRAC 1 2 0 1 1 3 5 -2 1.7 % 38.3 %
    10 Salgueiro 0 2 0 0 2 0 4 -4 2.0 % 35.1 %

    Curtir

  15. Edson, sou PSC, mas hoje temos um time limitado tecnicamente e esforçado taticamente (eu acredito no time mesmo com essa limitação).

    Como ja disse, e você diz o mesmo, se contratar mais quatro boas peças Papão tem grande chance de conseguir a classificação até com folga.

    Curtir

  16. Juca, amigo leonino, essas probabilidades são ridículas (do site), ja que, o campeonato está apenas começando.

    Penso que elas só começam a fazer sentido na virada do campeonato.

    Curtir

  17. Com certeza Celira, temos um time com limitações, mas com motivações diferentes.

    O papão do parazão está em fim de festa
    O papão da CB e Série está no inicio de tudo, aí pra se manter ou ser um forte concorrente precisará de reforços, mas não na base do oba oba, como por exemplo está fazendo o JEC na série, se “reforçando” com Eduardo Ramos…

    Como disse antes a copa do mundo vai parar todas as competições, vai ser o tempo que o Paysandu vai ter pra suster esse plantel.

    Suster com os que estão, com os que estão no Spapapão e DM bicolor e futuras e cirúrgicas contratações.

    Não há porque se desesperar.

    Percebo que há amigos bicolores agindo pior do que remista aqui no blog.

    Se os amigos pertencem alguma corrente contrária ao Vandick, vamos ter paciência e ser leais ao Paysandu em 1° lugar.

    Curtir

  18. Não vou falar do PSC porque os amigos discorreram sobre o jogo acima. Quanto ao jogo do Águia houve um massacre, além dos gols houve mais 6 ou 7 chance cristalinas não aproveitadas devido a falta de um centroavante e o Aleilson entrou em campo com febre, o Bernardo (zagueiro) estava jogando na lateral no lugar do Xaro.
    Esta semana o Danilo Galvão deve chegar e a diretoria promete mais um lateral e um meio de campo armador.
    Se cuida Papinha!!!

    Curtir

  19. Será que não tem muito encardido se preocupando demais com o Maior do Norte?
    Já observaram que eles estão preocupados com a saúde do Soberano do Norte? Então vejam: Cuidado papinha, se cuida papinha, o SPA do Papão! enquanto que a triste situação do sem divisão pra eles está bacana.
    Eu hein? Não tô nem aí pro futuro desse coitado sem divisão e eu quero mais é que não se cuidem e levem o farelo. Vou continuar tirando mais sarro ainda, do time que faliu. hahahahahaha………..

    QUEREMOS O PARÁ SEM DIVISÃO, IGUAL AO LEÃO

    hauahuahuauauauss

    Curtir

  20. Ranking da CBF, só para lembrar. hahahaha….

    32º – Paysandu PA 4 .292

    55º – Águia de Marabá PA 2 .249

    68º – Remo PA 1 .197 – ô…..coitado! hihihihihihi…………

    Curtir

  21. Amigo Celira, lembrando, que ano passado, o site chanchedegol cravou no rabaixamento do Paisandu e não deu outra, mas, realmente, são probabilidades, interessante que, em que pese o Paisando está em segundo no grupo, a probabilidade de acesso o que deixa na quinta colocação do grupo. Vamos continuar na secação, pois ao menos a probabilidade está a nosso favor…rsrs

