Por Gerson Nogueira
Por um desses caprichos bestas da Fifa, a Seleção Brasileira só poderá pisar no gramado sagrado do Maracanã na final da Copa, caso tudo dê certo até lá. Quem acabou presenteada com o privilégio de jogar no lendário estádio foi justamente a rival Argentina. Arquibancadas lotada de hermanos, que entoam os cânticos de guerra que costumeiramente são ouvidos na Bombonera. É como se uma parte do território nacional estivesse ocupado pelos vizinhos. Sensação meio esquisita.
Para piorar, logo aos 2 minutos, o desajeitado Kolasinac botou a bola nas redes da Bósnia. O Maracanã explodiu. E a euforia era em espanhol, gritos logo secundados pela blasfêmia de que Maradona é melhor que Pelé.
A torcida brasileira, sem ter por quem torcer já que a Bósnia é a Bósnia, passou a vaiar os argentinos e a cantar nossos hinos do futebol. Mas o desânimo era evidente. A Argentina jogava com autoridade, mas sem brilho, girando muito a bola com Maxi Rodriguez e Di Maria. Messi quase não se fez notar.
No primeiro tempo, com a tranquilidade da vitória parcial, os argentinos ficaram administrando o jogo, sem pressa. A Bósnia tentava sair de trás, mas ia ao ataque não produzia nada. Seus jogadores pareciam pouco confiantes, ainda atordoados pelo gol que mudou os planos de jogar no contra-ataque. No final, uma meia pressão rendeu duas boas situações contra a meta do goleiro Romero.
O segundo tempo começou com Higuaín e Gago, substituindo a Campagnaro e Rodriguez. Com isso, apesar da pressão da Bósnia, Messi passou a ter companhia do meio para a frente. Aí começou a mostrar seu repertório, vindo buscar a bola junto à linha média. E num desses momentos tabelou com Higuaín e recebeu junto à grande área, arrematando fora do alcance do goleiro, aos 19 minutos.
Com 2 a 0 contra, a Bósnia ficou sem saber o que fazer. Se marcava Messi 7 cia. ou se partia para a reação. Quando finalmente se decidiu já era muito tarde. O gol veio aos 40 minutos. Por alguns instantes, a Argentina se mostrou nervosa, mas o time bósnio não tinha pernas nem tutano para fazer muita coisa.
Estreia pouco impressionante, mas vitoriosa de um dos favoritos ao título dentro de um grupo extremamente garapa. Messi, Aguero e Di Maria devem desfilar ainda mais tranquilos nos próximos jogos. E é importante não esquecer o fator torcida. Os argentinos invadiram o Brasil e, como são normalmente folgados, estão se sentindo em casa.
Os números confirmam:
é mesmo a Copa das Copas
A média de gols é superior a 3,40, nenhuma partida terminou empatada até agora, depois de 11 jogos disputados – um recorde que se mantinha há 80 anos. Público total de 571.788, com média de 51.981 pagantes. Os estádios encantam a todos pela beleza e o público se mostra animado e vibrante, até em jogos entre seleções de segundo escalão. Nenhum incidente grave na parte de segurança, apesar da insistência dos mascarados sem noção.
Diante disso, o que estarão pensando os detratores da Copa?
————————————————————
Uma zebra encanta Fortaleza
A maior das zebras desta Copa aconteceu aqui em Fortaleza, no sábado à tarde. Uruguai e Costa Rica fariam um daqueles jogos entre um time tradicional e um mero figurante. Com a bola rolando, esses conceitos se embaralharam e os costarriquenhos acabaram levando a melhor, para surpresa geral. Com bolas aéreas e velocidade nos contra-ataques, Costa Rica surpreendeu a Celeste.
O gol de pênalti, marcado por Cavani, não deu aos uruguaios a tranquilidade para se impor no jogo. O meio-de-campo não funcionava, os passes saíam errados e os atacantes permaneciam isolados. Do outro lado, um time aguerrido, bem fechado, que só saía quando a situação permitia. O primeiro gol foi meio acidental, mas depois o time costarriquenho ganhou confiança, com endosso da torcida presente à Arena Castelão. No segundo tempo, veio a virada e o terceiro gol nasceu quando o Uruguai mais insistia em busca do empate.
