Para torcedores, Copa é a melhor da história

Turistas-Brasil-acompanhar-Copa-Mundo_ACRIMA20140622_0073_15

Por Pedro Peduzzi e Mariana Tokárnia (Agência Brasil) 

Com a experiência de oito mundiais, o irlandês Daniel Sheahan, de 55 anos, não pestaneja: “a atual Copa do Mundo está sendo a melhor de todas”. A opinião de Sheahan é compartilhada por diversos turistas que, como ele, já participaram de outras edições do torneio. “Não que tudo esteja perfeito. Em todas as copas às quais fui, houve algum tipo de problema, como preços altos, dificuldades com transporte ou roubos. Mas isso faz parte de um evento desse porte”, disse à Agência Brasil o irlandês, que já teve a mochila roubada em duas edições do torneio.

“Isso foi na Copa da França, quando duas pessoas pegaram minha mochila e fugiram em uma moto, e na dos Estados Unidos, quando em um momento de distração levaram minha mochila”, lembrou. “No caso da França, um amigo meu passou pelo mesmo problema. Ao que parece, era uma quadrilha de motoqueiros especializados nesse tipo de roubo”, acrescentou.

Fã do futebol brasileiro, o irlandês sempre deu preferência aos jogos do Brasil, mas nem sempre foi possível assisti-los, porque existem outros pontos de interesse. “Esta Copa realmente tem muitas coisas especiais. Compará-la à da África do Sul é até covardia – o barulho das vuvuzelas era insuportável e estragava o clima do estádio. Para piorar, de todas as vuvuzelas saía muita saliva, o que era bastante preocupante porque a incidência de doenças como tuberculose é muito grande naquele paí.s.

Por aqui, não: os brasileiros procuram se divertir sem incomodar os outros. “Nota-se claramente uma grande vontade de tornar tudo especial. Isso não aconteceu na Copa da Alemanha, porque, apesar de muito educados, os alemães costumam ser frios na relação com turistas”. Além das quatro copas citadas – Estados Unidos, em 1994; França, em 1998; Alemanha, em 2006; e África do Sul, em 2010 – e da atual, Daniel Sheahan foi às copas da Espanha, em 1982; do México, em 1986; e da Itália, em1990.

Impressão parecida tem o equatoriano José Bastidas, de 31 anos. “Não é apenas a vontade dos brasileiros de ajudar os turistas. Aqui há muito mais festas e uma comunicação mais fácil, até pelas semelhanças com outras línguas. É mais fácil entendermos e sermos entendidos pelos brasileiros”, disse ele.

A Copa de 2014 é a quarta do suíço Domenique Brenner, de 40 anos. “Na comparação com as de 1998, 2006 e 2010, esta é a melhor, porque está sendo disputada no melhor lugar e com as melhores pessoas”, afirmou. “A organização do evento é sempre bastante similar, porque envolve a mesma estrutura, que é a estrutura da Fifa.” A maior crítica de Brenner é em relação aos caixas rápido dos bancos no Brasil, que tem usado para evitar a ida a casas de câmbio. “Muitas dessas máquinas não têm aceito cartões internacionais”, queixa-se.

Brenner e outros suíços entrevistados pela Agência Brasil reclamam do preço dos restaurantes nas cidades sede e das bebidas nos estádios. “Apesar de muito bons, os restaurantes são muito caros. Principalmente as churrascarias”, disse Brenner. Já Denis Rapin, 47, avalia que nem tudo é tão caro, levando em consideração o fato de que se trata de uma Copa do Mundo. Ele viaja com um grupo de 20 pessoas.

Para Rapin, os preços cobrados na cidade não são tão altos quanto imaginava. “Quem cobra caro aqui é a Fifa. Principalmente a cerveja nos estádios”, disse. “Esta é a minha primeira Copa do Mundo, mas não será a última. Esses dias têm sido muito agradáveis. A receptividade e a amabilidade dos brasileiros realmente impressiona. Todos muito amigáveis, desde o taxista até os profissionais da área de turismo. Em Brasília [onde assistiu à partida, entre Suíça e Equador], senti falta de bares mais festivos. Acho que o que falta aqui são bares típicos especializados em cachaça”.

