Leão derrota Atlético-ES e avança à próxima fase da Copa do Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=_V5zOZ7tSA8

Mídia portuguesa destaca que atriz brasileira que xingou o país vai se mudar para lá

luana-piovani-portugal-babas

A atriz Luana Piovani, da TV Globo, anunciou em suas redes sociais que irá se mudar para Portugal. Um internauta perguntou porque ela optou por Portugal, mesmo já possuindo um apartamento em Nova York. A atriz respondeu: “Pesquisei alguns lugares. Até pensei na Califórnia. Mas quero a qualidade de vida continue igual. Lá em Portugal vamos morar em Cascais. A casa vai ter piscina e vai ter espaço. Vamos levar os cachorros. Estamos pensando em levar uma das babás”.

“Fizemos uma visita a Portugal e ficamos encantados. É o lugar mais solar da Europa, tem pessoas receptivas, voos diretos para Fortaleza, não tem terrorismo e é o país mais barato da Europa. Já pesquisei casas lá e é mais barato o aluguel em Cascais do que a gente paga no Rio. Também tem a vantagem de ser a mesma língua. Posso fazer teatro lá e levar as últimas três peças que fiz aqui”, continuou.

Mídia portuguesa

Alguns veículos da imprensa portuguesa noticiaram a ida da atriz brasileira ao país, mas fizeram algumas ressalvas. Abaixo, confira trechos de um texto publicado pelo portal português Move Notícias:

Luana disse que vai-se mudar para o nosso país no próximo ano, na companhia do marido, dos filhos, e talvez de “uma babá” (ama). Luana Piovani até enumerou as vantagens de morar em Portugal. Mas esqueceu-se de um pequeno ‘pormenor’. Aquele comentário, há quatro anos, em que diz que nós exploramos o Brasil.

“O Brasil foi explorado tantos anos por Portugal e agora continuará a ser pelo PT! Não é a toa que a sigla de Portugal é PT! Eu votei Aécio!”, escreveu a atriz no Instagram, em 2014, após a reeleição de Dilma Rousseff como presidente do Brasil pelo Partido Trabalhista.

Piovani apoiava Aécio Neves, candidato da oposição, mas este perdeu. Por isso achou por bem comparar a vencedora presidencial ao país que os brasileiros tanto gostam de apelidar de “irmão”. País esse para o qual se quer mudar em breve. Aliás, Cascais tem sido a cidade eleita pelos cariocas de classe alta, por precisamente parecer uma mini ‘Rio’ (segundo dizem os próprios), mas muito menos cara e com muito mais segurança.

Na altura em que Luana fez o tal comentário, choveram críticas. Muitos internautas recordaram o vídeo que Maitê Proença fez para o programa da Globo ‘Saia Justa’ em 2007, no qual ridicularizou os portugueses e, inclusivamente, cuspiu na fonte do Mosteiro dos Jerônimos. Aliás, passaram-se já mais de dez anos, e os portugueses continuam a lembrar-se disso (ainda que Maitê tivesse vindo pedir desculpas, ninguém as aceitou).

Piovani não só não pediu desculpas, como reafirmou a sua opinião, também com um comentário na rede social. “Sou responsável pelo que escrevo, não pela maneira que os petistas interpretam! Falo o que penso, não o que vocês querem ouvir”.

A opinião era de tal forma vincada que ninguém esperava ver aquela a mudar-se para o país explorador. Pelos vistos está tão segura do visto de residência – ainda que haja outros tantos brasileiros na lista de espera para obter a dupla nacionalidade e assim morar cá – que até já sabe que casa quer.

Repercussão

Assim como a mídia portuguesa, a internet brasileira também não silenciou. “Caros portugueses, a considerar os brasileiros que estão indo para Portugal, batedores de panela, que odeiam direitos sociais, que preferem o ganho individual ao coletivo, que têm ojeriza a qualquer coisa próxima da social-democracia…a considerar tudo isso, essa terra linda, que adoro, corre sérios riscos. Ou eles aprendem o que é uma sociedade menos desigual e com direitos, ou vão dar trabalho”, escreveu Deborah.

“Votou no Aécio, bateu panela a favor do impeachment e agora vai morar em um país governado pelo partido socialista que tirou Portugal da crise. Típico de coxinhas, querem capitalismo selvagem para o Brasil mas escolhem países com políticas sociais pra morar”, publicou um internauta.