O mau passo da Celeste num grupo complicado, seguramente o mais difícil da Copa, criou uma situação curiosa. A despretensiosa Costa Rica é líder, à frente de três campeões do mundo. Pode perder essa condição na próxima rodada, mas já perpetrou uma autêntica façanha.
Já o Uruguai, que perdeu três pontos irrecuperáveis, precisa de duas vitórias, contra Itália e Inglaterra, para permanecer na competição. Pau puro.
————————————————————-
Um clássico em solo amazonense
O palco é dos mais bonitos do Mundial. Pode-se dizer tudo, inclusive que vai virar um tremendo boibódromo no futuro, mas a Arena Amazônia é um monumento ao futebol. Quis o destino que um dos melhores jogos desta primeira fase acontecesse justamente lá. A Itália de Pirlo, sem Buffon, contra a Inglaterra de Rooney. Deu Azzurra. E o triunfo veio simplesmente porque os italianos souberam explorar o que têm de mais forte: o meio-de-campo coeso e as alas bem treinadas. Foi com esses dois trunfos que o time de Prandelli superou a juventude dos súditos da Rainha.
No primeiro tempo, apesar do calor, o jogo foi lá e cá. A Itália abriu o placar em deixadinha de Pirlo para o arremate preciso de Marchisio. Instantes depois, depois de receber lançamento longo, Rooney cruzou na medida para a finalização de Sturridge. O segundo tempo foi de Balotelli, que botou bola na trave e quase marcou um golaço por cobertura. A vitória foi definida por ele, arrematando de cabeça um cruzamento perfeito vindo da direita.
Os grandes nomes da Itália se apresentaram. Os ingleses, Gerhard principalmente, se omitiram.
————————————————————-
Futebol adere à revolução tecnológica
Porto Alegre foi palco ontem de um acontecimento histórico em Copas e no próprio futebol. No jogo França x Honduras, pela primeira vez um lance foi validado por uma engenhoca eletrônica. O lance da bola chutada por Benzema que bateu na trave e foi agarrada pelo goleiro Valadares junto à linha falta. O trio de arbitragem teria considerado o lance legal, mas a tecnologia revelou que a bola transpôs a linha. Gol francês. Exatos 48 anos depois do gol que deu à Inglaterra vantagem sobre a Alemanha na final da Copa, o olhar eletrônico entra em cena para ajudar a arbitragem e fulminar as polêmicas.
A França venceu por 3 a 0, mas o jogo acabou virando notícia secundária. Mas cabe dizer que a voluntariosa França de Benzema e Valbuena correu muito e levou mais de 30 minutos para chegar ao gol, em pênalti cobrado pelo goleador. Até esse momento, Honduras se segurava com 10 homens atrás e poucas tentativas de ataque. Inferiorizado no placar e sem um jogador, expulso pela falta no penal, o time enfraqueceu ainda mais. Aconteceram mais dois gols, mas a goleada poderia ter sido bem mais folgada.
————————————————————
E a Suíça aprendeu a atacar
No começo da tarde de domingo, em Brasília, a Suíça perpetrou uma virada espetacular sobre o Equador. Saiu em desvantagem no primeiro tempo, mas equilibrou o jogo no segundo tempo, à base de passes bem coordenados e – surpresa! – velocidade. Esperava-se que os equatorianos levassem a melhor na força e no preparo físico. Ledo engano. Os suíços, que já tiveram a defesa mais forte do mundo, mostraram que sabem buscar o ataque.
Com até quatro homens na frente, superou o Equador e rondou a área até empatar. Quando tudo indicava que aconteceria no Mané Garrincha o primeiro empate desta Copa, eis que um contra-ataque nascido na área suíça resultou no gol da vitória, aos 47 minutos. Confesso que nunca havia visto uma Suíça tão determinada em buscar o gol.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 16)

Para quem se surprendeu com a Costa Rica, eu não. Comecei acompanhar o futebol costarriquenho por curiosidade, através das redes sociais, depois que o jogador Weller, ex-Paragominas se transferiu pra lá, e foi muito mal, inclusive.kkkk. Acompanhei a final do campeonato pelo You Yube entre os dois titãs, Saprissa e Alajuelense, que estavam empatados em 29 títulos. Achei a estrutura deles parecida com as de Avaí e Figueirense, porém com torcidas apaixonadas como as de Remo e Paysandu. O nível não é muito bom, por se tratar de um país pequeno e a maioria dos selecionáveis jogarem fora, mas a paixão que eles têm pelo futebol é idêntica a nossa.
