Por Márcio Rátis (marcioratis@yahoo.com.br)
É do conhecimento de todos que existe já há algum tempo uma corrente em prol de um campeão paraense advindo do interior, e muitos vislumbram isso para o campeonato de deste ano, já que o Independente possui um excelente plantel e o Paysandu fez um péssimo segundo turno, porém, o que pelo visto, ninguém sabe, ou lembra é que não existe mais chances de um legitimo campeão do interior para esse ano, uma vez que o Independente é oriundo de Belém, mais precisamente da marambaia. Isto é, pode até acontecer uma inversão da “cadeia alimentar” onde um galo consiga devorar um lobo, porém, “tecnicamente” o título paraense continuaria vinculado à capital paraense….coisas do futebol.
As chances de um interiorano ser campeão são oriundas muito mais do declínio vertiginoso da dupla rexpa do que do “interesse” da FPF. Essa estória de que a federação quer dar um título para o interior surge como desculpa esfarrapada para explicar uma eventual derrota de um time grande na final. Somente remo e paysandu proporcionam receita à FPF. O que parece predileção pelo interior, na verdade é a luta da federação pela sobrevivência, uma vez que os dois times da capital dão sinais cada vez mais evidentes de fadiga, pois é nítido que ambos encontram-se em fase terminal. Mas que receita a FPF teria num campeonato dominado pelo interior, onde o rexpa fosse apenas mais um jogo? Nenhuma. As rendas no interior são fracas e não passam de migalhas perto do que o clássico oferece. O grande problema é que ninguém sabe até quando os dois grandes vão continuar arrastando grandes públicos ao estádio. Daí a interiorização, gesto desesperado da FPF para se manter ao menos respirando.
CurtirCurtir
Acho que se o Independente representa o futebol de Tucuruí, o título irá para um clube do interior caso o galo consiga levar o caneco. O problema que vejo é que o papão costuma levar um “ajudinha” do juiz em decisões do parazão (quem não lembra daquela decisão entre papão e castanhal no parazão de 2000?). Para os que tem “memória curta”, basta lembrar da entrevista que o Miguel Alexandre Pinho publicou em um jornal de Belém em 2003, onde ele conta essa e outras conquistas do clube de Suiço conseguidas com “la mano de juiz”.
CurtirCurtir
Nelson, naquela decisão de 2000, contra o Japiim, o soprador de apito era o impoluto Vagner Tardelli, cujo nome diz tudo.
CurtirCurtir
So para lembrar, que o Remo venceu do Aguia no ano de 2003, e se tornou campeão com uma ajuda da arbitragem e do próprio time marabaense, conseguiu desclassificar o Paysandu. dentro da Curuzu com uma ajudinha do ex-arbitro Kleber Ribas de Almeida, onde o trio de abitragem desmarcou pelo menos uns dois gols do Paysandu e, ainda contou com seus dois bandeirinhas com o braço engessado depois do Aguia ter feito o único gol da partida….pimenta so e bom no olho do vizinho né!!!
CurtirCurtir
E o que o amigo Gerson tem a dizer sobre o Júlio Lima. Bom moço?
CurtirCurtir
Não tenho nada a dizer sobre este ou aquele, Berlli. Citei o grande Tardelli porque suas peraltices naquela final de 2000 foram publicamente divulgadas pelo ex-presidente do Paissandu, Miguel Pinho.
CurtirCurtir
Caro Gerson, posso está enganado mas, acho que o Pinho falou aquelas bobagem para atingir o Tourinho ou estava bêbado. Se fosse verdade não acredito que tornaria público. Voce acredita no que ele disse? Qual seu pensamento sobre essa celeuma?
CurtirCurtir
Berlli, conversei algumas vezes com o ex-presidente Miguel Pinho e sempre me pareceu um sujeito lúcido, até mais do que alguns outros dirigentes atuais. Não creio que estivesse falando bobagem ou bêbado. Disse o que sabia e pensava, até porque teria testemunhado pessoalmente o acerto. E, por fim, acredito também no profissional que publicou a matéria.
CurtirCurtir
2000, o ano em que o teu Remo caiu?
CurtirCurtir
Nesse ano mesmo Mauricio. Meteram a mão no coitado do Tiradentes e escaparam da segunda divisão do paraense. E ainda querem falar de mutreta.
CurtirCurtir
Deixa de ser hipócrita que o Remo sabe que a irregularidade é do jogador do INDEPENDENTE e o clube não pode ser penalizado por isso, mesmo assim já tentaram 3 vezes derrubar o galo pra ficar coma vaga da mísera série D e deves achar isso honesto. Como a justiça desportiva não acatou a a atitude ladra do leãozinho vens querer dar uma de bom moço. Ora pois.
CurtirCurtir
Discordo categoricamente.Por quecresci vendo o Remo ser ajudado e os sopradores de apito eram tão descarados e cara-de-pau que houve um que depois foi trabalhar no clube azulino.
