Por Gerson Nogueira
Pelo equilíbrio reinante, o empate foi o resultado mais natural para o que fizeram Cametá e Paissandu, ontem, no Parque do Bacurau. É preciso considerar, antes de qualquer coisa, que o campeão do turno jogou com um time cheio de reservas na defesa e sem o meio-de-campo titular. Sentiu principalmente as ausências de Tonhão, Soares, Ratinho e Ricardo Capanema.
Esses desfalques fragilizaram o Cametá, mas, apesar disso, o Paissandu não soube tirar partido da situação. Por uma razão simples: falta arrumação tática e o time não cumpre um planejamento objetivo em campo. Na parte técnica, os jogadores até estão bem, mas têm dificuldades para executar tarefas, talvez porque nem saibam o que o técnico quer exatamente.
Quando o Paissandu tem a bola dominada, parece faltar sempre um elo entre os jogadores, algo que faça com que ajam de maneira organizada, em conjunto. No primeiro tempo, diante da correria sem rumo do Cametá, ninguém sabia como reagir. Nem mesmo as chances de contra-ataque eram aproveitadas, pois as bolas eram rifadas e faltava agressividade na frente.
Em meio a essa barafunda, o estreante Adriano Magrão até se saiu bem. Discreto, limitou-se a fazer o papel de pivô na área, na falta de outras opções de jogada. Com a entrada do ágil Leleu no 2º tempo, explorando o cansaço dos cametaenses, até apareceram oportunidades, mas aí faltou competência para acertar o gol de Ângelo.
Mesmo vigiado de perto, Bartola continua veloz e driblador, mas suas qualidades precisam funcionar mais em favor do time. Jairinho esteve bem, mas Robinho, escondido do jogo, não foi o parceiro ideal para Cariri, o mais produtivo (e sacrificado) dos meio-campistas. Quando Potiguar substituiu Robinho, o Paissandu melhorou e ganhou alternativa de escape pelo meio, criando logo três perigosas jogadas em sequência.
Do lado cametaense, Ângelo supriu bem a ausência do titular Evandro e Marcelo Maciel voltou a mostrar excelente grande forma. Não foi mais útil porque a bola raramente chegava a ele.
Resumo da ópera: o Cametá saiu conformado por ter jogado sem seis titulares e lutando contra o cansaço resultante da decisão de sábado em Marabá; e o Paissandu não lamentou o empate, pois o time ainda está em formação. Todos satisfeitos, mas a bola, coitada, sofreu bastante. (Fotos: THIAGO ARAÚJO/Diário)
O Paissandu tenta regularizar para o campeonato o meia Harrison, cuja documentação chegou fora do prazo legal de inscrições. Clube alega falha no sistema. A FPF consulta a CBF, esperando o aval da entidade para inscrever o jogador. Demais clubes acompanham atentamente a manobra, prontos para o devido esperneio. Em caso de validação, estará aberta a brecha para melar o Parazão no tapetão.
Jogo contra o Boavista, bola na área do Flamengo. Lateral-direito rubro-negro puxa a camisa do atacante adversário, que se desequilibra. O cruzamento vem da direita e o jogador do Boavista levanta o braço. A bola é desviada e engana o goleiro Felipe, que saiu catando coquinhos. Árbitro valida o lance, dando gol olímpico.
Mais confusa que toda a jogada foi a argumentação do comentarista de arbitragem Arnaldo César Coelho, ignorando o pênalti ocorrido antes do toque irregular na bola.
Insistiu até o fim que o penal não tinha qualquer relevância e que o gol foi irregular em função do toque de mão. No afã de justificar a tese, chegou a argumentar que o puxão na camisa é lance comum na grande área e que “nem todo árbitro marca”. Pode isso, Arnaldo?
