A revista inglesa World Soccer lançou uma edição especial com os 50 jogadores mais importantes da história das Copas do Mundo. Nesta lista, Pelé, tricampeão do torneio, aparece no topo, seguido por Maradona e Beckenbauer, que completa o pódio.
País com mais títulos mundiais, o Brasil tem seis representantes no top 20. Um dado interessante na relação é a posição de Romário, fundamental na conquista do tetracampeonato, em 1994. O Baixinho é o 13º colocado, um degrau abaixo de Roberto Baggio, que, em três tentativas – 1990, 1994 e 1998 – conseguiu, no máximo, um vice-campeonato.
Messi e Cristiano Ronaldo, donos dos prêmios de melhor do mundo a partir de 2008, não aparecem no ranking. A explicação se deve às suas diminutas participações em Mundiais. Os dois craques jogaram em 2006 e 2010, mas não conseguiram grandes resultados.
Para se chegar aos 50 maiores jogadores de todas as Copas, a World Soccer se baseou em cinco pilares: estatísticas diretas; prêmios por participação em mundiais; papel decisivo em partidas; impacto em seu time e legado deixado na história do evento.
Boa lista, exceto pelo esquecimento imperdoável de Nilton Santos. De todo modo, entre os brasileiros escolhidos, três botafoguenses pontificam na lista: Garrincha em 4º, Jairzinho em 20º e Didi em 31º. Agora, Donovan entre os 50 é um pouco demais… tidizê.


Além de Nilton Santos, há o esquecimento de Djalma Santos muito mais grave porque em 1962 Djalma encantou o mundo, principalmente com suas cobranças de lateral depois de uma cambalhota e fazendo dessa cobrança um cruzamento. Assim surgiu o terceiro gol do Brasil na final contra os tchecos.
Além disso, se a participação em copas é o principal critério, por que Cafu está tão bem ranqueado e Torres, capitão do tri, não?
CurtirCurtir
Uma lidta que esquece Tivaldo, que jogou bem 98 e foi decisivo em 3003… É complicado.
CurtirCurtir
Rsrsrs…. Te dizer o amigo Gerson… Gostei da lista..
CurtirCurtir
Pô celira!!! sei que foi erro de digitation, mas, viajastes no tempo, e muuuuito!!!! 3003?? kkkk!! desculpe amigo, mas, é só para alertar.
CurtirCurtir
Escrevi nas escuras…
Palavras: Lista e Rivaldo.
Ano: 2002.
CurtirCurtir
Amigo Silas, realmente o ano foi bizarro… Ja coloquei as correções abaixo… Valeu e Bom dia a todos!!!
CurtirCurtir
Como sempre em toda eleição ocorre falhas grotescas. Nessa seleção dos melhores ou mais importantes atletas das Copas em todos os Tempos colocaram jogadores sem nexo e sem razão de ser como ( Furlan, klisman, Klose, Sucer, Donovan, Seeler,salenko) e esqueceram feras como os brasileiros mario Lobo zagalo ( marcou como jogador e treinador), Nilton Santos ( que num lance de esperteza de brasileiro, evitou que o juiz marcasse um penal claro para os thecos na decisão 1962, quando ao cometer o penal saiu discretamente de dentro da área e o juiz marcou falta fora. ), Zico ( um dos mais injustiçados das copas em todos os tempos, pois merecia um titulo pelo futebol que jogou mas as circunstâncias, o cerezo, o Dino zoff e o juiz de Brasil e Italia em 1982 impediram o galinho de quintino de erguer a taça). Se é pelo legado que o atleta deixou, esqueceram nada nada menos que os uruguaios Obdulio Varela e Ghigia, carrascos do Brasil em 50 até hoje nunca esquecidos no Brasil e no mundo pelo que aprontaram no maracanasso), esqueceram os Holandeses Krol, REP e ResembrinK (que jogaram muita bola e encantaram o mundo pela laranja mecânica) e zagueirão italiano Claudio Gentille. Todos esses substituem de sobra os sem nexos votados.
