Tribuna do torcedor

Por Raimundo Carlos S. Ferreira (rcsferreira10@yahoo.com.br)

Prezado Gerson,
Me identifico aqui como torcedor consciente e sócio do Paysandu, e por ter uma grande admiração pelo seu trabalho na imprensa esportiva e por lhe considerar como o melhor comentarista esportivo do Estado, gostaria de pedir que levantasse junto a seus pares um questionamento sobre a arbitragem para o próximo RE x PA, acredito que o momento não é propício para isso, as duas arbitragens paraense nos dois jogos que passaram tiveram erros comuns como qualquer arbitragem pode ter. Mas pelas declarações dos dois treinadores, após as duas partidas e pelo clima depois da briga que aconteceu no Mangueirão, penso que seria temeroso colocar arbitragem local. Acho que até mesmo, se isso vier acontecer, estariam colocando em risco a própria integridade física do árbitro e também do que pode vir acontecer com o campeonato. Depois, ME SOA ESTRANHO que o treinador do remo tenha criticado com tanta veemência a arbitragem e concorde a arbitragem local, me parece coisa armada. Gostaria de assistir um comentário seu sobre esse assunto, se possível na gloriosa Rádio Clube, mesmo que seu ponto de vista seja diferente do meu, até porque tem muito mais experiência no assunto do que eu…
Com um braço deste ouvinte e admirador.
Raimundo Carlos S. Ferreira

Amigo Raimundo, já opinei a respeito no programa Linha de Passe, ontem, na Rádio Clube. Concordo inteiramente com você. Não há clima propício para arbitragens locais nos dois clássicos decisivos. O bom senso indica que os clubes devem trazer árbitros de fora, além de providenciarem um reforço na segurança interna e externa do Mangueirão, sob pena de novas ocorrências violentas. PS: obrigado pela avaliação que faz acerca do meu trabalho.

22 comentários em “Tribuna do torcedor

  1. Eu sei que o bom senso pede arbitragem de fora.

    Mas Vandick e o representante do rival deveriam dá a oportunidade para o Dewson e o Joelson.

    O Dewson errou na parte disciplinar, mas no resto teve boa atuação, nota 7.

    O Joelson na minha opinião fez uma arbitragem brilhante, nota 10.

    O seu RF deveria fazer uma autocritica e aceitar que foi decisivo nas manobras legais anti jogo, e nas jogadas ensaiadas que lhe deram 2 gols, mas que foi terrível nas substituições.

    O Rubran, fez o gol, mas deu 3 gols pro papão.

    O Ratinho tava quebrado

    O Val que sempre apronta foi deixado no banco.

    Em resumo, entrou de proposito no campo pra ser expulso e ganhar tempo, pois não esperava o acontecido.

    Aí depois é fácil questionar o trabalho dos outros e esquecer as barbeiragens que fez, pois depois do 3° gol, eu disse pra um amigo meu.

    – Desgraça, agora só milagre!

    Hoje o rival era pra tá comemorando o titulo, mas só que não.

    Amigo carlos, esse negocio de violência é puro papo furado e pirotecnia da imprensa e do pessoal do Remo que estão com ódio do Mazola, infelizmente.

    Estamos em 2014 e não idade da pedra, qualquer arbitro dentro de campo tem autoridade e tem sua integridade física resguardada.

    Curtir

    1. Gesto digno do Vânderson, que entendeu que a profissão é curta e as inimizades constituem uma bobagem. Amigo Edson, estou convencido de que nosso futebol depende dos profissionais que nasceram, vivem e viverão aqui. Não adianta se agarrar a falsos ensinamentos ou filosofias de quem aqui está de passagem, procurando (até naturalmente) usar todas as armas possíveis para preservar o emprego. Salvo exceções, são figuras polêmicas e manipuladoras, experts em desviar o foco do que realmente importa e muito bons na auto-promoção. Há quem caia nessas esparrelas, eu não. Por isso, afirmo que a redenção não vem de fora, precisa acontecer aqui dentro, feita e preservada por nós, paraenses. Não alimento falsas ilusões. O caminho agora é fazer com que as pessoas de boa vontade, acima de paixões e malquerenças, se interessem em construir essa nova realidade.

      Curtir

  2. A arbitragem do segundo jogo foi melhor que a do primeiro, teve erros normais. Cito dois discutíveis. O Paraná poderia ter sido expulso naquela entrada frontal duríssima e o cara que pegou o Pikachu e o tirou de campo momentaneamente nem amarelo levou. Acho que foi o Rafael Andrade que, ou já tinha ou viria a receber logo depois o amarelo, e seria consequentemente expulso.
    Para o próximo, sem chances para juiz local.