    Curtir

  22. Gente, vamos aos fatos, nada de divagações, o Águia(João Galvão) sempre soube garimpar bons jogadores, as contratações dele são sempre boas, parabéns a ele, refiro-me ao João Bocudo Galvão, quanto ao Grande Bicolor Celeste Amazônico, pensei que com a chegada do Papellin, houvesse um final prá essas ridículas contratações de jogador sem condições de jogo, enganei-me redondamente, estão aí, nessa condição, as duas mais recentes contratações, Rafael Tavares e Reniê, e foi divulgado pelo próprio Papellin, que os dois estariam aptos a de imediato jogar, inclusive com documentações em dia; grande potoca, isso é fato.
    Quanto ao Mazzolla, penso que na situação dele, que pede jogador e a diretoria não contrata, é só no ferrolho mesmo prá não tomar porrada a torto e à direito como se diz, penso que ele tem produzido muitos bons resultados, mercê do plantel que dispõe, reclamo ainda, que o Marcos Paraná, ainda não disse a que veio, alguns lampejos apenas de boas jogadas, muito dispersivo e sem garra, penso que deveria ser dispensado para abrir caminho para contratação de outro meia; outro jogador que está devendo muito é o Lima, nada de passar a mão na cabeça dele, tá devendo, tem revelado atuação de peladeiro e perdendo muitos gols, penso que do atual plantel dá prá mandar cantar em outra freguesia o Lacerda, Leandro Silva (tremendo Lombardi), Marcos Paraná, Dênnis e Bruninho, abrindo espaço para outras contratações, aqui mesmo no Parazão tem um montão de jogador de mesmo nível, até superior um pouco, senão vejamos: Ezequiel, zagueiro do Independente, Bruno e Perema, zagueiros do S. Francisco; Jaquinha, lateral esquerdo do Independente, Fabrício, Meia do Paragominas, Bené, volante do Gavião, Chaveirinho, meia atacante do Independente… abre o olho pro teu quintal Papellin!!!

    Curtir

  23. Acho que o João Galvão seria o cara indicado para ser gerente de futebol em um dos grandes de Belém, pois o cara é um misto de dirigente e técnico.

    Curtir

  24. O Águia é só fogo de palha daqui a pouco tá jogando pra não cair, timinho caseiro. Vi o jogo Fortaleza 2 x 1 Cuiabá e digo com convicção, mesmo nível do CRB x PSC, com uma diferença os meios de campo dois dois time do jogo de ontem são muito mais ativos do que o do PSC com Vanderson e Zé Antonio, pelo andar da carruagem vamos sofrer muito. Em tempo, o Águia tá cheio de refugo que não prestaram por aqui

    Curtir

  25. Futebol é interessante, amigos alvicelestes e azulinos, o Águia, que perdeu para o Papão e ganhou do Salgueiro, que perdeu dois jogos e tem apresentado um time fraco até o momento, é o time paraense modelo de preparação (detalhe, o Águia não teve competência para montar um elenco para disputar o parazinho), já o Paissandu, que venceu o primeiro jogo contra o Águia e empatou fora com o CRB, uma equipe sempre encardida, é a pior das equipes… Amigos, nem sempre ao céu nem ao inferno… Nem o Águia é o máximo, nem o Papão é o pior dos piores… É isso!

    Curtir

  26. Não entendi seu comentário Mesquita…
    Você quis dizer que o PSC e CRB tem o mesmo nível de Fortaleza e Cuiabá ou você quis dizer que estes dois últimos são melhores?

    Curtir

  27. Silas Negrão, endosso teu comentário, principalmente com relação à tua lista de jogadores prejudiciais ao Papão e só complemento dizendo que esse negócio de contratar jogador sem condições de jogar, me cheira a sacanagem. Tenho certeza que Vandick, Papelin e companhia, não são burros, mas espertalhões que no final das contas vão sair cheios da grana e o Papão fica com a conta para pagar e o insucesso nas competições. Só isso.

    Curtir

  28. Celira, como o Vandick disse uma vez: não é por que se ganha está tudo certo, e nem quando se perde está tudo errado. No futebol, sempre é preciso ver o jogo como todo, independente do resultado. Senão fica que nem o CG “são 10 jogos, 9 vitórias e 1 empate, então ta tudo certo” ai depois “ah, não sei por que fui goleado pelo internacional, acho que o time entrou apático”

    Curtir

  29. Concordo com o Silas, a diretoria do Águia não nessa de assistir DVD com melhores lances nem por indicação de empresários, eles vão ao jogo e tiram suas conclusões ao vivo pedem informação sobre como o jogador é fora de campo, faz uma proposta a ele com salario razoável e promessa de pagamentos em dia, totalmente o oposto do Paysandu e Remo fazem.

    Curtir

  30. Celira, penso um tantinho diferente. Creio que o time do rival, com seus respectivos potencial e efetivo desempenho, é um só. Os adversários é que são diferentes. Em ordem crescente, de um modo geral, os adversários do paraense são mais fracos que os da série c, os quais, por sua vez, são mais fracos que os adversários da Copa do Brasil que o listrado vai enfrentar a partir de agora.