CurtirCurtir
Amigo Gerson,
Em que pese o sucesso técnico que tem sido a copa no Brasil, com a fantástica média de gols e excelentes jogos (até mesmo Suíça x Equador teve suas emoções).
Não podemos fechar os olhos para os rojões soltados dentro do estádio de Cuiabá. Por um pequeno momento lembrei-me dos graves problemas enfrentados em nossos estádios.
Óbvio que foi uma situação isolada. Mas rojões, diferentemente de dimensões de faixas, como parte da mídia nacional tem tratado como problema, é um grave problema…
Não vou nem falar da não execução de ontem dos hinos de Honduras e França, outro buraco.
Agora não pode-se negar que tecnicamente falando a copa tem sido muito boa. A melhor que estou acompanhando (já que tenho poucas lembranças de 86)…
Bom trabalho!
Carlos Lira (Celira)
CurtirCurtir
Luis Antônio Mariano,
Será que lá em Costa Rica há jogadores que possam vir compor nossos titãs paraenses… Antigamente garimpávamos boas peças no Suriname e Guiana…
CurtirCurtir
Carlos Lira, achei o futebol deles bem competitivo, com jogadores negros e altos, muitos são estrangeiros, panamenhos, mexicanos, e colombianos. Acredito que eles paguem bem, por se tratar de um país com bons indicadores sociais, apesar de pequeno.
CurtirCurtir
Dentro em instantes os tugas estarão na Bahia para encarar a Alemanha , o calor quanto mais,melhor.
«Hoje, quando a nossa epopeia finalmente começar, seremos muito mais do que 10 milhões. Seremos ainda paixão, emoção, crença, determinação, perseverança. Seremos espírito de vitória. Seremos esperança. Todos juntos, de mãos dadas e corações unidos, a uma só voz. Porque, e parafraseando o Papa Francisco, ninguém vence sozinho, nem no campo nem na vida. Força Portugal!», escreveu Cristiano Ronaldo, na rede social «Facebook».
CurtirCurtir
A equipa das Quinas escalada:
0Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho e Raul Meireles; Nani, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo.
CurtirCurtir
0Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho e Raul Meireles; Nani, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo.
CurtirCurtir
0O onze da Alemanha: Neuer, Howedes, Hummels, Khedira, Ozil, Muller, Lahm, Mertesacker, Kroos, Gotze e Boateng.
CurtirCurtir
Cristiano Ronaldo foi o primeiro jogador a sair do ônibus na chegada a Fonte Nova.
Hugo Almeida substitui Postiga.
CurtirCurtir
Previsão de 50 mil adeptos para Este Portugal-Alemanha, agora 28 graus na Fonte Nova
CurtirCurtir
#forçaPortugal
CurtirCurtir
SIGA AQUI O JOGO AO MINUTO.
PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho, Raúl Meireles; Cristiano Ronaldo, Nani e Hugo Almeida.
Suplentes:
Beto, Eduardo, André Almeida, Ricardo Costa, Luís Neto, William Carvalho, Rúben Amorim, Rafa, Vieirinha, Silvestre Varela, Hélder Postiga e Éder.
CurtirCurtir
Previsão de 30 graus para quando a bola rolar.
CurtirCurtir
Os primeiros aplausos para os guardas-redes portugueses que já estão na relva para o aquecimento.
CurtirCurtir
O sérvio Milorad Mazic será árbitro deste jogo.
CurtirCurtir
16:19 minutos em Portugal. 12:19 na Bahia de Todos os Santos e 00:19 da noite no Japão .
