Decisão do TJD abre polêmica antes do Re-Pa

Com a suspensão de parte de seus titulares para o Re-Pa decisivo do campeonato, neste domingo, os rivais adotaram procedimentos diferentes. Por orientação de seu departamento jurídico, o Paissandu vai descumprir a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva, que anunciou nesta manhã a suspensão por 30 dias de todos os jogadores e técnicos envolvidos na briga campal ocorrida depois da decisão do segundo turno do Parazão. Já o Remo, a princípio, deve acatar a punição imposta pelo tribunal, mas terá dificuldades para compor a equipe. A presidência do TJD avaliou, com base nas imagens da briga generalizada, que não poderia deixar de punir os responsáveis pelas cenas de violência no gramado do estádio Mangueirão.

Benfica, um exemplo de aposta no torcedor

unnamed (5)unnamed (22)

unnamed (4)Em intervalo da programação da visita a Lisboa, aproveitei para visitar o estádio da Luz, pertencente ao Benfica e que foi palco da final da Liga dos Campeões, entre Real Madri e Atlético de Madri. Além da belíssima arena, revitalizada há dez anos, o clube demonstra pujança financeira a partir de seus 240 mil sócios torcedores, o que lhe dá a liderança mundial nesse quesito. O processo de atração de contribuintes se baseia em diversificado pacote de planos, que contemplam tanto o torcedor mais humilde quanto os mais abonados.

No complexo da Luz, o Benfica mantém um museu destinado a cultuar suas grandes conquistas ao longo da história e uma moderna e ampla loja de produtos, que atrai diariamente centenas de visitantes. Um imenso cartaz do zagueiro brasileiro Luizão dá as boas vindas aos benfiquistas. À frente do estádio, a estátua de Eusébio (morto em janeiro deste ano) se transformou em ponto de visitação permanente. Torcedores e curiosos trazem cachecóis, bandeiras, bonés, bolas e flâmulas para expressar seu carinho pelo eterno ídolo português.

unnamed (20)unnamed (21)