    Falando especificamente de potencial e efetivo desempenho, acredito que o rival listrado tem um time tecnicamente razoável, devido a uns quatro ou cinco valores acima da média dos demais integrantes do seu próprio elenco que são bem fracos, e apresenta uma excelente obediência a um esquema tático fraco, dada a excessiva cautela em que é baseado.

    Afinal, os jogadores que, como você mesmo diz, têm “um controle ruim de bola”, quando jogam na série C ou na CB, não melhoram este controle quando estão jogando contra os adversários que integram os times disputantes do campeonato paraense.

    Noutras palavras, dada a esta rara condição do time listrado que é apresentar um grau elevado de assimilação das táticas do treinador, e dada a referida melhor qualidade de uma meia dúzia de jogadores, relativamente aos demais, tenho pra mim que é possível o acesso a série B, ainda que não haja a contratação de melhores valores.

    Basta que o treinador reveja um pouco seus conceitos, aproveite este excelente estágio de obediência tática em que o time se encontra, e comece a fazer a transição para um esquema tático despojado desta condição retraída em excesso. Ou que o Clube reveja o comando técnico da equipe passando-o para alguém capaz de explorar com um pouco mais de agudez esta excelente obediência tática dos jogadores, a qual se observa mesmo naqueles jogadores mais limitados.

    Curtir

  31. Antônio Oliveira, a descrição que fazes dos clubes participantes das competições que o PSC encontra-se disputando:

    “Os adversários é que são diferentes. Em ordem crescente, de um modo geral, os adversários do paraense são mais fracos que os da série c, os quais, por sua vez, são mais fracos que os adversários da Copa do Brasil que o listrado vai enfrentar a partir de agora.”

    São ideias que não diferem das minhas, pelo contrário, sua afirmação reforça as minhas convicções, pois, indica que algumas competições apresentam grau de exigência maior do que outras (quanto maior o grau de exigência da competição, melhor são os times que participam dela). Logo, o PSC pode estar indo bem em determinada competição cujo nível técnico é mais baixo e na outra ir extremamente mal cujo o nível técnico é maior.

    Em minha modesta opinião, penso que o Papão tem um bom time para o certame local, todavia, a nível de série C precisa de uns reforços para não passar sufoco no decorrer da competição, já que, o time é esforçado taticamente e limitado tecnicamente para competição.

    Concordo com o que disseste sobre a classificação, penso que o PSC, mesmo com o elenco tecnicamente limitado, tem condições de subir, muito devido a sua aplicação tática, entretanto, tal subida será no sufoco…

    Sobre Mazola, penso que o mesmo faz a seguinte leitura da série C, “aqui não se joga bonito, aqui se come grama pelo empate e/ou pela vitória”… Eu, sinceramente, aão espero o PSC jogando bonito nesta competição Antônio, espero o Paissandu vencendo… Essa, para mim, é a lógica da terceira divisão.

    Curtir

  32. Celira, você acha que o rival tem um bom time para o Regional. Do meu lado, acho que o time é apenas razoável, não obstante seja suficiente para a disputa do Regional, dada a baixa qualidade dos adversários. Estamos falando a mesma coisa com palavras diferentes? Também modestamente, acho que não.

    Quanto ao que esperar do time do Mazola, sinceramente eu não o espero nem jogando bonito, nem vencendo. rsrsrsrs.

    Mas, analisando friamente a questão, com alguns ajustes táticos e fazendo o uso correto de peças ora relegadas como o Billy e o atacante oriundo da base, acho que ele pode vencer e galgar o acesso, n’algumas vezes até jogando bonito, mesmo que no sufoco.

    Curtir

  33. Celira, quis dizer que é tudo farinha do mesmo saco. O problema do Paysandu está no meio do campo, repito com Vanderson e Zé Antonio não vamos a lugar algum, temo até pelo rebaixamento, isto ficou visível no ano passado e nada foi feito.

