Por Paulo Vinícius Coelho, da ESPN
O empate do Flamengo contra o Bolívar, no Maracanã, a derrota do Botafogo no Equador e o empate do Atlético Mineiro no Paraguai consolidaram o pior início de Libertadores dos clubes brasileiros desde a edição 2005. Até agora, em dezesseis partidas de clubes brasileiros, a soma de pontos chega a 27. Nos primeiros dezesseis jogos de 2005, São Paulo, Atlético Paranaense, Santos, Palmeiras e Santo André somavam 24 pontos. Todos os anos tem se discutido os tropeços brasileiros nas fases iniciais de Libertadores. Há três anos, numa mesma noite de quarta-feira, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Fluminense foram eliminados contra Once Caldas, Universidad Católica, Peñarol e Libertad. No final daquela campanha, o Santos de Neymar levantou a taça.
O contraste é ver mais tropeços nas fases iniciais e uma sequência de títulos jamais alcançada anteriormente. Clubes brasileiros ganharam as últimas quatro edições de Libertadores: Internacional em 2010, Santos 2011, Corinthians 2012 e Atlético 2013. Nenhum país jamais alcançou cinco títulos consecutivos, o que pode acontecer com o Brasil neste ano.
Por outro lado, o Flamengo empata com o Bolívar, o Atlético empata com o Nacional do Paraguai, o Cruzeiro perde do Defensor. Tropeços assim aconteceram também no passado. O primeiro deles foi o empate do Palmeiras em Bogotá contra o Santa Fé, por 2 x 2, na segunda edição da Libertadores, em 1961. Naquele ano, o único representante brasileiro foi vice-campeão — perdeu a decisão para o Peñarol.
ANO APÓS ANO A PONTUAÇÃO BRASILEIRA NOS PRIMEIROS 16 JOGOS:
2014 – 27 pontos
2013 – 32 pontos
2012 – 32 pontos
2011 – 28 pontos
2010 – 33 pontos
2009 – 30 pontos
2008 – 18 pontos
2007 – 34 pontos
2006 – 31 pontos
2005 – 24 pontos
Ontem fiquei decepcionado com o lado psicologico que inexiste no Botafogo.
Jogaram contra um time nanico, e ainda conseguiram perder.
O pior foi a perda da mente por parte de alguns jogadores, como Bolivar, Edilson e M.Matos e até mesmo o Dória.
Com a 2 a menos, quase segurando o empate o cara me chuta uma bola la de longe e o Jeferson aceita.
O Dória parecia que estava possuido, chutava a bola pra onde o nariz apontava.
Numa dessas volas, bateram uma falta pra ninguém, e daí se originou a jogada que veio o gol da vitória equatoriana.
Não se via um botafoguense se jogar no chão e fazer o jogo deles.
Libertadores não é Champions, é com adversário desleal, é em campos pastoso e em cidades com altitude.
Se o Botafogo não se superar, vai ser um mero participante.
CurtirCurtir