CurtirCurtir
So para acrescentar caro Pastor! Na rua onde moro, reside um ex-soprador da mesma estirpe do qual o srº esté se referindo, o nome dele eu não sei, mais o seu sobrenome e PADILHA! Um tremendo remista, que quando apitava jogos do Remo na decada de 80, o Remo jamais perdia jogos em que ele era o arbitro.
Se o mesmo, podesse ate empurrar a bola para o fundo do gol, para ajudar o seu querido clube, o mesmo faria. Lamentavel tal falta de profissionalismo dessa turma.
CurtirCurtir
So para acrescentar caro Pastor! Na rua onde moro, reside um ex-soprador da mesma estirpe do qual o srº esté se referindo (Luiz Júlio Lima), o nome dele eu não sei, mais o seu sobrenome e PADILHA! Um tremendo remista, que quando apitava jogos do Remo na decada de 80, o Remo jamais perdia jogos quando ele era o arbitro do jogo.
Se o mesmo, podesse ate empurrar a bola para o fundo do gol, para ajudar o seu querido clube, o mesmo faria. Lamentavel tal falta de profissionalismo dessa turma……..
CurtirCurtir
Apesar de achar que o Galo é filho postiço de Tucuruí, se ganhasse o campeonato os méritos seria pra nossa querida Tucuruí que lhe acolheu como um verdadeiro filho, mas não será dessa vez, pois o papa titulos não vai desperdiçar a chance de ser tri de novo.
Remistas em vez de ficar chorando vão abraçar o chiqueirão pra não ser vendido.
CurtirCurtir
Eta choradeira sem série em série. Te dizer. Papão rumo a TRI 45.
CurtirCurtir
Com o papão na final está difícil para os interioranos.
CurtirCurtir
Fique frio companheiro, apesar dos pesares o Papão será tri, e aqui pra nós o Independente é fraco e o goleiro nervoso. O Paysandu só não ganha se perder pro próprio técnico, que me parece está pegando a mesma corda que davam no SC pra colocar esses moleques, perebas, que éstão na Curuzu, se colocar o time certo dá Papão fácil, de goleada.
CurtirCurtir
Otavio, o goleiro do Independente de fato é dado a sentir cãimbras no pior momento do jogo.
CurtirCurtir
Égua tão falando e contestando o legítimo título bicolor de 2000. Se nao me engano naquele mesmo ano um certo time foi rebaixado e sabe-se lá como retornou a disputa. Vcs vao ter q engolir mais um possível título do paysandu. Se fosse o remo na final tariam dizendo q era o melhor time do mundo e enaltecendo esse timeco,mas como é o papao inventam várias dsculpas pra diminuir a provável conquista bicolor. Chorem secadores d dor d cotovelo q nao tem nada pra vcs.
CurtirCurtir
O Gerson,foi de uma precisão cirúrgica ao afirmar na linha de passe de ontem se não me engano,que temos que acabar com essa coisa de um ficar se acotovelando com o outro para tiara sarro de quem é pior de que o outro.
Remo na quarta,paisandu na terceirona,e nem um é melhor de que o outro,todos os dois estão no fundo do posso e isso é fato,como diz Gerson.
Temos é que acabar com essa palhaçada de querer ser mais de que o outro e cair na real,e a real ,é que paisandu e remo,estão no fundo do posso, se é que esse fundo tem posso.
paisandu,a cinco anos patinando na terceirona,remo nem se fala.
é triste,é doído,más é a realidade.
Muito precisa a colocação do Gerson.
CurtirCurtir
Em tempo, o remo não tem divisão. Então o sarro é válido.
CurtirCurtir
TIRAR SARRO…
CurtirCurtir
Que me desculpe as opiniões inclusive a do Gerson, mas nunca o Paissandú estará na mesma situação do Remo. Temos muita gordura para queimar, já o leãozinho está seco apesar de ser um grande secador.
CurtirCurtir
Gostaria de concordar com você, Berlli, mas quem conhece um pouco das entranhas desses dois gigantes de pés de barro sabe que ambos têm saúde financeira precária, infelizmente. Não se iluda.
CurtirCurtir
Eu acho que seria legal termos um time menor sendo campeão, seja ele do interior ou não!
Vicky
CurtirCurtir
Claro que o sarro é válido, principalmente, se o primeiro título de time do inteiro for conquistado sobre o Paysandu, o “campeão dos campeões”.
CurtirCurtir
Acho que faltou complementar que antes a elza foi eliminada por este mesmo time, e que este time é muito vagabundo não vou nem citar nem o por que, pois aumentaria muito as linhas do post.Realmente o sarro é válido.
CurtirCurtir
Vcs viram a última do Juquinha aí em cima? Remo na 4ª divisão. Hahahahahahahahahahaaa!