CurtirCurtir
Um pequeno glossário para os tugas não se perderem na terra de todos os Santos:
Alambrado – Rede que separa o campo dos adeptos
Acréscimos – Compensação ou desconto de tempo
Arquibancada – Todas as bancadas são chamadas de arquibancadas mesmo que não sejam, em rigor, uma arquibancada
Bisonho – Lance ridículo. Exemplo: “Uma falha bisonha do ‘zagueiro’”
Brucutu – Jogador, normalmente defesa-central ou médio-defensivo, sem qualidade técnica que, lamentam-se os brasileiros, tem invadido os relvados, aliás ‘gramados’, do país nos últimos anos
Burrô, burrô – grito mais comum em jogos de futebol no Brasil, dedicado ao técnico da própria equipa
Cabeça-de-área – Médio que joga à frente da defesa; trinco; um pouco mais defensivo ‘volante’
Caneta – Drible que consiste e fazer passar a bola por baixo das pernas do adversário. Túnel.
Centro-avante – Ponta-de-lança (ver ‘ponta-de-lança’)
Cera – Queimar tempo
Chaleira – Usar o pé trocado para chutar a bola. Também chamado de ‘letra’.
Chave – Grupo. Exemplo: “Portugal ficou numa chave difícil” ou “o Brasil é cabeça-de-chave”
CurtirCurtir
Zica – Não é a mulher do Zico, mas sim maldição, como a que o Brasil tem com a França, tradicional algoz nos mundiais. Exemplo: “Sai Zica!”
CurtirCurtir
Zebra – Resultado ou equipa surpreendente. A zebra não é um dos 25 animais presentes no popular “Jogo do Bicho”. Por isso, “dar zebra” é acontecer algo inesperado.
CurtirCurtir
Secador – Adepto que torce contra, antónimo de ‘torcedor’
PF distante,bem distante…rs
CurtirCurtir
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
CurtirCurtir
Bola rolando na Fonte Nova -kick off
CurtirCurtir
Saída rápida de CR para Almeida que chutou fraquinho para a defesa de Neuer
CurtirCurtir
8 min 0-0 Portugal segue partindo pra cima. CR 100%
CurtirCurtir
CR recebe um presentao e chuta por cima..
CurtirCurtir
Rui Patrício..Rui Patrício..quase entrega o ouro..
CurtirCurtir
Penalty para a Alemanha. João Pereira puxou a camiseta do alemão…gool da Alemanha
CurtirCurtir
Muller faz Alemanha1-0 Portugal
CurtirCurtir
A equipe das quinas segue um pouco nervosa..há bastante jogo e CR vai ter que tirar as cartas da manga
CurtirCurtir
Chute de Nani..passa rente ao travessão.
CurtirCurtir
Hugo Almeida vai ser substituído..vem ai Eder..que zica,Hein!
CurtirCurtir
29 min segue Alemanha1-0 Portugal
CurtirCurtir
Gooolaço ..Hummels de cabeça..agora aos 34 min faz 2-0 em cima de Portugal
CurtirCurtir
Eder testa entre os zagueiros por cima do travessão alemão
CurtirCurtir
Esse Pepe é doido..acabou C toda a expectativa de reação dos tugas..sai dai..
CurtirCurtir
#adeusportugal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
E os alemães cobrem os lábios para não haver nem um tipo de leitura..rs
CurtirCurtir
cadê o Luiz Moura????
CurtirCurtir
37′ – VERMELHO PARA PEPE!!! COMO É POSSÍVEL?!?!?!? Inaceitável da parte de Pepe. Primeiro, o braço no rosto de Muller e, com o jogador no relvado, baixa-se e encosta a cabeça ao alemão. Árbitro Razic interpreta o lance como agressão (ou tentativa de agressão) e é expulso. Que irresponsabilidade…
CurtirCurtir
Goaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal
Alemanhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Só o Brasil que não pega uma garapa dessa
Bora baêaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
CurtirCurtir
46′ – É PARA RIR, NÃO É?!?!? GOLO DA ALEMANHA.
3-0, marca Muller, que “bisa” no desafio. Cruzamento para o “coração” da área, com Bruno Alves a falhar o corte e o avançado alemão a fazer o golo que “mata” definitivamente o desafio.
CR sai cabisbaixo…junto com o time que está literalmente na lona.
