Torcendo pelo Brasil, sempre!

10463994_10203478869526802_8990836595456717655_n

Na tribuna de honra da Arena Corinthians, a presidente Dilma comemora o terceiro gol brasileiro, ao lado de sua filha. Vibra como autêntica torcedora. À sua frente, o vice-presidente Michel Temer e esposa. A essa altura, parte do estádio já havia xingado a presidente do Brasil por três vezes, tentando passar ao mundo uma imagem que não é a do verdadeiro Brasil. O consolo é que, apesar dos intolerantes, a caravana passa.

30 comentários em “Torcendo pelo Brasil, sempre!

    1. Triste, meu amigo Edson. Saí do estádio feliz pelo resultado, mas envergonhado. Nem os ditadores foram tratados assim. Uma parcela da elite brasileira costuma achar que é dona de tudo por aqui, não admitindo nada que fuja a seus interesses e conveniências. Felizmente, nem todos pensam da mesma forma.

      Curtir

    1. Não, Basílio. A vaia é legítima, principalmente em estádios de futebol. O que se lamenta é o insulto, o xingamento, o palavrão. Duvido que um norte-americano fizesse isso em relação a um presidente seu, ainda mais num evento mundial. Educação e respeito – é isso que está em jogo.

      Curtir

  1. Reproduzo comentário que fiz em outro post.

    Sobre os xingamentos a presidente. Coaduno com a opinião de Juca Kfouri.

    “A elite branca tão bem definida pelo insuspeito ex-governador paulista Cláudio Lembo, mostrou ao mundo que é intolerante e mal agradecida a quem lhe proporciona uma Copa do Mundo no padrão Fifa”.

    Ps. O governo de Dilma, para mim, tem sido apenas regular. A economia vai mal e a inflação tem sido controlada a base de decreto. Mas nada justifica desrespeito com alguém legitimamente eleita. Aceitar as diferenças é ser democrático.

    Curtir

  2. Sobre os xingamentos a presidente. Coaduno com a opinião de Juca Kfouri.

    “A elite branca tão bem definida pelo insuspeito ex-governador paulista Cláudio Lembo, mostrou ao mundo que é intolerante e mal agradecida a quem lhe proporciona uma Copa do Mundo no padrão Fifa”.

    Ps. O governo de Dilma, para mim, tem sido apenas regular. A economia vai mal e a inflação tem sido controlada a base de decreto. Mas nada justifica desrespeito com alguém legitimamente eleita. Aceitar as diferenças é ser democrático

    Curtir

  3. O governo de Dilma, para mim, tem sido apenas regular. A economia vai mal e a inflação tem sido controlada a base de decreto. Mas nada justifica desrespeito com alguém legitimamente eleita. Aceitar as diferenças é ser democrático é aceitar a escolha do povo.

    Puts… Cai na moderação. Este WordPress irrita algumas vezes.

    Curtir

  4. Se o estádio corinthiano estivesse preenchido apenas pelos amantes do futebol diário, o das domingueiras e que nos faz comprar o jornal de segunda-feira para ler a crônica da vitória do clube do coração no dia anterior; aquele do ingresso a preço justo; aquele que leva torcedores a dirigirem palavrões apenas a árbitros limitados ou mal intencionados e a presepeiros de toda sorte; aquele das bandeiras e gritos de guerra genuínos e criativos que empurram os times à vitória; aquele dos mulatos, mamelucos, negros, índios, desdentados e geraldinos; aquele do salário suado e já descontado deste o valor do ingresso (a preço justo, diga-se!) para ver o time do coração jogar… será que Dilma seria vaiada? Duvido muito.
    Muitos estão desqualificando a Copa do Mundo e atirando apenas contra o governo central, mas não abrem mão de privilégios e blindam outras instâncias do executivo (seja este estadual ou municipal).
    Bancar de oposição raivosa, ostensiva e virulenta é fácil. Difícil é abrir mão do ingresso vip e das inserções privilegiadas na cobertura do evento, interrompendo inclusive os treinos do selecionado nacional.

