Por Gerson Nogueira
No afã de arranjar um treinador, o Paissandu dedica-se desde domingo a atirar em todas as direções, sem alvejar ninguém até agora. Sinalizou interesse por Givanildo Oliveira, Ivo Wortmann, Márcio Bittencourt, Edinho, Tarcísio Pugliesi, Flávio Araújo e Estevam Soares. Ledo engano. Quase nenhum desses profissionais está disponível ou disposto a vir trabalhar na Curuzu.
Já à beira do desespero para contratar um treinador, a diretoria chegou a discutir a possibilidade de trazer de novo o polêmico Edson Gaúcho, cuja última passagem pelo clube (na Série C 2011) foi marcada por conflitos com a diretoria e motim de jogadores.
Dispensado pelo Brasiliense no fim de semana, o irascível Gaúcho até admite voltar, mas sob condições especiais. Quer contrato de um ano (com multa indenizatória) e carta branca para “limpar a área”. Dificilmente, os atuais dirigentes topariam um acordo nesses termos. Talvez devessem.
Barco à deriva no Parazão, o Paissandu precisa entrar nos eixos com urgência. O campeonato já está quase comprometido e o time patina nas últimas posições, mas ainda há tempo para estruturar um time competitivo para a disputa da Série C.
Acontece que contratar um bom técnico, além das dificuldades óbvias quanto a ofertas no mercado, custa caro. Todos os profissionais listados pelo Paissandu exigem salários na faixa acima de R$ 40 mil, bem acima do que o clube pretende (e pode) gastar.
No mundo dos negócios do futebol, as propostas ficam mais salgadas na proporção em que diminui a importância e o glamour da divisão. É compreensível. Afinal, arriscar prestígio na Terceira Divisão é aventura que deve ser bem remunerada.
Ontem, enquanto o time empreendia brancaleônica viagem até Espigão do Oeste, a diretoria centrava esforços em fechar (por telefone) um acordo com o semi-desconhecido Guilherme Macuglia. Apesar de desempregado, o técnico não pareceu entusiasmado com o convite inicial do Paissandu, segundo fontes do próprio clube. As conversas devem prosseguir hoje e seja o que Deus quiser.
A Lei Geral da Copa de 2014 libera o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios do Mundial e abre caminho para que, por isonomia, a lei-seca seja derrubada nas praças esportivas brasileiras. Dona Fifa não brinca em serviço e mexeu os pauzinhos para garantir mais alguns milhões de dólares em faturamento.
A medida propicia ganhos para alguns e empregos para muita gente, mas no Brasil é uma temeridade autorizar a venda de cerveja (ou qualquer outra bebida) nos estádios. As estatísticas mostram que o álcool potencializa os conflitos e contribui para diminuir a segurança geral do torcedor.
E o Independente vai à luta com a audácia própria dos franco-atiradores. Se olharmos com atenção, não tem rigorosamente o que perder o bravo time do Baixo Tocantins – porque, antes de representar o Pará, o Galo Elétrico empunha a bandeira da região mais linda deste Estado continental.
Jogará contra o impávido São Paulo com o sem-compromisso – e, tomara, com a sem-cerimônia – dos inocentes. Está na competição por ser o campeão paraense, mas não almeja a glória nacional. Conhece seus limites e sabe que a graça da coisa pode estar na simples travessura de derrubar um dos favoritos naturais ao título.
Por isso, ante a descrença dos idiotas da objetividade, o Galo pode quebrar a marra do Leão. Eu acredito.
Direto do blog
“Nosso futebol está nivelado por baixo, por mais que se tenha boa vontade com nossos clubes não vejo nenhuma chance de o Independente ganhar do S. Paulo até pelo abismo de infra-estrutura existente entre os dois. Acredito em uma goleada para o time paulista nesse jogo, descartando assim o jogo de volta. Quanto a Remo ou Paissandu, acredito que ambos devem passar fácil para a próxima fase”.
De Rogério Silva, sem esperanças no Galo Elétrico.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 07)
Com relação ao Independente penso o mesmo.Até o amigo Edmundo lembrou do mal futebol apresentado pelo S.Paulo no domingo contra o modesto XV de Piracicaba como esperança para o Galo,mas como falou muito bem Rogério Silva,o futebol paraense está nivelado muito por baixo.Provavelmente o XV de Piracicaba,um dos piores times do paulistão 2012,faria uma ótima campanha aqui no nosso parazinho.A verdade é dolorida mas tem que ser dita.
