Tribuna do torcedor

Por Marco Augusto Leão Bordalo (marcobordalo@ig.com.br)

Sou paraense, residente no DF e torcedor do Paysandu. Inicio identificando quem e onde estou, pois meu argumento em prol da tese da torcida única, em parte de consolidou por morar fora do Pará.
Pergunte a qualquer torcedor de São Paulo, Rio, Minas ou do  Rio Grande do Sul sobre para qual time torce? Via de regra, e o contrário será raríssimo, dirão que torcem por clubes dos seus estados e só. E mais, fale do Paysandu, do Remo ou de outro clube paraense para um deles. O deboche sobre a existência dos nossos clubes será a tônica das respostas. Digo isto, pois convivo com esses caras.
Sabe mais? Torcem pra que nenhum clube do norte participe do brasileiro, seja de que divisão for, sabe por que. Porque no norte é o fim do mundo, um calor dos infernos, dizem eles.
Lembra daquele brasileirão da séria A que roubaram um monte de pontos do Paysandu para favorecimento de clubes do sul maravilha? Fariam isso se fosse de um clube abaixo  do DF?
Não sou xiita, o que tenho é muita vergonha na cara, motivo pelo qual quando me perguntam (somente paraenses me fazem esta pergunta) qual o meu time no Rio ou em Sâo Paulo, minah reposta é a mesma: sou do Papão até em Marte. 
No meu local de trabalho tem bonequinho do Papão e sempre falo do meu bicolor, e por essa postura, acabei sendo repeitado pelos meus colegas de trabalho.

23 comentários em “Tribuna do torcedor

  1. Quantos amigos aqui do blog me conhecem ?
    Acho que ninguém.
    E quantos conhecem o Lula? acho que todo mundo.

    Gente vamos calçar a sandalia da humildade e reconhecer que esses times movem paixões pelo mundo por seus grandes feitos.

    O Paysandu deve ter ganho muitos corações lá fora à quando de suas passagens pela Libertadores e Brasileirão, mas hoje essas pessoas talvez já desistiram por causa do atual momento do papão.

    O cara tá lá em Recife e pergunta qual é o time dele no Pará, é claro que vai ser gozado, quem são nossos times hoje? O que eles estão disputando? O que eles ganharam nos últimos anos?
    No meu caso o Paysandu sempre será o meu time do coração, mas pra ser de muitas outras pessoas pelo Brasil a fora, TEM QUE GANHAR TITULOS, TEM QUE VOLTAR PRA ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO.
    Se fizer isso, o Norte pode ser o fim do mundo, então eles serão obrigados a vim jogarem no fim do mundo, como já vieram recentemente no inicio dos anos 2000.

    Curtir

  2. Comungo desta mesma opinião,pois moro em Uberaba – MG e trabalho em uma Multi Nacional Americana, todos sabem na empresa que torço apenas pro meu Papão da Curuzú,inclusive estive de férias ai em Belem e comprei diversas camisas do meu amado clube pra desfilar aqui na cidade.

    Curtir

  3. marco! concordo em genero, numero e grau contigo! pois passei dois anos na cidade maravilhosa fazendo uma especialozaçao na ufrj e toda vez que me referia aos grandes do pará em bate papo com colegas de curso, era motivo de chacota! a posiçao geografica do nosso estado, fator clima sempre foram barreiras pros times do eixo sul e sudeste! mas d uma coisa eles nao nos ganharão… a paixao e toda a peculiarida q sempre havera nas duas cores, isto é, nos dois tons de azul. assim como vc é bicolor até em marte! sou azulino até no planeta b612!

    Curtir

  4. Moro no Paraná há 3 anos e já morei em Brasília, Manaus e Belém (claro). Comungo da opinião do internauta.
    Em Brasília, em Manaus, em Curitiba ou Dois Vizinhos (cidade onde moro hoje) sempre desfilei com a camisa do Remo.

    O torcedor gaúcho torce só pelo Grêmio ou só pelo Internacional, o mesmo para os estados de São Paulo, RJ ou Minas.

    E se os presidentes de federações de futebol do Norte, Nordeste ou Centro-Oeste tivessem realmente zelo pelo futebol dos seus estados, o presidente da CBF seria alguém de um desses estados e não haveria essa perpetuação desse tal de R. Teixeira.
    É a minha opinião.