    Curtir

  5. eu não gosto do governo dela…pois acho que os brasileiros estão a cada dia perdendo tudo aquilo que conquistaram com o presidente lula…mas xingar daquela maneira me parece próprio do povo paulista que sempre se achou o máximo mas na verdade não é tudo isso…que ela não se abale e se mantenha austera e com a dignidade que o cargo lhe confere

    Curtir

  6. Amigo Gerson.

    A elite branca e separatista de São Paulo é um engodo no Brasil. Ao xingar Dilma, eles desrespeitam a todos que fizeram desta mulher a nossa presidente. Desrespeitam a democracia. Pois, não respeitam as diferenças.

    Curtir

  7. Foi desrespeito, foi insulto, foi falta de educação e merece ser reprovado o comportamento da torcida.

    Mas, infelizmente, este é o Brasil, sim. Ou, pelo menos, este comportamento desrespeitoso e absolutamente reprovável, representa o que seria capaz de fazer a maioria dos brasileiros, fosse quem fosse o presidente de plantão.

    Aliás, no Brasil, como já teve ocasião de dizer uma pretensa autoridade em comportamento de brasileiro: “se vaia até minuto de silêncio”.

    Na ditadura, em eventos semelhantes, o ditador de plantão não foi “brindado’ com as vaias porque a baioneta e o instinto de preservação falaram mais alto.

    Agora, me causa espécie que a Dilma não tenha intuído ou achado alguém que intuísse por ela que seria este, exatamente este, o comportamento dos torcedores. Devia ter se dado por satisfeita com o pronunciamento que fez em cadeia nacional e ir assistir de casa a estreia do time da cbf.

    Aliás, talvez ela tenha até intuído ou sido instruída pela assessoria de que não seria uma boa ideia a presença dela no evento. Mas, tenha resolvido arriscar no intuito de colher subsídios para um novo pronunciamento onde confirmaria o que disse no anterior, quando então ratificaria que tudo deu certo e que o pessimismo, o complexo de vira-latas e quejandos foram derrotados.

    Todavia, com o que ela não contou foi que há situações em que não se arrisca, posto que há elementos insuscetíveis de manipulação pelo discurso.

    E ninguém se iluda que o acontecido foi coisa de paulista, da elite branca paulista. Foi, nada! Ali havia brasileiros abonados com domicílio nos quatro cantos do país e até no exterior.

    Curtir

  8. Amigo Antônio Oliveira.

    Penso que Dilma fez certo em comparecer. Uma mulher que enfrentou uma ditadura não pode se curvar a intransigente de uma classe que pensa ser dona do país.

    Sobre a elite branca Paulista, penso que esta era a maioria no estádio. Daí a crítica direta a eles. Tenho a ligeira impressão que em outros locais teríamos vaias. Mas não xingamentos como ocorreram durante todo jogo (todas as vezds que a imagem de Dilma aparecia).

    Há ainda um outro aspecto, se a copa é tão danosa ao Brasil. Por que os governantes que hoje criticam acidamente a copa não abriram mão de lutar por sediar a copa dando exemplo para o todos?

    Curtir

  9. Dilma tem 37% de aprovação e 40% de intenção de votos, o que certamente vai levá-la a reeleição…mas não é a preferida da maioria, pois se fosse a aprovação seria acima de 50%…. Isso é matemática….quantos aos xingamentos, de fato são mal exemplo…vaias fazem parte do processo…xingar uma senhora não cabe…mas não vamos entrar nessa de que apenas uma minoria não a aprova…matemática é uma ciência exata.

    Curtir

  10. PTralhismo contaminando todos os comentários. Aécio também seria vaiado. Lula (nem se fala!), FHC, Collor, Sarney, governadores também, todos seriam sonoramente apupados e xingados. Blatter não discursou pra também não ser igualmente vaiado (o que também dá muito o que pensar!). Surgiu agora um novo inimigo para a nação, a tal da “elite branca”.

    Curtir

  11. Antônio.

    Só assumo posições que acho verdadeiras. Respeito se elas não são para alguns. Mas são minhas verdades. E nelas está o respeito pela autoridade máxima do nossa país eleita democraticamente. Se fosse Aecio, Geraldo, Raimunda e José assumiria a mesma posição.