CurtirCurtir
Amigos, ouve um atraso, de novo, na devolução das respostas ao Bate Papo, por isso, penso que deveremos ter 2 Bate Papos, em Abril… Vamos ver.. segunda feira, ainda é março.. Quem sabe? rsrs
Bate Papos bem interessantes com um dirigente e 1 Técnico Local… Legal mesmo..
Peço desculpas aos amigos, mais uma vez…
CurtirCurtir
Faltou o Rivaldo realmente. E a presença do Cafu, penso ser por ter participado de 4 copas.
CurtirCurtir
Faltou o Uruguaio Gigia (não sei a escrita), o homem do gol em 50 e o carrssco Paolo Rossi, homem da Copa de 82.
CurtirCurtir
No aguardo amigo Cláudio…
CurtirCurtir
Donovan? Essa foi de lascar mesmo. A não ser que tenham confundido o jogador americano com o roqueiro britânico…
Para mim um excelente mundial (o que já credencia um jogador para a lista de notáveis), além da regularidade no(s) clube(s) e na seleção nacional (e a óbvia qualidade técnica) deveriam ser os termômetros do ranking. Baseando-se nisso, sairiam dessa lista:
1. Donovan (não é craque).
2. Salenko (chutou galinha morta em 94 e depois não deu um chute por onde passou).
3. Barthez (frangueiro com grife que fazia alguns bons iogos pela França).
4. Cafú (disputou boa Copa em 2002, mas longe de ser um craque).
E incuiria nesta lista, não necessariamente nesta ordem e extrapolando o total de 50 jogadores:
1. Rivaldo (matou a pau em 2002 e excelente Copa em 98)
2. Falcão (melhor da posição em 82)
3. Zico (boas Copas em 78 e 82)
4. Robben (craque holandês em 2010)
5. Sneijder (precisa dizer alguma coisa?)
6. Careca (muito boa Copa em 86 e um dos poucos que se salvou na Itália em 90).
7. Júnior (arrebentou em 82).
8. Daniel Passarela (regularíssimo beque porteño de 82 e 86).
9. Goicoechea (pegou até pensamento em 90. Pegador de pênaltis dos melhores já vistos).
10. Marcos (fechou a meta canarinho em 2002).
11. Ballack (junto a Khan carregou o fraco time germânico à final na Ásia).
12. Gascoigne (craque inglês de 90).
13. Tiganá (excelente jogador francês de 82 e 86).
14. Amarildo (só de ser chamado de “O Pocesso” em 62 já vale no mínimo a menção na lista).
15. Pfafi (da até então renomada escola belga de goleiros. Um dos melhores arqueiros de 86).
16. Laudrup (craque dinamarquês. Excelente Copa em 98).
17. Tostão (um dos fora-de-série de 1970. Cracaço).
18. Gérson (um dos maiores meias que o mundo já viu. Brilhante Copa em 70).
19. Rivellino (a “Patada Atômica” de 70 e 74).
20. Carlos Alberto Torres (o Capitão do Tri assombrou em 70. Honrou a tradição brasileira de grandes laterais-alas).
21. Nilton Santos (o “inventor” da posição. Como um jogador chamado de “A Enciclopédia” pode ficar de fora da lista?).
22. Breitner (excelente jogador alemão. Fundamental em 74).
23. Neskeens (dínamo holandês de 74).
CurtirCurtir
Amigo Daniel, concordo inteiramente e ainda acrescentaria o fantástico Osvaldo Ardiles e o nosso Falcão, que não merecia jamais estar fora, bem como Rivaldo.
CurtirCurtir
Não sei se caberiam entre os 50, mas Stoichkov e Hagi foram protagonistas na copa de 94 ao lado de Romário e Baggio. Ambos ainda jogaram em 98, mas apenas o romeno foi bem.
CurtirCurtir
O duro é ver Baggio à frente de um protagonista do nível de Romário, amigo Luís. Esses gringos são meio aloprados ao preparar listas.
CurtirCurtir
Zico? Pipocou em duas copas e entregou uma terceira…
CurtirCurtir
Donavam é piada né? Quem é esse cara? Ta faltando o Rivaldo mesmo. Eu acho que caberia o Iniesta também.