23 comentários em “Para torcedores, Copa é a melhor da história

  1. É Gersão, as criticas à tua “copa das copas” você nunca vai postar, até convencer todo mundo que o seu ponto de vista é verdadeiro…rs

    Curtir

  2. Só o que podia impedir do Brasil realizar uma copa das copas, seria os baderneiros, tentaram, mas não conseguiram, em grupos reduzidos a quase nada, não convenceram o povo de ir as ruas protestar, enquanto eles quebrariam tudo.

    O povo brasileiro, além de gostar de futebol, mostrou que sabe ser um grande anfitrião, se portando com ordem e decência, não somos bichos do mato.

    Curtir

  3. Espanhol detona a Copa: Calor “insuportável” e futebol corrupto.
    (o texto está no blog Viomundo)

    Vaya vergüenza de Mundial

    por Julián Ruiz, no diário espanhol El Mundo

    Mick Jagger dijo anoche en Roma, en el concierto de los Rolling Stones en el Circo Máximo, que Italia va a ser el campeona del mundo en Brasil.

    No me puedo imaginar que dirá de España en el Bernabéu. A lo mejor, hasta pide perdón. Pero se ha metido en un puñetero lío, porque el sábado los Stones estarán en Bruselas, con Bélgica con seis puntos.

    Pero lo que dice Jagger tiene mucho que ver con este horroroso Mundial, una constante ceremonia de la confusión.

    El peor que he sufrido de toda mi vida. Un Mundial que empezó con la corrupción de la FIFA al admitir la candidatura de Brasil, que se sabía putrefacta, repleta de golferías capitalistas, que han desembocado en las protestas callejeras brasileñas, el miedo a un caos en los propios estadios, que estaban encima sin terminar. Luego, el horroroso calor y humedad en la mayoría de los escenarios. Imposible jugar al fútbol para las mejores selecciones.

    España, Inglaterra, Portugal etc. están ya fuera con sólo dos partidos. Es un ejemplo grotesco. Por ejemplo, casi gana Estados Unidos, con un liga de risa. Como la de Costa Rica, la de Irán , la de Ghana, la de tantos mindundis con selecciones que corren más, porque están menos cansados o están acostumbradas a estas situaciones meteorológicas. El caso de Portugal es típico de lo que le ocurrió a Alemania el otro día o el horror de Bélgica.

    Es el suplicio de un Mundial que está adulterado, absolutamente tramposo por la corrupción de la FIFA. No me extraña que Van Gaal haya denunciando un Mundial que es una mierda, hablando a la primera.Este calor, esta humedad, está adulterando toda la competición, con la complicidad de árbitros al servicio del poder más corrupto, donde los dirigentes sólo reciben el dinero de capitalistas brasileños desaprensivos o jeques de dinero como de los países árabes.

    Havelange, su heredero Blatter y Grandona son insoportables para la naturaleza de la limpieza de este deporte capital. Es el nuevo fútbol del Tercer Mundo, pero con dinero, con corrupción.

    Patético Ronaldo. Que deje ya de jugar con su propia carrera. Es incomprensible su comportamiento.

    Portugal es diez veces mejor que Estados Unidos, pero nunca en Manaos, donde Ronaldo me parecía aquel loco llamado Fitzcarraldo, que quería construir un ópera en Manaos, a través de la selva del Amazonas. Mick Jagger era el protagonista del film de Warner Herzog, pero a mitad del rodaje lo dejó, harto de calor, de humedad y mosquitos. Una locura este Manaos.

    Una locura este Mundial, absolutamente falseado, como una ópera bufa.

