Jornal espanhol critica estilo de vida de Neymar: “Um adolescente em férias”

i

Em reportagem publicada nesta terça-feira, o jornal El País, que é o maior e mais importante da Espanha, contou bastidores da vida festeira de Neymar desde os tempos de Barcelona, em um lifestyle que depois migrou para Paris com sua ida ao PSG. Na análise do diário, o brasileiro tenta realizar seu sonho de se tornar o melhor jogador do mundo, ao mesmo tempo em que vive ao lado de seus familiares e “parças” como “um adolescente em eternas férias de verão” na capital francesa.

“Neymar é protagonista de um experimento pioneiro na indústria do futebol. Ele foi o primeiro jogador cuja transferência ultrapassou a marca de 200 milhões de euros; é o primeiro jogador que contratam com a missão de transformar um time de segundo escalão em uma potência na Champions em um prazo de duas ou três temporadas; e é o primeiro jogador que desde que tinha 25 anos aspira tornar-se o melhor jogador do mundo ao mesmo tempo em que conduz sua vida como se fosse um adolescente em eternas férias de verão”, diz o jornal, em trecho do artigo.

De acordo com o El País, Neymar não gosta do clima de Paris, já que “o inverno está sendo extremamente frio e chuvoso”, por isso, encheu sua casa de pessoas conhecidas para ter o mesmo “calor” que tinha nos tempos de Barcelona.

“Há alguns anos, Neymar convidou Javier Mascherano para jantar em sua mansão em Castelldefels [cidade da grande Barcelona]. O argentino foi, convencido de que o colega queria conversar com ele em particular. Quando atravessou a porta, descobriu que na sala de seu anfitrião havia uma multidão”, conta o jornalista Diego Torres na matéria.

“Era um enorme grupo de amigos, conhecidos e curiosos que, além de praticamente morarem ali, viviam se entretendo, em um estado de contínua exaltação. Quem viu a cena conta que Mascherano ficou atônito e deu uma advertência a Neymar: ‘Se você continuar fazendo isso todos os dias, sua carreira será curta'”, completou.

 

O jornal ainda aponta que o craque vive em meio a “amigos profissionais”. “Os Toiss, autodenominados assim por razões que ninguém conseguiu determinar, são os amigos profissionais – todos cobram para viver com ele – do ídolo. Vão onde ele vai. Vivem onde ele vive. Se comportam de acordo com o estado de humo do gênio. Dançam quando ele quer dançar, riem quando ele quer rir. Fazem parte de algo parecido com uma torcida ambulante pré-fabricada”, analisa.

Foto-FRANCK-FIFE-AFP-1024x612

“Eles são a companhia favorita de Neymar. O atacante se junta pouco com o grupo brasileiro do PSG. Nem sequer com Daniel Alves, seu velho cúmplice em Barcelona. Seu universo é cada vez mais intransferível. Só ele pode decidir se treina ou não, ou como treina, e só ele pode precisar quando vai jogar uma partida e quando não vai”, acrescentou.

De acordo com a reportagem, Neymar manteve seu estilo de vida bagunceiro em Paris, mesmo com a difícil missão de transformar o PSG em um grande clube europeu sendo jogada nas suas costas. A análise é que o atacante na verdade não se preocupa com nada – ou ao menos finge não se importar.

“O desafio de Neymar é enorme, e já o obriga a eliminar o Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões, em confronto que começa a ser disputado nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu. Ele encara essa partida como se nada lhe preocupasse, ou como se fingisse que nada lhe preocupa. A jovialidade é imperativa. É sua regra não escrita, e só tem validade se pode ser exibida em público ou em suas agitadas redes sociais”, ressalta.

O diário ainda define o brasileiro como um “transgressor”, principalmente em relação ao técnico do PSG, o espanhol Unai Emery, por quem as imprensas da Espanha e da França garantem que o camisa 10 não tem qualquer respeito.

“Entre imagens da NikeGillettePanasonicRed BullReplay Jeansou Gaga Milano, Neymar se agita no epicentro de um terremoto socioeconômico, mas se empenha em parecer cuidadosamente relaxado […] Ele adora provocar acontecimentos que induzem à transgressão, como convidar seu treinador a uma festa de aniversário que só terminará dois dias depois. É um recado que ele faltará a um treino e a uma partida, que, por suposto, seus companheiros de equipe terão que jogar”, define. Emery até foi à festa, mas disse que foi embora assim que cortaram o bolo… (Da ESPN)

5 comentários em “Jornal espanhol critica estilo de vida de Neymar: “Um adolescente em férias”

  1. “Com toda a experiência que eu tenho, com todo esses anos de futebol, eu nunca vi alguma coisa ou alguém tão mal-educado como esse Neymar. Em nome da arte, em nome do futebol, estão criando um monstro.” Simões, Renê (2010).

    Curtir

  2. O jogo de ontem entre PSG e Real mostrou porque CR7 é o melhor do mundo e porque Neymar jamais chegará a esse patamar. O divisor de águas tem nome: profissionalismo.

    Curtir

Deixe uma resposta