Coluna Esplanada produz conteúdo para viralizar no mobile

Projeto voltado a cobrir os bastidores do poder diretamente da capital federal, a Coluna Esplanada completa cinco anos de atividade no próximo mês. A inovação foi uma das formas encontradas para comemorar o aniversário do conteúdo idealizado e comandado pelo jornalista Leandro Mazzini. A partir de dezembro, a iniciativa vai fortalecer os trabalhos que vão além de textos atualmente veiculados pelo portal UOL e 30 jornais espalhados pelo país. Trata-se do ‘Esplanada Webtv’, que conta com formato pensado para viralizar no mobile.

esplanada-webtv

O serviço audiovisual se propõe a entrevistar figuras relacionadas a temas de interesse do povo brasileiro – principalmente com temas relacionados à política. Até o momento, três edições já foram produzidas. Nas ocasiões, Mazzini aparece na redação da Coluna Esplanada (que faz jus ao nome, tendo vista para a Esplanada dos Ministérios) conversando com José Furian Filho (vice-presidente de Logística dos Correios), Marco Antonio Cabral (secretário de esportes do estado do Rio de Janeiro) e Paulo Octávio (empresário e ex-governador do Distrito Federal).

Apesar de ser veiculado pelo canal mantido pela Coluna Esplanada no YouTube, o conteúdo em vídeo é pensado para viralizar em plataformas presentes em dispositivos móveis, sobretudo grupos de WhatsApp (onde é distribuído em primeira mão) e redes sociais como Facebook e Twitter. Para isso, as três primeiras entrevistas são divididas em pequenos blocos, que contam com duração de três a seis minutos. A ideia é, a partir do início de dezembro, exibir semanalmente conversas – também em formatos diminutos – de Mazzini com convidados especiais.

Com mais de 20 anos de carreira no jornalismo, Mazzini vê no ‘Esplanada Webtv’ seu mais novo projeto no jornalismo. Idealizador da Coluna Esplanada – que atualmente conta com a colaboração de Walmor Parente e equipes espalhadas em Brasília, São Paulo e no Recife -, ele soma experiência na redação de publicações como Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil e Agência Rio. Sua relação com o audiovisual foi fortalecida quando, de 2009 a 2014, comandou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’, exibidos pela Rede Vida. No mercado editorial, é autor de dois livros (O espelho da vida e Corra que a política vem aí), enquanto que nas redes sociais é o responsável por gerenciar a fan page e o perfil no Twitter da Colunas Esplanada. (Do Comunique-se) 

Desportiva bate Papão e conquista o título paraense sub-17

Com vitória de 5 a 3 na série de tiros livres da marca do pênalti, a Desportiva conquistou na tarde desta terça-feira o Campeonato Paraense Sub-17, derrotando o Paissandu na partida final. No tempo normal, houve empate em 2 a 2, com André marcando para o Papão aos 22 minutos do primeiro tempo. A Desportiva empatou aos 25, através de Elson, e virou o jogo com Juninho, aos 28 da etapa final. Geovani assinalou o gol de empate bicolor aos 52 minutos, provocando a decisão em penalidades.

Comissão eleitoral define lista de votantes no Remo sob protestos dos sócios excluídos

Em reunião realizada na segunda-feira à noite, na sede do clube, a Comissão de Auditagem das listas de votantes apresentou relatório com o número de pessoas habilitadas a votar na eleição presidencial do Remo, prevista para o próximo dia 3 de dezembro. Ao todo, 1.488 sócios têm direito a voto nas escolhas dos novos conselheiros e do presidente do clube.

20161122_164714destaque386359bola4dp_20161103_dc_0011A comissão decidiu utilizar a primeira lista, entregue no dia 18 de outubro, excluindo os anistiados pela diretoria e acrescentando quem solicitou a entrada diretamente à Comissão Eleitoral. Além disso, o Conselho Deliberativo criou outra comissão, destinada a apurar os problemas que ocorreram entre a atual diretoria e a Comissão de Auditagem. Ao mesmo tempo, dezenas de sócios (que também são sócios torcedores) protestam contra a exclusão de seus nomes da lista.

Os reclamantes têm 48 horas para apresentar recurso, que será analisado pela comissão eleitoral. Duas chapas disputam a eleição presidencial. A chapa 10 é encabeçada por Manoel Ribeiro e conta com o apoio da chamada velha guarda, ex-presidentes e grandes beneméritos.A chapa 20 tem o atual presidente André Cavalcante como candidato, contando com a adesão maciça de grupos ligados à torcida. Para disputar as 100 vagas do Conselho Deliberativo concorrem 113 candidatos. (Com informações da Rádio Clube e caderno Bola)