“Isso só serve pra provar como tem certas pessoas que não sabem por quê estão protestando. A anta é contra o socialismo/esquerda e quer morar num país com governo socialista/de esquerda porque lá é seguro e tudo funciona”, ironizou outro usuário. (Do Pragmatismo Político)

Bate-papo no boteco virtual – Atlético-ES x Remo

Copa do Brasil 2018 – primeira fase

Atlético-ES x Remo – Estádio José Olívio, em Itapemirim-ES, às 15h30

139c6e44-c2f6-4fc1-a0e2-6f578d819220-original

Na Rádio Clube, Valmir Rodrigues narra. Reportagem – Saulo Zaire.

Leão inicia 27ª participação na Copa BR com missão de quebrar jejum de vitórias

destaque-485090-copadobrasilcr-696x464

Contra o Atlético-ES, nesta quarta-feira à tarde, o Remo busca classificação na Copa do Brasil (com bonificação de R$ 600 mil) e também se recuperar da derrota para o Manaus na abertura da Copa Verde. Pelas declarações dos jogadores, a equipe entrará em campo hoje concentrada e consciente da importância de obter a vaga à próxima fase. Em caso de vitória, o Remo quebrará um tabu que já se estende por seis anos: a falta de vitórias na Copa BR.

Nesse período, foram nove partidas – sete derrotas e dois empates. A queda na fase inicial fez com que o clube desperdiçasse premiações valiosas, como aconteceu em 2017, quando perdeu para o Brusque (SC). O Remo, porém, tem a melhor campanha paraense no torneio. Foi semifinalista em 1991.

bol_ter_060218_06.ps

Em caso de êxito hoje, o Leão voltará a disputar a segunda fase da competição, que não alcança desde 2010, quando passou pelo Real-RR. O otimismo quanto ao possível avanço aumenta pelo local e origem do adversário. A penúltima classificação foi obtida justamente contra um adversário capixaba, o São Mateus, em 2010, com vitória nos dois jogos – na época o sistema de disputa era de ida e volta.

Ao todo, o Remo já participou de 26 edições da Copa BR, sendo um dos clubes com mais presença na competição. Um dos grandes momentos do clube no torneio aconteceu em 1991, quando chegou à semifinal, e em 2001 e 2003, quando eliminou Vasco, Botafogo e Internacional. Em 26 jogos, o Remo venceu oito, empatou 13 e perdeu cinco.

Jogos do Leão na Copa do Brasil:

Moto Clube-MA 1X1 Remo – 22/06/90 – Nhozinho Santos / São Luis-MA

Rio Branco-AC 1X1 Remo – 20/02/91 – José de Melo / Rio Branco-AC

Goiás-GO 0X0 Remo – 28/07/92 – Serra Dourada / Goiânia-GO

Trem-AP 0X5 Remo – 02/03/93 – Zerão / Macapá-AP

Remo 3X0 Maranhão-MA – 22/02/94 – Baenão / Belém-PA

Remo 1X1 Ferroviário-CE – 10/03/95 – Baenão / Belém-PA

Remo 1X1 Santa Cruz-PE – 07/03/96 – Baenão / Belém-PA

Ypiranga-AP 1X0 Remo – 18/02/97 – Zerão / Macapá-AP

Remo 2X0 Portuguesa-SP – 22/01/98 – Baenão / Belém-PA

Remo 1X1 Guarani-SP – 03/03/99 – Baenão / Belém-PA

Santos-AP 0X0 Remo – 22/03/2000 – Zerão / Macapá-AP

Santos-AP 0X1 Remo – 14/03/2001 – Zerão / Macapá-AP

Remo 2X2 Náutico-PE – 22/01/2002 – Baenão / Belém-PA

Ypiranga-AP 1X3 Remo – 05/02/2003 – Zerão / Macapá-AP

Palmas-TO 1X2 Remo – 04/02/2004 – Nilton Santos / Palmas-TO

Grêmio Coariense-AM 1X1 Remo – 02/02/2005 – Vivaldão / Manaus-AM

Itabaiana-SE 0X0 Remo – 22/02/2006 – Pres. Médici / Itabaiana-SE

Central-PE 0X0 Remo – 27/02/2008 – Luiz Lacerda / Caruaru-PE

Barras-PI 0X1 Remo – 04/03/2009 – Juca Fortes / Barras-PI

São Mateus-ES 1X2 Remo – 24/02/2010 – Sernamby / São Mateus-ES

Real-RR 0X0 Remo – 07/03/2012 – Raimundo Ribeiro / Boa Vista-RR

Remo 0X1 Flamengo-RJ – 03/04/2013 – Mangueirão / Belém-PA

Remo 1X6 Internacional-RS – 13/03/2014 – Mangueirão / Belém-PA

Remo 1X1 Atlético-PR – 02/04/2015 – Mangueirão / Belém-PA

Remo 0X1 Vasco-RJ – 13/04/2016 – Mangueirão / Belém-PA

Brusque-SC 2X1 Remo – 16/02/2017 – Augusto Bauer / Brusque-SC

Gols Pró: 29

Gols Sofridos: 23

(Com informações do Bola e do DOL/Diego Beckman)