    Curtir

  12. Verdade Gerson, aqui nos EUA, presidente é como se fosse a pessoa mais importante do mundo, independente do partido, existe um respeito muito grande pela sua figura, é uma verdadeira instituição
    para os americanos, todos tem orgulho dele, e olha que estamos falando do pais com índice de desemprego beirando os 9%. Como brasileiro, fiquei indignado com as vaias e os palavrões, principalmente porque estava assistindo no canal espanhol, e os apresentadores não conseguiam entender, essa hostlidade contra um presidente e o pior, se tratava de uma mulher também.

    Curtir

  13. Que negócio é esse de “elite branca”? e se fosse “elite negra”, seria o que? Preconceito falar essa asneira.
    Falta de educação isso sim, até porquê, não tinha só brancos no estádio, muitos nordestinos e gente ganhou ingresso, como trabalhadores que fizeram o estádio. Vamos parar com esse proselitismos.
    Não é surpresa pra ninguém que esses petistas estão em baixa com a população de uma fora geral, portanto, não vamos confundir as coisas. O Juka Kifuri, como foi mencionado, não é nenhum modelo de humanidade, pois lembro que na copa passada ele “sacaneou” o Cacá, pelo fato dele ser evangélico, intolerante comentar coisa que nem faz parte do futebol, e ele foi muito mal educado com o Cacá.

    Curtir

  14. Como já escrevi antes, seria irônico se não fosse trágico. Afinal, aqueles para quem a presidente gastou aos tubos para proporcionar o espetáculo, foram exatamente aqueles que a ofenderam.

    Mas, há de se reconhecer que não é somente a classe elitizada que é capaz de dizer o que foi dito à Dilma. Já há provas disso na internet, no youtube especificamente. Num Show do Rapa, ocorrido recentemente onde a imensa plateia, quase tão numerosa quanto àquela do Itaquerão, cujos integrantes estavam longe de constituir a tal parte branca da nação, o coro foi exatamente igual.

    Curtir

  15. Elite branca é um termo cunhado no século passado. Se fosse “elite preta” dava no mesmo. O termo não está ligado a cor da pele. Mesmo que a leitura direta denote a pensar desta maneira. O termo está ligado aos endinheirados que não tem cor nem cheiro, mas muito dinheiro.

    Outra coisa, quem viu e estava no estádio sabe do local das vais…

    Enfim, não se trata de uma questão de partido. Se trata de respeito a uma representatividade nacional eleita pelo povo. Xinga-la é xingar o povo que a elegeu. Em outros países o presidente não representa um partido, mas um povo.

    Curtir

  16. Xingamento jamais deve ser elogiado, seja para pessoas, seja para instituição.

    Mas, mas foi ela própria quem deu maus exemplos de como mal tratar e desrespeitar o povo que a elegeu quando quando fez alianças com certos e determinados representantes da elite que sempre massacrou o povo que a elegeu.

    Demais disso, milhares de pessoas num outro evento público já haviam dedicado a ela xingamento idêntico e nenhum integrava a elite. É só procurar no youtube que se encontra o registro deste fato. Será que assim passa na moderação?

    Curtir

  17. Eu, como já deixei claro, sou evangélico, e tenho combatido alguns irmãos que de forma vergonhosa, principalmente no Facebook, vem reproduzindo o vidéo que a presidente Dilma foi duramente atingida com palavrões.

    Politica, assim como futebol, não pode descaricterizar a fé do cristão.

    E isso deveria valer pra qualquer ser humano, como todo.

    Mas, o que acontece é que as pessoas que são contra a Dilma, nessas horas esquecem sua fé, e comemoram aquele fato como se fosse algo corriqueiro na politica, e não foi.

    Como brasileiro me sinto envergonhado, pois a presidente do meu
    país, foi humilhada na frente de chefes de outros estados, e o pior, os trogloditas, nem se tocaram no fato de ela ser uma MULHER, o que agrava mais a situação

    Aí vem uns crentes desavisados e entram nessa palhaçada.

    Curtir

Deixe uma resposta