“Das obras da Copa 2014, a Seleção é a mais atrasada”. A frase lapidar de Juca Kfouri resume tudo o que o povo pensa hoje do selecionado brasileiro.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 01)

Gerson e amigos, penso que a quantidade de gols perdidos, pelo Paysandu, é pelo fato do time jogar desorganizado taticamente e, com isso, a bola não é trabalhada para que se conclua em gol. normalmente ela sobra sem querer para o atacante ou numa jogada individual. O Paysandu perdeu muitos gols, ontem sim, mas já estava parado há mais tempo e, com seu time titular. No Cametá, foi o inverso, ele acabara de ganhar o turno e, estava sem seis titulares absolutos em seu time principal. O Paysandu, ontem, teria obrigação de ter vencido essa partida e, é isso que deveria ser analisado pelos seus dirigentes. As desculpas do Nad, são muito parecidas com a do Sinomar quando perdia e, olha que o Sinomar chegou no quadrangular e o Nad, não. Penso que, se o Cametá estivesse completo, ontem, o Paysandu teria amargado mais uma derrota.
– Ao que parece, esses dirigentes do Paysandu estão querendo aplicar aquela velha fórmula, que faz dirigente incompetente, enxergar que o técnico não dá mais: “Esperar o técnico peder, para trocá-lo”. Espero que o Nad saia a tempo de o novo técnico poder fazer um bom trabalho e, levar o Papão à série B, em 2013.
– É a minha opinião.
CurtirCurtir
O que está acontecendo com o blog, gente? Te dizer…
CurtirCurtir
O Wright não enxegava nada.Verdadeiro cegueta.Arnaldo se sai pior.Enxerga o que está errado e diz que está correto.Sabe-se lá qual a pior cegueira.
CurtirCurtir
Eu não entendo cabeça de dirigente. Por que não trocam o Nad logo, se ele não vai ficar pra Série C? Quanto mais o tempo passa, maior é o prejuízo do Paysandu. Os torcedores devem ficar com a barba de molho, porque empatar com o Mapará sem seis titulares é muito pouco pra quem almeija alguma coisa na vida. Tá na hora dos bicolores do blog se preocuparem mais com o paysandu do que com o Remo.
CurtirCurtir
Olha Cláudio, eu concodo que o Paysandu precise de outro treinador, mais discordo que o time tenha jogado de forma desorganizada e que se o Cametá estivesse completo, sairia com a vitória e o Papão derrotado. Penso, que cada jogo e um jogo amigo, assim como o Cametá teóricamente como o time completo poderia sair vencedor, o Paysandu poderia sair de Cametá com os três pontos e poderia meter um sonora goleada.
Ate porque meu caro, no primeiro turno o Paysandu perdeu sim para o Cametá, mais quem jogou melhor foi o Paysandu, o time do mapará, apenas aproveitou os erros e a imaturidade da equipe, diferente do time bicolor de hoje, onde já dispõem de alguns atletas mais experientes e já pode-se dizer que o time evoluiu bastante na part física e no entrosamento.
CurtirCurtir
No jogo do Flamengo ontem, o time rubro-negro perdeu merecidamente! O comentárista de arbitragem da globo ontem, tentou de todas as formas culpa o arbitro no lance, mais o juíz estava corretissimo, se fosse para marcar algo, deveria ser outro penalti. Porém, o juíz não foi tão bem assim, errou muito no aspécto disciplinar e deixou o jogo correr frouxo, quando quiz segurar já era tarde.
– Mais o Flamengo ontem, mostrou-se totalmente dependente do Leo Moura e do Ronaldinho, que apesar de está em fim de carreira, ainda faz muita falta ao time do Mengão. O time carece urgentemente de opções para o setor de criação, já que o time dispõem de inumeros volantes improdutivos e em fim de linha.
Noite sombria para o grandes do Rio, espero que hoje o Botafogo seja diferente e o time alvi-negro, possa limpar a barra dos grandes.
CurtirCurtir
Gerson, o Juca Kfouri está corretíssimo na sua análise singular. Ontem, gravei o jogo da espanha e venezuela para poder rever a noite, não ia perder meu tempo vendo o vizinho e cametá. A temível VENEZUELA, que antes saco de pancada e agora dizemos que é boa e que não existe mais bobo no futebol, não viu a cor da bola ontem com a espanha. A espanha se deu ao luxo de colocar xavi, 2º melhor do mundo, no banco junto com puyol e colocar o arbeloa como ala pela direita, este que não joga no meu time de botão, e ganhou de 5 a 0, podia ter sido uns 10 ou mais, tamanha a facilidade, e ainda com incríveis 75% de posse de bola. A situação para a copa de 2014 está cada dia pior.
