Blog de Franssinete Florenzano sob censura

Por Rita Soares (DIÁRIO DO PARÁ)

Uma liminar concedida pelo juiz da 1ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal do Idoso, Miguel Lima Reis Jr, proibiu a jornalista Franssinete Florenzano, editora do blog Uruatapera, de postar qualquer informação que cite mesmo indiretamente o vereador Gervásio Morgado (PR). A multa diária em caso de descumprimento da liminar é de R$ 5 mil.  Na decisão, o juiz deu prazo de 24 horas para que Florenzano retire “na íntegra, todas e quaisquer publicações em que constem em seu bojo o nome do autor e alcunhas por ela denominadas e seus substitutos bem como todos os comentários a ele referentes, seja no tópico específico ou não, seja postado pela própria ré, seja postado por anônimos ou não, bem como qualquer alusão à notícias pretéritas ou à decisão judicial que determinou a ou à decisão judicial que determinou a retirada das publicações”
O vereador que é o 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Belém  move duas ações contra a jornalista. A primeira é penal onde a acusa de calúnia, injúria e difamação. Outra, civil, pede indenização por danos morais   
As ações têm como objeto dois textos publicados por Franssinete no blog em que assina. O primeiro, do início do ano passado, descreve sessão na Câmara de Vereadores de Belém em que eram discutidas as condições de trabalho na construção civil após o desabamento do edifício Real Class. Fora do microfone Morgado teria dito “quem mandou não estudar?” numa referência aos operários. O vereador nega a autoria da frase.
Em outro texto, Franssinete  divulgou processo   a que o vereador responde por não pagamento do Imposto Predial Territorial e Urbano.    
O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-Pa)  divulgou nota em que afirma repudiar a decisão. “O Sinjor observa que o vereador Gervásio Morgado é uma figura pública e que, portanto, deve satisfações de seus atos à sociedade. Convém lembrar que, cotidianamente, a classe política procura a imprensa para divulgar as informações que são de seu interesse. Mas é inaceitável que, uma vez contrariados, os políticos procurem calar o profissional jornalista. O Sinjor não aceita qualquer tipo de cerceamento da liberdade de imprensa e envidará todos os esforços para que a decisão seja revista”,  diz a nota.
A censura ao blog causou comoção nas redes sociais. No twitter e facebook, a jornalista foi alvo de dezenas de mensagens de apoio. Gervásio Morgado tem um histórico de polêmicas. Atualmente luta para mudar o  Plano de Diretor Urbano de Belém no item que trata do gabarito para a construção na avenida Almirante Barroso. O projeto  prevê construção de prédios até três vezes a área de cada terreno, o que poderia estrangular ainda mais a principal via de entrada e saída da cidade. O projeto enfrenta resistências de ambientalistas e urbanistas da capital.       
Franssinete Florenzano não quis comentar a decisão, segundo ela, em cumprimento à liminar. Disse que vai aguardar a próxima audiência, marcada para 26 de abril para, só então, se manifestar. O vereador chegou a marcar entrevista, na manhã de ontem, com a reportagem do Diário, mas teria tido um problema de pressão alta e a conversa foi desmarcada.

19 comentários em “Blog de Franssinete Florenzano sob censura

  1. Rapaz! Esses juízes daqui dessas bandas acham que podem tudo, é juiz de Futebol, é juiz do TJD, é juiz do Trabalho, é juiz do Idoso. Valha-nos quem? Olha que esse Gervásio é uma vasilha bem ordinária, GN aqui agente pode escrever isso, né? Será que esse juiz vai sensurar agente também?

    Curtir

  2. Por essas e por outras, o genial Oscar Niemayer eternizou :

    ” Projetar Brasilia para politicos que voces colocaram lá,
    foi como crtiar um lindo vaso de flores para voces usa-
    rem como penico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasi-
    lia nunca deveria ter sido projeta em forma de avião mas
    sim de CAMBURAO “

    Curtir

  3. A Justiça no Pará precisa urgente ser enquadrada pelo CNJ!! Urgente!! Isso é um absurdo sem tamanho. Quem esse vereadorzinho pensa que é? Gerson, faço uma proposta usando teu blog: podíamos, coordenados pelo Sinjor (vou mandar essa proposta pra Sheila, também), fazer uma grande manifestação popular (e aí, temos que convocar a população em geral, principalmente) em frente à CMB na segunda feira ou terça feira. Temos este fim de semana pra mobilizarmos as pessoas. O que achas?