    Curtir

  4. A melhor copa do mundo?! Está parecendo pesquisa à presidencia da república que só o PT se dá bem.
    Deve ser a melhor copa do mundo para os gringos, porque pro povo brasileiro, já começou errado desde quando escolheram as sedes, politicagem na escolha e safadeza nas obras sem licitações, isenção de impostos, pois nenhum país que sediou a copa, isentou a FIFA, que vai levar do Brasil a bagatela de R$ 17 Bi. Se tem alguém que tem motivos de sobra pra achar que essa copa é a melhor que já teve, é a FIFA. Eu se fosse da FIFA ficaria muito feliz com essas cifras. Mas como eu sou do zé povinho, para mim essa foi a pior copa para os brasileiros.

    Curtir

  5. Luis,

    Choro dos derrotados e grande preconceito com a realização de grandes eventos em países sul americanos… o pior é saber que este discurso do colonizador é reverberação de discursos de alguns brasileiros…

    Curtir

  6. Claudio, MERECIDISSÍMA, a punição do cão uruguaio, teve um ato totalmente anti desportivo, mas…
    …o Lugano não deixa de ter razão, tem lances que passam despercebidos pelos árbitros que merecem, pelo menos serem julgados, e se entendidos que houve anti desportividade, tbm se aplicar duras penas.

    Aquela cotovelada do Neymar, não houve maldade, a expulsão do italiano foi justa pq ele foi fazer um giro na bola e errou, mas sem maldade.
    Já equatoriano ontem, agiu com certa dose de maldade.

    Na minha opinião!

    Curtir

  7. Os espanhóis adoram discriminar os latino americanos, não vejo com surpresa a reclamação deles, porém, como eu comentei em outro post, a FIFA errou feio na escolha dos cabeças de chave.

    Sobre a punição do Luís Suarez, parece que os italianos têm uma tática infalível para tirar seus adversários do sério e o Chiellini, certamente, pegou umas aulas com o Materazzi. Rsrsrs. Agora, eu acho estranho ninguém da imprensa paulista ter condenado a dentada que o Emerson Cheik deu na mão de um zagueiro do Boca na final da Libertadores.

    Curtir

  8. choro dos derrotados, ta bom vida que segue com dividas e mais dividas avista sem as famosas benfeitorias no pais ( se alguem puder citar algumas sem os estadios com seus gramados de 2º,e alguns aeroportos a serem concluidos..) visa que segue …..
    Sou comerciario aqui em Belem sera o pior mes de vendas dos ultimos anos,

    Curtir

  9. Leal.

    A realização da copa está longe de ser a causa do problema da economia brasileira.

    O Brasil, leia-se governos em todos os níveis, gastam de mais… O Brasil precisa controlar os gastos para poder voltar a crescer… Mas entendo que a copa é a última das culpadas, mesmo sendo a primeira citada…

    O Pará, por exemplo, a grande presença de DAS na esferas públicas provocam rombos enornes nos cofres públicos… Sem contar o gasto excessivo com propaganda… este gasto deveria ser revertido em educação e saúde.

    PS. Você sabe quanto recebe em bônus um DAS? Um DAS 3 recebe 4.000 reais amigo… É muito dinheiro…

    Curtir

  10. Se você é comerciario, eu sou cliente. E diante da inflação evito gastos… Pela lei da oferta e procura o preço baixa e eu volto as compras…

    Boa sorte no seu trabalho… Mas lembre, o Brasil ja foi pior…

    Curtir

  11. obrigado p felicitaçoes de sorte e com sua permissão estou desejando a todos os lojistas e industrial aos quais muitos ja tiveram deus pedidos cancelados e aos fcs do comercio e suas dividas. como falei vida que segue…..

    Curtir

  12. Após 7 dias ausente, tres por estar ilhado por conta de manifestações populares legitimas, eis-me aqui de volta.

    Mesmo estando certo que há necessidade de ouvir os fatos contados pelo outro lado, para avaliar com mais exatidao a satisfação dos destinatários desportivos da copa, vou repetir aqui o que eu sempre disse: nunca tive duvida que haveria copa.

    Curtir

Deixe uma resposta