CurtirCurtir
Dificuldade do Paysandu em conseguir treinador já antecipa os problemas que o clube enfrentará na difícil série C. O elenco bicolor realiza a pior campanha da história do clube em campeonatos paraenses e precisará ser inteiramente reformulado. Resultado: serão repetidos os erros dos anos anteriores, contratações de carrada, em cima da hora e fora da realidade financeira do clube. Os vexames se repetem porque os erros se repetem. Domingo passado, viu-se mais um deles, mas estes já se tornaram tão comuns que são recebidos com naturalidade… Na gestão de LOP coisas que pareciam impossíveis acontecem. Seis anos na terceira divisão, derrotas fragorosas dentro da Curuzu para times inexpressivos, time ameaçado de rebaixamento no Parazão…
CurtirCurtir
Sinceramente, pelo menos com esse “presidente”, o tão glorioso Paysandu no passado, faria muito sucesso na Tv GLOBO no programa “Não Vale apena ver de novo”. porque São 5 anos repetitivos de fracassos com mesmos caminhos trilhados para isso sem mudar absolutamente nada. Ou seja: Termina a jornada melancólica na série C, não é tirado nenhuma lição ou aprendizado do fracasso, apenas se desfaz dos jogadores comissão técnica que supostamente não renderam, não se inicia logo com tranquilidade um trabalho visando a nova temporada, ao contrário se desmonta e paralisam as atividades, retorna-se em janeiro às vésperas do Parazão sem time base, comissão técnica, cheio de dividas da paralisação, contrata-se no desespero comissão técnica e carrada de jogadores de qualidade duvidosa, inicia-se o Parazão e em consequência vem logo o primeiro fracasso, que igual a um efeito dominó, vai em sequência horizontal direta. Se fosse em sentido vertical chamaríamos de fracasso em queda livre.
O cara não aprende mesmo é muito jumento.
CurtirCurtir
Torço para que o Paysandu não precise disputar a seletiva ao paraense 2012 e que consiga se manter na Série C do ano que vem.
Seria o mínimo que o LOP poderia fazer para entregar o clube à pessoas mais capacitadas, isso se ele realmente entregar.
É torcer e torcer
CurtirCurtir
Hoje, Gerson e amigos, o técnico que está mais próximo do Paysandu, é o Guilherme Macuglia e, se der certo, se apresenta no início dessa semana que vem. Anotem
CurtirCurtir
Amigo Cláudio, tudo ainda é especulação. Pode ser o Macuglia, mas diretoria ainda não bateu o martelo.
CurtirCurtir
Verdade, amigo Gerson, mas garanto que está muito adiantado as conversações entre o LOP(agora foi ele) e esse técnico. Anote.
CurtirCurtir
Esse assunto sobre o “planejamento” do PSC, já está extremamente batido e saturado, todos sabemos de quem e a culpa e a única solução para os fins dos problemas, seria a renuncia do incompetente do Presidente, assim como de todos os membros de sua diretoria trapalhona.
Agora não resta dúvidas, que este e o pior ínicio de ano do PSC em seus 97 anos de ecistência, com amplas possibilidades de ser rebaixado e ter de disputar a segundinha do parazão. Bom, eu como bom bicolor que sou, estarei presente nos jogos do Papão onde quer que ele esteja e em qualquer divisão. Ao contrário do nosso rival, que quando foi rebaixado, relutou na justiça para evitar o vexame.
– Ora pois, todo mundo tem seus altos e baixos, o PSC já vivei as glórias e se hoje está vivendo dessa forma e porque mereceu, graças ao seu presidente e so resta tentar evitar, ou então se conformar. Minha opnião!
CurtirCurtir
Atenção, verifiquei o histórico desse treinador Macuglia e posso afirmar que mesmo sendo ainda desconhecido no Brasil , seria uma grande contratação . O cara ja tem experiências em vários clubes de porte grande e medios do Brasil, já ganhou título nacional, ja é rodado apesar de ser jovem e pela entrevista parece entender muito desse ofício de treinador, ja trabalhou ao lado de grandes Treinadores inclusive Murici Ramalho, ja é treinador de acesso. E por ser jovem é um treinador que ainda almeja se tornar um dos maiores treinadores do Brasil e isso já é uma grande vantagem em ralação a treinadores em fim de carreira ou conhecidos da torcida por causa respectiva falta de motivação ou vaidade destes. O único porém é que mais uma vez….!!!!!!! miléssima vez!!!!! o mandatário bicolor ( prometi que nunca mais pronunciaria o nome deste jumento) está se intromentendo nessa contratação e quando ele se mete na contratação é fracasso ou besteira na certa seja de tecnico ou jogador. Daí se isso for verdade, ou o cara não virá certamente. Se vier ja virá contaminado pelo vírus da incompetência do mandatário ou chegar aqui com vontade de trabalhar perderá logo esta por motivo de salário atrasado, falta de apoio, estrutura e presença do mandatário no dia dia do clube.
É verdade ou não?
CurtirCurtir
Esse tal Guilherme Macuglia, possivel treinador bicolor, já conquistou o titulo da terceirona pelo Criciuma em 2006.