    Curtir

  3. De acordo! Não há clima para árbitro local.

    E, como eu já havia opinado antes, tal se dá menos pela (in)competência dos árbitros e mais porque o conjunto daqueles que atuam na cena futebolística paraense, quais sejam, patrocinadores, dirigentes, jogadores, torcedores e imprensa, não conseguem nutrir respeito pela instituição que comanda o futebol paraense, juntamente com sua comissão de arbitragem e tribunal de justiça desportiva.

    De referir que contribui para este estado de desrespeito e desprestígio alguns comportamentos nada recomendáveis adotados por integrantes da fpf e do tribunal e mesmo de alguns árbitros.

    Quanto ao Mazola, volto a dizer que o mesmo não pode ser responsabilizado pela confusão. Não foi ele quem mandou o sujeito invadir o campo e cair de quatro diante dos jogadores, para provocá-los. Não foi ele quem “bicudou” o sujeito.

    Com as suas declarações, ele apenas estava (e está) cuidando de preparar a retaguarda caso dê com os burros n’água.

    De outra parte, mesmo não aprovando o ato, eu entendo perfeitamente a atitude dos jogadores que aplicaram o corretivo no torcedor sem noção.

    Ele, o torcedor, pediu para receber aquilo que recebeu.

    Enfim, ali não houve falta de desportividade, tampouco covardia. Afinal, o sujeito não estava de costas ou caído inerte diante dos agressores.

    Nenhum ser humano suportaria aquela gratuita atitude provocativa. E ele ainda deu sorte que os jogadores foram conscientes e só aplicaram um corretivo proporcional à atitude. Teriam se excedido se tivessem batido um tiro de meta com a cabeça do tal torcedor. E não fizeram porque não quiseram, já que oportunidade houve, pois quando o Mazola chegou o cara já havia levado umas três bicudas.

    Curtir

  4. Uma boa e interessante atitude seria os jogadores tirarem uma foto juntos (jogadores de Remo e Paissandu) no dia do jogo, com uma faixa tendo escrito um pedido de desculpas para o torcedor pelo pastelão de quarta.

    Curtir

  5. Uma boa e interessante atitude seria os jogadores tirarem uma foto juntos (jogadores de Remo e Paissandu) no dia do jogo.

    Poderia ter também uma faixa com um pedido de desculpas, para o torcedor, pelo pastelão de quarta.

    Qual dirigente daria o primeiro passo visando uma trégua?

    Curtir

  6. Amigo Antônio Oliveira, pois mais que veja a provocação (do torcedor) como exagerada e desnecessária, ao ponto dos jogadores do Remo perderem a cabeça. Penso que a violência nunca deva prevalecer em nenhum local.

    Curtir

  7. Enquanto o Vânderson pedia desculpas, sinceras ou não, Leandrão com um ar de desequilibrado afirmava em uma entrevista hoje no Camisa 13, que “fez com o Rogerinho o que aprendeu” ! Pergunto aos frequentadores do blog: Leandrão é jogador de futebol ou lutador de MMA ?

    Curtir

  8. Amigo abraão concordo com vc, jogaram um cachorro e depois um bode, só esqueceu de falar que também jogaram um balde de água fria do Leião…kkkk

    Curtir

  9. Celira, sua ideia é excelente, mas não depende dos jogadores e dos presidentes.
    Ainda existe muito ranço das declarações do Mazola, dizendo que estava tudo armado para o outro lado ser campeão. Hoje ele está calado comemorando, elogiando a arbitragem, imagine se o rival sai campeão naquele jogo, ou se ele estivesse com 08 jogadores suspensos, estaria infernizando a todos. Ainda continuo sem crença que o Mazola é o técnico ideal para a série C, já estamos a 04 jogos sem vencer.
    Quanto ao próximo jogo, é obrigação de golearmos o REMorto, que estará REMendado com os jogadores do sub-20.

    Curtir

  10. O certo é que os listrados saem na vantagem diante dos expulsões. O sistema do cachorro e do bode deu certo. Sugiro que a diretoria do Remo contrate um adestrador de animais para deixar na beira do gramado. Assim segurará qualquer possibilidade de um sistema animal barrar o título para o Leão.