    Curtir

  34. Antônio Oliveira,

    Se o PSC não tivesse um bom time para o regional (paraense), ele não teria disputado o primeiro turno (perdendo no regulamento) com folga, não estaria na disputa do segundo turno (não acredito no São Francisco) novamente com folga e desta vez com vantagem de jogar por resultados iguais e não seria o time com maior número de pontos na classificação geral (O PSC é o único time que venceu todos os integrantes da competição, o Remo, por exemplo, não venceu o Paissandu e o São Francisco)..

    Camarada, pelos resultados até o momento alcançado no paraense, posso afirmar tranquilamente que no regional, de qualidade técnica duvidosa, o PSC está voando, tanto que perdeu apenas dois jogos ainda no primeiro turno…

    Curtir

  35. Celira, sem querer polemizar ou modificar o tom descontraído da conversa, me parece que todos estes resultados a que você se referiu não denotam que o rival disputou o primeiro turno com folga.

    Deveras, com um sistema mata-mata nas semis, não se pode falar em folga, quando o primeiro colocado disputa com o quarto.

    De fato, o que há a favor do primeiro em relação ao quarto é apenas uma circunstancial vantagem matemática, utilizável só eventualmente na necessidade de desempate..

    Num sistema mata-mata há folga quando um time está jogando um futebol muito superior aos demais de modo que nem se cogite e necessidade de usar a vantagem. O que definitivamente não era o caso do rival no primeiro turno e nem é no segundo turno.

    Tanto não houve e nem há folga, tanto o futebol jogado pelo listrado não era e nem é assim tão superior, que no primeiro turno esta vantagem depois de ter sido minada pelo adversário da semi, foi assumida pelo Remo (e mantida), cujo time nem apresentou um desempenho técnico assim superior ao do rival.

    Enfim, creio que se o time do rival fosse mesmo bom para o Regional teria ganho o primeiro turno. E, quanto ao segundo turno, teria ampliado a vantagem na primeira partida da semi, e, aí sim, ao menos do ponto de vista numérico, estabelecido uma folga para a segunda partida.

    Aliás, acredito que se houvesse procedência em se falar em folga, ao menos do ponto de vista numérico (o que tenho certo que não há), quem a ostentaria era o Remo, que está na decisão do segundo turno e na decisão do campeonato.

    Na minha opinião, para qualquer competição, o rival tem um time de qualidade técnica razoável, com sistema tático fraco, cujo desempenho até aqui tem sido suficiente APENAS para SE MANTER NA DISPUTA (a cx alta é só para destacar) do Regional.

    Desempenho este que para a série C e para a CB, vai ter que melhorar significativamente, o que demanda, naturalmente dentro de suas possibilidades financeiras e da disponibilidade do mercado: (a) além de elevar o nível de qualificação dos jogadores do elenco, ou ao menos do time titular, usando os jogadores disponíveis no elenco; (b) evoluir do esquema tático marcadamente cauteloso, chegando a ser retranqueiro, às vezes (não raras), para outro mais impetuoso que aproveite a disciplina tática revelada por seus jogadores, além do talento que é visível numa meia duzia deles, inclusive de alguns que estão no banco.

    Curtir

  36. Amigos Celira e Antonio, Parazão, CB e série C cada um com suas peculiaridades só reforçam o que todo mundo já sabe. Enquanto que a imprensa dizia que o rival seria campeão de tudo com um pé nas costas, o que vimos foi o rival levar o primeiro turno com a ajuda do regulamento, e se não fosse o amaço que a “organizada” deu nos chinelinhos somada a inoperância do frango eletrocutado, a classificação para a final do returno iria para o brejo.
    O Paysandú tem no Mazola os seus méritos e na dedicação tática dos seus comandados idem. Do que adianta ter as “estrelas” do ano passado e a casa ser da mãe Joana? Pelo menos, neste ano, jogando feio e muito feio, nas últimas seis partidas conseguimos pontos em todas as competições.
    A série C não tem jogos de nível técnico elevado, se os times o tivessem não estariam na terceira divisão. Até a própria segundona está horrível de assistir!
    Quanto ao parazão creio em vitória bicolor contra o São Francisco e que ganharemos o segundo turno e o campeonato. O time está focado neste objetivo e mesmo não jogando um belo futebol deve levantar a taça do 46° título regional.
    A série C está no início e qualquer prognóstico é ser precipitado.
    A vitória contra o Águia, sempre um grande tijolo na frente do Papão, e o empate já contabilizam 4 pontos, estamos em segundo lugar.
    O que me preocupa é que se repetirem os erros da série B que após a parada para a Copa das Confederações o time ficou pior, pois nem chegaram os reforços e os que aqui estavam desaprenderam a jogar, é que me faz cobrar desta direção que traga atletas em condições de jogo, o Paysandú não é SPA, muito menos asilo!
    Mais uma vez temos no Pará atletas em condições de jogo que possuem um nível e dedicações táticas que se enquadram ao esquema do Mazola. Por que buscar fora o que temos no Pará?