Ele já treinou esses times abaixo:
São Luiz
Ypiranga
Santo Ângelo
Brasil de Pelotas
Chapecoense
Pelotas
Grêmio-RS (interino)
15 de Novembro
Esportivo
Novo Hamburgo
Internacional Sub-20
Ulbra
Joinville
Coritiba
Guaratinguetá
Figueirense
São Caetano
Guarani-SP
América de Natal
Náutico
Chapecoense
Criciúma
Caxias
Paraná clube
CurtirCurtir
Sabemos que a missão é difícil, porém não impossível, acreditamos muito na força de vontade de cada um dos nossos atletas para a partida contra o São Paulo hoje. Toda a desconfiança que o INDEPENDENTE esta sofrendo por boa parte dos torcedores paraenses tem algo positivo, é que isso alimenta o “ego” dos nossos atletas. Não sera nenhuma surpresa se o nosso INDEPENDENTE derrotar o poderoso São Paulo, pelo menos pra nós que somos tucuruienses!
CurtirCurtir
Égua Gerson! Aonde arranjaste esse “brancaleônico” para adjetivar a viagem do bicola? Esse veio do fundo do baú, te contar! Não sou tão cético quanto ao elenco do PSC, o problema é treinador, aquele que vier de fora certamente será melhor dos que andam por aqui.
CurtirCurtir
O “brancaleônico” veio da incrível maratona de 16 horas para chegar a Espigão do Oeste, amigo Otávio.
CurtirCurtir
No caso da parceria,o Roberto Carlos não investir no PSC para a série C já desse ano?Não seria essa a saída para LOP salvar sua gestão?
CurtirCurtir
Desculpem amigos, leia-se “não vai investir”
CurtirCurtir
O currículo desse treinador parece promissor.
CurtirCurtir
É matheus. Vamos torcer pro independente surpreender, afinal, é o PARÁ na Copa do Brasil.
CurtirCurtir
Quanta indefinição no Paysandu… A diretoria e Luiz Omar ,estão perdidinhos da Silva … ACORDEM DIRIGENTES,PELO AMOR DE DEUS !
CurtirCurtir
Égua Gerson! É tão loge assim esse lugar?
CurtirCurtir
Não é tão longe, mas o problema é o estado geral da estrada de acesso.
CurtirCurtir
Enquanto isso na sala de justiça…. treinadores do porte de Marcelo Veiga e P C Gusmão, são solenemente ignorados… perguntinha rápidan a tal “Comissão” que assumiu o futebol do GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, já murchou? não tinha carta branca? por quê o aLOPrado continua se imiscuindo nesse assunto? ser falto de entendimento sobre determinado assunto é compreensível, agora tornar-se lambe botas de alguém que se diz endinheirado, acho que é falta de outra coisa, cuja, não se vende em farmácias nem em botecos de esquina.
Tá na hora de pedir o boné e rasgar…VAZEM!!!!! comissão “de frente, de escola de samba do grupo 3”.
CurtirCurtir
Gérson,o jogo será 20:30 ou 21:30 h ,pelo horário de Belém? deve ser 1 hora a menos por lá….
CurtirCurtir
Égua ANDRÉ PSC;
Tão novo esse técnico e já rodou tudo isso? Será que ele passa mais de trinta dias em um mesmo time?
CurtirCurtir
Sou mais o retorno do Édson Gaúcho, que além de ajeitar ESSE time, ainda limpa a Curuzú de muita figura indesejável, que em nada contribui mas, vive sugando o Grande Bicolor Amazônico;
talvez por isso, a dúvida em recontratá-lo
CurtirCurtir
Que tal o Sinomar Naves?
CurtirCurtir
Sinomar Naves??????????? rsrsrsrs essa ja é a piada mais sem graça de 2012 que está so começando. Porem com um jumento na presidencia do Paysandu não ficarei nenhum pouco abismado se o Sinomar Nove for contratado amanhã pelo jumento. Quem faz um cesto………………….faz um cento!!!!!
CurtirCurtir
Amigo Silas, não o conheço! Fui conhece-lo somente agora atravéz do blogue e busquei algumas coisa sobre ele na internet. Mais um coisa e certa amigo, ele e bastante rodado, apesar de ser bastante novo, mais pelo menos já tem em seu curriculo um acesso a terceirona e sendo campeão brasileiro.
– Mais ao mesmo tempo, ele parece muito com um amigo meu! Pois tenho um amigo, que tem menos de 30 anos e, já está na sua terceira carteira de trabalho, mais não e por competência e sim porque o mesmo, gosta de ficar nas empresas no máximo por 01 ano e depois começa à aprontar para receber os seus direitos. Talvez não seja o caso desse treinador! hahahahahahaha
CurtirCurtir