A frase do dia

“O país do elevador de serviço, da área vip, do clube exclusivo, do condomínio fechado e do carro blindado não pode dar certo. Nunca, jamais, em tempo algum”.

José Geraldo Couto

Merval antecipa a data da prisão de Lula e o STF vira anão

apeq

O ministro ad hoc do Supremo Tribunal Federal , Merval Pereira, em sua coluna de hoje em O Globo, marca a data para a prisão de Lula. Segundo ele, embora registre que  os “magistrados não têm prazo para análise”, os desembargadores do TRF-4 analisarão os embargos de declaração na primeira sessão após o vencimento do prazo de apresentação, dia 28. Julgando no dia 28, bastaria a publicação do acórdão deste novo julgamento e…

Isto quer dizer que, recusados os embargos de declaração, a execução da pena deve ser decretada na primeira semana de março.

O jurisconsulto da Globonews, como era de se esperar, conta que ocorra no STF o contrário daquilo que aplaude no TRF-4: se se deixe para as calendas o exame dos pedidos da defesa de Lula e que só sejam decididos quando ele esteja preso, e bem preso, naquela esdrúxula tese de que “a execução da pena não fere a presunção de inocência”, algo mais ou menos como dizer: ” qualquer dia eu vou ver se você  deve mas, enquanto isso, vai pagando”. (Do Tijolaço) 

A história da cotista e filha de pedreiro que tirou nota 1.000 na redação do Enem

beatriz-nota-redacao-enem

Entre os milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas 53 candidatos(as) tiraram nota máxima na redação da prova. Uma delas é Beatriz Albino Servilha, de 19 anos. A jovem, que é filha de um pedreiro e de uma telefonista, atribui seu sucesso aos pais: Junior e Renata. “Sempre quis provar a eles que filha de pobre também pode ser médica”, celebrou.

Depois de tantos obstáculos, o casal viu o nome da filha na lista de aprovados em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foram gritos ao telefone e choro de comemoração. “Era meu 3º ano tentando entrar na faculdade. Eu sabia que minha família não teria condições de manter meus estudos. Mas, mesmo assim, nunca me direcionaram para outra área. Nossa situação financeira não me impediu de correr atrás do que eu queria”, conta Beatriz.

Quando recebeu a prova do Enem e viu que o tema da redação era “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, Beatriz começou a chorar. “Não acreditei. Comecei a estudar Libras há dois anos, para me comunicar com uma amiga surda”, conta.

Ela havia se tornado intérprete da língua de sinais para os seguidores da igreja que frequenta. “Não achei tão difícil, porque tenho contato direto com a comunidade surda, que me impulsionou a continuar”, afirma Beatriz.

A jovem conta que, na redação do Enem, argumentou sobre a falta de intérpretes capacitados para atuar nas salas de aula. “Não basta formar qualquer tipo de profissional. Existem aqueles que têm capacidade de trabalhar em tribunal, em teatro, em igreja ou em escolas. A sociedade é muito ignorante e não vê Libras como algo importante e oficial”, diz. “Há um tempo, fui levar minha irmã a uma unidade de pronto-atendimento e vi três surdos lá, desamparados, porque nenhum funcionário sabia língua de sinais. Ninguém pensa nisso”, completa.

Cotas

A jovem foi aprovada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pela cota de estudantes de escola pública, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo. Ela defende a política de cotas por ter vivenciado a dificuldade de uma estudante de escola pública conseguir recuperar o que não aprendeu no ensino médio.