CurtirCurtir
Faltou Zico o maior craque de todos os tempos, O Sócrates e o falcão.
CurtirCurtir
Se fosse analisar friamente. Zidane é um protagonista maior que Ronaldo, ja que existia uma França com Zidane (98 e 2006) e uma França (2002) sem Zidane.
Colocaria Romario também a frente de Ronaldo, em termos de importância para o time e legado, ja que Ronaldo é consequência direta da forte presença de atacantes do Brasil no início dos ano 90 e anos 80. Alem de Ronaldo ter jogado em equipe melhores que a de 94. Vale destacar que pós Ronaldo, deixamos de produzir camisas nove, o próprio Neymar, principal atacante do Brasil é mais fã do baixinho do que de Ronaldo (tanto que jogava com a camisa 11).
CurtirCurtir
Pelé em primeiro, ótimo, mas Baggio na frente do Baixinho Romário foi de lascar
CurtirCurtir
Marcos Paula, nem sou flamenguista mas para mim Zico foi um dos maiores craques da seleção, de clubes e de atuações em Copas do Mundo que tive o prazer de ver jogar. Por isso Ratifico que Zico foi um dos maiores injustiçados em Copas do Mundo por não ter ganho um título. Era bom demais ver o futebol do Zico jogando pela seleção, seja amistoso ou valendo 03 pontos, Zicos era sempre regular. No Flamengo dele e regularidade era a mesma e por isso ganhou muitos titulos. Só faltou mesmo titulo mundial pela seleção. E não tenho medo de afirmar que Zico para mim era melhor que Maradona. A questão é que Zico jogou os 03 mundiais tendo vários fatores contra que pesaram na balança. O primeiro foi em 1978 logo na Argentina, onde imperou o “poder do futebol” e honestamente tudo foi feito para a Argentina ganhar o título a pesar de ter um grande time comandado por Kemps. Mas a seleção que tinha um grande time comandado recheado de craques como Dinamite, Dirceu, Oscar, Amaral o Próprio Zico e cia. sucumbiu frente as armações extra campo dos argentinos. Quase 30 naos depois, maradona tirou até sarro dizendo que forneceram água com rupinol para os brasileiros no jogo que 0x0 com a Argentina. Por isso Zico não foi campeão nessa copa. Mas a seleção saiu invicta em terceiro lugar.
Em 1982, seleção brasileira inesquecível, o Zico só não foi campeão porque na semifinal contra a Italia, tivemos pela frente um goleiro Dino Zoff em fim de carreira que fechou o arco italiano nas imensas oportunidades da seleção. Quando Zoff, não pode fazer nada para impedir o gol da classificação brasileira, o juiz intercedeu desmarcando um gol legitimo do zico aos 47 do segundo tempo. Zico teve a camisa rasgada pela violência do jogador italiano que nem amarelo levou. Alem disso, Zico teve o infortúnio de nesse jogo ter como parceiros de equipe o Sergnho Chulapa muito ruin e Cerejo Péssimo dando um passe para o gol italiano que até hoje ninguem entendeu porque Ross, estava do outro lado do campo a cerca de 45 metros quando Cerejo atravessou a bola que foi parar nos pés dele. Em 1986 o Galinho inflesimente jogou contundido, nem era para ter ido e se preparado para a Copa de 90. Mas nada disso apaga o craque que Zico foi na seleção.
CurtirCurtir
Só o fato de faltar nessa lista Obdulio Varela e Ghigia, ela já é falha! Uma lista assim nunca vai agradar a todos.
CurtirCurtir
Nelio, justiça se faça com essa revista. O Zico foi um jogador fora de série, mas em copas do mundo, só jogou duas, na primeira, arrebentou, mas na segunda foi um fiasco.
No Fla, foi um monstro, na Seleção ( fora da copa ) foi um gênio.
CurtirCurtir
paulo rossi …que acabou com uma das melhores seleções de todos os tempos atrás de roberto baggio? garrincha pra mim o melhor de todos os tempos, deveria estar no minimo em segundo…mas como dizem os especialistas do futebol pelé teve a midia e o comportamento fora de campo que garrincha não teve
CurtirCurtir