Você já tinha ouvido falar em La Doce?

Do Blog do Juca Kfouri

Nada se compara à torcida do Club Atlético Boca Juniors. A “La Doce”, sem dúvida, é a hinchada mais temida do mundo. O jornalista Gustavo Grabia pesquisou a fundo a história da torcida que criou laços políticos dentro da Argentina, extorque homens públicos, empresários e jogadores e criou uma organização idêntica a de uma máfia. Brigas com torcedores rivais parecem ser apenas a parte mínima de seu currículo. O resultado dessa brilhante pesquisa ganhou o mesmo nome da barra brava, ”La Doce”. Conheça a origem, o crescimento, os comandantes e como atua hoje a organizada mais temida do mundo. Trechos do livro:

“La Doce é a torcida que tem mais contatos políticos, que trabalhou tanto para o justicialismo como para o radicalismo, e chegou a participar de operações políticas montadas pela Side, antiga Secretaria de Inteligência do Estado. É a única torcida do mundo que criou uma fundação legal para a lavagem de dinheiro proveniente da extorsão de políticos, empresários e desportistas, bem como o financiamento sem escrúpulos pela revenda de bilhetes, a gestão de ônibus para levar os torcedores ao interior, o estacionamento nas ruas de La Boca cada vez que havia uma partida, e o merchandising. Isso sem contar a porcentagem arrecadada pelas concessões feitas a barracas de alimentos e bebidas no estádio.”

“Quando eu era criança, o plano de ir ao estádio era muito mais que ir a um jogo de futebol. Era um lugar de conexão para pais e filhos, para amigos do bairro, um mundo cheio de sensações confortáveis que excediam, e muito, o que acontecia no gramado. Esse mundo foi quebrado a partir da violência das barras bravas. E a La Doce é o símbolo mais generalizado dessa violência.”

O livro tem 208 páginas, custa R$ 38,00 e já está nas livrarias, pela Panda Books.

9 comentários em “Você já tinha ouvido falar em La Doce?

  1. Caro Gerson,

    Será que o juca kfouri não reconhçe que já esta gagá, e as torcidas de são paulo são o que, franciscanos ou barnabitas.

    São assassinos, tudo devidamente orquestrado pelas organizadas como costumam dizer, e também agem na politica, mandam ou desmandam na federação, agridem e extorquem jogadores e seus familiares, promovem verdadeiro vandalismo nos estádios são facínoras propriamente dito , e , etc etc etc……

    Juca meu filho abre o olho, isto já existe a muito tempo no Brasil e nada ficam a dever a LA DOCE.

    A fiel e a mancha verde que o digam, é brincadeiraaaaaaa!

    Curtir

    1. Francisco, não tenho procuração para defender o Juca, mas acho que a notícia sobre o livro é das mais pertinentes. Ainda mais depois da carnificina vista no último domingo em S. Paulo. E é importante dizer que o Juca sempre foi um crítico corajoso desse avanço das gangues organizadas, independentemente de Estado ou clube.

      Curtir

  2. É melhor assistir ao MMA, doque presenciar esse tipo de “atitude” das torcidas organizadas do Brasil, já que nossas “autoridades” nunca tomaram as devidas providências a respeito afim de acabar com esse massacre, assim como foi feito no futebol inglês na decada de 80, prefivo ver, assistir, torcer, por lutadores nos ringues de MMA, pelo lá, os caras lutam perante regras, não entram para matar o seu oponente, ao contrário desses torcedores que saem de suas casas com a mais pura vontade de matar o torcedor do time adversário.
    Para mim, tem de extinguir toda e qualquer torcida organizada, pois a única coisa em que eles se organizam e em criar desordem, violência, terror e morte.

    Curtir

  3. Enquanto isso surge no Rio a Fogospel, torcida organizada do Botafogo predominantemente formada por evangelicos, mas que não se opõe que outras pessoas com credulos religiosos diferentes também participe.

    Quem sabe aqui em Belém alguêm crie uma torcida similar dessa pro nosso papão.

    Curtir

  4. por falar em torcida organizada, esta sendo organizada para a série c do brasileiro a primeira torcida gay do norte e nordeste do Brasil e adivinhem é de Belém.

    Esta sendo montada em sigilo com medo de represálias por serem da turma gltbs, vão começar a aparecer nos campos aos poucos até se acostumarem com a mesma.

    A mesma deve apoiar um clube da capital Paraense, vamos aguardar para ver.

    Curtir

  5. Calma tadeu, como falei estão com medo de represalias, não esquenta logo logo todos vão tomar conhecimento, e seus simpatizantes poderão fazer suas inscrições.

    Estão tentando negociar um espaço nas lojas anexas ao estádio da curuzu e será divulgada em todos os meios de comunicação.

    vamos aguardar pra ver se é verdade……..

    Curtir

  6. Édson 7×0 Eterno!!!, meu pai é pastor assembleiano, minha é mãe é evangélica também. Meus irmãos e eu é que não professamos tais denominações, embora sejamos cristãos, mas, como se vê, “cristãos sem igreja”. Rsrsrs…

    Curtir

Deixe uma resposta