Copa Verde 2018 – 1ª fase
Remo x Manaus-AM – estádio Jornalista Edgar Proença, às 20h30

Na Rádio Clube, Jones Tavares narra; João Cunha comenta. Reportagens – Paulo Caxiado, Paulo Fernando, Mauro Borges. Banco de Informações – Jerônimo Bezerra

Copa Verde 2018 – 1ª fase
Remo x Manaus-AM – estádio Jornalista Edgar Proença, às 20h30

Na Rádio Clube, Jones Tavares narra; João Cunha comenta. Reportagens – Paulo Caxiado, Paulo Fernando, Mauro Borges. Banco de Informações – Jerônimo Bezerra

Logo após o fim da apuração que definiu a Beija-Flor como campeã entre as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais do carnaval carioca, divulgou uma nota parabenizando o desfile da segunda colocada, a Paraíso do Tuiuti. Na nota, a Mangueira lembrou que em 1988, com um enredo também sobre a escravidão, conquistou o vice-campeonato. “Repete-se a história”, escreveu a agremiação, que este ano ficou em 5º lugar.
A Paraíso do Tuiuti, por sua vez, surpreendeu e ousou ao representar Michel Temer como um vampiro e ironizar os “paneleiros” que, manipulados, saíram às ruas para protestar pelo impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Também marcou no desfile a crítica à “nova escravidão” através da retirada de direitos trabalhistas.
O enredo da Tuiuti, “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, que tratava sobre os 130 anos da Lei Áurea, foi praticamente uma aula de história sobre a escravidão no Brasil, as relações de trabalho e poder e como a elite continua escravizando trabalhadores no país.
Confira, abaixo, a íntegra da nota da Mangueira sobre a Tuiuti.

Só santinho do pau oco, moralistas sem moral.





A Folha, mais pudica, deu um registro, reproduzido em alguns sites e jornais. No O Globo e no Estadão, o financiamento público subsidiado de R$ 17,7 milhões para o avião particular de Luciano Huck, nem veio ao caso.
Caso por caso, o do João Doria, até agora, nem isso. Só o Poder360 registrou, confirmou com o BNDES o crédito de R$ 44 milhões para a empresa do prefeito de São Paulo comprar o Legacy com que ele diz viajar o país inteiro “com o meu avião, com o meu dinheiro”.
Doce ilusão.
Nos tempos de internet, mesmo com o algoritmo amigo do Facebook, as notícias voam mais rápido que os jatinhos subsidiados. Depois, os jornais arrotam que fazem “jornalismo profissional” e os blogueiros, devidamente “sujos”, produzem fake news.
O Tijolaço não tem, como já disse, nenhum orgulho em “furar” a grande imprensa.
Tem é vergonha em ver que só a fórceps se publicam fatos, enquanto, contra outros, se dão manchetes e até sentenças por suposições.
Minha profissão sempre foi mais importante que meu emprego. E como, “maldito”por ter escolhido um lado – o outro lado – creio cada vez mais acreditando nela. A notícia é mais importante que a imprensa e ela voa, mesmo quando se abafam os jatinhos. (Do Tijolaço)


Há 50 anos, os Beatles participavam da célebre visita à Índia para um retiro de meditação. Na foto que ficou famosa, os quatro músicos ao lado das respectivas esposas, tendo o guru Maharishi Mahesh Yogi ao centro, num mosteiro nas encostas do Himalaia. O polêmico guru indiano foi o responsável pela divulgação da técnica de meditação transcendental ao Ocidente.
Imagens filmadas dos quatro Beatles sentados com as pernas cruzadas, usando vestes brancas e com guirlandas de flores na cabeça, foram difundidas pelo mundo, ajudando a propagar as ideias de Yogi. Mike Love, dos Beach Boys, o cantor britânico Donovan e a atriz americana Mia Farrow também integravam a comitiva dos Beatles, participando das sessões.
John Lennon foi o primeiro a contestar os ensinamentos e práticas do guru, rompendo com ele, irritado com o suposto assédio à Mia Farrow. O episódio serviu de fonte de inspiração para a música “Sexy Sadie”, uma das mais belas canções de Lennon, inserida no White Album.


À beira da extinção, informação e curtição sem perder o sinal do Wi-Fi.
futebol - jornalismo - rock - política - cinema - livros - ideias