CurtirCurtir
Fim de primeiro tempo.
Alemanha 3-0 Portugal
CurtirCurtir
Pepe podia fazer as malas e se despedir para sempre do selecionado. Um cara acostumado a jogador campeonatos de alto nível , comete um ato irresponsável desses..
Não bastasse o time hoje estar abaixo de seu nível …
Quem acredita em Deus, ajoelha e reza. Mas…
CurtirCurtir
Curiosamente, o penal a favor dos alemães foi muito parecido com o do Fred.
A expulsão do Pepe, foi justa.
CR7 apagado, ou anulado?
CurtirCurtir
Edson, se o Brasil pegar a Alemanha, pode ser que nem amor de mãe salve os nossos canarinhos. Os alemães são isso e muito +
CurtirCurtir
Houve puxão sim,Edson.
CurtirCurtir
Alemanha, Itália, Holanda são fortes candidatos ao titulo.
Brasil vai ter que jogar muito, nível totalmente diferente da copa das confederações
CurtirCurtir
http://m.youtube.com/watch?v=FRLxXX3MhIw
CurtirCurtir
http://m.youtube.com/watch?v=YFitTEMh5XA
CurtirCurtir
A diferença entre Portugal e Argentina, é que os Hermanos tem qualidade pra jogar ao lado do Messi.
Portugal não tem isso pra oferecer pro CR7, concordas Harold?
CurtirCurtir
http://m.youtube.com/watch?v=R-ZrNKDaiGY
CurtirCurtir
Sem contar ,Edson, que Paulo Bento assimilou a teimosia de Felipão.mas para o jogo de hoje as coisas podiam caminhar um pouco melhor, não fosse o idiota do Pepe.
Que todos os Santos dê uma mãozinha ..senão ..senão ..
CurtirCurtir
Bola rolando pro segundo tempo..
CurtirCurtir
Portugal perdeu tempo Edson,deveria lá atrás ter preparado uma equipe mais jovem, para aproveitar a categoria de CR.
CurtirCurtir
CR cercado por cinco alemães .. Melhor recuar e sair somente na boa..o desespero pode levar ao suicídio geral..
CurtirCurtir
Alemanha baixou o ritmo e deixa o tempo passar..
CurtirCurtir
Os problemas aumentam, Portugal vai ficando longe das 8°
CurtirCurtir
Substituição na Selecção: sai Coentrão (visivelmente abalado), entra André Almeida.
– E, agora, que tipo de lesão terá Coentrão? Dependendo do local da mazela e do grau da mesma, a Selecção pode ter perdido o seu lateral-esquerdo titular. Na primeira parte, já Hugo Almeida tinha saído devido a problemas musculares.
CurtirCurtir
E o tempo não passa…tem q evitar um chucrute..ainda bem que a armada alemã sente a forte lua baiana e vai guardando forças para a nova batalha..q sorte!
CurtirCurtir
GOLO DA ALEMANHA.
4-0. Muller faz o “hat-trick”, na recarga a um cruzamento de Schurrle, pela direita, com a bola a ser defendidapor Rui Patrício. E tudo começou numa má reposição de bola do guarda-redes, que entregou a posse do esférico aos alemães…
Que decpçao…
CurtirCurtir
Os alemães tem um controle emocional dos diabos..Portugal está sendo goleado pela candidatissima candidata ao copo
CurtirCurtir
+ 3 de acréscimo? Para que? Acaba logo.
CurtirCurtir
Pepe hoje vai dormir C as costas pesadíssimas ..por sua irresponsabilidade os tugas estão metidos nessa hecatombe..
CurtirCurtir
Fim de jogo..Gana vs USA fazem o outro jogo deste grupo, o próximo jogo de Portugal vai ser contra os USA na sempre fria Manaus..
Por hoje chega de pasteis…abcs.
A decepção foi por conta do desequilíbrio total do camisola 3 .. Que fez C que a goleada fosse inevitável..
