Contra PEC 55/241, estudantes ocupam a UFPA

unnamed

Estudantes da Universidade Federal do Pará ocuparam, no final da tarde desta segunda-feira, o prédio da Reitoria da instituição, em protesto contra a PEC 241/55 que congela os gastos com educação e saúde pelos próximos 20 anos. Na foto acima, o momento em que foi iniciada a ocupação. A coordenação do movimento enfatiza o caráter pacífico dos protestos e conclama os demais estudantes a aderirem à causa. O ato de ocupação foi decidido em votação rápida no hall da Reitoria, com a participação de estudantes contrários à ocupação. Por ampla maioria, a ocupação foi aprovada.

Em nota oficial, a UFPA informa que reconhece a legitimidade, respeita e dialoga com os movimentos contrários à aprovação pelo Congresso Nacional da Proposta de Emenda Constitucional 55/2016, que congela por vinte anos os gastos públicos. Conforme declarado em Nota Oficial de seu Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), datada de 25/10/2016, “a UFPA espera que o Governo e o Congresso Nacional, em entendimento com a sociedade, construam uma solução para a crise fiscal que preserve a capacidade de investimento público em Educação, Ciência e Tecnologia, garantindo um ciclo de desenvolvimento com inclusão e superação da pobreza e da desigualdade”.

Em Santarém, o prédio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi ocupado pelos estudantes desde quinta-feira, 3.

2 comentários em “Contra PEC 55/241, estudantes ocupam a UFPA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s