    Curtir

  11. Boa tarde bicolores, volteiii!!!então
    vamos lá, minha homenagem ao
    pensamento remista durante e
    depois do jogo.
    _1° Gol do remo:gol do leão
    porra,início de jogo vai ser
    goleada.!
    -2° Gol do remo:pega
    porra,leãooo,vai ser pisaa e vamos
    ser campeão.
    -1°Gol do Paysandu:aff, gol
    tosco,falha da defesa,ainda
    estamos ganhando.
    -3° Gol do remo:Goooool porraaa,
    leão campeão,36 do 2° tempo, o
    campeão voltou, vamos ser
    campeão paraense. estamos
    esperando desde 2008,chora
    mucura.(kkk)
    -2° Gol do Paysandu:Porra já vai
    terminar e eles fizeram o segundo,
    mas não tem mais nada, já somos
    campeões,,não tem mais jeito,o
    CAMPEÃOO VOLTOUU!, meu leium é
    foda!(kkk).
    3°Gol do Paysandu :Porra,
    caralhooo, jogo roubado, tudo
    armadoo, é culpa da pretinha no
    rexPA no inicio do ano, é culpa do
    Arbitro, da Dilma, da copa,é culpa
    do Mazola, é culpa da chuva, é
    culpa do Bondinho por invadir o
    jogo faltando 30 segundos pra
    acabar, ainda dava (Buáaaaaaa) Não
    acredito nisso, vou deixar de ser
    remista, é muitoo sofrimento ,só
    tristezaa, (Buáaaaa).
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkk, o Choro é livreee
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Curtir

  12. Celira, eu penso igual a você.

    Todavia, estou examinando um caso concreto onde a provocação e a violência já ocorreram independentemente da minha opinião.

    Agora só estou avaliando as circunstâncias e comentando o caso. E minha avaliação é que não devo pura e simplesmente condenar, rotular e execrar os agressores, os autores da violência física, de quem não é razoável exigir que naquele momento, naquele exato momento, tivessem frieza, serenidade, tranquilidade de virar as costas e ir para o vestiário.

    Na realidade, o invasor cometeu uma violência psicológica e obteve o revide mediante violência física. Com a diferença que o invasor estava em melhores condições de pensar, avaliar o que era certo e se decidir entre se faria um ou outro e mesmo assim decidiu fazer o errado.

    Enfim, até Jesus que pregou sabiamente que a conta do perdão é setenta vezes sete, teve um dia que não se conteve e saiu quebrando tudo e distribuindo bordoadas contra os vendilhões.

    Curtir

  13. hahahaha Antônio falou em Bíblia, falou comigo, mas antes, quero dizer, que faltou controle emocional aos agressores e não adianta que não tem justificativas.

    Já ví casos, amigos Antônio e Celira, em que uma pessoa mesmo sendo trabalhadora, e de grandes qualidades, num momento de fúria acaba perdendo a cabeça e indo parar no presidio.

    Por isso os mesmos, mesmo pedindo desculpas publicamente e isso seria obrigação, devem responder pelos seus erros e de preferencias serem punidos exemplarmente.

    Sobre Jesus, amigo Antônio, pra quem já estudou um pouco de teologia, sabe que o Mestre Jesus, nosso rei e salvador, veio ao mundo por meio da obra do Espirito Santo.

    Resumindo, Jesus teve ações em sua maioria de filho de Deus, mas teve ações como um ser humano, chorou, se alegrou, e se aborreceu também.

    Se aborreceu com sua mãe Maria ao dizer a ela, o que tenho eu contigo mulher?
    Ao ver por em Pedro, a ação do inimigo, disse a ele, pra traz de mim satanás!

    Na cruz, sentiu sede e sentiu as dores do vinagre que lhe foi dado.

    Nesse episodio que vc citou, Jesus agiu bravamente, e realmente chutou o pau da barraca.

    É um assunto pra ser discutido em uma sala de teologia ou até mesmo de Escola Bíblica.

    Mas Jesus por isso não pecou, apenas pôs ordem na casa do pai dele.

    Agiu como homem e agiu como Deus.

    Curtir

  14. Nossa, até Jesus está no meio da confusão rsrs…

    Apenas para colaborar, o Remo entrou com um pedido na FPF para arbitragem FIFA no jogo de 4º Feira.

    Curtir

  15. E presidente pediu para recuarem sobre entrar com o TJD do jogo na final, certamente rolará bola na final do parazão.

    Tudo isso via @NelsondeTorres

    Curtir

  16. Piada pronta !
    -Menino do remo, por que você ta chorando?
    -O meu pai me bateu.
    -E por que ele fez isso?
    -Ele é remista e toda vez que o Paysandu é campeão ele me bate.
    -Nossa que maldade. E o que ele faz quando o remo ganha um título?
    -Não sei. Só tenho 6 anos..
    Kkkkkk..

    Curtir

Deixe uma resposta