CurtirCurtir
Esse haroldo lisboa pensa que está narrando o jogo pro além-mar? kkkk se tiver mais alguém além dele lendo isso aqui considere-se com muita sorte! rs
CurtirCurtir
Eu já tinha comentado antes que achava que os Estados Unidos não viriam pra brincadeira. Vi um amistoso deles – se lembro bem era com a mesma Gana de hoje) em que eles jogaram muito bem e ganharam de 2-1. Vai ser carne-de-pescoço, e pelo saldo negativo de Portugal hoje, começo a acreditar seriamente ena classificação norte-americana.
CurtirCurtir
Olha Gleydson, não tenho nenhuma pretensão de ser narrador ou algo parecido..mas sinto que teus miolos de pão francês não sejam capaz de te reconhecer como um ser …nessa caso estou somente eu aqui no sítio ..
CurtirCurtir
A grande notícia de hoje foi saber que Michael Schumacher abriu os olhos .depois de seis meses em coma., Schumacher acaba de ganhar o Grande Prêmio de sua vida.
CurtirCurtir
Harold Lisboa,
Não gosto de bancar o pessimista. Mas, fundamentado em situações semelhantes a de Michael. Creio que a família está ocultando fortemente o real estado do ex-piloto para seus fãs e imprensa. Seis meses de coma, invariavelmente, já é considerado estado vegetativo.
CurtirCurtir
Escalaram um juiz da Turquia para apitar o jogo contra o México. Assim como o japonês, estará lá para errar. Não precisa nem mandar, ele vai errar naturalmente, pela inexperiência e pressão naturais. Claro, mais uma vitória garantida.
CurtirCurtir
Os Estados Unidos têm um centroavante perigoso, o Altidore, se os demais jogadores souberem o colocar na cara do gol, eles têm chances de avançar às oitavas.
CurtirCurtir
Time português sentiu o calor, mas a alta temperatura não abonou sua péssima atuação, proporcionada pela ausência de qualidade em alguns setores. Os germânicos também sentiram a canícula, mas têm mais jovialidade e dinamismo, além de terem uma geração talentosa de ótimos jogadores, alguns destes craques como Özil, Müller e Goetze. Os lusos tem um super-craque como Cristiano Ronaldo. Mas o que sobra neste falta no resto do time.
Na última Copa do Mundo muitos jogos foram travados, chatos, alguns até extremamente pobres tecnicamente e recheados de empates em 1 a 1 e 0 a 0 e em vitórias magras pelo escore mínimo. A competição pareceu-me pegar no tranco a partir dos jogos eliminatórios. Não é o que tem acontecido aqui, no Brasil.
Não lembro de uma Copa do Mundo com um nível técnico tão satisfatório desde o México em 86. O bom índice técnico dos jogos, o ótimo nível técnico em confrontos em geral amarrados, o que era esperado em clássicos euro-mundiais como Espanha 1×5 Holanda, Itália 2×1 Inglaterra e agora em Portugal 0x4 Alemanha tem contrariado a lógica. Espero que a Copa continue assim, com partidas oscilando entre boas e ótimas, com alto índice de gols e com pouquíssimos empates, sobretudo os frustrantes 0 a 0. Se acabar como começou, Brasil 2014 será a maior Copa do Mundo da história, superando a mãe de todas as Copas, o mundial mexicano de 1970.
CurtirCurtir
Achei a seleção portuguesa muito debilitada, técnica, tática e fisicamente, inclusive o Cristiano. No princípio, me ocorreu que havia uma séria defasagem técnica entre o melhor do mundo e seus companheiros. Todavia, mais adiante, mesmo admitindo a subsistência desta defasagem notei que ele próprio, o Cristiano, também se permitiu algumas engrossadas dignas de nota. E tudo que já estava ruim obviamente ficou ainda pior com a expulsão boba de um jogador português. Pra mim a goleada clássica 4 a 0 não explorou todo o potencial de levar gols que os portugueses exibiram nesta tarde. Espero que seja apenas um dia ruim, eis que a falta de competitividade deprime muito a qualidade do espetáculo.
Quanto aos alemães, eu esperava mais deles, bem mais. Me pareceu que a partir do momento em que garantiram a vitória, ali por volta dos 2 a 0 e que ficaram com um a mais em campo, eles se desinteressaram de imprimir maior competitividade ao jogo, levando-o num ritmo meio que de treino, tanto que chegaram várias vezes às portas do gol, e com ela escancarada, acabavam permitindo a chegada dos já cansados zagueiros portugueses.