    Curtir

  5. E mais…

    Conforme um dos amigos comentaristas do blog mencionou outra vez (citou o exemplo de Manaus), nos lugares onde se torce por times do Rio e São Paulo é porque o futebol local praticamente inexiste, mas que um dia já foram razão de orgulho. Exemplos: Maranhão, Amazonas, Piauí, Mato Grosso…

    Onde o futebol é forte (não só tecnicamente, mas em popularidade também) Flamengo, Flu, Corinthians etc não têm vez. Por exemplo: Bahia.

    Queremos que o futebol paraense (Remo, Psc, Tuna, Independente, Cametá…) continue popular e forte.

    Curtir

  6. mas questao nao é querer saber qual o time do norte alguem do rio torce! a questao é exaltar a paixao dos torcedores daqui pelos times daqui independente da fase! mesmo quando os dois grandes estavam em uma crescente em decadas anteriores, a gozaçao era a mesma! entao mesmo com os titulos e consquistas dos times de fora… nao é vergonha ter uma simpatia por eles! mas nunca deixar de defender as cores de seu clube do coraçao do seu estado! repito! independente da fase!

    Curtir

  7. Caro Marco Bordalo, tenho certeza absoluta que você é respeitado pelos seus colegas de trabalho por outros fatores que certamente não estão intimamente ligados a sua opção de torcer exclusivamente pelo bicolor paraense. No mínimo, você é competente no que faz e trata de maneira respeitosa os seus colegas sem ser subserviente a eles.

    De minha parte, além do Leão de Antonio Baena, não torço para nenhum outro Clube, até mesmo a Seleção já não me apetece tanto, como dantes. Mas, não consigo ver falta de vergonha na cara daqueles brasileiros paraenses que torçam por outros Clubes brasileiros além das fronteiras do Pará.

    Ademais, a boçalidade não é exclusividade dos torcedores de outros estados relativamente aos Clubes do Pará, aqui mesmo n’alguns torcedores de Belém é possível detectarmos este comportamento indadequado relativamente aos times do interior. A propósito, conheço e convivo com muita gente de outros estados, principalmente do sul e sudeste, que não tem este comportamento de galhofa e de exclusão relativamente aos nossos times. Aliás, vários destes a que me refiro (os que aqui residem, ou que estão de passagem) até frequentam os nossos estádios.

    Acho que não é exatamente entre os adeptos do universal futebol que a postura provinciana do paraense, máxime do belenense, precisa urgentemente ser revertida.

    Curtir

  8. Eu também moro há 12 anos em Boa vista-RR e torço apenas para o Remo, mas já torci por um time do Sudeste, embora não fosse uma paixão, era apenas uma necessidade de ter um ídolo nacional, coisa de adolescente. Quando vim morar aqui, passei a me interessar mais por política e a valorizar mais o meu estado, hoje não torço mais nem para a seleção brasileira. Uma das coisas que me levaram a pensar assim foi o fato de que eu sempre comprava revista Placar e certa vez comprei um exemplar em cuja capa tinha o Luís Mário homenageando o círio de Nazaré. Para a minha surpresa não havia nada sobre a manchete da capa que me levou a comprar a revista.

    Curtir

  9. Eu sei como é isso, já morei no Rio e em Brasília, pra eles o Brasil só vale da Bahia pra baixo, o resto é o resto, moro em Ananindeua e torço pelo Paysandu e brigo se falarem mal dele, eu como brasileiro exijo respeito, seja aonde for, norte sul, leste ou oeste, é puro preconceito!

    Curtir

  10. Que assunto polêmico esse, de torcer por clubes de outras plagas. Pessoalmente sou contra, por isso, só torço pelo Grande Bicolor Amazônico, afinal, esse tem expressão Nacional e Internacional, então, não preciso torcer pelos “difora”, não tenho motivos para ufanar-me das coisas alheias, apesar de reconhecer algum mérito, em meia dúzia dêles e penso que isso é característica do ser humano; tanto que, sulistas, centro sulistas, nordestinos e europeus, jamais torcem por clubes daqui, então, em meu entendimento, não torcer pelos “difora” é reciprocidade, apenas.
    Não me enquadro nos xiítas citados, não pertenço à comunidades virtuais, nem sou de apregoar morte aos mistos, nem sabia que eram assim denominados, prá mim é torcida camaleão, a todo jogo mudam de cor, só pode!
    O camaleão, mimetiza-se, por sobrevivencia, e os torcedores de terceiros clubes de futebol, por quê o fazem?