CurtirCurtir
Por essas e outras é que o Jose Roberto Wright foi sumariamente ”de metido” do futebol da plim plim..rsrsr…o Luiz Roberto foi brando em sua indagacao…
CurtirCurtir
Pra mim, o jogo foi uma grande decepção. No mínimo, era pra ser goleada. De um lado, um time com reforços, entre eles o atacante Magrão; do outro, um time quase todo reserva. Enfim, mais concordo com a avaliação dos amigos acima: falta técnico, falta visão estratégica de jogo. Por exemplo, o Cacaio sem os titulares soube armar seu time pra não levar gol. Simples assim.
Quanto ao atacante Magrão e o Potiguar, não sei se eu sou incompetente pra avaliar futebol, mas gostei dos dois. Achei que o Magrão especificamente pode vir a ser o goleador de 2012 e o cara que vai comandar nossa ida à série B.
CurtirCurtir
O Cametá outra vez deu “largura”. A substituição do mão de lajota Evandro pelo Angelo foi o X da questão, se não fosse o Angelo o PSC teria ganho fácil, pois dominou o jogo e teve várias oportunidades claras de gol, e o Angelo de maneira técnica evitou, o goleiro não foi um aloprado em nenhum momento. Depois de ver vários jogos o Angelo foi o melhor goleiro que ví jogar nesse campeonato. Em tempo, esta sim, foi uma excelente arbitragem e ninguem falou nisso.
CurtirCurtir
Antonio, aguarde o próximo RE-PA! Quero vê-lo poraqui falando gracinhas depois de outra surra.
CurtirCurtir
Antonio, Paysandu tá cansado de vencer o Remo também!
CurtirCurtir
E cada vez que vejo o Messi jogar mais chego a conclusão que o Neymar é um produto que podemos chamar de craque paraguaio.
Houve época que a imprensa brasileira era crítica com os nossos craques, hoje ela procura endeusar falsos ídolos, e aí, bola que é bom, nada!
CurtirCurtir
Concordo contigo Otavio, inclusive, eu escrevi algo semelhente após o jogo do Brasil. Referente a essas comparações estúpidas que são feitas do Neymar com o MESSI. Não há como comparar esses jogadores, ambos tem carcteristicas diferentes e personalidades totalmente distintas, para mim, o Neymar não tem personalidade e, mais um jogador que tem um potencial enorme e que prefere jogar deitado no chão, onde os defensores não podem encostar nele que ele desaba.
Para mim, o Brasil será humilhado nesta copa do mundo aqui no paíz! Será muito dificil mudar a atitude dessa seleção, que à muito tempo não nós tráz alegrias.
CurtirCurtir
Pra mim foi pênalti para o Boa Vista e o atacante não tocou na bola.
Dessa vez o Arnaldo pisou na bola,
E o Juca foi certeiro.
CurtirCurtir
Dennis concordo com vc sobre o Magrão e Potiguar, acho que vai dar caldo, e do grosso.
CurtirCurtir
Não aconteceu nada diferente do previsível, o time, sob o comando do Nad, não evolui mais que isso, pois ele Nad, já chegou ao limite, é isso aí, NAD mais; no entanto, os dirigentes e sua “comissão” de frente de escola de samba, pois de futebol não manjam nada, estão satifeitíssimos com o trabalho do atual treinador, estão vendo evolução no time; que evolução? se o resultado de futebol é bola na rede, do adversário? se evolução ganhasse jogo, o campeonato seria de carnaval, mas o campeonato é de futebol e só se vence, contabilizando a maior quantidade de gol’s pró, não esqueçam dirigentes bicolores.
Podem iiirrrrr!!!!
o potiguar continua a mesma M…. aos tres minutos em campo e tomou um amarelo por reclamação, te dizer velho, ele pensa que é craque….
Quanto ao Arnaldo Cézar Coelho, vocês estão escandalizados com os comentários dele na globo? imaginem quando ele soprava apito e detrminava quem ganhava e quem perdia? nessa trupe inclui-se o J. Roberto Wrigth…
CurtirCurtir