Pode ser que tenham se poupado para jornadas mais exigentes do aspecto físico. Mas, se o que eles têm não for muito além do que mostraram, eu começo a riscar um da minha lista de favoritos. Vou aguardar mais um pouco.
CurtirCurtir
Um fato que também contribui para bons jogos e com o qual eu não concordo, foi a mudança na escolha das cabeças de chaves, que colocou em um mesmo grupo, duas seleções campeãs mundiais ou uma campeã e a Holanda que, mesmo não sendo campeã, é sócia cativa do G-8 e que ao meu ver, aconteça o que acontecer durante as eliminatórias, uma vez classificadas, estas seleções devem encabeçar os grupos da copa.
CurtirCurtir
– Não é à toa que a Argentina é bi-campeã mundial. Vitória normal com um lampejo de Messi e seguramente o primeiro lugar do grupo. Até agora nenhuma surpresa, apenas a Costa Rica que é a líder de um grupo difícil, mas eu acredito que isso tudo vai terminar no próximo confronto da equipe centro-americana. Deve terminar em último lugar do grupo com uma grande vitória sobre a Celeste.
– Realmente o nível técnico desse mundial surpreendeu bastante. Sou um leigo em esquemas táticos, mas uma coisa que eu estou vendo é que cada vez mais contra-ataques e tabelas rápidas decidem jogo, bem diferente de nosso futebol tupiniquim que insiste em jogadas aéreas e jogadas individuais. Os grandes craques estão demonstrando o que sabem jogar, menos o CR10 que no jogo contra a Alemanha ficou apagado.
– Será uma pena mesmo esse estádio tão bonito se transformar em arena para muitos eventos, menos para o futebol quando o mundial terminar.
CurtirCurtir
Irã x Nigéria
Pior jogo da copa até o momento…
O que aconteceu com o alegre futebol da Nigéria?
CurtirCurtir
Jogo horroroso entre Nigéria x Irã…
Qualidade técnica muito baixa dessas equipes… Esperava mais da Nigéria devido a conhecida alegria do futebol praticado no continente africano… No final penso que foi uma pena… Gostaria muito que virássemos a primeira rodada com gols em todas as partidas, nessa que é a copa do ataque.
CurtirCurtir
Harold, muito bacana seus comentários! Relvado, guarda-redes, esférico, retomada, copo e por aí vai. Valeu!
CurtirCurtir
Achei que foi o pior resultado da copa. Afinal, a média de gols vinha superando 3. Todavia, achei um jogo bem mais emocionante que o das 13 horas. E, nesse sentido, me pareceu, entao, um jogo melhor de assistir. Na minha opinião, qualquer um dos dois faria melhor figura diante da Alemanha do que fez Portugal. E a Bósnia vai ter de mostrar que tem garra e preparo físico para superar qualquer um destes dois e passar de fase. Nesse grupo, arriscou dizer que uma vaga já está garantida com a Argentina e pela outra brigarão pela ordem: a Bósnia, a Nigéria e o Irã.
CurtirCurtir
Não foi hoje, na minha opinião até poderia ter sido, mas provavelmente no próximo jogo Klose terá a chance de igualar a marca de Ronaldo Fenômeno. Perdeu uma grande chance por capricho do técnico e não creio que seja utilizado nas fases seguintes, salvo contusão no elenco.
CurtirCurtir
Amigo Antônio Oliveira,
Houve disposição, todavia qualidade técnica de menos…
CurtirCurtir
Concordo, Celira! Houve qualidade técnica de menos. A mesma que faltou a Portugal. Com a diferença que a este faltou também disposição física, garra e espirito de competição. Tanto que a Alemanha parecia treinar. E por isso que eu digo que neste particular o jogo de agora a pouco foi melhor porque exibiu aquilo que não pode faltar num jogo de futebol a emoção da competitividade.