CurtirCurtir
É Mauricio…e o paissandu na terceirona,qual é a diferença?Nenhuma.
CurtirCurtir
Juca vc disse que o remo está na 4ª divisão, engano seu, pois nem na quarta seu time está, isso que o mauricio quis dizer
CurtirCurtir
Continuo não entendendo o porquê do INDEPENDENTE ser tão menosprezado pela maioria da população de Belém! Será o fato de ser do interior? Quanta hipocrisia hein! Saibam que nenhum time alcança seus objetivos simplestmente do nada. Se no primeiro jogo, mesmo bastante ferido com a falta de seus titulares conseguimos o empate, isso com muito esforça do Paysandu. O que dizer agora que estamos completo hein! Ainda vamos fazer muita gente aprender a ficar com a língua dentro da boca. Aguardem até domingo!!!
CurtirCurtir
Matheus, por favor não vista a roupa do complexo de inferioridade.
o independente não é levado muito a sério pq a unica coisa que ele fez até hj foi chegar a uma final do parazinho.
vc acha que só por isso agora tem que ser tratado como time grande?
ganhem esse campeonato (fato muito possível) e comecem a chegar nas finais dos próximos campeonatos e ganhar títulos que naturalmente o independente vai ser tratado como time grande do estado.
Agora, só pq chegou numa final já quer ser time grande não dá neh.
tem que ter paciência.
CurtirCurtir
Amigo Matheus vc quer o quê? Que digamos que só por milagre o Paysandu leva o titulo.
Agora duvido que vc apareça neste blog depois de domingo.
CurtirCurtir
O que o Gerson falou e que concordo,é que hoje em dia ficamos nos acotovelando,degladiando por migalhas…vaga na terceirona,vaga na quarta…enfim,é sim o fundo do posso,detalhe,e essa paixão só continua,graças exclusivamente a imprensa,que diga o gerson que criou esse blog.
Pois me respondam qual o estado em que os times estão na terceira e na quarta,que tem m blog de debate futebolistico,e uma imprensa tão atuante como a nossa?Nenhum.
Agora,tudo tem inicio,meio e fim,e uma hora essa paixão do torcedor paraense pode terminar,só não sei quando.
É ridiculo passar dia de domingo pelas esquinas e ver ao povo se cotovelando para ver,CORINTIAS E FLAMENGO,VASCO E BOTAFOGO,SÃO PAULO E SANTOS..etc…
Quando o natural das coisas ,seria esta prestigiando e cultuando o nosso futebol,nosso RExPA.
Nossos adolescentes já não querem usar a camisa de REMO e paisandu,querem usar do corintias,palmeiras,santos,são paulo,enfim.
Por isso que falo,Ee concordo com Gerson, que se não houver união o nosso futebol que já esta no fundo do posso,irá sumir.
Chega de brigar por migalhas…
O nosso futebol como o nosso PARÁ ,é grande demais…
CurtirCurtir
Futebol no Pará é Remo e Paissandu, esse papo de interiorização é pretexto pra (coronelismo) se manter no poder dessa federação fraquissima e sem representatividade. A colocação da FPF no ranking da CBF é fruto em maior parte do desempenho dos clubes da capital em competições nacionais e SÓ. Nas eleições o voto é de peso igual, semenhante CBF, FIFA e outras ditaduras que andam caindo aos pedaços no mundo árabe, daí advem o interesse em “criar”novos participantes pelo interior: que diga o tal de Mãe do Atlético Clube, novo voto do curral do “coronér”.
CurtirCurtir
Caro Gerson, a “grandeza” de um clube, à qual se referem nossos comentaristas, se bem entendí, deve-se sòmente à quantidade de torcedores -desse ou daquele clube – no caso em tela, Re x Pay. Se assim o fosse, concordaria. Porém, os dois grandes da capital, como citas, estão, financeira-administrativamente, em situação precária. O que difere um pouco, senão bastante, dos times interioranos nos últimos anos. Cujos representantes, tem primado por folhas de pagamento muito mais baratas, mantendo aos trancos e barrancos, mas mantendo – em dias os salarios dos jogadores/técnicos etc…o que, a meu ver, tem sido “o calcanhar de Aquiles” da dupla belenense, incluindo-se aí, processos trabalhistas infindáveis. Além de saude financeira, a grandeza de um clube, se faz com trabalho honesto, sério, voltado para o sucesso da entidade e que, engloba mais alguns ítens que formarão um arcabouço com base sólida em todas as suas instancias. O que acontece, hoje, com a dupla é diametralmente o oposto. Daí, a mesmice anual de ambos, e a gradual subida dos emergentes interioranos como Águia e São Raimundo que vêm junto com Pay, nos ultimos anos representando o estado nos brasileiros. E agora o Independente. Acho que se não agora, mas breve teremos um campeão paraense do interior. Em 22.06.11, Marabá-PA.
CurtirCurtir