
Estudantes da Universidade Federal do Pará ocuparam, no final da tarde desta segunda-feira, o prédio da Reitoria da instituição, em protesto contra a PEC 241/55 que congela os gastos com educação e saúde pelos próximos 20 anos. Na foto acima, o momento em que foi iniciada a ocupação. A coordenação do movimento enfatiza o caráter pacífico dos protestos e conclama os demais estudantes a aderirem à causa. O ato de ocupação foi decidido em votação rápida no hall da Reitoria, com a participação de estudantes contrários à ocupação. Por ampla maioria, a ocupação foi aprovada.
Em nota oficial, a UFPA informa que reconhece a legitimidade, respeita e dialoga com os movimentos contrários à aprovação pelo Congresso Nacional da Proposta de Emenda Constitucional 55/2016, que congela por vinte anos os gastos públicos. Conforme declarado em Nota Oficial de seu Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), datada de 25/10/2016, “a UFPA espera que o Governo e o Congresso Nacional, em entendimento com a sociedade, construam uma solução para a crise fiscal que preserve a capacidade de investimento público em Educação, Ciência e Tecnologia, garantindo um ciclo de desenvolvimento com inclusão e superação da pobreza e da desigualdade”.
Em Santarém, o prédio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi ocupado pelos estudantes desde quinta-feira, 3.
Contra PEC 55/241, estudantes ocupam a UFPA | Quer se preparar para o ENEM, vestibulares e concursos? Use o ENEMEX! Acesse http://www.enemex.com.br Conheça a equipe e tenha acesso a uma amostra do conteúdo na área do blog http://www.enemex.com.br/blog/ Fica a Dica Amigos!
Aline http://www.enemex.com.br/blog/
CurtirCurtir