CurtirCurtir
Golo e esférico é ótimo. A Suíça foi campeã mundial sub17 em 2009. Peguei a relação de jogadores e somente dois dos campeões jogaram na Copa. É verdade que eles tem muitos naturalizados, mas estão renovando o time. Nota: Charles assumiu o Princesa e será o segundo técnico local no futebolm baré, ao lado de Sinomar do Naça.
CurtirCurtir
Boa noite amigos… Saí o dia todo e fiquei afastado do blog… Passando pra dar uma notícia importante:
– Vica, a pedido do Papelim, baixou a pedida e passou sua nova proposta por e-mail para o PSC e entra na briga com Argel Fucks, pra ser o novo técnico do Paysandu… Um dos dois será anunciado a qualquer momento… Anotem. Falei com o Vica, ainda a pouco.
CurtirCurtir
Papelin, que em sua primeira passagem por aqui, rebaixou o remo não lembro se para a terceira ou a quarta divisão. Tomara que não repita semelhante façanha.
CurtirCurtir
Vcs já se deram conta que cartas fora do baralho nordestino tem vindo povoar o relvado cabano.
Não se espantem se CR também baixar no pedaço. Estou a falar de Caça Rato…
# táFucksmesmo
CurtirCurtir
Os jogadores de Portugal precisavam compreender que os árbitros deste mundial tem tendências distintas dos da Champions.
Explico, nem a expulsão de Pepe e nem o penalty aconteceriam na liga.
Foram fatos que ajudaram o time das Quinas a ficar de joelhos,havia ilusões de que seria possível provocar uma surpresas , mas com CR pouco preocupado com o telão , as coisas não andaram…
Salvo engano em 2004 na Euro , Felipão estreitou também em peia, acredito em duas vitorias nos próximos jogos,mas me preocupa com o fato de haver muitos golos contra,isso pode ser um peso para a qualificação .
Fábio Coentrao e Hugo Almeida contundidos desfalcam a equipe + Pepe que foi castigado..
Para juntar os destroços causados pelo bombardeio inimigo, CR vai ter que usar mais e melhor as pernas..
CurtirCurtir
Zucas se divertindo com a desgraça dos tugas na Fonte Nova:
O presidente de Portugal foi ao Céu pedir pra Deus fazer um milagre e Portugal ganhar da Alemanha.
Deus falou, isso não dá pra fazer, impossivel. A Alemanha é mil vezes superior.
Então tá bom Deus, então esqueça esse pedido e antenda outro! Quero que transforme as mulheres portuguesas em mulheres bonitas.
Deus falou:
Bem meu filho, de quantos você quer mesmo que a seleção portuguesa ganhe o jogo?
Agora, Deus…
CurtirCurtir
A impressão que eu tive nesse jogo da Argentina é que com esse desempenho não chega à semifinal da copa. O Brasil somente no jogo de hoje poderemos saber se realmente chega à final da copa.
CurtirCurtir
Harold Lisboa, parabéns pelos agradáveis comentários.
Entendo que as equipes que eram favoritas antes do início da copa assim continuam, mesmo com a desgraça da Espanha e a derrota da Inglaterra. O afunilamento dos verdadeiros candidatos ao título se dará a partir desta segunda rodada. Assim, Alemanha, Holanda, Brasil, Itália e Argentina continuam como prováveis campeãs, não necessariamente nessa ordem.
Abraço a todos.
CurtirCurtir
Também tirarei minhas conclusões depois do jogo de hoje contra o México, mas por enquanto, acho que a Espanha se classifica e em seguida nos desclassifica, infelizmente.
CurtirCurtir
Não entendo. A Argentina joga mal e já dá para prever que não vai longe. O Brasil joga igualmente mal (só ganhou por causa do juiz), mas é só após o jogo de hoje que será possível tirar conclusões…
Falando em árbitro, a escalação de um árbitro da Turquia logo após a de um árbitro japonês e o singular silêncio da mídia brasileira permitem afirmar com convicção que o apito será amigo de novo. A ordem é não deixar perder pontos para o México. Se tem alguém preocupado, pode ficar tranquilo. Estamos na segunda fase.
CurtirCurtir
Está naquele site de vídeos:
Kajuru diz “Felipão e jogadores já sabem de tudo” – Conexão Repórter
CurtirCurtir