    Curtir

    1. Grande ideia, amigo Gonda. Vamos apoiar a Sheila e as lutas do Sinjor, afinal é o que nos resta como ponto de referência. Não podemos continuar a engolir esses abusos, que se tornaram perigosamente frequentes nos últimos anos.

      Curtir

      1. Já falei com a Sheila e ela topa. Na segunda, a gente vai se encontrar lá no meu (bem, nosso…) bar pra organizar a manifestação, que deve ser na terça ou na quarta pela manhã. Se puderes, aprece, ok? Abração pra ti.
        PS.: Mudando de assunto, LLEEEEÃÃÃÃÕOOO!!

        Curtir

  4. ferir o direito da liberdade de imprensa… tragam logo a ditadura e a censura de volta! eu hein… tem coisa maior por tras dessa decisao judicial? com a palavra o vereador em questao e o juiz tbm!

    Curtir

  5. Um absurdo .E como alguém disse aí , imagine se esse sujeito chegar a exercer um cargo superior ao de vereador.Sinjor deveria manifestar-se de forma mais prática,mais direta amigo escriba-roqueiro.
    Outro dia fui alvo , aqui em C.Grande/MS de alguém que não gostou do que postei sobre o governo federal e sua falta de coerencia e fui atacado.
    Como cidadão no gozo de minhas prerrogativas ,com senso crítico e postando identificado não há o que temer, mas esse posicionamento cheirando a fscismo amedronta por essa tática.Muito embora eu não seja homem de ser amedrontado facilmente ,a inal meu advogado é INVENCÍVEL como Bruce Lee.

    Curtir

  6. Esta na hora de iniciar um processo de cassação desse verador, ele só estar na CMB porque o povo votou nele, esses mesmo povo tem o direito de tirar ele de lá… Antes que ele acabe com o Plano Diretor Urbano de Belém….

    Curtir

  7. GN, insisto no assunto, o problema não é o vereador e sim o juiz, aonde nós estamos, afinal, o vereador já sabemos como ele é eleito e quem vota nele, mas esse juiz, te contar!

    Curtir

  8. Mas se o Sinjor não mostrar sua força para a sociedade o vereador vai pensar que é o rei da cocada preta.Juizes nem sempre são justos.Embora pensem que estão sendo.A pessoa que critica identificada e com arguentos não pode ser assim fascistamente alijda de seu direito de opinar e criticar.

    Curtir

  9. É verdade Von. A diferença é que em Cuba, na Venezuela, na China e na Coréia do Norte a ditadura é escancarada. E por aqui, ela é velada, no que parece ser a sua forma mais cínica.

    e por falar em ditadura, por que falam tal mal dos países por mim citados e nada falam da China? Nem sequer um senão…

    Curtir

  10. É como disse o Otavio – esse G. Morgado e uma – vasilha ordinaríssima, além dele todo bando “tucanalha”.

    O penico de Brasília, realmente está refleto de merda! Que o diga a câmara é o senado…

    Curtir

  11. José Carlos Gondim

    Se minha saúde permitisse, com certeza eu estaria na manifestação.

    Pode ter certeza de ajudarei, incentivando minhas amizades a comparecerem. Esse cara eu já conheço desde a década de 80 e é realmente uma vazilha ruim.

    Curtir

    1. Oi, Luiz Fernando, amanhã devemos acertar alguns detalhes, ou melhor, devemos organizar-nos e depois eu envio os detalhes da convocação para a manifestação.Valeu o apoio, esse cara e esse juiz não podem fazer a gente de bobos… Abs
      Zé Gondim
      PS.: Essa mensagem serve pra todo o blog, ok?

      Curtir

  12. Alô, galera do blog do Gerson, já está fechado: nesta quarta feira, depois de amanhã (21.03), Ato de Solidariedade à jornalista Franssinete Florenzano, às 10h da manhã, em frente à Câmara Municipal de Belém (Travessa Curuzu). Esperamos todos lá, e aquele que não puder ir, divulgue e faça seus amigos irem dar essa força contra a sentença judicial que tenta calar uma das jornalistas mais combativas do Pará. PELA LIBERDADE DE IMPRENSA E A FAVOR DA PLENA CIDADANIA!! Abraços
    Zé Gondim

    Curtir

Deixe uma resposta