“Isso não é sistema de benefício a ninguém. É a forma de o governo corrigir um erro que é deixar o negro de lado, negligenciar a educação do pobre. Por anos, não tive matemática nem biologia”. (com informações de G1)

Leão desafia o desconhecido

DVD3khcX4AE57Im

POR GERSON NOGUEIRA

Caso tivesse que mexer de fato na equipe do Remo para a estreia na Copa do Brasil, o técnico Ney da Matta teria que mudar meio time, pelo menos. Quase todos os jogadores jogaram mal na partida contra o Manaus pela Copa Verde, o que deixou o treinador diante de um dilema: sacrifica a busca por entrosamento ou tenta uma nova configuração para não repetir o vexame dado na capital amazonense¿

Pelo que se conclui dos treinos realizados pelo Remo nos últimos dias, Ney da Matta não vai alterar a defesa, talvez por falta de alternativa mais confiável – Martony seria uma opção natural para substituir Bruno Maia, mas foi cortado da delegação por problemas disciplinares.

É no meio-campo que o Remo deve apresentar mudanças mais significativas para esse mergulho no desconhecido que é o confronto desta tarde com o Atlético-ES, em Itapemirim. Felipe Recife substitui Leandro Brasília e Jefferson Recife ocupa a posição de Adenilson no setor de criação. Fernandes e Geandro serão mantidos.

Esse novo quadrado foi posto à prova no treino coletivo de domingo, que definiu a equipe. Felipe Recife reforça a marcação e qualifica a saída, ao lado de Fernandes. Jefferson permite que o trabalho de ligação fique mais dinâmico e com variações pelos lados.

Adenilson, contratado para ser o titular absoluto da camisa 10, só conseguiu jogar bem no 2º tempo da estreia no Parazão, contra o Bragantino, quando fez um bonito gol e participou ativamente do jogo. Nas partidas seguintes, caiu verticalmente de produção, aparentando problemas de condicionamento.

Jefferson Recife, que apareceu muito bem contra o Águia e o Papão, candidata-se a assumir o papel de organizador, embora sua origem seja a ala esquerda. Diferencia-se de Adenilson pela mobilidade e a despreocupação com críticas. Talvez por isso não tenha medo de arriscar.

bol_qua_070218_11.ps

O ataque também está sob desconfiança geral. Se Felipe Marques é rápido e driblador, Isac não se consolidou como o parceiro ideal de manobras ofensivas, até porque vem falhando nas finalizações.

Jayme atravessa grande fase, mas Da Matta não demonstra intenção de aproveitá-lo de cara, nem a Elielton, herói do Re-Pa. Isac certamente será mantido, provavelmente porque foi a contratação mais trabalhosa para a temporada. Critério questionável, mas que sempre prevalece.

——————————————————————————————–

CBF, para variar, avaliza a vanguarda do atraso

Sob a coordenação de ninguém menos que Manoel Serapião, dirigentes de clubes e CBF discutiram durante horas na segunda-feira a implantação do sistema VAR (árbitro de vídeo) no Campeonato Brasileiro de 2018. Por alegadas razões econômicas, pois a CBF diz não ter condições de pagar a tecnologia, a ideia foi rechaçada por maioria de votos.

Flamengo, Botafogo, Chapecoense, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Bahia votaram a favor da adoção do VAR. Corinthians,Santos, Cruzeiro, América-MG, Atlético-MG, Paraná, Atlético-PR, Vasco, Fluminense, Ceará, Sport e Vitória se posicionaram contra a iniciativa. O São Paulo não participou da votação.

A decisão foi tomada durante o Conselho Técnico do Brasileiro e os opositores do VAR apoiaram-se na posição da CBF, que se recusou a assumir as despesas de implantação. O custo, segundo a entidade, seria de R$ 20 milhões para monitoramento dos 380 jogos do campeonato.

O VAR serve para esclarecer dúvidas em lances polêmicos, como pênaltis, gols, impedimentos e identificação de atletas. Estranhamente, em outros países, a tecnologia saiu por bem menos. Deve ser o tal “custo Brasil”.

O certo é que, para cada clube, o árbitro de vídeo acarretaria despesas de R$ 500 mil apenas para o segundo turno do Brasileiro. Já na Copa do Brasil, a partir das quartas de final, dona CBF não viu problema em bancar os custos do VAR. A dúvida natural aqui é: por que a Série A não merece a mesma atenção¿

É bom lembrar que a discussão sobre o monitoramento dos jogos surgiu em setembro de 2017 depois que o Corinthians venceu o Vasco com um gol irregular de Jô, que usou o braço para empurrar a bola para as redes. Caso erros de arbitragem aconteçam, os opositores do VAR (incluindo corintianos e vascaínos) terão sérias dificuldades para alegar prejuízos contra seus times. A conferir.

(Coluna publicada no Bola desta quarta-feira, 07)