    Curtir

  37. Miguel, é verdade que o Remo enfrenta dificuldades que não se supunha que enfrentaria com o elenco que formou. Salvo quanto ao Eduardo Ramos, jogador que sempre contestei, desde que jogava no listrado, eu mesmo acreditava que os contratados poderiam levar o Remo a melhores dias.

    Mas, sinceramente não recordo que a imprensa dizia que o Remo ganharia tudo este ano. Tens aí alguma manifestação da crônica esportiva (escrita de preferência) para citar de exemplo? Um ou outra opinião isolada não representa o pensamento da imprensa, mas se tiveres, já me dou por satisfeito.

    O Remo ganhou o primeiro turno não com a ajuda do Regulamento que estático, serve apenas para registro da atribuição e retirada de vantagens para os clubes disputantes que fizerem por merecer tanto a atribuição, quanto a retirada.

    O que ajudou o Remo a vencer o primeiro turno foram: (a) os pontos conquistados na fase classificatória; (b) o desempenho na semifinal que o levou a superar o adversário; (c) a aquisição da vantagem para a finalíssima; (d) o desempenho apenas razoável, do razoável time listrado na semifinal, que teve de fazer uso da vantagem que tinha para superar o seu adversário, mas perdeu dita vantagem para a finalíssima com o Mais Querido; (e) o Leão ter conseguido fazer valer a vantagem que tinha na finalíssima, mesmo tendo um time com desempenho inferior ao razoável time listrado.

    Outra coisa, o razoável time listrado tem méritos que podem ser expandidos caso o potencial dos jogadores, máxime a disciplina tática – coisa importante, quando o nível técnico da maioria dos jogadores é apenas razoável – seja melhor explorada.

    Todavia, é possível que os inegáveis méritos retranqueiros do treinador já tenham chegado ao limite, enquanto o potencial dos jogadores e correspondentes méritos, ainda tenham pontos a ascender na respectiva parábola.

    A propósito, o que eu digo sobre o rival listrado é só uma manifestação de opinião de cunho pretensamente racional, que o tempo vai mostrar se é certa ou equivocada.

    Mas, para a alternativa da minha opinião estar errada, deixo aqui meu manifesto passional: tomara que a comprovação de meu equívoco só ocorra após a final do campeonato cujos disputantes sejam a dupla Re/Pa.

    Curtir

  38. Antonio Oliveira, sempre certeiro na fria análise, com a qual concordo, principalmente quando te referes, à exaustão dos recursos táticos do Mazzola, isso é fato também em minha opinião, porém, mesmo assim, acredito que teu vaticínio não prosperará, falo das finais do Parazão 2014, que sem sombra de dúvidas, será entre os dois Titãs da Amazônia, pois, acredito que, o Mazzola, guarda à sete chaves, o pulo do gato, prá utilizá-lo nessa ocasião; quanto à informação que cobras do Miguel, de que o adversário ganharia tudo com o pé nas costas, ela, na verdade, é de autoria do Pirão, veiculado pela imprensa, claro.

    Curtir

  39. Leio agora que o Papellin está tentando contratar o atacante Juan, do Inter de Porto Alegre, será que aquele Luciano, centro avante, do Nacional de Manaus e o Fininho, meia, do Princesa do Solimões, não renderiam no Grande Bicolor Celeste Amazônico? penso que merecem uma oportunidade, estão jogando, são da região, não precisarão de estadia no Spa da Curuzú.

    Curtir

  40. Correção: O nome do atacante do Nacional de Manaus a cujo me referi no comentário anterior, é FABIANO, perdão!!!

    Curtir

Deixar mensagem para Édson do Amaral. Torcedor do Paysandu. Cancelar resposta