    Curtir

  11. É inegavel como a midia do sudeste influencia no Brasil despertando o interesse no futebol televisivo, mas acredito que boa parte da torcida paraense se voltou mais para estas influências devido a péssima fase que passamos por aqui.

    Curtir

  12. Gente, acho supernatural no Rio e São Paulo os torcedores não ligarem para Remo, Paysandu, Atlético Mineiro, etc.(Se bem, que o Flamengo sempre tem grande torcida quando joga em São Paulo e no RGS).Os clubes de lá (por razões históricas) foram os primeiros a serem fundados e ganharam uma dimensão nacional. Que mal há nisso? Nossos clubes ainda são regionais, como tantos outros por este país. Que mal há nisso? O que eu não aguento é o complexo de vira-lata (achar que os outros são mais fortes e estão sempre nos sacaneando). Também não aguento xenofobia, venha de paulistas, cariocas ou paraenses. Futebol é entretenimento e não há mal nenhum em torcer por clubes do eixo Rio-Sâo Paulo. Tenho lido os comentários e vejo verdadeiras teses idiotas. Daqui a pouco vamos andar nus (pois as roupas não são do Pará), seremos patrulhados por comer pizza, hamburguer o o raio que o parta.

    Curtir

  13. Grande Marcos, concordo plenamente com sua exposição. Já morei em outros Estados e a retórica é exatemente esta mesmo, salvo alguns conscientes que realmente gostam de futebol e conseguem até demonstrar algum carinho, pricipalmente pelo Papão, pois lembram da Libertadores e da vitória histórica em cima do Boca.

    Paysandu me basta é minha única payxão futebolística.Costumo plagear alguém que certa vez disse: Não gosto de futebol, gosto do Paysandu.

    Curtir

  14. É muito simples, Marco Augusto.
    Infelizmente, o paraense sofre de um imenso complexo de inferioridade provocado por vários motivos incluindo os meios de comunicação da nossa região.
    Eu senti uma profunda tristeza em assistir mais de vinte mil pessoas, dentro do mangueirão, torcendo contra o Independente.
    Há mais de 500 anos atrás entregar o ouro e ficar com espelho e bijuterias é até compreensível, mas em pleno século XXI nada mudou?

    Esse complexo de vira-lata precisa ser superado.

    Perdoem a sinceridade… é apenas minha opinião.

    Curtir

  15. Onde está a democracia, Sr. Gérson Nogueira?? Agora deu pra censurar meus posts, só porque eu discordei do Sr. no tópico sobre os mistos?? Vindo de um jornalista, é uma vergonha…

    Curtir

  16. EU SOU PAYSANDU SPORT CLUB ,O PAPÃO DA CURUZU,PAPA TÍTULOS DO NORTE,APENAS E TÃO SOMENTE,HAJA O QUE HOUVER ! PAPÃO !!! Desculpem -me pela caixa alta…

    Curtir

  17. Acho que o cúmulo nem é torcer por um clube de outro estado, mas sim torcer contra os clubes do seu estado natal quando na participação de uma competição…
    Sou de Tucuruí-PA, minha esposa de Florianópolis-SC, eu sou Independente e ela é Avaiana… seco o Figueirense FC por causa dela, mas se qualquer time do PA (Série A, B, C, D ou copa do Brasil) joga… não tenha dúvida, é pra ele que vai minha torcida.
    É só uma questão de não ter vergonha de dizer que somos do PA… ainda assim, respeito aqueles que torcem por clubes de outros estados.. como disseram alguns companheiros acima!
    Só tem mais uma coisinha, acho uma vergonha eu ir em Tuc-PA de férias, procurar uma camisa do Independente pra comprar e não encontrar nenhuma.
    Estou no ensino médio com o Luciano (ex-lateral esquerda do Galo) e ele prometeu que daria a camisa dele após a conquista do Parazão 2011…e cumpriu…
    Mas como divulgar um clube se não se consegue nem comprar a camisa original do mesmo????

    Curtir

  18. Na verdade no futebol o que vale, é quanto de dinheiro ele pode dar…quanto mais dinheiro mais divulgação…mais amor…por isso não percam tanto tempo com isso….sem dinheiro nenhum time do Norte conseguirá esse tal respeito…que eu também não sei para que vai servir….para que um time que ser respeitado…quem tem que ser respeitado sou eu como cidadão…com boa educação, saúde, transporte, etc. Coloquem suas criticas em algo mais importante…

    Curtir

Deixe uma resposta